Alongamento do câmbio 5 marchas
+15
alessandrosoria
Yuri Ramos
Adailton
andermen
thiagoacpires
Amir
kaguto
rancid
Rafa(el)
cavalhieri
leonardo.marchese
faugustom
b0fh
Leopoldo
luauau
19 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Alongamento do câmbio 5 marchas
boa noite, pessoal.
agradeceria muito se alguém pudesse me tirar uma dúvida crucial.
comprei um 500 vermelho, com teto e piloto automático, mecânico, 2011/2012, do jeito que eu queria.
o carro é ótimo, mas achei as relações de marcha um tanto curtas.
em quinta marcha, a 120 por hora, o motor fica a quase quatro mil giros.
nos outros carros que tenho, o giro fica em 3000 giros a 120 por hora.
este câmbio é assim mesmo, curto?
creio que o motor aceitaria de bom grado uma sexta mais longa.
obrigado a quem possa responder.
luiz pires
agradeceria muito se alguém pudesse me tirar uma dúvida crucial.
comprei um 500 vermelho, com teto e piloto automático, mecânico, 2011/2012, do jeito que eu queria.
o carro é ótimo, mas achei as relações de marcha um tanto curtas.
em quinta marcha, a 120 por hora, o motor fica a quase quatro mil giros.
nos outros carros que tenho, o giro fica em 3000 giros a 120 por hora.
este câmbio é assim mesmo, curto?
creio que o motor aceitaria de bom grado uma sexta mais longa.
obrigado a quem possa responder.
luiz pires
luauau- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/06/2013
Localização : piracicaba
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Bom, o meu é Dualogic e acho a relação das marchas adequadas, mesmo quando uso no modo manual.
O mecânico não sei como é, mas não deve ser muito diferente.
O mecânico não sei como é, mas não deve ser muito diferente.
Convidado- Convidado
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Tópico movido para a área correta.
Sobre sua dúvida, de fato o carro esgüela um pouco a partir dos 120-130 km/h, assim como o consumo aumenta tbm. Então a quinta marcha curta pode ser considerada característica do veículo. Isso para os Cult.
Os Sport Mexicanos automáticos possuem 6 marchas (e motor mais potente) e os manuais têm 5 marchas com o mesmo motor, então o escalonamento é mais fácil e o carro grita menos em altas velocidades.
Os poloneses lounge e sport podem ter câmbio AT de 6 marchas e manual/automatizado de 5 marchas também, além de raros exemplares com borboletas atrás do volante para a troca de marchas.
abs
Sobre sua dúvida, de fato o carro esgüela um pouco a partir dos 120-130 km/h, assim como o consumo aumenta tbm. Então a quinta marcha curta pode ser considerada característica do veículo. Isso para os Cult.
Os Sport Mexicanos automáticos possuem 6 marchas (e motor mais potente) e os manuais têm 5 marchas com o mesmo motor, então o escalonamento é mais fácil e o carro grita menos em altas velocidades.
Os poloneses lounge e sport podem ter câmbio AT de 6 marchas e manual/automatizado de 5 marchas também, além de raros exemplares com borboletas atrás do volante para a troca de marchas.
abs
Última edição por Leopoldo em 8/8/2013, 11:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de informação)
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Leopoldo escreveu:Tópico movido para a área correta.
Sobre sua dúvida, de fato o carro esgüela um pouco a partir dos 120-130 km/h, assim como o consumo aumenta tbm. Então a quinta marcha curta pode ser considerada característica do veículo. Isso para os Cult.
Os Sport Mexicanos automáticos possuem 6 marchas (e motor mais potente) e os manuais têm 5 marchas com o mesmo motor, então o escalonamento é mais fácil e o carro grita menos em altas velocidades.
Os poloneses lounge e sport podem ter câmbio AT de 6 marchas e manual de 6 marchas também, além de raros exemplares com borboletas atrás do volante para a troca de marchas.
abs
Até onde eu sei os poloneses só tinham a opção de cambio Dualogic e esse é de 5 marcha, não é?
Convidado- Convidado
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Fato, Tom, info já corrigida. Valeu!Tom500 escreveu: Até onde eu sei os poloneses só tinham a opção de cambio Dualogic e esse é de 5 marcha, não é?
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
si, os europeus são dualogic... AT aisin só os chicanos.
engraçado ser curtinha assim a quinta dos MT, no aisin a sexta eh bem longa, 120km/h tá a 3000 rpm
osso é que reduz pra quinta só de olhar pra cima ou pensar em acelerar... qdo tou na estrada geralmente puxo pra esquerda, assim o câmbio sossega o facho rsss
engraçado ser curtinha assim a quinta dos MT, no aisin a sexta eh bem longa, 120km/h tá a 3000 rpm
osso é que reduz pra quinta só de olhar pra cima ou pensar em acelerar... qdo tou na estrada geralmente puxo pra esquerda, assim o câmbio sossega o facho rsss
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
câmbio 5 marchas
e seria possível colocar pneus maiores no 0500? ou mexer no deferencial?
motor esgoelando é muito ruim...onde a Fiat tava com a cabeça?
motor esgoelando é muito ruim...onde a Fiat tava com a cabeça?
luauau- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/06/2013
Localização : piracicaba
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
pensando em carro urbano... mas a gente quer estrada tbém!luauau escreveu:e seria possível colocar pneus maiores no 0500? ou mexer no deferencial?
motor esgoelando é muito ruim...onde a Fiat tava com a cabeça?
faugustom- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2012
Idade : 43
Localização : Brasília
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Pensando loucuras aqui, o câmbio manual de 5 marchas não pode ser trocado pelo câmbio manual de 6 marchas do polonês?
Qual o grande empecilho técnico para isso?
Sei que é doideira, mas dependendo do valor
Qual o grande empecilho técnico para isso?
Sei que é doideira, mas dependendo do valor
leonardo.marchese- Picciotto
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 36
Localização : Porto Alegre
Apelido do Carro : Prima Edizione
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Também senti a relação muito, mas muito curta mesmo. O carro esguela na estrada. Tanto que percebi que o consumo chega a ser o mesmo na estrada ou na cidade, comigo, está girando na casa dos 12.7km/l com gasolina. Foda!!! Pra consumo urbano eu acho adequado, ainda mais por andar em Sampa. Mas quando pego a Castelo ou a Bandeirantes, o carro deveria economizar mais.
Antes do mexicano, tive um Punto 1.6. Ele na estrada fazia 16km/l fácil na Castelo e na cidade fazia de 10/11km/l dependendo do AC e das condições do trânsito.
Isso foi uma frustração pra mim. Achei o motor ruim, muito fraco e beberrão. Por ser 1.4, poderia ao menos economizar mais. Isso sem falar que bate pino quando movido a gasolina. Embora, eu particularmente não tenha percebido. Aliás, uma pergunta bem estúpida. Como eu identifico que ele ta batendo?
Antes do mexicano, tive um Punto 1.6. Ele na estrada fazia 16km/l fácil na Castelo e na cidade fazia de 10/11km/l dependendo do AC e das condições do trânsito.
Isso foi uma frustração pra mim. Achei o motor ruim, muito fraco e beberrão. Por ser 1.4, poderia ao menos economizar mais. Isso sem falar que bate pino quando movido a gasolina. Embora, eu particularmente não tenha percebido. Aliás, uma pergunta bem estúpida. Como eu identifico que ele ta batendo?
cavalhieri- Capodecina
- Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 43
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Black Jack
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
batida de pino é uma 'grilada' quando vc acelera forte ele.
lendo vcs penso que ainda bem que tive a paciência de ir atrás de um multiair automático... pq tava osso, a fiat não tinha nem pra remédio, acabei tendo que pegar um a 100km de casa, fedido de cigarro e com as rodas raladas rsss
lendo vcs penso que ainda bem que tive a paciência de ir atrás de um multiair automático... pq tava osso, a fiat não tinha nem pra remédio, acabei tendo que pegar um a 100km de casa, fedido de cigarro e com as rodas raladas rsss
b0fh- Capodecina
- Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013
Idade : 50
Localização : Jandira-SP
Apelido do Carro : kinder ovo
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.cavalhieri escreveu:Também senti a relação muito, mas muito curta mesmo. O carro esguela na estrada. Tanto que percebi que o consumo chega a ser o mesmo na estrada ou na cidade, comigo, está girando na casa dos 12.7km/l com gasolina. Foda!!! Pra consumo urbano eu acho adequado, ainda mais por andar em Sampa. Mas quando pego a Castelo ou a Bandeirantes, o carro deveria economizar mais.
Antes do mexicano, tive um Punto 1.6. Ele na estrada fazia 16km/l fácil na Castelo e na cidade fazia de 10/11km/l dependendo do AC e das condições do trânsito.
Isso foi uma frustração pra mim. Achei o motor ruim, muito fraco e beberrão. Por ser 1.4, poderia ao menos economizar mais. Isso sem falar que bate pino quando movido a gasolina. Embora, eu particularmente não tenha percebido. Aliás, uma pergunta bem estúpida. Como eu identifico que ele ta batendo?
Convidado- Convidado
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
b0fh escreveu:...
lendo vcs penso que ainda bem que tive a paciência de ir atrás de um multiair automático... pq tava osso, a fiat não tinha nem pra remédio, acabei tendo que pegar um a 100km de casa, fedido de cigarro e com as rodas raladas rsss
Quando comprei o meu 500 achei vários Sport automáticos a venda, mas se fosse pra pagar mais caro teria de ser o Lounge que é a versão que mais me agrada.
Sobre o consumo eu não posso comentar, mas em termos de desempenho, 1.4 EVO Dualogic e 1.4 Multi-Air automático são praticamente iguais pois o conversor de troque rouba vários cavalos do Multi-Air.
Agora verdade seja dita, ao lançar o Muti-Air Flex a Fiat conseguiu estragar o ótimo motor.
Convidado- Convidado
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Tom, seu carro está com quantos km rodados?Tom500 escreveu:
...
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.
To espantado.
O meu está com 7.600km (3 meses de uso). Quanto a velocidade, não ando chutado. Ando na velocidade das placas, sem excesso. Evito pisar fundo no acelarador, ando meio "velha", sabe!? E para andar na casa dos 120km/h, o consumo dele cai pra uns 12.5/13 (e SEM o ar ligado).
cavalhieri- Capodecina
- Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013
Idade : 43
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Black Jack
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??
O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
Rafa(el)- Consigliere
- Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 42
Localização : Varginha MG
Apelido do Carro : Miúdo
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
O meu 500 está com 41.000km rodados, foi comprado em dezembro de 2011.cavalhieri escreveu:Tom, seu carro está com quantos km rodados?Tom500 escreveu:
...
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.
To espantado.
O meu está com 7.600km (3 meses de uso). Quanto a velocidade, não ando chutado. Ando na velocidade das placas, sem excesso. Evito pisar fundo no acelarador, ando meio "velha", sabe!? E para andar na casa dos 120km/h, o consumo dele cai pra uns 12.5/13 (e SEM o ar ligado).
Estranhamente, se eu andar com baixas velocidade noto que a média cai um pouco, acho que o cambio Dualogic influencia um pouco para maior economia, visto que ele troca as marchas no tempo que o sistema acha correto, pra mim andar sem ar condicionado ligado é quase impossível.
Convidado- Convidado
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Poloneses:Rafa(el) escreveu:Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??
O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
500 Sport / Lounge mecânico - 6 marchas
500 Sport / Lounge Dualogic - 5 marchas
Mexicanos:
Cult mecânico - 5 marchas
Cult Dualogic - 5 marchas
Sport mecânico - 5 marchas
Sport / Lounge / Cabrio automáticos - 6 marchas
Classic eu ainda não dirigi, porém dirigi a menos de duas semanas um Celta 2013 de uma amiga, modelo completo, inclusive com air bags e achei horrível a relação de marchas, curtíssimas, carro esgoela absurdamente e ela me disse a mesma coisa "Celtinha anda pra caramba".
Convidado- Convidado
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Exatamente.Tom500 escreveu:Poloneses:Rafa(el) escreveu:Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??
O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
500 Sport / Lounge mecânico - 6 marchas
500 Sport / Lounge Dualogic - 5 marchas
Mexicanos:
Cult mecânico - 5 marchas
Cult Dualogic - 5 marchas
Sport mecânico - 5 marchas
Sport / Lounge / Cabrio automáticos - 6 marchas
Classic eu ainda não dirigi, porém dirigi a menos de duas semanas um Celta 2013 de uma amiga, modelo completo, inclusive com air bags e achei horrível a relação de marchas, curtíssimas, carro esgoela absurdamente e ela me disse a mesma coisa "Celtinha anda pra caramba".
Esse Celta que vc dirigiu deve ser igual ao Classic então, que tb é 2013. O pior de tudo, é que realmente as pessoas acreditam que o carro anda mais por ter o câmbio assim. Associam ao motor. Triste isso. E acho que é justamente por isso que o câmbio do 500 mexicano tb é curto (não tanto qto esses GMs). Para agradar os brasileiros que não entendem nada de carro.
Rafa(el)- Consigliere
- Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 42
Localização : Varginha MG
Apelido do Carro : Miúdo
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Essa sempre foi minha reclamação, tudo bem que o carro é para uso urbano, mas putz 4100 a 120km é de doer.
rancid- Capodecina
- Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem
kaguto- Não-iniciado
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/07/2014
Localização : Gravataí
Alongar a 5° marcha
Tenho o 500 cult e a 5° marcha é curta, ruim na estrada. Alguém já fez a troca das engrenagens da 5° por outras para alongar? No caso positivo, qual utilizaram?
Amir- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2014
Localização : Niterói - RJ
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Bom dia Amir, tem um colega do fórum que fez esta mudança, usou a 5ª marcha de Palio, mas não sei qual.
Utilize o campo de busca que deve aparecer alguma coisa.
Abs
Utilize o campo de busca que deve aparecer alguma coisa.
Abs
thiagoacpires- Uomo d'onore
- Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/11/2014
Idade : 39
Localização : Petrópolis
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Procurei exaustivamente no fórum e não achei nada a respeito.
Amir- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2014
Localização : Niterói - RJ
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem
Tentei te enviar MP mas o sistema não permitiu.
Como foi essa adaptação? Também quero trocar do meu, a 5ª é muito curta.
Ainda tem os códigos das engrenagens ou comprou usadas?
Amir- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2014
Localização : Niterói - RJ
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Amir escreveu:kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem
Tentei te enviar MP mas o sistema não permitiu.
Como foi essa adaptação? Também quero trocar do meu, a 5ª é muito curta.
Ainda tem os códigos das engrenagens ou comprou usadas?
Você só pode enviar mensagens privadas depois de uma certa quantidade de postagens no fórum.
Convidado- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Câmbio automático sequencial de 6 marchas
» [CONSUMO] Estatísticas e médias.
» Manopla câmbio
» Câmbio Dualogic
» Câmbio Dualogic no 500
» [CONSUMO] Estatísticas e médias.
» Manopla câmbio
» Câmbio Dualogic
» Câmbio Dualogic no 500
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004