500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alongamento do câmbio 5 marchas

+15
alessandrosoria
Yuri Ramos
Adailton
andermen
thiagoacpires
Amir
kaguto
rancid
Rafa(el)
cavalhieri
leonardo.marchese
faugustom
b0fh
Leopoldo
luauau
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por luauau 7/8/2013, 21:41

boa noite, pessoal.
agradeceria muito se alguém pudesse me tirar uma dúvida crucial.
comprei um 500 vermelho, com teto e piloto automático, mecânico, 2011/2012, do jeito que eu queria.
o carro é ótimo, mas achei as relações de marcha um tanto curtas.
em quinta marcha, a 120 por hora, o motor fica a quase quatro mil giros.
nos outros carros que tenho, o giro fica em 3000 giros a 120 por hora.
este câmbio é assim mesmo, curto?
creio que o motor aceitaria de bom grado uma sexta mais longa.
obrigado a quem possa responder.
 luiz pires

luauau
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/06/2013

Localização : piracicaba


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado 7/8/2013, 22:27

Bom, o meu é Dualogic e acho a relação das marchas adequadas, mesmo quando uso no modo manual.
O mecânico não sei como é, mas não deve ser muito diferente.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Leopoldo 7/8/2013, 23:23

Tópico movido para a área correta.

Sobre sua dúvida, de fato o carro esgüela um pouco a partir dos 120-130 km/h, assim como o consumo aumenta tbm. Então a quinta marcha curta pode ser considerada característica do veículo. Isso para os Cult.

Os Sport Mexicanos automáticos possuem 6 marchas (e motor mais potente) e os manuais têm 5 marchas com o mesmo motor, então o escalonamento é mais fácil e o carro grita menos em altas velocidades.

Os poloneses lounge e sport podem ter câmbio AT de 6 marchas e manual/automatizado de 5 marchas também, além de raros exemplares com borboletas atrás do volante para a troca de marchas.

abs


Última edição por Leopoldo em 8/8/2013, 11:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção de informação)
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado 8/8/2013, 00:06

Leopoldo escreveu:Tópico movido para a área correta.

Sobre sua dúvida, de fato o carro esgüela um pouco a partir dos 120-130 km/h, assim como o consumo aumenta tbm. Então a quinta marcha curta pode ser considerada característica do veículo. Isso para os Cult.

Os Sport Mexicanos automáticos possuem 6 marchas (e motor mais potente) e os manuais têm 5 marchas com o mesmo motor, então o escalonamento é mais fácil e o carro grita menos em altas velocidades.

Os poloneses lounge e sport podem ter câmbio AT de 6 marchas e manual de 6 marchas também, além de raros exemplares com borboletas atrás do volante para a troca de marchas.

abs

 Até onde eu sei os poloneses só tinham a opção de cambio Dualogic e esse é de 5 marcha, não é?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Leopoldo 8/8/2013, 11:18

Tom500 escreveu: Até onde eu sei os poloneses só tinham a opção de cambio Dualogic e esse é de 5 marcha, não é?
Fato, Tom, info já corrigida. Valeu!
Leopoldo
Leopoldo
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 1944
Data de inscrição : 13/11/2011

Idade : 40
Localização : Osasco, São Paulo/SP

Apelido do Carro : Ezio II

http://www.tcsondagens.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por b0fh 8/8/2013, 11:20

si, os europeus são dualogic... AT aisin só os chicanos.

engraçado ser curtinha assim a quinta dos MT, no aisin a sexta eh bem longa, 120km/h tá a 3000 rpm

osso é que reduz pra quinta só de olhar pra cima ou pensar em acelerar... qdo tou na estrada geralmente puxo pra esquerda, assim o câmbio sossega o facho rsss

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty câmbio 5 marchas

Mensagem por luauau 8/8/2013, 17:27

e seria possível colocar pneus maiores no 0500? ou mexer no deferencial?
motor esgoelando é muito ruim...onde a Fiat tava com a cabeça?

luauau
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 12/06/2013

Localização : piracicaba


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por faugustom 8/8/2013, 21:33

luauau escreveu:e seria possível colocar pneus maiores no 0500? ou mexer no deferencial?
motor esgoelando é muito ruim...onde a Fiat tava com a cabeça?
pensando em carro urbano... mas a gente quer estrada tbém!
faugustom
faugustom
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 07/06/2012

Idade : 43
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por leonardo.marchese 9/8/2013, 09:20

Pensando loucuras aqui, o câmbio manual de 5 marchas não pode ser trocado pelo câmbio manual de 6 marchas do polonês?

Qual o grande empecilho técnico para isso?

Sei que é doideira, mas dependendo do valor tongue

leonardo.marchese
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 31
Data de inscrição : 14/09/2012

Idade : 36
Localização : Porto Alegre

Apelido do Carro : Prima Edizione

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por cavalhieri 9/8/2013, 12:00

Também senti a relação muito, mas muito curta mesmo. O carro esguela na estrada. Tanto que percebi que o consumo chega a ser o mesmo na estrada ou na cidade, comigo, está girando na casa dos 12.7km/l com gasolina. Foda!!! Pra consumo urbano eu acho adequado, ainda mais por andar em Sampa. Mas quando pego a Castelo ou a Bandeirantes, o carro deveria economizar mais.

Antes do mexicano, tive um Punto 1.6. Ele na estrada fazia 16km/l fácil na Castelo e na cidade fazia de 10/11km/l dependendo do AC e das condições do trânsito.

Isso foi uma frustração pra mim. Achei o motor ruim, muito fraco e beberrão. Por ser 1.4, poderia ao menos economizar mais. Isso sem falar que bate pino quando movido a gasolina. Embora, eu particularmente não tenha percebido. Aliás, uma pergunta bem estúpida. Como eu identifico que ele ta batendo?
Rolling Eyes 
cavalhieri
cavalhieri
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013

Idade : 43
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Black Jack

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por b0fh 9/8/2013, 12:07

batida de pino é uma 'grilada' quando vc acelera forte ele.

lendo vcs penso que ainda bem que tive a paciência de ir atrás de um multiair automático... pq tava osso, a fiat não tinha nem pra remédio, acabei tendo que pegar um a 100km de casa, fedido de cigarro e com as rodas raladas rsss

b0fh
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 194
Data de inscrição : 28/06/2013

Idade : 50
Localização : Jandira-SP

Apelido do Carro : kinder ovo

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado 9/8/2013, 12:42

cavalhieri escreveu:Também senti a relação muito, mas muito curta mesmo. O carro esguela na estrada. Tanto que percebi que o consumo chega a ser o mesmo na estrada ou na cidade, comigo, está girando na casa dos 12.7km/l com gasolina. Foda!!! Pra consumo urbano eu acho adequado, ainda mais por andar em Sampa. Mas quando pego a Castelo ou a Bandeirantes, o carro deveria economizar mais.

Antes do mexicano, tive um Punto 1.6. Ele na estrada fazia 16km/l fácil na Castelo e na cidade fazia de 10/11km/l dependendo do AC e das condições do trânsito.

Isso foi uma frustração pra mim. Achei o motor ruim, muito fraco e beberrão. Por ser 1.4, poderia ao menos economizar mais. Isso sem falar que bate pino quando movido a gasolina. Embora, eu particularmente não tenha percebido. Aliás, uma pergunta bem estúpida. Como eu identifico que ele ta batendo?
Rolling Eyes 
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado 9/8/2013, 12:44

b0fh escreveu:...
lendo vcs penso que ainda bem que tive a paciência de ir atrás de um multiair automático... pq tava osso, a fiat não tinha nem pra remédio, acabei tendo que pegar um a 100km de casa, fedido de cigarro e com as rodas raladas rsss
 
Quando comprei o meu 500 achei vários Sport automáticos a venda, mas se fosse pra pagar mais caro teria de ser o Lounge que é a versão que mais me agrada.
Sobre o consumo eu não posso comentar, mas em termos de desempenho, 1.4 EVO Dualogic e 1.4 Multi-Air automático são praticamente iguais pois o conversor de troque rouba vários cavalos do Multi-Air.
Agora verdade seja dita, ao lançar o Muti-Air Flex a Fiat conseguiu estragar o ótimo motor.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por cavalhieri 9/8/2013, 13:04

Tom500 escreveu:
...
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.
Tom, seu carro está com quantos km rodados?

To espantado.
Shocked 

O meu está com 7.600km (3 meses de uso). Quanto a velocidade, não ando chutado. Ando na velocidade das placas, sem excesso. Evito pisar fundo no acelarador, ando meio "velha", sabe!? E para andar na casa dos 120km/h, o consumo dele cai pra uns 12.5/13 (e SEM o ar ligado).
cavalhieri
cavalhieri
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/02/2013

Idade : 43
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Black Jack

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Rafa(el) 9/8/2013, 21:49

Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??

O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
 
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado 9/8/2013, 23:06

cavalhieri escreveu:
Tom500 escreveu:
...
Eu ao contrario do relato não tenho absolutamente nada a reclamar do meu 500 1.4 EVO Dualogic, acho o carro ótimo pra cidade (que é onde ele foi feito pra rodar) mas encara rodovia na boa sem reclamar (pego rodovia todos os dias), ele faz 14km/l na estrada e 11km/l na cidade, sempre com o ar condicionado ligado, rodando com gasolina e olha que eu tenho pé pesado na rodovia, com o Sport ligado o consumo cai pra 12km/l na estrada, na cidade acho dispersicio de combustivel o uso da função, ao contrario do Uno Sporting que eu tinha antes, o meu 500 não "bate pino" e tem desempenho condizente com motor e proposta do carro.
Tom, seu carro está com quantos km rodados?

To espantado.
Shocked 

O meu está com 7.600km (3 meses de uso). Quanto a velocidade, não ando chutado. Ando na velocidade das placas, sem excesso. Evito pisar fundo no acelarador, ando meio "velha", sabe!? E para andar na casa dos 120km/h, o consumo dele cai pra uns 12.5/13 (e SEM o ar ligado).
O meu 500 está com 41.000km rodados, foi comprado em dezembro de 2011.
Estranhamente, se eu andar com baixas velocidade noto que a média cai um pouco, acho que o cambio Dualogic influencia um pouco para maior economia, visto que ele troca as marchas no tempo que o sistema acha correto, pra mim andar sem ar condicionado ligado é quase impossível.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado 9/8/2013, 23:16

Rafa(el) escreveu:Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??

O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
 
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
Poloneses:

500 Sport / Lounge mecânico              - 6 marchas
500 Sport / Lounge Dualogic               - 5 marchas

Mexicanos:

Cult mecânico                                   - 5 marchas
Cult Dualogic                                    - 5 marchas
Sport mecânico                                 - 5 marchas
Sport / Lounge / Cabrio automáticos   - 6 marchas

Classic eu ainda não dirigi, porém dirigi a menos de duas semanas um Celta 2013 de uma amiga, modelo completo, inclusive com air bags e achei horrível a relação de marchas, curtíssimas, carro esgoela absurdamente e ela me disse a mesma coisa "Celtinha anda pra caramba".

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Rafa(el) 11/8/2013, 14:54

Tom500 escreveu:
Rafa(el) escreveu:Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??

O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
 
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
Poloneses:

500 Sport / Lounge mecânico              - 6 marchas
500 Sport / Lounge Dualogic               - 5 marchas

Mexicanos:

Cult mecânico                                   - 5 marchas
Cult Dualogic                                    - 5 marchas
Sport mecânico                                 - 5 marchas
Sport / Lounge / Cabrio automáticos   - 6 marchas

Classic eu ainda não dirigi, porém dirigi a menos de duas semanas um Celta 2013 de uma amiga, modelo completo, inclusive com air bags e achei horrível a relação de marchas, curtíssimas, carro esgoela absurdamente e ela me disse a mesma coisa "Celtinha anda pra caramba".
Exatamente.

Esse Celta que vc dirigiu deve ser igual ao Classic então, que tb é 2013. O pior de tudo, é que realmente as pessoas acreditam que o carro anda mais por ter o câmbio assim. Associam ao motor. Triste isso. E acho que é justamente por isso que o câmbio do 500 mexicano tb é curto (não tanto qto esses GMs). Para agradar os brasileiros que não entendem nada de carro.
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por rancid 11/8/2013, 20:12

Essa sempre foi minha reclamação, tudo bem que o carro é para uso urbano, mas putz 4100 a 120km é de doer.
rancid
rancid
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por kaguto 25/5/2015, 18:42

Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem

kaguto
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/07/2014

Localização : Gravataí


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Alongar a 5° marcha

Mensagem por Amir 4/8/2015, 07:11

Tenho o 500 cult e a 5° marcha é curta, ruim na estrada. Alguém já fez a troca das engrenagens da 5° por outras para alongar? No caso positivo, qual utilizaram?

Amir
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2014

Localização : Niterói - RJ


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por thiagoacpires 4/8/2015, 07:27

Bom dia Amir, tem um colega do fórum que fez esta mudança, usou a 5ª marcha de Palio, mas não sei qual.

Utilize o campo de busca que deve aparecer alguma coisa.

Abs
thiagoacpires
thiagoacpires
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 61
Data de inscrição : 12/11/2014

Idade : 39
Localização : Petrópolis


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Amir 8/8/2015, 22:42

Procurei exaustivamente no fórum e não achei nada a respeito.

Amir
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2014

Localização : Niterói - RJ


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Amir 8/8/2015, 22:49

kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem

Tentei te enviar MP mas o sistema não permitiu.

Como foi essa adaptação? Também quero trocar do meu, a 5ª é muito curta.

Ainda tem os códigos das engrenagens ou comprou usadas?

Amir
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/04/2014

Localização : Niterói - RJ


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Convidado 9/8/2015, 00:12

Amir escreveu:
kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem

Tentei te enviar MP mas o sistema não permitiu.
Como foi essa adaptação? Também quero trocar do meu, a 5ª é muito curta.
Ainda tem os códigos das engrenagens ou comprou usadas?

Você só pode enviar mensagens privadas depois de uma certa quantidade de postagens no fórum.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Alongamento do câmbio 5 marchas Empty Re: Alongamento do câmbio 5 marchas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos