Alongamento do câmbio 5 marchas
+15
alessandrosoria
Yuri Ramos
Adailton
andermen
thiagoacpires
Amir
kaguto
rancid
Rafa(el)
cavalhieri
leonardo.marchese
faugustom
b0fh
Leopoldo
luauau
19 participantes
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Amir escreveu:kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem
Tentei te enviar MP mas o sistema não permitiu.
Como foi essa adaptação? Também quero trocar do meu, a 5ª é muito curta.
Ainda tem os códigos das engrenagens ou comprou usadas?
Você só pode enviar mensagens privadas depois de uma certa quantidade de postagens no fórum.
Convidado- Convidado
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Eu fui em um desmanche que tinha um novo pálio 1,4 evo, convenci o cara a trocar a quinta do 500 pela quinta do pálio e deu um dinheiro para o cara, tudo se encaixa perfeitamente, não esquecendo que estou falando de mexicano. Abraço
kaguto- Não-iniciado
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/07/2014
Localização : Gravataí
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
kaguto escreveu:Caros amigos do clube. Tenho um Sport 2012 mecânico e fiz o seguinte. Coloquei a quinta marcha do novo pálio 1,4 evo. Agora 110km/h estou a 3100 rpm. Ficou muito melhor de andar. Qq dúvida perguntem
Tenho interesse nessas dicas !!!!
andermen- Moderatore Senior
- Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 49
Localização : São Gonçalo
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Também me interessa!
Adailton- Moderatore
- Mensagens : 1484
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 51
Localização : Lages
Apelido do Carro : Nanico
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Rafael,Rafa(el) escreveu:Pelo que eu sei, os polacos manuais tem 6 marchas, e os automatizados tem 5 marchas, confere??
O meu é mexicano automatizado e realmente acho a 5ª muito curta. Na cidade, não tenho do que reclamar, mas em viagens longas cansa muito a rotação alta, além de aumentar o consumo. Já fiz o teste de andar alguns km com média de 100 km/h e depois à 120 km/h. É impressionante como o consumo aumenta...
O problema é que o brasileiro gosta assim, na sua maioria, pois o carro parece mais "potente". O carro com o cambio mais curto que eu já dirigi foi um Classic da empresa. É impressionante como algumas pessoas da empresa elogiam o carro, falando que nem parece 1.0, de "tão potente....."
Desculpa está vindo por aqui. Eu não consigo mandar mensagem particular. Gostaria de entrar em cobtato com você pra saber se você vende as capinhas de chave. Por favor, se possível entra em contato por whatsapp: 85 986266129
Yuri Ramos- Não-iniciado
- Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/07/2015
Idade : 31
Localização : Fortaleza
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Relato da minha experiência.
No Polonês, em 6ª marcha, velocidade medida no GPS de 109 km/h @ 3000 rpm.
O painel dá uma roubadinha, marca acima de 110, mas bem menos que 115 km/h.
No Polonês, em 6ª marcha, velocidade medida no GPS de 109 km/h @ 3000 rpm.
O painel dá uma roubadinha, marca acima de 110, mas bem menos que 115 km/h.
alessandrosoria- Uomo d'onore
- Mensagens : 90
Data de inscrição : 27/03/2014
Localização : Porto Alegre
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Talvez essa matéria do autoentusiastas, possa ajudar. Parece que nos Fiat, a troca apenas da engrenagem da 5ª marcha é bem simples. Para o 500, provavelmente a engrenagem do Palio/Siena 1.4, ou mesmo do Punto, pode ser uma opção.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"Um comentário: trocar diferencial é um saco, tem que tirar câmbio, desmontar isso e aquilo, as quatro primeiras marchas idem. Mas a quinta linda e maravilhosa não. Você consegue trocar ela numa boa, tirando apenas a roda dianteira esquerda, meia duzia de parafusos, a tampa lateral do câmbio — na verdade, traseira, motor é transversal —, mais um parafuso e duas porcas. Simples não?"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
"Um comentário: trocar diferencial é um saco, tem que tirar câmbio, desmontar isso e aquilo, as quatro primeiras marchas idem. Mas a quinta linda e maravilhosa não. Você consegue trocar ela numa boa, tirando apenas a roda dianteira esquerda, meia duzia de parafusos, a tampa lateral do câmbio — na verdade, traseira, motor é transversal —, mais um parafuso e duas porcas. Simples não?"
Acport- Não-iniciado
- Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/09/2014
Localização : Frutal
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Amigos realmente a troca da quinta não tem muita dificuldade mesmo, eu fiz a troca em casa, mas e necessário ter uma parafusadeira pneumática pois tem duas porcas de 30mm bem apertadas. Fora isso e tirar uma e colocar a outra. Novo pálio e grand Siena tem o mesma caixa que é igual ao mexicano.
kaguto- Não-iniciado
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/07/2014
Localização : Gravataí
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
A razão da quinta curta talvez seja para compensar a menor potencia e torque do evo 1.4 em relação aos demais motores que equipam o modelo. Em Motos é fácil alongar ou reduzir e assim perceber bem as vantagens e desvantagens da ação. Por ex., na XT660r eu coloquei um pinhão de 16 dentes (original=15); a moto fico menos estúpida, mais econômica e mais veloz em descidas (necessário aferir o velocímetro, pois o sensor está no eixo de transmissão) mas essa vantagem é quando está só; pois com a garupa, a necessidade de acelerar aumenta e todas as vantagem do alongamento desaparecem. Então, concluo que os parâmetros de fábrica são os ideais.
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Alongamento da quinta marcha no caso do Fiat 500 faria o carro rodar com giro mais baixo porem sem força e qualquer acelerada para ganhar velocidade teria de ser por a quarta marcha que entrando com giro baixo só faria o carro demorar ainda mais pra responder.
Não é um bom negócio ideal seria um cambio de seis marchas, com relações mais curtas que é o caso do polaco.
Não é um bom negócio ideal seria um cambio de seis marchas, com relações mais curtas que é o caso do polaco.
fredluis- Capodecina
- Mensagens : 125
Data de inscrição : 31/12/2013
Idade : 30
Localização : Gravatai
Apelido do Carro : Tomate
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Não acho que seja um problema pois se levar em consideração que o novo pálio 1.4 tem o mesmo motor que o 500 mexicano e os dois carros tem quase o mesmo peso, enno caso do pálio a quinta e mais longa não vejo grandes problemas, e no caso do meu por ser um modelo Sport air que tem um pouco mais de 100 cv o problema e menor ainda.
kaguto- Não-iniciado
- Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/07/2014
Localização : Gravataí
Re: Alongamento do câmbio 5 marchas
Eu também sempre achei que seria legal uma 6ª marcha para overdrive, em nome do silêncio e do consumo.
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Câmbio automático sequencial de 6 marchas
» [CONSUMO] Estatísticas e médias.
» Cambio travando no N e na 1
» Câmbio Automático
» Novo Câmbio Dualogic Plus
» [CONSUMO] Estatísticas e médias.
» Cambio travando no N e na 1
» Câmbio Automático
» Novo Câmbio Dualogic Plus
500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004