500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmbio Dualogic no 500

+7
douglasrac
Rafa(el)
gfrios
Felipe
Zolet
andermen
laguiar
11 participantes

Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por laguiar 29/5/2013, 10:47

Olá amigos,

Existe uma possibilidade de eu comprar daqui uns 2 ou 3 meses um Fiat 500 (que TEM que ser automático/automatizado), hoje eu já tenho um Bravo Absolute com câmbio Dualogic (sem Plus).
O modelo que eu gostaria seria o 500 Sport Air AT, mas está fora do meu orçamento, que gira em torno de 45 moedas (no máximo do máximo), mas ai existiria uma possibilidade de procurar um usado que entrasse nessa faixa de valor (ou menos rs).
O Cult Dualogic daria até pra pegar zero pois tenho um "bonus" de cartão que daria uns 3 mil, então acabaria ficando dentro dessa faixa de 45 de boa, o problema é que eu odeio o câmbio Dualogic, acho uma porcaria, já cheguei dirigir o Dualogic Plus tbm, melhorou um pouco, ainda assim é bem ruim, mas ficou mais aceitável.

Minha dúvida é, como é o ajuste desse câmbio no 500? Por ser um carro mais leve, ele acaba tento um funcionamento melhor?

Li em alguns lugares que a linha 2014 vai vir com o Dualogic Plus, mas provavelmente só no meio do segundo semestre que saia né?

[]s

laguiar
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/08/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por andermen 29/5/2013, 13:19

Faça um test driver !
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por laguiar 29/5/2013, 14:09

andermen escreveu:Faça um test driver !
Pretendo fazer... só acho que uma voltinha de 5 minutos é bem pouco pra passar por situações do dia-a-dia que se vai usar o câmbio, como o circuito é restrito, piora mais ainda.

laguiar
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/08/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Zolet 29/5/2013, 15:15

laguiar

Faz o test drive.

Vou te explicar. A Marelli que faz esse sistema. O Hardware dos duallogic (não plus) é exatamente o mesmo. Inclusive é o mesmo do sistema i-motion da VW.

O que muda é a calibração do sistema, relação de marchas e obvio o carro! (peso por exemplo, tem influência)

Por exemplo, pegue dois 500 dual, coloque no primeiro um cambio com relação de marchas X, no outro com Y e mantém a calibração. Pronto, o comportamento vai ser bem diferente, podendo melhorar (ou piorar!)

São muits variáveis, sendo assim não da pra dizer que o dual do 500 é uma porcaria só com base na comparação com o Bravo...

Vai la, faz o test drive e ve se tu gosta. Se não gostar faz uma proposta no meu automático que tenho certeza que tu vai gostar dele ahaehaeaehaeeh

Só uma curiosidade. Algumas versões dos abarth poloneses são dual logic... inclusive o tributo Ferrari!!!!!


Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por laguiar 29/5/2013, 17:20

Então Zolet, exatamente por isso minha dúvida... imagino que a programação do 500 seja bem diferente da programação do Bravo, e pela diferença de tamanho/peso a caixa deve trabalhar diferente, melhor acredito.
Alias, já andei com i-Motion da VW e mesmo sendo a mesma caixa, a calibração é bem mais acertada que a usada pela Fiat, não sei se consome mais, mas o câmbio trabalha de maneira mais agradável.

Não queria ficar apenas com a impressão do TD, como disse, acho pouco para se formar um opinião de compra, mas claro que é válido.

O que gostaria mesmo seria pegar um Sport Air AT, vamos ver se consigo rs

Valeu!

laguiar
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/08/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Felipe 29/5/2013, 20:01

Eu tenho um Linea (dos primeiros, 1.9 e Dualogic).

No Linea as marchas baixas (principalmente 1a.) dão trancos, geralmente em engarrafamentos, mas a partir da 2a. já melhora muito e as trocas são suaves. Fiquei mais de 20 dias com um Linea Dualogic Plus e realmente as marchas baixas melhoraram muito, mas não gostei do câmbio Plus.

Meu 500 tem o Dualogic e a principal diferença é que em marcas baixas ele dá muito menos trancos, mas as trocas são mais sensíveis que no Linea.

Eu tenho Dualogic desde janeiro/2010 e me acostumei bem ao câmbio, mas realmente se não gostar, é melhor nem pegar, tenta um Sport AT usado!
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por gfrios 29/5/2013, 20:50

Eu to fora de Dualogic, na época fiz até um test drive pra tirar esse preconceito e não curti. Escolhi uma css que tivesse uma avenida grande e sem muito transito, quando sai, enfiei o pé até o fundo e se a vendedora não tivesse com cinto ia dar 2 cabeçadas no parabrisa rsrs. Anda falou pra mim que se tivesse que fazer uma ultrapassagem tinha que "manerar no pé". Até hj ainda nao entendi kkk mas enfim.. O automatico que é automatico mesmo, as vezes acho meio manco na hora de pisar...
gfrios
gfrios
Don
Don

Mensagens : 1021
Data de inscrição : 04/04/2012

Idade : 36
Localização : RJ


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Rafa(el) 29/5/2013, 21:17

Cara, eu tenho um cult dual e estou satisfeito. Minhas únicas ressalvas:

- quando não está no modo sport, há perda de rotação mto grande entre a 1ª e a 2ª.

- o câmbio insiste em segurar demais o carro em descidas.

- de vez em quando dá um certo tranco ao parar o carro, quando é acionada a embreagem na 1ª marcha, ao parar. (nem sempre).

No mais, eu gosto muito. Uso mais no modo manual. Na estrada no modo sport, na cidade no modo normal.

Abraco.
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Zolet 29/5/2013, 21:36

laguiar escreveu:Então Zolet, exatamente por isso minha dúvida... imagino que a programação do 500 seja bem diferente da programação do Bravo, e pela diferença de tamanho/peso a caixa deve trabalhar diferente, melhor acredito.
Alias, já andei com i-Motion da VW e mesmo sendo a mesma caixa, a calibração é bem mais acertada que a usada pela Fiat, não sei se consome mais, mas o câmbio trabalha de maneira mais agradável.

Não queria ficar apenas com a impressão do TD, como disse, acho pouco para se formar um opinião de compra, mas claro que é válido.

O que gostaria mesmo seria pegar um Sport Air AT, vamos ver se consigo rs

Valeu!


Na real cara, o que é igual é o "robozinho" que troca as marchas, os atuadores hidraúlicos, enfim o hardware. É um sistema que vai acoplado à transmissão. Ou seja, o que muda do dual pro manual é o robô que troca as marchas pra você!

A caixa (transmissão) VW é diferente dos FIAT (ali no teu texto tu comentou que a caixa seria igual...). Os VW geralmente tem a relação mais curta em 1, 2 e 3, alongando na 4 e 5. Esse pode ser um fator (junto com a calibração que com certeza é diferente) que ajude o sistema i-motion ser mais suave que o dual-logic, conforme tu notou ao dirigir. As relações das caixas FIAT são um pouco mais "espaçadas".

Tudo isso contribui pra comportamentos diferentes na hora da troca de marcha.

Mas vai lá e testa, esse assunto sempre divide opiniões, é melhor tu tirar tuas próprias conclusões mesmo. Eu por exemplo andei num Grand Siena (não plus) e gostei. Meu amigo tem um Palio e reclama as vezes. Os que tiveram Stilo então, nem se fala o tanto de reclamação.

Meu tio tem um Bravo Absolute (plus), primeiro carro automático da vida dele, e ta adorando.

Tudo questão de adaptação e gosto mesmo, não adianta.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Rafa(el) 30/5/2013, 13:08

Melhor fazer o TD mesmo. Lembro qdo eu fiz o teste, rodei uns 20 min com o carro, peguei engarrafamento, andei dentro de bairro e avenida de trânsito mais rápido.

Comprei sabendo o que eu estava comprando.

E o vendedor comentou comigo que tem gente que anda no carro e adora e outros que detestam...
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Convidado 30/5/2013, 20:34

De uma olhada nesse tópico:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por laguiar 31/5/2013, 09:37

Valeu amigos!

laguiar
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 01/08/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por douglasrac 31/5/2013, 22:37

Nossa, entrei agora justo para discutir o Dualogic!

A minha opinião é que o Dualogic é ótimo. Também fiz o test drive antes e realmente não dá para saber quase nada só na rota do TD.

- o câmbio insiste em segurar demais o carro em descidas.
Sobre o câmbio segurar muito nas descidas, também percebi isso e é muito simples: jogo a marcha um toque para cima e pronto, ele avança pra quarta, problema resolvido. Também uso o mesmo sistema para segurar um pouco mais o carro antes de lombadas usando menos o freio (reduzindo a marcha é claro).

Acho melhor que câmbio automático no sentido de que você tem a opção de trocar manualmente (totalmente manualmente) ou só quando precisa, durante o sistema automático.

O câmbio automático mesmo, que tive experiencia foi o de uma Pajero 2001. Realmente os trancos são muito maiores que o Dualogic. Já o câmbio automático da Tucson (tipo CVT), é imperceptível a mudança de marchas. No entanto essa é uma comparação muito injusta, pois no CVT não há mudança de marcha. O que acontece é a movimentação de uma correia entre duas polias de forma constante, mudando a relação. São marchas infinitas em constante mudança. Não dá pra comparar com o robozinho que fica dentro do nosso 500 mudando as marchas.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Inclusive a Renault, Audi e Mitsubishi incluíram um sistema para o motorista perceber a mudança de marchas no sistema CVT, porque a direção fica pouco interativa e sem emoção com o CVT puro.

Portanto, quanto a isso o Dualogic pra mim é excelente. Depende do porque você quer um automático em relação ao automatizado. Sensibilidade? Conforto? Ouviu falar mal. Tem que saber o porque. Se você quiser dirigir o carro como se estivesse dirigindo uma nave espacial, acho que o CVT é indicado, mas não sei o tipo de automático do Sport.
Transmissão Dual Clutch híbrida.

O motor EVO também é o mais econômico de todos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Agora o que eu vim discutir aqui também vai te ajudar. Eu também pensei em aguardar a versão 13/14 do 500 para esperar o Dualogic Plus, mas agora que tenho o Dualogic não vejo vantagens. Gostaria que outros donos de Dualogic contassem suas experiências, sobre os items abaixo.

As principais mudanças no Dualogic Plus são:

+ Creeping: ao soltar o pedal de freio, o veículo movimenta-se a 7,5 Km/h, mesmo efeito do câmbio automático convencional.

- Não vejo necessidade, pois meu carro já faz isso. Ao entrar na garagem que tem uma leve rampa para cima, entrando levemente acelerado, mesmo soltando o pé do acelerador o carro continua avançando.

+ Parabolic Shift Gear: redução de trancos na troca de marcha, controlado eletronicamente. Quando há condução esportiva, são transmitidos leves trancos para sensação de esportividade.

- Conforme falei acho os trancos mínimos, iguais ao câmbio automático. Mas eles existem, estão lá te lembrando que existe marcha.

+ Auto-up Shift Abort: ao receber alta pressão no pedal do acelerador, o sistema reconhece necessidade de potência, onde baixa-se uma marcha para fornecer torque (Exemplo: 5ª passa-se para a 4ª marcha). Se for baixa pressão, mantêm-se a mesma marcha.

- O carro já faz exatamente isso. Talvez o que muda no plus é um reconhecimento mais rápido.
douglasrac
douglasrac
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 245
Data de inscrição : 01/11/2012

Localização : Brasil

Apelido do Carro : §► Corleonesi ◄§

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Convidado 1/6/2013, 02:13

Douglas, o texto que você escreveu é muito grande e eu nem li, mas se você acha o cambio Dualogic ótimo, nisso eu concordo com você hehehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por José Antonio 1/6/2013, 10:45

Douglas, eu gostei do seu texto e não sabia que a redução de marchas chamava-se "Auto-up Shift Abort".
Eu tive, durante 4 meses, um Cult dualogic 2012. Minha única ressalva era a passagem da 2a. para a 1a. em aclives, em baixa velocidade. Uma vez, o carro morreu, mas depois peguei a manha e engatava manualmente a 1a.
Só troquei por um Sport porque eu queria um carro com mais pegada e ainda assim automático.
Não entendo esta discussão sobre o dualogic. Ele é ótimo para o 500. Não sei para os outros carros, mas o dualogic no Cult e o AT no Sport encaixam-se super bem.
José Antonio
José Antonio
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 87
Data de inscrição : 28/08/2012

Idade : 57
Localização : Florianópolis

Apelido do Carro : Luigi

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por douglasrac 1/6/2013, 11:10

LourenzonTom escreveu:Douglas, o texto que você escreveu é muito grande e eu nem li, mas se você acha o cambio Dualogic ótimo, nisso eu concordo com você hehehe
Mais eu coloquei até a foto de um robozinho, você não ficou interessado em ler? Laughing kkkkkkk

Douglas, eu gostei do seu texto e não sabia que a redução de marchas chamava-se "Auto-up Shift Abort".

A redução de marchas chama-se kick-down. Auto Shift abort é na verdade um sistema que identifica a necessidade de mais potência (ex.: início de uma subida forte) e impede a troca para marcha superior, mantendo na marcha atual. A tradução do wikipedia é que está mal feita. Isso também ocorre atualmente no dualogic normal, mas no plus a reação é mais rápida.

Isso deve resolver o problema que você mencionou. Eu nunca tive casos do carro apagar, mas já vi o carro engasgar uma vez.

Estou procurando o que a FIAT quer dizer com: "o sistema se adapta a forma de condução do motorista com o tempo."
Não vi em nenhum lugar uma descrição sobre isso, mas se isso significar que o câmbio aprende com o tempo, ele deve ficar cada vez melhor. Eu por exemplo, não tenho como costume pisar fundo no acelerador antes de subidas, e portanto o câmbio deveria aprender isso para não engasgar mais.
douglasrac
douglasrac
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 245
Data de inscrição : 01/11/2012

Localização : Brasil

Apelido do Carro : §► Corleonesi ◄§

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Rafa(el) 1/6/2013, 19:26

douglasrac escreveu:

- o câmbio insiste em segurar demais o carro em descidas.
Sobre o câmbio segurar muito nas descidas, também percebi isso e é muito simples: jogo a marcha um toque para cima e pronto, ele avança pra quarta, problema resolvido. Também uso o mesmo sistema para segurar um pouco mais o carro antes de lombadas usando menos o freio (reduzindo a marcha é claro).

Quando vc está de 3ª em uma descida, ok. O cambio aceita subir para 4ª ou até 5ª. O problema é qdo está de 1ª ou 2ª. Se não tiver acelerando, mesmo com o giro subindo, o cambio não aceita subir marchas, até atingir determinado giro. É tentar e apitar (como fico com raiva desse apito).

Mas no mais, gosto muito do dual, principalmente para rodar em grandes cidades. É confortável e o carro continua econômico, como o manual.

Eu adoro dirigir no modo manual sport, esticando as marchas, qdo quero brincar um pouco... hehehe
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por aluzjunior 23/12/2013, 23:13

Não sei se é o lugar certo, mas ja que o assunto é dualogic plus. hoje fomos buscar nosso cult 2014 dual.
Minha esposa gostou, nao sentiu trancos nem na redução da 2ª pra 1ª marcha, somente um pequeno na mudança da 1ª pra 2ª.
amanha vou andar nele pra sentir, ja estou no meu 4º automatico, andei em linea e stilo e era realmente ruim.
mas minha duvida é a seguinte, ambos os vendedores que me atenderam falaram que ao estacionar o carro deve-se deixar em N.
Mas o carro apita ao desliga-lo assim e em 1ª não. e eu fiquei pensando, se estacionar em ponto morto o carro fica somente preso pelo freio de mão, sujeito a ter problema ao estacionar em aclive ou declive.

aluzjunior
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 31
Data de inscrição : 21/12/2013

Localização : Ponta Grossa


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Suplemento

Mensagem por wtercato 24/12/2013, 03:07

Eu peguei o meu Cult Dual na semana passada, e no manual (suplemento dualogic) fala que devemos deixar engatado primeira ou ré ao estacionar...

wtercato
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/12/2013

Localização : Araraquara


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por aluzjunior 24/12/2013, 06:52

wtercato escreveu:Eu peguei o meu Cult Dual na semana passada, e no manual (suplemento dualogic) fala que devemos deixar engatado primeira ou ré ao estacionar...
Então dei uma olhada no livrinho do dualogic e não achei essa informação

aluzjunior
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 31
Data de inscrição : 21/12/2013

Localização : Ponta Grossa


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Convidado 24/12/2013, 09:53

aluzjunior escreveu:Não sei se é o lugar certo, mas ja que o assunto é dualogic plus. hoje fomos buscar nosso cult 2014 dual.
Minha esposa gostou, nao sentiu trancos nem na redução da 2ª pra 1ª marcha, somente um pequeno na mudança da 1ª pra 2ª.
amanha vou andar nele pra sentir, ja estou no meu 4º automatico, andei em linea e stilo e era realmente ruim.
mas minha duvida é a seguinte, ambos os vendedores que me atenderam falaram que ao estacionar o carro deve-se deixar em N.
Mas o carro apita ao desliga-lo assim e em 1ª não. e eu fiquei pensando, se estacionar em ponto morto o carro fica somente preso pelo freio de mão, sujeito a ter problema ao estacionar em aclive ou declive.

Então, eu questionei isso na concessionária um tempo atras, ninguém sabia me dizer o porque da recomendação de deixar estacionado no N, li o manual do cambio e não encontrei nenhuma informação dizendo que deve-se deixar no N ao estacionar, então eu deixo na primeira marcha sempre, ou quando paro o carro em declive, deixo engatado a ré, faço isso partindo do mesmo raciocinou que você, não vou deixar o carro estacionado em neutro, sendo segurado apenas pelo freio de mão.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por caio_reinhardt 24/12/2013, 10:44

Acho que o câmbio Dualogic casa bem com o 500 Cult (Nunca tive a oportunidade de dirigir um polaco, mas acredito que deva ser interessante também). Rodando suave, ele realmente não dá trancos. Percebi que assim como o meu Sport Air A/T, para se obter uma troca suave de marchas é necessário aliviar um pouco o pé antes da troca de marcha. Porém na minha opinião eu acho que o tranco do Dualogic ainda é maior que o A/T em uma situação de ultrapassagem e etc, mas nada que vai te jogar contra o vidro.

Eu se fosse você procurava um Cult Bonitinho ou um Sport Polaco inteiro. Existe alguns SportAir A/T, mas já vai ter uma km.

Pra mim se for pra andar sem embreagem, escolheria um A/T ou um Dualogic. Meu pai já teve um DSG e agora tem um CVT, achei os dois horrendos. O DSG é péssimo na cidade pois dá muitos trancos em baixa velocidade e é muito arisco, então sempre pula uma marcha pra baixo, apesar do sistema engatilhar rápido a marcha, incomoda bastante. Já o CVT é muito lento para saídas e em geral o carro deeeemoooooora pra embalar, a única alternativa é o modo manual, mas mesmo assim o carro ainda sofre...
caio_reinhardt
caio_reinhardt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 445
Data de inscrição : 23/08/2013

Idade : 29
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Tico

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Dualogic no 500 Empty Re: Câmbio Dualogic no 500

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos