500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suspensão e manutenção dos freios

+5
ricogb
rodrigo.mandelli
Breno
mig_akira
Matheus Alves
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 26/11/2012, 12:22

Olá pessoal, sou novo por aqui e o motivo que entrei para a comunidade é que estou estudando a compra de um Fiat 500 Sport 2009/2010 branco gioioso (perolizado)semi novo com 26.000km rodados e o mesmo apresenta duas principais características particulares negativas: um barulho alto na suspensão dianteira esquerda toda vez que passo em algum obstáculo como os famosos "tijolinhos luminosos de trânsito", como se a suspensão estivesse estourada... E o outro é uma luz de alerta laranja parecida com isso "/!\" no painel (não sei se é aviso que os freios tem de ser trocados). O resto o veículo aparenta está em ótimas condições. Aproveitando também, gostaria de saber a experiência de vocês com a primeira troca das pastilhas de freio do carrinho, com quantos quilômetros aproximadamente foi trocada. E também se me indicam a compra do veículo como um todo (custo x benefício), pois no quesito aparência ele já me conquistou bastante.

Muito obrigado desde já, abraços.
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 27/11/2012, 09:11

E aí pessoal, alguém pode me dar umas dicas?
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Convidad 27/11/2012, 09:42

Com relação ao barulho da suspensão, com certeza absoluta que provavelmente O ou OS amortecedores devem estar estourados, pois segundo se ve aqui na comunidade, os "polacos" tendem a terem problemas com os amortecedores.

Agora o aviso/alerta, somente levando numa oficina ou até mesmo numa concessionária pra verificar exatamente o que aconteceu, se eu fosse você levaria numa concessionária e pediria um orçamento, pediria pra acompanhar a verificação também, outra coisa, orçamento não é cobrado e você ficará sabendo o que tem de errado.

Outro detalhe também, como esses carros são muito eletrônicos, as vezes ocorre erros do nada, e basta dar um "reset" e pronto, e isso a concessionária pode fazer e nem vai te cobrar Wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 27/11/2012, 09:57

Estava pensando justamente em fazer isso. Assim como levá-lo a uma oficina boa e de preferência especializada no carro, porque hoje em dia a maioria das concessionárias não possuem mais os mecânicos de peso como antigamente, se resumem a trocadores de fluidos, e caso você precise de serviços mais complexos provavelmente o seu veículo será usado como cobaia, sem prévio conhecimento algum. Mas é válido encaminha-lo para os dois lugares e aguardar os resultados de ambas. Mas espero que o laudo seja positivo, não vejo a hora de pegar o meu novo xodó. Smile
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Convidad 27/11/2012, 10:10

Se for amortecedor, acredito que não seja tão complicado assim, nas piores das piores hipóteses daria pra mandar preparar os que você tem aí no seu carro, mesmo que estejam estourados.

O que mais preocupa são esses alertas/avisos, mas se somente deu o alerta e está tudo normal, pode ter ocorrido somente um erro, e basta dar o reset que tudo volta ao normal.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 27/11/2012, 10:11

Ah, já ia esquecendo de agradecer pelas dicas... Obrigado meu velho.
Mas e na questão de custo x benefício? Você que já possui o carro há algum tempo, acha que é interessante comprá-lo ou com o dinheiro me indica outro modelo?
Falo mais em questão de problemas mecânicos e quebras em geral... O carrinho costuma nos deixar na mão ou é valente e aguenta tranco?
As características do veículo que encontrei são as seguintes:
Fiat 500 Sport Polonês
Câmbio: manual de 6 marchas
Ano: 2009/2010
Cor: branco gioioso (branco perolizado)
Interior: couro cinza com preto
KM: 26.750
R$32.000,00 a vista ou ele pegará o meu veículo atual por tabela FIPE (R$29.600,00) e levará o dele também no valor de (R$38.800,00) e eu voltaria R$10.000,00 em 10x de R$1.000,00. Pois o dono atual do carrinho mora no mesmo prédio que eu, então ele facilitaria essa volta dessa maneira.

Abraços
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Convidad 27/11/2012, 10:46

Matheus Alves escreveu:Ah, já ia esquecendo de agradecer pelas dicas... Obrigado meu velho.
Mas e na questão de custo x benefício? Você que já possui o carro há algum tempo, acha que é interessante comprá-lo ou com o dinheiro me indica outro modelo?
Falo mais em questão de problemas mecânicos e quebras em geral... O carrinho costuma nos deixar na mão ou é valente e aguenta tranco?
As características do veículo que encontrei são as seguintes:
Fiat 500 Sport Polonês
Câmbio: manual de 6 marchas
Ano: 2009/2010
Cor: branco gioioso (branco perolizado)
Interior: couro cinza com preto
KM: 26.750
R$32.000,00 a vista ou ele pegará o meu veículo atual por tabela FIPE (R$29.600,00) e levará o dele também no valor de (R$38.800,00) e eu voltaria R$10.000,00 em 10x de R$1.000,00. Pois o dono atual do carrinho mora no mesmo prédio que eu, então ele facilitaria essa volta dessa maneira.

Abraços

Matheus;

Vou dar a minha opinião e estritamente minha opinião.

Sobre o carro ser valente com certeza ele é, ainda mais este modelo que você estaria pegando que é o Sport que utiliza do motor multi air de 100cv e 6 marchas, com este quesito você tem um carro forte que deixaria muito carro "grande" para trás.

Já sobre peças tem uns poréns rsrsrs, por se tratar do modelo "polaco" as peças são um pouco mais difíceis de encontrar, se comparado os modelos mexicanos (2011/20012/20013), e consequentemente até mais caras quando encontradas.

Sobre ele deixar na mão é algo complicado de afirmar, mas como se trata de um carro, até ferrari dá problemas, então é difícil dizer com certeza se vai ou não te deixar na mão, até porque teria que saber a fundo o histórico do veículo que você estaria comprando.

O que vejo aqui no fórum sobre os polacos, é justamente problemas com amortecedores, muitos relatam que tiveram que trocar com 15.000km, e isso seria uma km muito baixa pra trocar essas peças.

Sobre dar um palpite de algum carro pra você comprar, outra coisa complicada de falar, mas tenha em mente, repense, reveja, re-analise e re-faça tudo isso várias vezes, que o 500 é um carro pequeno, muitos veem isso e até sabem disso até comprarem, porém no dia a dia a água bate na bunda e vemos/passamos por algumas dificuldade. Eu mesmo por exemplo já passei raiva com algumas situações, o skate (long) do meu filho não cabe no porta malas, e até um tico-tico da minha filha não cabe também. Em compensação já coloquei 15 ou 16 sacos de 5kg de trigo no porta malas rsrsrsrs.

Hoje, particularmente hoje, eu não compraria o 500, até talvez seja pelo fato que já tive um e já curti o mesmo, então por este motivo partiria pra outro carro, mas se compraria outro 500 futuramente? sim...compraria.

Outro detalhe que percebi no fórum, é o preço do seguro deste modelo que você estaria comprando, é um pouco salgado.

Mais outro detalhe, por pouquinho mais de 38.800,00 ou talvez até mesmo este valor, você conseguiria comprar um Cult 0km, pense nisso também.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por mig_akira 27/11/2012, 11:51

Posso estar enganado, mas acho que o Sport polonês não possui motor com tecnologia multiair (por isso que o Sport mexicano é chamado de Sport Air)!
mig_akira
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 346
Data de inscrição : 11/06/2012

Idade : 39
Localização : Londrina - PR

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Convidad 27/11/2012, 11:59

Eu acho que é o mesmo motor scratch

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 27/11/2012, 12:21

Também creio que o modelo do motor do 500 polonês seja diferente, até mesmo pela potência e combustível usado.
Visto que o polonês possui 100 cavalos e é movido apenas à gasolina, já o mexicano tem motor flex com 105 cavalos, sendo movido com etanol e/ou gasolina.
Confesso que realmente tenho preferência pelo polonês, visto que o motor é próprio para apenas um combustível e segundo relatos aqui mesmo no fórum, ele é o "menos problemático", o que apresenta menos queixas e reclamações, pois seu padrão é superior segundo as mesmas opiniões.
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por mig_akira 27/11/2012, 13:27

Matheus, o flex é apenas do Cult, que possui 88cv para alcool e 85 para gasolina! O multi-air do Sport Air funciona apenas à gasolina e possui 105cv como você disse!

Perna, confirmei aqui, pelo que li os motores do Cult Flex e dos 500 poloneses são derivados do motor FIRE da Fiat (o polonês possui versão 1.2 Gasolina, 1.4 Gasolina e 1.3 Diesel), mas acho que no Brasil era vendido apenas o 1.4 Gasolina.

Os motores do Sport Air e do Lounge mexicanos são o 1.4 Gasolina Multi-air, uma nova tecnologia da Fiat. O 500 TwinAir europeu também usa um derivado desse motor, chamado justamente de TwinAir, mas ainda não é vendido nas américas.

Na wikipedia tem mais detalhes técnicos, mas eu não entendo os números hehe!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mig_akira
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 346
Data de inscrição : 11/06/2012

Idade : 39
Localização : Londrina - PR

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 27/11/2012, 15:37

Isso mesmo, Akira.
Pensei que todos os motores do mexicano eram flex, mas essa motorização é disponível apenas no modelo Cult, como você disse. A Lounge e a Sport são equipadas com motor movido apenas a gasolina.
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 28/11/2012, 09:15

Sim, pessoal... Já ia me esquecendo do quesito pastilha de freios.
Alguém já os trocou? Se sim, com quantos quilômetros foi trocado pela primeira vez?
Pois parece que esse que esto estudando a compra precisa trocar as pastilhas de freio com apenas 26.750KM. Acho bem precoce, pois a maioria dos carros só precisa ser trocada as pastilhas dos 40.000KM pra mais.

E aí pessoal, com quantos quilômetros vocês tiveram de fazer a primeira troca das pastilhas de freio?

Abraços
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Convidad 28/11/2012, 20:57

Sobre o motor do polones, somente quem tem é que pode confirmar, mas esse povo não aparece rsrsrsrs, até onde eu sabia, o modelo polonês utilizava do motor multi air, tanto que na atualização subiu de 100cv para 105cv, mas somente quem tem é que pode dizer.

Sobre a pastilha de freio é muito relativo trocar com X km, pois isso vai depender de quem dirigiu o carro, com o transito das nossas cidades do anda e para com certeza o consumo das pastilhas será maior, se é um carro que roda somente em estradas, esse km de troca vai aumentar em muito.

Particularmente 26.000km não é tão pouco assim.

obs: o palio da minha esposa com 10.000km vai ter que trocar as pastilhas, vai entender.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Breno 28/11/2012, 22:15

Não, o motor do polonês é um 1.4 nunca vendido no Brasil, um 1.4 100HP completamente diferente do MultiAir.

Os motores MultiAir foram lançados inicialmente para o 500 mexicano, só recentemente que os europeus podem comprar 500 MultiAir.
Breno
Breno
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 756
Data de inscrição : 24/09/2012

Idade : 30
Localização : Goiânia

Apelido do Carro : Luigi

http://www.instagram.com/brenoamaralfreitas

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por rodrigo.mandelli 28/11/2012, 22:28

Sou o feliz proprietário de um fiat 500 2009/2010 lounge polaco!

Já troquei as pastilhas (traseiras e dianteiras), discos dianteiro e amortecedores dianteiros! Tudo com 30.000 km. Os amortecedores são mais frágeis sim, tem que cuidar um pouco em ruas esburacadas. O valor da manutenção é um pouco mais caro mas nunca tive dificuldade em achar as peças de reposição!

Quanto ao motor, 100 hp e cambio manual de seis marchas deixa o carro bem interessante ainda mais pelo fato do mesmo ser uns 100 kg mais leve que o mexicano!

Recomendação... pode comprar tranquilo!!
rodrigo.mandelli
rodrigo.mandelli
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/10/2011

Idade : 35
Localização : Caxias do Sul


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 29/11/2012, 08:55

Então está dentro dos padrões normais a troca com os 26.000KM, entendendo que o carro rodou mais dentro da cidade.
Mas e quanto a sua própria experiência, Pernalonga... Já trocou as pastilhas de freio do seu 500? Se sim, com quantos quilômetros rodados foi a primeira troca? E se teve a segunda troca, com quanto foi?

Abraços
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 29/11/2012, 08:59

Não tinha visto a sua resposta, Rodrigão.
Mas desde já fico bem feliz com a sua colocação, e principalmente em saber que tudo foi substituído aos 30.000KM, só resta saber se foi trocado por precaução ou se realmente o computador de bordo solicitou a mesma.
E se solicitou, qual o aviso que aparece no painel do carro? Saberias me dizer o que significa um aviso parecido com isso: /!\?

Abraços meu velho
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por rodrigo.mandelli 29/11/2012, 23:52

O computador de bordo não me avisou de nada em relação as pastilhas! Mas verifiquei o estado das mesmas na mecânica, precisava trocar!

Abraço
rodrigo.mandelli
rodrigo.mandelli
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/10/2011

Idade : 35
Localização : Caxias do Sul


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Matheus Alves 30/11/2012, 15:53

Opa, tranquilo então meu velho.
E em respeito do ícone que tentei expressar, já viu antes?
É algo semelhante à um triângulo de alerta: /!\
E se não me falha a memória ele fica na parte inferior esquerda do painel.

Abraços
Matheus Alves
Matheus Alves
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 200
Data de inscrição : 26/11/2012

Idade : 33
Localização : Recife - PE

Apelido do Carro : Swiatlo

https://www.facebook.com/matheus.alves.1990

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por mig_akira 3/12/2012, 09:53

E aí Matheus, você já deve ter lido a matéria, mas em todo caso segue a análise da Quatro Rodas do 500 Sport europeu:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E uma foto do motor pra quem tiver curiosidade:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
mig_akira
mig_akira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 346
Data de inscrição : 11/06/2012

Idade : 39
Localização : Londrina - PR

Apelido do Carro : Super Mario

http://arqueirismo.com

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por ricogb 3/12/2012, 21:11

Pra quem trocou a pastilha: as novas são iguais as de fábrica? Pois não sujam as rodas...
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por rodrigo.mandelli 3/12/2012, 21:15

ricogb escreveu:Pra quem trocou a pastilha: as novas são iguais as de fábrica? Pois não sujam as rodas...

Minhas rodas sujam sim... agora não to lembrado o quanto sujava antes das trocas das pastilhas hehe

não posso te responder xD
rodrigo.mandelli
rodrigo.mandelli
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 139
Data de inscrição : 10/10/2011

Idade : 35
Localização : Caxias do Sul


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por ricogb 3/12/2012, 23:09

rodrigo.mandelli escreveu:
ricogb escreveu:Pra quem trocou a pastilha: as novas são iguais as de fábrica? Pois não sujam as rodas...

Minhas rodas sujam sim... agora não to lembrado o quanto sujava antes das trocas das pastilhas hehe

não posso te responder xD

Mas fica aquela típica sujeira causada por freio?
Pode observar na rua, todo carro não lavado sempre tem as rodas dianteiras mais escuras que a traseira.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ricogb
ricogb
Don
Don

Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012

Idade : 31
Localização : São Bernardo / SP


Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Leopoldo 4/12/2012, 01:39

Não tenho notícia dos polacos terem a mesma tecnologia nas pastilhas. Até onde sei, isso foi uma "feature" nova dos mexicanos, exclusivamente desenvolvida por causa dos USA, pq a FIAT "descobriu" que estadunidenses não gostam de rodas sujas de fuligem de freio Rolling Eyes Ah vá!!!! Eu sempre curti pra kct!!! dá outra pegada nas rodas deixando em tons diferentes de sujeira.... ....#NOT!!!! Mad Mad Mad
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Suspensão e manutenção dos freios Empty Re: Suspensão e manutenção dos freios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos