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Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

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Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano - Página 2 Empty Re: Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

Mensagem por cleudsonbarreiros 1/5/2014, 12:07

Galera, "ói eu" ressuscitando o tópico. Como tinha dito a vocês, teria bastante tempo até efetuar a compra. Pois bem, esse tempo se passou (exatamente 1 mês), e devo comprar o carro na próxima semana (no mais tardar na outra).

Entre os dois modelos apresentados, decidi que o polonês é melhor. O que pesou bastante na decisão foi a questão do problema da barra de direção, que é bem comum e parece ser muito grave a depender das circunstâncias. Creio que o possível problema dos amortecedores daria menos dor de cabeça. Some-se a isso o fato de ser "mais carro", aparentemente.

Porém surgiu um novo concorrente! Trata-se de um 500 Sport Air 2011/2012 Automático, com só 10.000km rodados. É um pouco mais caro, mas pelo menos numa primeira impressão tá compensando. Entretanto, não é na minha cidade, então não pude ver o carro ainda. Mas desde já gostaria de ter algumas dúvidas respondidas, pois fiquei muito tentado a comprar esse modelo.

1 - O câmbio desse modelo é AUTOMÁTICO de verdade né? Ou há a possibilidade de ser Dualogic? No anúncio não tem tal especificação, e é sempre bom ter certeza antes pra não ser pego de surpresa. E como se comportam os câmbios? Ouvi dizer que o automático é suave, mas o carro perde performance, e o Dualogic é meio problemático. Procede?

2 - A versão SportAir também apresenta o famigerado problema na barra de direção? Ou é um problema exclusivo da Cult?

Grato desde já pela ajuda imensa que esse fórum tem me dado!

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Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano - Página 2 Empty Re: Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

Mensagem por b0fh 1/5/2014, 13:33

é automático de verdade. mas já lhe adianto que não é dos melhores, me parece que tentaram dar 'inteligência' no câmbio pra economizar gasolina e freio mas não deu muito certo... não é liso igual um câmbio old-school de carro japa.

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Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano - Página 2 Empty Re: Dúvida entre compra de 500 europeu e mexicano

Mensagem por Convidado 1/5/2014, 13:43

cleudsonbarreiros escreveu: [...]

1 - O câmbio desse modelo é AUTOMÁTICO de verdade né? Ou há a possibilidade de ser Dualogic? No anúncio não tem tal especificação, e é sempre bom ter certeza antes pra não ser pego de surpresa. E como se comportam os câmbios? Ouvi dizer que o automático é suave, mas o carro perde performance, e o Dualogic é meio problemático. Procede?

2 - A versão SportAir também apresenta o famigerado problema na barra de direção? Ou é um problema exclusivo da Cult?

Grato desde já pela ajuda imensa que esse fórum tem me dado!

O Sport Air só existe com cambio automático ou mecânico; mexicano apenas o Cult tem opção Dualogic.
O modelo com cambio automático tem como parte do sistema de transmissão o conversor de torque que é o responsável pelas trocas suaves de marcha, porém esse componente rouba potência do motor, o que faz o carro ter um desempenho inferior ao modelo com cambio mecânico; eu tenho o Dualogic e dirigi o automático e afirmo com toda certeza, que embora o automático tenha motor mais potente, ele apresenta desempenho igual ao Dualogic sendo inclusive um pouco mais lento na passagem da segunda ora terceira marcha; a sexta marcha do modelo automático não apresenta melhora de desempenho do que diz respeito a velocidade, ela tem apenas função overdrive.
O Dualogic do 500 funciona muito bem, pois o sistema é muito bem ajustado ao carro, relação peso / potência é ótima, se você você se adaptar o cambio não da NENHUM tranco, o sistema é tão bem ajustado ao carro que não lembro de ter visto nenhuma reclamação de defeitos aqui no fórum, porém o mesmo não acontece com a linha nacional que usa esse tipo de cambio.
O automático também apresenta desempenho mais áspero segundo o Anderson, moderador aqui do fórum.
O problema na barra de direção afeta todos os 500 mexicanos, porém ouve-se falar mais dos problemas nos Cult pois eles são muito mais vendidos que as demais versões, um amigo meu aqui de Campinas, que anda sumido do fórum e que tem um Sport mexicano inclusive está com o problema na barra de direção, aguardando peça chegar para troca.
Sobre o polonês apresentar menos problemas que o mexicano, depois de eu muito participar do fórum, acho que posso afirmar sem medo de errar, que tal fato é verdadeiro.

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Mensagem por andermen 1/5/2014, 14:21

caio_reinhardt escreveu:Eu acho que entre a trinca MINI, A1 e 500, ia de 500...

A não ser se for o Cooper S, ou o A1 TFSi...

Em qualquer das versoes que se possa ter desses carros, e após ter 3 500 em sequencia (Sport Mt, Cult Mt e Sport AT), a minha ultima opção seria o 500, e o primeiro seria o A1, isso é a minha opinião.


Tom500 escreveu:
cleudsonbarreiros escreveu: [...]

1 - O câmbio desse modelo é AUTOMÁTICO de verdade né? Ou há a possibilidade de ser Dualogic? No anúncio não tem tal especificação, e é sempre bom ter certeza antes pra não ser pego de surpresa. E como se comportam os câmbios? Ouvi dizer que o automático é suave, mas o carro perde performance, e o Dualogic é meio problemático. Procede?

2 - A versão SportAir também apresenta o famigerado problema na barra de direção? Ou é um problema exclusivo da Cult?

Grato desde já pela ajuda imensa que esse fórum tem me dado!

O Sport Air só existe com cambio automático ou mecânico; mexicano apenas o Cult tem opção Dualogic.
O modelo com cambio automático tem como parte do sistema de transmissão o conversor de torque que é o responsável pelas trocas suaves de marcha, porém esse componente rouba potência do motor, o que faz o carro ter um desempenho inferior ao modelo com cambio mecânico; eu tenho o Dualogic e dirigi o automático e afirmo com toda certeza, que embora o automático tenha motor mais potente, ele apresenta desempenho igual ao Dualogic sendo inclusive um pouco mais lento na passagem da segunda ora terceira marcha; a sexta marcha do modelo automático não apresenta melhora de desempenho do que diz respeito a velocidade, ela tem apenas função overdrive.
O Dualogic do 500 funciona muito bem, pois o sistema é muito bem ajustado ao carro, relação peso / potência é ótima, se você você se adaptar o cambio não da NENHUM tranco, o sistema é tão bem ajustado ao carro que não lembro de ter visto nenhuma reclamação de defeitos aqui no fórum, porém o mesmo não acontece com a linha nacional que usa esse tipo de cambio.
O automático também apresenta desempenho mais áspero segundo o Anderson, moderador aqui do fórum.
O problema na barra de direção afeta todos os 500 mexicanos, porém ouve-se falar mais dos problemas nos Cult pois eles são muito mais vendidos que as demais versões, um amigo meu aqui de Campinas, que anda sumido do fórum e que tem um Sport mexicano inclusive está com o problema na barra de direção, aguardando peça chegar para troca.
Sobre o polonês apresentar menos problemas que o mexicano, depois de eu muito participar do fórum, acho que posso afirmar sem medo de errar, que tal fato é verdadeiro.

No meu primeiro 500, um Sport MT mexicano tive de trocar a barra de direção, e fui muito bem atendido pela Fiat.

O câmbio AT de 6 marchas dos Sport/Lounge mexicanos é um bom câmbio para andar na estrada, mas na cidade ele é extremamente burro, faz trocas de marchas absurdas em momentos errados, jogando o giro nas alturas e em conjunto com o motor Multiair que é barulhento por natureza dá um certo incomodo. Acredito que se o carrinho tivesse por volta de uns 120cv poderia ser uma boa combinação, mas com 105cv o uso do conversor de torque me irritou tão profundamente que me fez trocar de carro. Agora estou com um New Fiesta Titanium Powershift, e em apenas 3 dias de uso posso dizer que o cambio é infinitamente mais suave e inteligente do que o do 500.
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Mensagem por b0fh 1/5/2014, 18:01

na cidade ele é extremamente burro, faz trocas de marchas absurdas em momentos errados, jogando o giro nas alturas e em conjunto com o motor Multiair que é barulhento por natureza dá um certo incomodo.

quando peguei o carro tive exatamente essa mesma impressão... ai passei a dirigir trocando as marchas no tiptronic e parece que ele aprendeu os pontos onde gosto de trocar (2500 rpm geralmente, 3000+ em subidas)... mas as vezes ainda faz umas cagadinhas tipo não subir marcha quando eu tiro o pé do acelerador, isso realmente irrita DEMAIS quando acontece... ainda bem que é raro.

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Mensagem por andermen 1/5/2014, 21:58

b0fh escreveu:
na cidade ele é extremamente burro, faz trocas de marchas absurdas em momentos errados, jogando o giro nas alturas e em conjunto com o motor Multiair que é barulhento por natureza dá um certo incomodo.

quando peguei o carro tive exatamente essa mesma impressão... ai passei a dirigir trocando as marchas no tiptronic e parece que ele aprendeu os pontos onde gosto de trocar (2500 rpm geralmente, 3000+ em subidas)... mas as vezes ainda faz umas cagadinhas tipo não subir marcha quando eu tiro o pé do acelerador, isso realmente irrita DEMAIS quando acontece... ainda bem que é raro.

Andei muito usando o sequencial para aliviar as burradas do cambio, mas perde um pouco a razao de ter um AT pra uso urbano se tenho de ficar cambiando !
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Mensagem por cleudsonbarreiros 1/5/2014, 23:33

Caramba, vocês me deram um banho de água fria agora. Câmbio automático fraco e possibilidade do problema crônico da barra de direção ao mesmo tempo...

Bom, acho que em termos racionais e técnicos já me foi apresentado quase tudo, agora basicamente é a decisão mesmo de comprar ou não. Mas devo dizer que me desanimei bastante...  Sad

Li em algum lugar que nos modelos com motor MultiAir Flex deram uma melhorada nas configurações do câmbio automático, alguém pode me confirmar isso? Se bem que pra mim especificamente é irrelevante, já que o modelo que pegaria é 11/12 movido somente a gasolina. Mas ficaria como conhecimento, de qualquer forma.
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Mensagem por Convidado 1/5/2014, 23:37

Se você desanimou depois de ler os relatos, o melhor a fazer é escolher outro carro, então, pois oque foi descrito acima existe de verdade.

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Mensagem por cleudsonbarreiros 1/5/2014, 23:44

Pois é, no fim das contas vai acabar sendo uma decisão emocional, como dito por tantas e tantas pessoas, hahaha. Se fosse racional, provavelmente escolheria outro modelo. Mas aí qual seria a graça?  Cool 

Caso eu realmente compre o 500, certamente mostrarei aqui para vocês!
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