500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

+5
Liu Bittencourt
andermen
Alceu
José Antonio
fsdc
9 participantes

Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por fsdc 29/6/2013, 11:55

Pessoal, aqui transcrevo a matéria da Quatro Rodas de Julho/13, avaliando o novo motor MultiAir Flex do nosso Fiat 500. Coloquei também, no final alguns dados da ficha técnica. Como suspeitavamos, o Lounge saiu mesmo de linha, e fora o motor não tivemos nenhuma alteração no carro...


 "Mudanças de regra no meio do jogo são o maior temor da indústria automotiva. O 500 chegou ao brasil importado da Polônia, em 2009. Em 2011, o subcompacto passou a vir do México, com preço bem mais em conta. O sucesso foi imediato e as vendas dispararam. Logo a marca viu a necessidade de dotar o subcompacto com a tecnologia flex. Começou pelas versões de base, nas quais introduziu o 1.4 8V do Uno, com 85/88cv. Simultaneamente, iniciou o desenvolvimento do flex também no 1.4 16V MultiAir. No meio do caminho, tudo mudou nas regras de importação de automóveis e os modelos vindos do México perderam competitividade. Com pretensão de vendas muito mais modesta, sobretudo das versões mais caras, já era tarde para brecar o desenvolvimento do motor MultiAir Flex.
Finalizado, o motor enfim estreia no mercado nas versões Sport Air e Cabrio Air. Os preços vão de R$49 390 a R$60 200 - não houve alteração na tabela com a introdução do sistema flexível.
Para saber como ficou o casamento do 500 com o motor MultiAir Flex, escolhemos a versão de maior participação no mix de vendas, a Sport Air, com câmbio automático. Levado para o nosso campo de provas, o modelo (abastecido com etanol) entregou números muito próximos dos do 500 avaliado em 2011, também automático, mas com motor MultiAir a gasolina. A incorporação da central flex trouxe versatilidade, mas na pista os números ficaram bem parecidos: 0 a 100km/h e o a 1000 metros em 13,8 e 35,2 segundos o flex e 13,9 e 35,4 segundos o a gasolina. Nas retomadas (40 a 80, 60 a 100 e 80 a 120km/h), o flex foi melhor, com 5,9, 7,7 e 10,2 segundos, ante 6,3, 7,9 e 10,9 segundos do rival. Ou seja, aquela apreciada agilidade do 500 está ainda mais presente. 
Toda a linha 500 tem dois anos de garantis e o MultiAir flex chega às concessionárias em Julho."

FICHA TÉCNICA:
MOTOR: 1368 cm3, 107/105cv a 6 250rpm, 13,8/13,6kgfm a 3850rpm
CONSUMO CIDADE: 8km/l (alcool)
CONSUMO ESTRADA: 11,3km/l (alcool)
fsdc
fsdc
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/11/2012

Localização : Paraná

Apelido do Carro : Tommy

Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por José Antonio 29/6/2013, 14:48

Modificações para tornar um motor desenvolvido para a gasolina, para o Flex não me inspira confiança. De acordo com o texto, nada mudou. Ainda assim, não tenho confiança. Acho que prefiro um seminovo só gasolina, a um zero flex.

Pode ser apenas preconceito.

Ah! Obrigado pelo texto.
José Antonio
José Antonio
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 87
Data de inscrição : 28/08/2012

Idade : 57
Localização : Florianópolis

Apelido do Carro : Luigi

Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por Alceu 29/6/2013, 15:28

E eu que fiquei esperando o Sport encomendado em outubro de 2012 talvez só tivesse essa opção, como desisti da espera terminei pegando um Cult Dual. Só vamos mesmo saber de verdade quando os primeiros Sport Flex estiverem nas mãos de seus donos e os resultados forem sendo colocados aqui no Fórum.
Alceu
Alceu
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 107
Data de inscrição : 03/11/2012

Localização : Bento Gonçalves

Apelido do Carro : FioTÃO

Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por andermen 29/6/2013, 16:18

Carros Flex = Carros para andar com etanol !

Se quiser andar com gasolina, adicione 25% de etanol ao tanque, ou seja: 30 litros de gasolina e 10 litros de etanol.

Caso contrario, se andar só com gasolina (mesmo a nossa porcaria de gasolina brasileira que já é batizada com etanol oficialmente) o motor vai ficar com barulho de batento pino devido a taxa de compressão ser mais alta para andar com etanol.
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por Liu Bittencourt 30/6/2013, 12:38

é exatamente o que o andermen falou. e isso é bem triste.
Liu Bittencourt
Liu Bittencourt
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 203
Data de inscrição : 19/10/2012

Idade : 41
Localização : Floripa


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por Convidado 30/6/2013, 17:58

Parabéns Fiat, demorou mas enfim conseguiu estragar o Multi-Air.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por AzuleVeio 1/7/2013, 22:16

andermen escreveu:Carros Flex = Carros para andar com etanol !

Se quiser andar com gasolina, adicione 25% de etanol ao tanque, ou seja: 30 litros de gasolina e 10 litros de etanol.

Caso contrario, se andar só com gasolina (mesmo a nossa porcaria de gasolina brasileira que já é batizada com etanol oficialmente) o motor vai ficar com barulho de batento pino devido a taxa de compressão ser mais alta para andar com etanol.

Vou discordar, mas respeitando as opiniões contrárias, obviamente!

Meu 500 Cult Manual está com 14mKm e neste período alternei muito o uso de álcool e gasolina comum. Nunca tive problema com qualquer dos dois combustíveis, mas sempre preferi utilizar o derivado do petróleo. O consumo no etanol, para mim, sempre foi pífio e como o meu carro não apresentou esse barulho de "batendo pino", a gasolina virou regra.

Minhas médias são rigorosamente calculadas no GasCubby e a performance do etanol X gasolina era de 7,2 para 10,5 (em média) na cidade. O último tanque em gasolina foi em extraordinários 11,5, com um pouco (no máx. uns 60Km) de estrada. Gostei tanto que passei agora a adotar o uso de Podium também no Fiat, assim como já faço no meu outro carro. Olha, não há qualquer alteração de desempenho como há no VW, mas o 1.4 Evo tá mais redondo que nunca! De agora em diante, só Podium.

Portanto, eu sei que há um enorme preconceito com relação aos motores flex (eu inclusive PREFIRO um motor monocombustível, mas a realidade nacional já não é mais essa) e a avassaladora maioria deixa a desejar. Mas, a minha experiência com esse tipo de motor até agora foi muito positiva! Portanto, eu diria que quando trocar o 500 por outro 500 (quero um Sport), não ficarei decepcionado em "ter" que aceitar um MultiAir flex, até mesmo porque acredito que a Podium pode compensar a taxa de compressão mais alta, minimamente. Inclusive, quem sabe, um TSi Flex (http://www.golfmk6.com/forums/showthread.php?t=44201&page=4) quando for trocar o outro carro!

Enfim, eu não conheço o motor MultiAir pra afirmar que o flex vai acabar com sua boa reputação, mas no Evo eu digo que não tive quaisquer dos problemas comumente relatados pelos proprietários de veículos flex, seja com gasolina comum, aditivada ou Podium.

Abraço!
AzuleVeio
AzuleVeio
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 126
Data de inscrição : 22/02/2012

Idade : 42
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por Piccolo Sport Bianco 4/10/2013, 23:27

Como já postei em outro tópico, comprei um Sport Air Automático 2014 e antes de acabar o segundo tanque, completei com aditivada(só uso aditivada), mas o máximo que consegui até agora foi manter o consumo em 8,2km/l. Achei vergonhoso o consumo e espero que melhore, embora eu não acredite em amaciamento de motor moderno.
Todo mundo que pergunta pelo consumo fica surpreso(e eu envergonhado), sendo que não dirijo com pé de chumbo, fazendo a rotação do motor ir às alturas. Não gosto de motor flex por isso.
Tenho uma irmã que possui um Multiair automático monofuel e o mesmo está com 10.000km, fazendo em média 9,6km/l.
O meu modelo 2014 possui mudanças no câmbio automático que em tese o deixam mais suave. O meu carro anterior era CVT que para mim é imbatível, mas o câmbio Aisin de 6 marchas da versão 2014 do Fiat 500 está se saindo bem e as trocas são aceitáveis.
O que sinto mesmo é que esse motor deveria ter mais uns 2 quilos de torque em baixa rotação para que ficasse mais rápido e talvez uns 15 cavalos a mais.
Ainda não abasteci com álcool e praticamente só andei com ar ligado.
No mais o carro é show de bola, bonito como nenhum outro e muito gostoso de dirigir.
O meu veio com pneus da marca continental e o manual manda colocar 32 libras na frente e 29 atrás. Achei estranha essa calibração e gostaria de saber se alguém aqui usa essa pressão.

Piccolo Sport Bianco
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 01/10/2013

Localização : João Pessoa-PB


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por DecomedRJ 5/10/2013, 08:20

Eu uso esse padrão, bom pode ser q eu esteja errado, mas essa calibração n seria pra compensar o peso do motor?


Última edição por DecomedRJ em 5/10/2013, 09:29, editado 1 vez(es)
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 36
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por Convidado 5/10/2013, 08:58

Espero que um dia o brasileiro acorde pra realidade e exige dos fabricantes a volta dos motores monocombustiveis e com a mesma tecnologia dos vendidos no mundo desenvolvido.
Motor flex só traz vantagens para os usineiros, que deitam e rolam em cima do preço do etanol - com aval do nosso governo de merda - ficando cada dia mais milionários as custas do suor da população 
Como não é segredo pra ninguem: Brasil, a república das bananas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por DecomedRJ 5/10/2013, 09:32

É Tom é complicado realmente...o Brasil é o país do conchavo de um grupinho com muito levando a melhor sobre quase todos e isso tudo pq nem se fala na possibilidade dos motores à diesel para carros de passeio aqui no Brasil com a desculpinha esfarrapada de que são muito poluentes sem abrirem os olhos pra tecnologia usada pelos motores à diesel pelos carros na Europa.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 36
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por Bill.500 5/10/2013, 19:42

Bom senhores, sou suspeito em falar sobre consumo, pois ando sempre como o apelido do meu 500 se refere LIGEIRINHO, o motor já está com 33mil é 2012 sempre abastece com gasolina comum, a média do Ligeirinho na city é de 9,5km/l dentro de RG, mas em PoA com giro mais alto faz 10km/l, na estrada com piloto acionado em 100km/h faz 11km/l, em uma experiência na serra gaúcha com bagagem e 2 pessoas ele fez 9,7km/l.
Ontem fiz o teste no Cabrio flex abastecido só com gasolina, sua média em um trecho de 35km com uma velocidade constante de 80km/h foi de 8,7km/l, também não gosto muito dos carros flex já que o nome flex não significa uso distinto de 2 tipos de combustíveis diferentes, visto que se mistura diversos tipos de líquidos combustíveis no mesmo tanque, e ainda temos os nossos carros abastecidos com misturas de mais de 18% de alguma coisa na gasolina.
Meu parecer sobre este motor ainda é de ficar com pé atrás!
Bill.500
Bill.500
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 06/05/2012

Idade : 57
Localização : Rio Grande-RS

Apelido do Carro : Ligeirinho

http://www.billimoveis.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13 Empty Re: AVALIAÇÃO NOVO FIAT 500 SPORT AIR FLEX - QUATRO RODAS JULHO/13

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos