500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

+5
rodrigo.mandelli
caio_reinhardt
GuiPR
DecomedRJ
cleudsonbarreiros
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano Empty Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

Mensagem por cleudsonbarreiros 28/3/2014, 02:12

(Antes de tudo, peço desculpas à moderação se o tópico estiver na área errada!)

E aí, galera! Estarei entrando para o clube em breve! O 500, desde que foi lançado, sempre me chamou muita atenção, e agora, felizmente, será o primeiro carro que comprarei!  Very Happy 

Entretanto, justamente por ser meu primeiro carro, comprarei um semi-novo. Só que tô numa dúvida terrível! Espero que vocês, que conhecem mais o carro, possam me ajudar nesse impasse. Aqui vão os detalhes:

- Modelo 1: Fiat 500 Sport 2009/2010 com 25.000 km rodados
- Modelo 2: Fiat 500 Cult 2011/2012 com 35.000 km rodados
- O valor de compra será de R$33.000 para os dois modelos
- Apararentemente os dois modelos estão em ótimo estado de conservação. O europeu é mais velho, mas o mexicano tem maior quilometragem.
- Já sei que o europeu é mais carro, mais completo com câmbio e motor melhores que o Cult, além de mais mimos tipo os 7 airbags.
- Já sei que o mexicano teria manutenção mais fácil, menos custos e que a suspensão tá melhor adaptada pro nosso solo lunar.

Assim, gostaria que vocês me dessem mais indicações em que posso me apoiar pra realizar a compra. Também me alertarem caso eu tenha me equivocado em algum aspecto. Sinto que tudo que já li tudo que poderia sobre o carro, então agora preciso do conhecimento de quem mais entende, OS DONOS QUE UTILIZAM TODO DIA!
cleudsonbarreiros
cleudsonbarreiros
Não-iniciado
Não-iniciado

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano Empty Re: Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

Mensagem por DecomedRJ 28/3/2014, 05:55

Cara eu iria de Mexicano por ter o valor de manutenção um pouco mais barato, achar peças mais facilmente e pela Km do apresentado por você talvez não esteja muito longe de estourar o amortecedor. Boa sorte!
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano Empty Re: Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

Mensagem por cleudsonbarreiros 28/3/2014, 08:32

DecomedRJ escreveu:Cara eu iria de Mexicano por ter o valor de manutenção um pouco mais barato, achar peças mais facilmente e pela Km do apresentado por você talvez não esteja muito longe de estourar o amortecedor. Boa sorte!
DecomedRJ, valeu pela indicação! Sobre essa questão do amortecedor, não entendi muito bem. Essa questão da quilometragem faz com que não esteja muito longe de estourar, tu tá falando do europeu, do mexicano, ou dos 2?

Valeu!
cleudsonbarreiros
cleudsonbarreiros
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por GuiPR 28/3/2014, 08:33

cleudsonbarreiros escreveu:(Antes de tudo, peço desculpas à moderação se o tópico estiver na área errada!)

E aí, galera! Estarei entrando para o clube em breve! O 500, desde que foi lançado, sempre me chamou muita atenção, e agora, felizmente, será o primeiro carro que comprarei!  Very Happy 

Entretanto, justamente por ser meu primeiro carro, comprarei um semi-novo. Só que tô numa dúvida terrível! Espero que vocês, que conhecem mais o carro, possam me ajudar nesse impasse. Aqui vão os detalhes:

- Apararentemente os dois modelos estão em ótimo estado de conservação. O europeu é mais velho, mas o mexicano tem maior quilometragem.
- Já sei que o europeu é mais carro, mais completo com câmbio e motor melhores que o Cult, além de mais mimos tipo os 7 airbags.
- Já sei que o mexicano teria manutenção mais fácil, menos custos e que a suspensão tá melhor adaptada pro nosso solo lunar.

Assim, gostaria que vocês me dessem mais indicações em que posso me apoiar pra realizar a compra. Também me alertarem caso eu tenha me equivocado em algum aspecto. Sinto que tudo que já li tudo que poderia sobre o carro, então agora preciso do conhecimento de quem mais entende, OS DONOS QUE UTILIZAM TODO DIA!

Cara,
Este é a primeira vez que escrevo aqui no fórum e é a minha situação atual tb.
Amanha tô indo pegar um Mexicano 11/12.

Pensei em tudo que o amigo DecomedRJ passou ai quando estava escolhendo.
Outra coisa que vi é IPVA e Seguro que pelo que consultei são um pouco mais baratos.

O que tenho dúvida e a questão de disponibilidade de peças, o que li é que ele utiliza muitas peças do Novo Uno, Punto, alguém poderia passar se é isso mesmo? 

Boa sorte para nós!
Abraço,
GuiPR

GuiPR
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por DecomedRJ 28/3/2014, 09:16

cleudsonbarreiros escreveu:
DecomedRJ escreveu:Cara eu iria de Mexicano por ter o valor de manutenção um pouco mais barato, achar peças mais facilmente e pela Km do apresentado por você talvez não esteja muito longe de estourar o amortecedor. Boa sorte!
DecomedRJ, valeu pela indicação! Sobre essa questão do amortecedor, não entendi muito bem. Essa questão da quilometragem faz com que não esteja muito longe de estourar, tu tá falando do europeu, do mexicano, ou dos 2?

Valeu!

Então o que diz sobre o amortecedor é que os amortecedores do polaco tendem estourar mais precocemente e são caros. Como vc ta pegando um carro semi novo tem que dar uma olhadinha nessa parte e considerar a possibilidade de estar próximo de estourar. Claro que isso depende do tempo que pretende com o carro, mas tem relatos de pessoas com 45 mil km que precisaram trocar.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagem por DecomedRJ 28/3/2014, 09:19

GuiPR escreveu:
cleudsonbarreiros escreveu:(Antes de tudo, peço desculpas à moderação se o tópico estiver na área errada!)

Cara,
Este é a primeira vez que escrevo aqui no fórum e é a minha situação atual tb.
Amanha tô indo pegar um Mexicano 11/12.

Pensei em tudo que o amigo DecomedRJ passou ai quando estava escolhendo.
Outra coisa que vi é IPVA e Seguro que pelo que consultei são um pouco mais baratos.

O que tenho dúvida e a questão de disponibilidade de peças, o que li é que ele utiliza muitas peças do Novo Uno, Punto, alguém poderia passar se é isso mesmo? 

Boa sorte para nós!
Abraço,
GuiPR

Realmente compartilha algumas peças com o novo uno como o filtro de cabine, por exemplo. Na verdade o filtro do novo uno é melhor, pois vem com carvão ativado e o do 500 não.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagem por cleudsonbarreiros 28/3/2014, 11:57

DecomedRJ escreveu:
cleudsonbarreiros escreveu:

Valeu!

Então o que diz sobre o amortecedor é que os amortecedores do polaco tendem estourar mais precocemente e são caros. Como vc ta pegando um carro semi novo tem que dar uma olhadinha nessa parte e considerar a possibilidade de estar próximo de estourar. Claro que isso depende do tempo que pretende com o carro, mas tem relatos de pessoas com 45 mil km que precisaram trocar.

Provavelmente pelo tempo que eu pretendo ficar com o carro, passaria dos 45 mil km sim! Dica importante, valeu meu caro!

Mas e em relação ao motor/câmbio? O carro perde muito da performance? Ou o Cult continua andando bem?

@GuiPR, ouvi comentários nesse sentido também. Boa sorte na compra!
cleudsonbarreiros
cleudsonbarreiros
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Convidado 28/3/2014, 13:19

Eu, contrariando a maioria não pensaria duas vezes para comprar o polonês, pelo fato dele ser equipado com 7 air bags, eu tenho o mexicano pois na época meu dinheiro não dava pra um polonês.
A manutenção tanto do mexicano quanto do polonês não difere muito de preço, as peças dos dois 500 não muito baratas mesmo o Cult dividindo motor e filtros com Novo Uno, Punto EVO 1.4 e o valor da mão de obra na concessionária é cobrado por hora e não por carro.
Também tem a questão do 500 polonês ser mais bem montado, sendo muito comum o mexicano apresentar muito barulhos no interior.
Se no polonês os problemas são os amortecedores não adaptados ao piso brasileiro, no mexicano o problema está na barra de direção, que como pode ser lido aqui no fórum, muitos proprietários tem sérios problemas sendo necessária a troca em muitas vezes.
Se eu fosse comprar o carro mecânico (pra mim é fora de cogitação) o polonês seria a escolha ainda mais óbvia, equipado com cambio de seis marchas, ele é mais econômico e o carro não esguelha tanto quanto o mexicano que tem 5 marchas, o que a meu ver é um retrocesso no mexicano.

Convidado
Convidado

Mensagem por DecomedRJ 28/3/2014, 14:12

Tom500 escreveu:Eu, contrariando a maioria não pensaria duas vezes para comprar o polonês, pelo fato dele ser equipado com 7 air bags, eu tenho o mexicano pois na época meu dinheiro não dava pra um polonês.
A manutenção tanto do mexicano quanto do polonês não difere muito de preço, as peças dos dois 500 não muito baratas mesmo o Cult dividindo motor e filtros com Novo Uno, Punto EVO 1.4 e o valor da mão de obra na concessionária é cobrado por hora e não por carro.
Também tem a questão do 500 polonês ser mais bem montado, sendo muito comum o mexicano apresentar muito barulhos no interior.
Se no polonês os problemas são os amortecedores não adaptados ao piso brasileiro, no mexicano o problema está na barra de direção, que como pode ser lido aqui no fórum, muitos proprietários tem sérios problemas sendo necessária a troca em muitas vezes.
Se eu fosse comprar o carro mecânico (pra mim é fora de cogitação) o polonês seria a escolha ainda mais óbvia, equipado com cambio de seis marchas, ele é mais econômico e o carro não esguelha tanto quanto o mexicano que tem 5 marchas, o que a meu ver é um retrocesso no mexicano.

Tom tem coisas que você levantou que concordo. Os 7 airbags são muito interessantes e realmente gostaria que tivesse no meu. Sobre a barra de direção também é um problema bem chato e eu troquei 2 vezes. Eu nem tinha me ligado que os poloneses não tinham esse problema e por isso não comentei.
Quanto a 6 marchas e motor esgoelando, eu sinceramente não acho que esse motor 1.4 8V faz tanto isso não, acho bem ágil na cidade, mas não adianta querer que ele ande mais do que um 1.4 8V que sendo assim, vai esgoelar mesmo. Eu acho o Cult econômico na média com 14.5 na estrada e 12 na cidade com rodas e pneus originais.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagem por GuiPR 28/3/2014, 15:01

Tom500 escreveu:Eu, contrariando a maioria não pensaria duas vezes para comprar o polonês, pelo fato dele ser equipado com 7 air bags, eu tenho o mexicano pois na época meu dinheiro não dava pra um polonês.
Mas Tom500,
As peças do Polonês são mais difíceis de encontrar não?

GuiPR
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagem por Convidado 28/3/2014, 16:59

GuiPR escreveu:
Mas Tom500,
As peças do Polonês são mais difíceis de encontrar não?

Cara eu acho que é a mesma coisa, as concessionárias raramente tem alguma peças do 500 em estoque, seja ele polonês ou mexicano, ou elas tem de pedir ao CD em Betim ou as respectivas fábricas, aliás, está assim com todas as marcas, todos tipos de carro, nacionais ou importados, pois os fabricantes tem adotado a política do just-in-time ou algum tipo de variação da mesma visando reduzir os custos de produção.
A Fiat é uma grande montadora e apesar da demora, mandar peças para rede assistência não é problema, tudo que sempre encomendei chegou em sete dias úteis ou menos, inclusive o jogo de rodas originais que quando encomendei tinha muito receio de não vir.
Mas claro, na hora de comprar vale a pena procurar as peças "compatíveis" como são chamadas nas concessionárias (peças de outros carros da marca que servem nos importados), pois elas existem e muitas vezes custam metade do preço (episódio narrado pelo Tanaka essa semana).

Convidado
Convidado

Mensagem por caio_reinhardt 29/3/2014, 14:52

Eu acho que pegaria o Sport Polaco...Sei lah, acho que é o mais dahora dos Ticos...
caio_reinhardt
caio_reinhardt
Consigliere
Consigliere

Apelido do Carro : Tico

Mensagem por cleudsonbarreiros 31/3/2014, 08:56

Galera, valeu pelos conselhos e dicas! Ainda tenho mais um tempo até fechar a compra! Vocês deram muitos detalhes importantes e interessantes, que só quem realmente conhece e usa o carro pode dizer.

Entretanto, justamente por terem apontado peculiaridades, qualidades e defeitos dos dois modelos, a dúvida ainda persiste, hehehe. Vou esperar o máximo que der pra fechar a compra, mas as opiniões são sempre bem-vindas.

Muito obrigado a todos pelos comentários e participação. Estou no aguardo de novas opiniões!
cleudsonbarreiros
cleudsonbarreiros
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por rodrigo.mandelli 31/3/2014, 22:30

Como dono de um 500 polaco posso dizer que o mesmo é uma ótima opção.

Os 7 airbags são um grande diferencial, além da performance...

O cult tem 85/88 cv e pesa 1.061kg - Relação peso potência - 12,06 kg/cv 
O polaco tem 100cv e pesa 930kg - Relação peso potência - 9,3 kg/cv

se contar a sexta marcha e a relação de engate mais curta o polaco fica muito interessante neste aspecto.

O único contra como tu mesmo disse é a questão do amortecedor, troquei os dianteiros com 30.000km.
rodrigo.mandelli
rodrigo.mandelli
Capodecina
Capodecina

Mensagem por cleudsonbarreiros 1/4/2014, 11:50

rodrigo.mandelli escreveu:Como dono de um 500 polaco posso dizer que o mesmo é uma ótima opção.

Os 7 airbags são um grande diferencial, além da performance...

O polaco tem 100cv e pesa 930kg - Relação peso potência - 9,3 kg/cv

se contar a sexta marcha e a relação de engate mais curta o polaco fica muito interessante neste aspecto.

O único contra como tu mesmo disse é a questão do amortecedor, troquei os dianteiros com 30.000km.

Valeu, Rodrigo! Poderia me dizer quanto tu gastou nessa questão do amortecedor? E quanto em média tu gasta com manutenção e revisões, seguro e consumo?
cleudsonbarreiros
cleudsonbarreiros
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por rodrigo.mandelli 1/4/2014, 21:51

12.12.201122.000Remapeamento
Flange e Filtro Esportivo
Troca do óleo e filtro (Sintético)
Limpeza e teste de injetoras
Troca do jogo de velas
R$ 1.534
05.06.201225.616Troca do óleo e filtro (Sintético)
Pastilhas de freio Dianteiras
Líquido de freio
R$ 490
13.11.201229.616Líquido de freio
Pastilhas de freio (Traseiras)
Troca do jogo de velas
Discos de freio (Dianteiros)
Troca do óleo e filtro (Sintético)
Amortecedores Dianteiros
Kit batente e coifa
Geometria e cambagem
R$ 2.594
19.11.201230.000Troca do para-brisa dianteiroR$ 170
13.07.201334.700Troca dos 4 pneusR$ 1.492
17.07.201334.900Troca do óleo e filtro (Sintético)R$ 100
21.09.201336.500Troca da BateriaR$ 220
24.12.201338.575Troca do óleo e filtro (Castrol 5W/30 A5)
Geometria e cambagem
Ajuste das pastilhas dianteiras
Limpeza contatos pedal do acelerador
R$ 903
rodrigo.mandelli
rodrigo.mandelli
Capodecina
Capodecina

Mensagem por rodrigo.mandelli 1/4/2014, 21:52

O seguro eu paguei R$ 2.000 na última vez
rodrigo.mandelli
rodrigo.mandelli
Capodecina
Capodecina

Mensagem por Felipe Rondini 2/4/2014, 10:12

O polaco tem 100cv e pesa 930kg - Relação peso potência - 9,3 kg/c

Só lembrado que o 500 mexicano é mais pesado por ter sua carroceria reforçada.. dando melhor performance no crashtest.Corrigindo algumas falhas de segurança que o poloneis tinha.

Felipe Rondini
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Felipe Rondini 2/4/2014, 10:16

MODIFICAÇÕES

Para ser comercializado nos Estados Unidos, o Fiat 500
sofreu diversas mudanças, devido a legislação norte-americana, e também com o
intuito de se tornar mais compatível em caso de colisão com os SUVs/pick-ups
full size.A primeira mudança logicamente foi um reforço estrutural que
tornou o carro 30% mais rígido, o que resultou em um aumento aproximado de
100Kg. Grande parte do reforço foi aplicado sob o piso do caro, em forma de ‘+’.
Outra importante modificação foi na estrutura da parte traseira, bem como na
transferência do estepe do porta-malas para a parte externa do carro e o
reposicionamento do tanque e bocal de abastecimento, tudo para atender as
normas extremamente rígidas de impacto traseiro que ainda não entraram em vigor
nos EUA – que será de uma barreira deformável atingido 70% da parte traseira a
uma velocidade de 80Km/h. Na dianteira, a única mudança realizada foi a adoção
de duas barras paralelas a estrutural com o intuito de melhorar a distribuição
da absorção do impacto.No interior, uma das modificações realizadas foi nos
airbags, que se tornaram maiores.A coluna teve o sistema de cinto de segurança alterado para
o mesmo modelo que utilizados nos carros da Volvo; a própria altura do
passageiro determina o ângulo que o cinto sai da coluna, evitando a necessidade
de regulagem.

O painel ganhou uma trama por trás do plástico de
revestimento, com o intuito de absorver o contato das pernas com o painel em
caso de impacto.

Os apoios de cabeça dianteiro passaram a ser ativos, isso é, em caso de colisão frontal ou
traseira severa, se deslocam para cima e para frente, melhorando o suporte da
cabeça dos ocupantes. Infelizmente é um item que ficou de fora do manual do
proprietário.

Felipe Rondini
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Felipe Rondini 2/4/2014, 10:18

Prefiro o mexicano =]
devido ao que eu disse acima.

Felipe Rondini
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por caio_reinhardt 2/4/2014, 15:50

Então, essa diferença do EU-Spec para o US-Spec se traduz em reforços principalmente na área do parachoque.

Exemplo da Lamboghini Countach feita pro mercado americano (Maldita Chrysler que botou essa coisa na frente)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mas em nenhum momento pense que um carro EU-Spec é inseguro, muito pelo contrário, o Fiat 500 tirou 5 estrelas no Euro NCAP, que é um dos testes de segurança mais rigorosos.

Vale lembrar que o Cult tem apenas 2 Airbags, enquanto os Polacos tem 7.
caio_reinhardt
caio_reinhardt
Consigliere
Consigliere

Mensagem por r.conti 2/4/2014, 17:09

Então o Cult com 2 airbags concorre atualmente com o Up, Fox e Picanto.

PS: Saberiam dizer se é mostrado no painel do 500 manual a marcha em que se está?

r.conti
Picciotto
Picciotto

Mensagem por DecomedRJ 2/4/2014, 18:15

r.conti escreveu:Então o Cult com 2 airbags concorre atualmente com o Up, Fox e Picanto.

PS: Saberiam dizer se é mostrado no painel do 500 manual a marcha em que se está?

Não mostra não. No entanto, o 500 não concorre com o Up que é Hatch/Compacto de entrada (em teses carro que assumiu o lugar do Gol G4 na VW) e o Fox vai passar a ser o Hatch Premium (com a recém aposentadoria). O 500 como dizem é um Compacto Premium em tese competiria, sendo uma opçao mais barata, para o Mini, Smart e A1. No entanto, esse negocio de categoria é um treco meio complicado que sempre é mudado pela montadoras/imprensa com motivo mercadológico.

PS: Não estou falando que o 500 Cult é tão bom quanto os concorrentes citados.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagem por caio_reinhardt 4/4/2014, 17:22

Eu acho que entre a trinca MINI, A1 e 500, ia de 500...

A não ser se for o Cooper S, ou o A1 TFSi...
caio_reinhardt
caio_reinhardt
Consigliere
Consigliere

Mensagem por cleudsonbarreiros 1/5/2014, 12:07

Galera, "ói eu" ressuscitando o tópico. Como tinha dito a vocês, teria bastante tempo até efetuar a compra. Pois bem, esse tempo se passou (exatamente 1 mês), e devo comprar o carro na próxima semana (no mais tardar na outra).

Entre os dois modelos apresentados, decidi que o polonês é melhor. O que pesou bastante na decisão foi a questão do problema da barra de direção, que é bem comum e parece ser muito grave a depender das circunstâncias. Creio que o possível problema dos amortecedores daria menos dor de cabeça. Some-se a isso o fato de ser "mais carro", aparentemente.

Porém surgiu um novo concorrente! Trata-se de um 500 Sport Air 2011/2012 Automático, com só 10.000km rodados. É um pouco mais caro, mas pelo menos numa primeira impressão tá compensando. Entretanto, não é na minha cidade, então não pude ver o carro ainda. Mas desde já gostaria de ter algumas dúvidas respondidas, pois fiquei muito tentado a comprar esse modelo.

1 - O câmbio desse modelo é AUTOMÁTICO de verdade né? Ou há a possibilidade de ser Dualogic? No anúncio não tem tal especificação, e é sempre bom ter certeza antes pra não ser pego de surpresa. E como se comportam os câmbios? Ouvi dizer que o automático é suave, mas o carro perde performance, e o Dualogic é meio problemático. Procede?

2 - A versão SportAir também apresenta o famigerado problema na barra de direção? Ou é um problema exclusivo da Cult?

Grato desde já pela ajuda imensa que esse fórum tem me dado!
cleudsonbarreiros
cleudsonbarreiros
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo