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Tranco no cambio automático?

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Mensagem por felipelerin 12/3/2013, 08:39

Pessoal,

O meu é o Sport Air Automatico e queria saber se com o de vocês acontece o mesmo.

Chego em casa e estaciono o bichão na garagem (piso plano).
Quando vou sair novamente, fazendo a mudança do 'P' para o 'D' ou para o 'R' o carro dá tipo de um tranco, o carro dá uma balançada até. O que acho estranho demais, pois o piso é plano. Já passei por situação semelhante com outro carro automatico, mas estavam em inclinação (no caso, parar de frente numa rampa e ter que dar ré pra sair).

Tem outros carros automaticos em casa e nenhum apresenta esse 'tranco' na mudança de marchas.

Alguém passa pelo mesmo, ou tem alguma dica?

Valeu!!
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Mensagem por Zolet 12/3/2013, 11:53

felipelerin escreveu:Pessoal,

O meu é o Sport Air Automatico e queria saber se com o de vocês acontece o mesmo.

Chego em casa e estaciono o bichão na garagem (piso plano).
Quando vou sair novamente, fazendo a mudança do 'P' para o 'D' ou para o 'R' o carro dá tipo de um tranco, o carro dá uma balançada até. O que acho estranho demais, pois o piso é plano. Já passei por situação semelhante com outro carro automatico, mas estavam em inclinação (no caso, parar de frente numa rampa e ter que dar ré pra sair).

Tem outros carros automaticos em casa e nenhum apresenta esse 'tranco' na mudança de marchas.


Alguém passa pelo mesmo, ou tem alguma dica?

Valeu!!

Felipe,

O meu acontece algo parecido.

Não chega a ser um tranco não.

Não sei se tu notou, depois que da a partida no motor, a rotação dele sobe e demora um pouco pra descer. Quando coloco D rapidamente depois de ligar (na pressa) ele meio que da esse tranquinho.

Quando to mais calmo não da nada. Ou quando parro o caro e vou esperar por algum tempo, deixo ele ligado e no N (por causa do ar condicionado hahah). Quando coloco D, como a rotação tá lá em + ou - 900rpm, nada de tranquinho.

Provavelmente é a transmissão "encaixando" com uma rotação talvez mais alta que a ideal pra isso. Ao meu ver nenhum problema ou passivel de originar algum problema.

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Mensagem por felipelerin 12/3/2013, 12:00

Zolet, obrigado pela resposta.

Vou tentar observar esses detalhes que você comentou. Ao ligar a rotação sobe e demora pra descer também.

Só fico preocupado com esses trancos, como se não estivesse encaixando corretamente.

Abs
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Mensagem por zecca 12/3/2013, 12:46

Ideal sempre deixar o caro esquentar um pouco antes de sair logo na primeira ligadas doo dia em


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Mensagem por Zolet 12/3/2013, 14:29

felipelerin escreveu:Zolet, obrigado pela resposta.

Vou tentar observar esses detalhes que você comentou. Ao ligar a rotação sobe e demora pra descer também.

Só fico preocupado com esses trancos, como se não estivesse encaixando corretamente.

Abs

Felipe, informações fresquinhas. Acabei de conversar com um colega meu especialista em shiftability que me explicou várias coisas interessantes.

São duas situações.

1. Na partida do carro AT há uma exigência maior de torque, pois o motor precisa começar a girar todo o sistema (que está frio!!!). Por isso a rotação sobe até 1500rpm, diferente do manual que só vai até 1200rpm. Esses 300 a mais é justamente a rotação de "reserva" que é pensada para fazer girar o conversor de torque, que está frio... esperar um pouco, como o zecca falou, é uma ótima dica.

O tranquinho é justamente o acoplamento. Se tu notar, o R da quase sempre esse tranquinho enquanto o D é menos vezes.

Confirmado, NÃO CAUSA NENHUM DANO.

porém,

2. Existe um tranco característico de ter "segurado" o carro no P e não no freio de mão. A engrenagem do P é um dente gigantesco, que segura mesmo o veículo como um freio.

E como a gente faz isso sem saber?

Quando em um pequeno aclive for parar o carro, colocar primeiro em P e depois puxar o freio de mão. Dessa forma automáticamente o peso do carro será "segurado" pelo cambio, e não todo no freio.

Esse procedimento vai com o tempo detonar a engrenagem do P, fazendo com que fique bem difícil de colocar/tirar o cambio dessa posição.

Como saber se isso aconteceu? Na partida há uma leve dificuldade pra "desengatar" do P e um barulho de batida mais seca.

PRINCIPAL

Como não apoiar o carro no cambio?

a. pare o carro (obvio né? ahahaha)
b. engrene o N
c. puxe o freio de mão
d. tire o pé do "freio de pé"
e. engrene o P

SIMPLES!

Começo a fazer a partir de hoje isso!!!! aehaehaeaehae


Última edição por Zolet em 13/3/2013, 11:16, editado 2 vez(es)
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Mensagem por felipelerin 13/3/2013, 10:06

Zolet,

Obrigado pelas informações cara...

Ontem reparei nesse detalhe da aceleração. Quanto mais baixa, menor é o tranco. A minha pressa de ligar e sair com o carro é porque a garagem é fechada, aí a fumaça do escape não tem por onde sair... fica aquele cheiro gostoso! A minha mãe quer me matar hahahah até por isso que engato e saio rápido, pra ela não vir puxar a minha orelha.

Mas a partir de hoje será:
Parou
Colocar no N
Freio de mão
E no P

E pra arrancar, vou deixar o ambiente cheiroso e esperar a rotação baixar... e venha puxão de orelha da mamãe!!!

E vamos ver no que vai dar!!!!

Valeuuuu
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Mensagem por Zolet 13/3/2013, 11:15

Opa,

Fiz um teste. Ontem estacionei com o procedimento. Hoje de manha liguei e engatei o D meio que sem esperar muito a rotação. NADA de tranco.

Não precisa se preocupar em esperar a rotação baixar, se der o tranquinho de acoplamento não tem problema nenhum.

PS.: Esqueci um detalhe, pra melhorar ainda.

Depois de puxar o freio de mão, tirar o pé do "freio de pé" e ai sim colocar no P.

Só pra garantir que quem ta segurando o carro é só o freio de mão mesmo.

Vou atualizar ali meu post aehaeh
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Mensagem por Breno 14/3/2013, 01:03

Pra mim é normal do carro automático mesmo. Meus pais tem uma Hilux e um Civic, ambos automáticos e dão esse tranco que vc descreveu...
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Mensagem por angelforce 14/3/2013, 06:58

A Cherokee e Fit automáticos aqui fazem isso se a rotação está acima... Aliás, a Cherokee faz de qualquer jeito... Só é menor se eu estiver pisando no freio...
Esse tranquinho é culpa do anel de sincronização que esses câmbios tem... Especialmente os da Aisin que é o que a Fiat e Honda usam...
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Mensagem por ricogb 14/3/2013, 23:17

Pensei que iam comentar de outro tranco: da primeira pra segunda marcha.

E aquele rangido que acontece após soltar o freio, logo que vc muda de p para D?

E eu sempre puxo o freio de mão (no d mesmo) pra depois colocar no P, que é como vem escrito no manual.
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Mensagem por ipostnak3d 5/12/2013, 01:35

ola pessoal. aproveitando este topico, estou desesperada, preciso de fazer esta pergunta para os donos dos automaticos.

sou a segunda dona, a primeira era uma senhora, peguei o carro com apenas 3,700 km rodados ha 4 semanas atras.

eu sou bem detalhista, olho e checo tudo. entao posso afirmar que eu nao havia sentido este barulho antes...

sinto um pequeno tranco (um barulho do tipo "clunk") quando estou reduzindo a velocidade para parar... ele sempre aparece da 2 marcha para a 1 e a parada...

as vezes ele e alto, as vezes baixo, as vezes nem acontece. isto e que e estranho. percebi que esta barulho acontece mais quando estou devagar, andando ate 30 km.

se estou acima de 30 km, ele nao faz.

a minha garantia termina em marco e estou desesperada caso ha algum problema com o cambio. e uma facada de dinheiro para trocar.

obrigada!

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Mensagem por b0fh 5/12/2013, 09:35

o meu tb faz... esse câmbio eh meio retardado

qdo vc tá quaaaase parando ele resolve engatar a primeira (sei lá pra que) e dá um tranquinho.

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Mensagem por caio_reinhardt 6/12/2013, 11:39

O meu isso só acontece em plano inclinado ou em frenagem brusca...
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Mensagem por ipostnak3d 28/12/2013, 02:31

gente, voltando ao assunto do meu 3 post acima deste aqui... este tranquinho que meu carro esta dando NAO E SEMPRE.

estou super preocupada pois a garantia dele vale ate marco de 2014.

eu ja levei na CSS, eles disseram ser normal... mas nao sei... nao acho que eles olharam isto direito.

e muito estranho, pois nao e consistente o tranco.

e como eu disse... apenas acontece quando parando, ou seja, quando o carro esta descendo a ultima marcha para parar...

vou tentar fazer um video em um local sossegado e ver se da para mostrar o problema... melhor mesmo e guardar todas as provas caso algo aconteca depois da garantia...

nao acontece com mais ninguem isso???

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Mensagem por Convidado 28/12/2013, 03:29

ipostnak3d escreveu:gente, voltando ao assunto do meu 3 post acima deste aqui... este tranquinho que meu carro esta dando NAO E SEMPRE.

estou super preocupada pois a garantia dele vale ate marco de 2014.

eu ja levei na CSS, eles disseram ser normal... mas nao sei... nao acho que eles olharam isto direito.

e muito estranho, pois nao e consistente o tranco.

e como eu disse... apenas acontece quando parando, ou seja, quando o carro esta descendo a ultima marcha para parar...

vou tentar fazer um video em um local sossegado e ver se da para mostrar o problema... melhor mesmo e guardar todas as provas caso algo aconteca depois da garantia...

nao acontece com mais ninguem isso???

Você já teve carro com cambio automático antes?
Todo cambio automático pode apresentar esse tranco de forma esporádica no engate da primeira marcha, sinal de problema é se esses trancos se tornarem frequentes no engate das outras marchas durante a condução em velocidades mais altas.
A Mercedes aqui de casa com cambio 7G-Tronic, que é considerado um dos mais modernos atualmente, também apresenta esses trancos as vezes, principalmente quando se estaciona em decidas quando o carro está quase parando, outros automáticos que tivemos também apresentavam esse tranquinhos.

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Mensagem por b0fh 28/12/2013, 19:51

sim, é normal... tanta coisa pior nesse câmbio, tipo o tiptronic rebelde... esse tranquinho na hora de parar não incomoda em nada rsss

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Mensagem por ipostnak3d 8/2/2014, 23:28

voltei... mas gente... serio... isso e normal mesmo???

eu estou falando de um tranquinho que acontece da 2 para a 1 marcha quando estamos diminuindo a velocidade do carro para pararmos ele no sinaleiro...

eu notei que tanto faz eu estar andando devagar ou mais rapida... e tanto faz se piso nos freios bruscamente ou levemente...

e nao e toda hora, as vezes acontece, as vezes nao acontece...

marquei para levar na CSS semana que vem... so para tirar a duvida... mas vamos ver se eles saberao me informar isso... as vezes eles nao sabem de nada. rsrsrsrsrsrs...

obrigada!


Última edição por ipostnak3d em 9/2/2014, 22:49, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : gramatica)

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Mensagem por andermen 9/2/2014, 13:45

Mais do que normal, é o CONVERSOR DE TORQUE, fazendo o que ele tem de fazer, convertendo o torque justamente nas duas primeiras marchas onde existe mais torque, simples assim !
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Mensagem por ricogb 9/2/2014, 14:25

Um tranco que me incomodava muito era esse de sair com o carro.
Adotei o seguinte procedimento e agora tô bem mais confortável.

Parar o carro
engatar N
puxar freio de mao
tirar o pé do freio
pé no freio de novo
engatar P
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Mensagem por ipostnak3d 9/2/2014, 22:50

andermen escreveu:Mais do que normal, é o CONVERSOR DE TORQUE, fazendo o que ele tem de fazer, convertendo o torque justamente nas duas primeiras marchas onde existe mais torque, simples assim !

@andermen - obrigada pela explicacao. eu estava louquinha ja... fazendo pesquisas e ate ligando para a fabrica da fiat... rsrsrsrs...

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