Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
+4
allisonveras
rick.borenstein
Vinicius Andrade
ChevetteGP
8 participantes
Página 1 de 1
Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
Olá pessoal.
Ontem aconteceu um evento um tanto desagradável e pelo o que já achei relatos semelhantes em carros novos da FIAT e em diversos modelos como o Bravo.
Creio que o ocorrido possa ter alguma relação aos diversos relatos de trepidação nos freios e até mesmo a diferença entre a "pegada" dos freios dos dois 500 que temos em casa que já citei em outro tópico.
Há aproximadamente uns 20 dias atrás, logo que estacionei e entrei em casa o porteiro me chamou no interfone para me avisar que uma vizinha havia pedido para me avisar que meu 500 estava "andando" sozinho.
Onde estaciono é um pequeno aclive, não é nada absurdo, nunca tive problema com freio de estacionamento, tanto que sempre "testo" dando um embalo com o corpo dentro do carro pra conferir se o mesmo não dá uma "mexida". Claro que quando estaciono eu aclives acentuados eu sempre deixo o carro engrenado, mas como falei o aclive é rídiculo.
Pois bem, desci para verificar o 500 estava ali imóvel, aparentemente no mesmo lugar (eu não tinha uma referência exata para poder calcular a posição), entrei no carro, embalei meu corpo (peso 110kg) e nada o 500 se mexer nem dos freio fazer algum barulho. Desci, tentei dar uma empurrada, e nada... Firme como um rocha... Pensei que fosse loucura da vizinha.
Semana passada minha esposa saiu no meu 500 e eu com o dela, e no final do dia ela me relata que achava que os freios do meu estariam trepidando, e eu com a sensação de que os freios do dela são mais sensíveis no acionamento.
Ontem mesmo resolvi observar a trepidação e de fato percebi em uma descida acima de 60km/h, mesmo acionando os freios de leve.
E ontem mesmo tive uma desagradável surpresa....
Estacionei o carro como de costume, puxei bem a alavanca, fiz o "teste do embalo" e saí....
Nisso dei uma saída rápida à pé e voltei uns 20 a 30 minutos depois e eis que chego e me deparo com meu 500 escorado no parachoques de outro carro.
Então o porteiro apavorado vem me falar que viu o carro andando, e segundo o relato ele não foi indo lentamente, ele dava uma descida rápida, parava, depois andou de novo, parou, e na terceira vez parou ao encostar no outro carro.
Vi a filmagem da câmera e foi exatamente isso, era como se alguém "soltasse" o freio por um segundo e puxasse novamente, passava alguns minutos e então soltava de novo.....
O porteiro disse que teve a impressão na primeira vez (o carro fica perto da guarita), até na segunda vez que ele viu com certeza e foi tentar procurar algum calço, mas aí foi tarde demais e na terceira ele encostou no outro carro.
Não ocorreram danos materiais, foi "placa com placa" (placa dianteira com placa dianteira) e realmente o 500 só se "apoiou" no outro carro, não riscou a pintura de nenhum dos carros.
Devo dizer que este evento me assustou muito, fico imaginando se fosse um aclive maior se se tivesse alguma pessoa no caminho!
Sempre me certifico que o freio de estacionamento esteja devidamente acionado, e a única explicação que encontro pro comportamento creio que seja o empenamento dos discos traseiros.
Já tive diversos carros, estacionando sempre no mesmo lugar, do mesmo jeito e nunca tive esse problema.
Enfim, não importa a situação, deixem seus 500 SEMPRE engrenados ao estacionar.
Vamos ver o que a concessionária vai dizer......
Abs.
Ontem aconteceu um evento um tanto desagradável e pelo o que já achei relatos semelhantes em carros novos da FIAT e em diversos modelos como o Bravo.
Creio que o ocorrido possa ter alguma relação aos diversos relatos de trepidação nos freios e até mesmo a diferença entre a "pegada" dos freios dos dois 500 que temos em casa que já citei em outro tópico.
Há aproximadamente uns 20 dias atrás, logo que estacionei e entrei em casa o porteiro me chamou no interfone para me avisar que uma vizinha havia pedido para me avisar que meu 500 estava "andando" sozinho.
Onde estaciono é um pequeno aclive, não é nada absurdo, nunca tive problema com freio de estacionamento, tanto que sempre "testo" dando um embalo com o corpo dentro do carro pra conferir se o mesmo não dá uma "mexida". Claro que quando estaciono eu aclives acentuados eu sempre deixo o carro engrenado, mas como falei o aclive é rídiculo.
Pois bem, desci para verificar o 500 estava ali imóvel, aparentemente no mesmo lugar (eu não tinha uma referência exata para poder calcular a posição), entrei no carro, embalei meu corpo (peso 110kg) e nada o 500 se mexer nem dos freio fazer algum barulho. Desci, tentei dar uma empurrada, e nada... Firme como um rocha... Pensei que fosse loucura da vizinha.
Semana passada minha esposa saiu no meu 500 e eu com o dela, e no final do dia ela me relata que achava que os freios do meu estariam trepidando, e eu com a sensação de que os freios do dela são mais sensíveis no acionamento.
Ontem mesmo resolvi observar a trepidação e de fato percebi em uma descida acima de 60km/h, mesmo acionando os freios de leve.
E ontem mesmo tive uma desagradável surpresa....
Estacionei o carro como de costume, puxei bem a alavanca, fiz o "teste do embalo" e saí....
Nisso dei uma saída rápida à pé e voltei uns 20 a 30 minutos depois e eis que chego e me deparo com meu 500 escorado no parachoques de outro carro.
Então o porteiro apavorado vem me falar que viu o carro andando, e segundo o relato ele não foi indo lentamente, ele dava uma descida rápida, parava, depois andou de novo, parou, e na terceira vez parou ao encostar no outro carro.
Vi a filmagem da câmera e foi exatamente isso, era como se alguém "soltasse" o freio por um segundo e puxasse novamente, passava alguns minutos e então soltava de novo.....
O porteiro disse que teve a impressão na primeira vez (o carro fica perto da guarita), até na segunda vez que ele viu com certeza e foi tentar procurar algum calço, mas aí foi tarde demais e na terceira ele encostou no outro carro.
Não ocorreram danos materiais, foi "placa com placa" (placa dianteira com placa dianteira) e realmente o 500 só se "apoiou" no outro carro, não riscou a pintura de nenhum dos carros.
Devo dizer que este evento me assustou muito, fico imaginando se fosse um aclive maior se se tivesse alguma pessoa no caminho!
Sempre me certifico que o freio de estacionamento esteja devidamente acionado, e a única explicação que encontro pro comportamento creio que seja o empenamento dos discos traseiros.
Já tive diversos carros, estacionando sempre no mesmo lugar, do mesmo jeito e nunca tive esse problema.
Enfim, não importa a situação, deixem seus 500 SEMPRE engrenados ao estacionar.
Vamos ver o que a concessionária vai dizer......
Abs.
ChevetteGP- Uomo d'onore
- Mensagens : 80
Data de inscrição : 27/02/2012
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
Que complicacao velho..
vc ja verificou se seus discos estao empenados..?
outra coisa em relacao ao freio de mao, pode ser que esteja folgado. desregulado. entao vale a pena ir ate a CCS e mandar da uma regulada e uma verificada nos discos tbm. certamente ele ainda estara na garantia.
vc ja verificou se seus discos estao empenados..?
outra coisa em relacao ao freio de mao, pode ser que esteja folgado. desregulado. entao vale a pena ir ate a CCS e mandar da uma regulada e uma verificada nos discos tbm. certamente ele ainda estara na garantia.
Vinicius Andrade- Capodecina
- Mensagens : 137
Data de inscrição : 10/11/2012
Localização : FSA- Ba
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
O Fiat 500 da minha irmã na revisão mandei ver o que estava acontecendo com o freio que trepidava, descobriram que estava espanado o disco!
a css trocou e na garantia!
a css trocou e na garantia!
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
Chevette,
Vc acredita em espíritos?
Vc acredita em espíritos?
allisonveras- Uomo d'onore
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 43
Localização : Brasília
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
allisonveras escreveu:Chevette,
Vc acredita em espíritos?
Fez a piada antes de mim, mas é caso sério a ser visto sim! :ghost
andermen- Moderatore Senior
- Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 49
Localização : São Gonçalo
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
O meu quando comprei os freios trepidavam... O problema que esses carros ficam muito tempo parados entre o translado de navio e no proprio porto...e acabam criando uma fina camada de ferrugem sobre os discos...levei na css e deram um passe de leve nos discos e ficou perfeito..até ia exigir a colocação de todos os discos novos...mas como ficou bom assim e não tava afim de me encomodar deixei assim..
Filipe_SC- Consigliere
- Mensagens : 264
Data de inscrição : 01/06/2012
Idade : 39
Localização : São José - SC
Apelido do Carro : Tomatinho
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
allisonveras escreveu:Chevette,
Vc acredita em espíritos?
andermen escreveu:allisonveras escreveu:Chevette,
Vc acredita em espíritos?
Fez a piada antes de mim, mas é caso sério a ser visto sim! :ghost
hehehehehehe
Vou falar pra vocês, que um dia desses eu tava ouvindo uma música dentro do 500 e percebi que o rádio tava desligado... É BRINCADEIRA!
Mas falando sério, estou com agendamento para sexta... Só sei que agora estou "paranóico", olho umas 10x mesmo depois de sair do carro pra ver se deixei engrenado..
ChevetteGP- Uomo d'onore
- Mensagens : 80
Data de inscrição : 27/02/2012
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
ChevetteGP escreveu:allisonveras escreveu:Chevette,
Vc acredita em espíritos?andermen escreveu:allisonveras escreveu:Chevette,
Vc acredita em espíritos?
Fez a piada antes de mim, mas é caso sério a ser visto sim! :ghost
hehehehehehe
Vou falar pra vocês, que um dia desses eu tava ouvindo uma música dentro do 500 e percebi que o rádio tava desligado... É BRINCADEIRA!
Mas falando sério, estou com agendamento para sexta... Só sei que agora estou "paranóico", olho umas 10x mesmo depois de sair do carro pra ver se deixei engrenado..
hehehehe...cuidado pra não sentar no colo de uma alma penada sem saber uhauahuH!.
Vai lá na CSS e depois avisa pra nois oq rolou.
allisonveras- Uomo d'onore
- Mensagens : 85
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 43
Localização : Brasília
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
muito estranho, pois qnd vc desliga o carro automaitcamente ele vai pra 1ª, isso no dualogic. e esse freio a disco na traseira é muito bom. muito estranho mesmo
vladimirfalcon- Consigliere
- Mensagens : 371
Data de inscrição : 19/01/2012
Idade : 46
Localização : Salvador-ba
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
Olá pessoal vamos ao resultado pós-concessionária:
- Freio de mão: Segundo eles está ok, e ainda de acordo com eles a alavanca deve ser puxada sem piedade nenhuma, devendo ficar BEM acima do nível da altura do banco do carona. Resumindo, o acionamento clássico de 4 ou 5 dentes é insuficiente e gera "falsa sensação" de que o carro está bem preso. O ângulo que fica a alavanca deve chegar próximo de 75 graus!
- Trepidação, constataram "ovalização" dos discos dianteiros (sim dianteiros), e foram trocados na garantia por novos e os traseiros foram "polidos".
Aparentemente não senti mais a vibração, mas não consegui pegar algum trecho mais livre pra forçar de fato, mas como falei, creio estar resolvido.
OBS IMPORTANTE para que tem DUALOGIC:
- O meu é câmbio manual, e o pessoal da concessionária me falou que é relativamente "comum" aparecerem 500 batidos por terem "fugido", inclusive Dualogic... Motivo, o Dualogic só trava se a alavanca for "engrenada" com o carro ligado, se desligar o carro e então colocar o câmbio na posição de estacionamento, NÃO VAI TRAVAR (mesmo estando na "posição de estacionamento"), e o carro vai depender apenas do freio de mão, que por sua vez se não estiver BEM puxado, vai deixar o carro correr.....
Abs.
- Freio de mão: Segundo eles está ok, e ainda de acordo com eles a alavanca deve ser puxada sem piedade nenhuma, devendo ficar BEM acima do nível da altura do banco do carona. Resumindo, o acionamento clássico de 4 ou 5 dentes é insuficiente e gera "falsa sensação" de que o carro está bem preso. O ângulo que fica a alavanca deve chegar próximo de 75 graus!
- Trepidação, constataram "ovalização" dos discos dianteiros (sim dianteiros), e foram trocados na garantia por novos e os traseiros foram "polidos".
Aparentemente não senti mais a vibração, mas não consegui pegar algum trecho mais livre pra forçar de fato, mas como falei, creio estar resolvido.
OBS IMPORTANTE para que tem DUALOGIC:
- O meu é câmbio manual, e o pessoal da concessionária me falou que é relativamente "comum" aparecerem 500 batidos por terem "fugido", inclusive Dualogic... Motivo, o Dualogic só trava se a alavanca for "engrenada" com o carro ligado, se desligar o carro e então colocar o câmbio na posição de estacionamento, NÃO VAI TRAVAR (mesmo estando na "posição de estacionamento"), e o carro vai depender apenas do freio de mão, que por sua vez se não estiver BEM puxado, vai deixar o carro correr.....
Abs.
ChevetteGP- Uomo d'onore
- Mensagens : 80
Data de inscrição : 27/02/2012
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
ChevetteGP escreveu:
Aparentemente não senti mais a vibração, mas não consegui pegar algum trecho mais livre pra forçar de fato, mas como falei, creio estar resolvido.
Se você forçar de fato, o ABS vai entrar em ação e o freio vai trepidar !!!!
andermen- Moderatore Senior
- Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 49
Localização : São Gonçalo
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
andermen escreveu:ChevetteGP escreveu:
Aparentemente não senti mais a vibração, mas não consegui pegar algum trecho mais livre pra forçar de fato, mas como falei, creio estar resolvido.
Se você forçar de fato, o ABS vai entrar em ação e o freio vai trepidar !!!!
Não é forçar a ponto de o ABS entrar, No meu caso era bem perceptível ao pegar uma descida forte com velocidade um pouco acima dos 60km/h e pressionar os freios......
ChevetteGP- Uomo d'onore
- Mensagens : 80
Data de inscrição : 27/02/2012
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Freios tenham cuidado - Meu 500 aprendeu a "fugir"
Gente no Duologic ainda fico com dúvida ..... ele trava no N ou na posição do meio. Desculpe a pergunta cretina mais é meu primeiro carro com câmbio Duologic.
Tenho que colocar na posição N ou no Meio antes de desligar ?
Tenho que colocar na posição N ou no Meio antes de desligar ?
Tópicos semelhantes
» Manutenção dos Freios
» Suspensão e manutenção dos freios
» [PINTURA] Pinças de freios pintadas.
» Pintar aro da roda e freios em Porto Alegre ...
» Kit suspensão dianteira e freios Abarth usados
» Suspensão e manutenção dos freios
» [PINTURA] Pinças de freios pintadas.
» Pintar aro da roda e freios em Porto Alegre ...
» Kit suspensão dianteira e freios Abarth usados
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004