ESC OFF quando usar
4 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 1
ESC OFF quando usar
Gostaria de saber quando é melhor usar o ESC OFF, ainda nao vi nenhuma informacao a respeito.
Obrigado
Obrigado
torresdf- Picciotto
- Mensagens : 21
Data de inscrição : 01/04/2012
Localização : sao paulo
Re: ESC OFF quando usar
Tbm acho engraçado ter essa opção. Não vejo motivo lógico para desabilitar o recurso. Talvez em algum tipo de condução mais esportiva, sei lá. Tbm queria saber a opnião dos mais experientes do fórum.
cavalhieri- Capodecina
- Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 44
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Black Jack
Re: ESC OFF quando usar
Em pisos extremamento escorregadios é melhor não utilizar:
Em situações extremas de neve fica impossível arrancar com o sistema ativado em um carro 4x2.
Em situações extremas de neve fica impossível arrancar com o sistema ativado em um carro 4x2.
Re: ESC OFF quando usar
Teoria: Só em condução Esportiva em pista. O carro vai escorregar um pouco nas curvas, mas mesmo com o botão desligado o ESC funciona, só demora um pouco mais a entrar. Mesmo 0-100km/h da pra fazer basicamente o mesmo tempo com ele ON ou OFF. Falo com base em experiência própria e de conhecidos meus (pilotos de teste) que testaram no Mega Space aqui em BH.
Vida Real: Pra 99,6530% dos motoristas NUNCA. Mesmo pra aquele que tem "sindrome de Ayrton Senna" quando vê uma avenida, não você não é tão bom piloto quando você pensa!
Vida Real: Pra 99,6530% dos motoristas NUNCA. Mesmo pra aquele que tem "sindrome de Ayrton Senna" quando vê uma avenida, não você não é tão bom piloto quando você pensa!
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: ESC OFF quando usar
rhessel escreveu:Em pisos extremamento escorregadios é melhor não utilizar:
Em situações extremas de neve fica impossível arrancar com o sistema ativado em um carro 4x2.
Boa, quando respondi o tópico não lembrei dessa possibilidade.
Se bem que ta longe de ter algo assim aqui no Brasil neh
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: ESC OFF quando usar
Bom, inquieto como sou fui conversar com mais gente
Na verdade no nosso 500 o botão ESC não desliga todo o sistema, somente o Traction Control e o ASR.
Traduzindo a sitação de arrancar no gelo, pra uma possível de acontecer no Brasil:
Em uma subida muito ingrime (aquelas com angulo quase negativo - tem bastante aqui em BH), precisamos de potência do motor pra poder vencê-la.
Pois bem, imagine a mesma subida em um dia de muuitttaaaaa chuva (muita mesmo). A aderencia vai ficar comprometida.
A principio uma roda vai perder tração, pois o peso do carro geralmente é maior no lado do motorista. O TC vai freando alternadamente as rodas dianteiras pra retomar a tração. O carro literalmente balança a dianteira!
Se ambas as rodas perderem tração ao mesmo tempo o ASR entra em ação cortando a potência do motor.
Justamente essa situação que pode não ser ideal, pois esse corte de potência do motor vai contra o que você precisa pra subir o morro (potência!!)
Ai desligando o ESC você poderia subir o morro, pois despejaria a potência necessária no chão. Porém vai cantar pneu !
De qualquer forma é uma situação beeeeem hipotética. 99,873% das vezes o carro sobe o morro com o ESC ligado, sem problemas.
Na verdade no nosso 500 o botão ESC não desliga todo o sistema, somente o Traction Control e o ASR.
Traduzindo a sitação de arrancar no gelo, pra uma possível de acontecer no Brasil:
Em uma subida muito ingrime (aquelas com angulo quase negativo - tem bastante aqui em BH), precisamos de potência do motor pra poder vencê-la.
Pois bem, imagine a mesma subida em um dia de muuitttaaaaa chuva (muita mesmo). A aderencia vai ficar comprometida.
A principio uma roda vai perder tração, pois o peso do carro geralmente é maior no lado do motorista. O TC vai freando alternadamente as rodas dianteiras pra retomar a tração. O carro literalmente balança a dianteira!
Se ambas as rodas perderem tração ao mesmo tempo o ASR entra em ação cortando a potência do motor.
Justamente essa situação que pode não ser ideal, pois esse corte de potência do motor vai contra o que você precisa pra subir o morro (potência!!)
Ai desligando o ESC você poderia subir o morro, pois despejaria a potência necessária no chão. Porém vai cantar pneu !
De qualquer forma é uma situação beeeeem hipotética. 99,873% das vezes o carro sobe o morro com o ESC ligado, sem problemas.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: ESC OFF quando usar
Eu tenha quase certeza que o sistema do 500 não interfere na aceleração do motor (potência), somente nos freios.
Re: ESC OFF quando usar
rhessel escreveu:Eu tenha quase certeza que o sistema do 500 não interfere na aceleração do motor (potência), somente nos freios.
Interfere, são duas as funções que estão dentro do pacote ESC do 500:
A ASR (Anti Slip Regulation) corta a potência quando os dois pneus dianteiros estão escorregando ao mesmo tempo. Funciona em qualquer velocidade.
A MSR (Motor Schleppmoment Regelung ou "regulador de torque") funciona quando há uma redução de marcha abrupta em piso de baixa aderência. O torque do motor é cortado pras rodas não girarem em falso. Após controlada a situação o sistema retoma o torque automaticamente.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: ESC OFF quando usar
Valeu pelas informações. Mesmo tentando acompanhar... já são tantas as letras que dá pra fazer confusão fácil.
cavalhieri- Capodecina
- Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 44
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Black Jack
Tópicos semelhantes
» Dicas para usar o piloto automático
» Dualogic 3 marcha não entra quando estica a 2
» Beep quando liga e hodometro piscando
» Barulho na frente quando abre a porta
» carro trava quando deixo morrer
» Dualogic 3 marcha não entra quando estica a 2
» Beep quando liga e hodometro piscando
» Barulho na frente quando abre a porta
» carro trava quando deixo morrer
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004