Carro de garage - Inatividade
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Carro de garage - Inatividade
Um carro que fica a semana toda, ou mais que isso parado corre o risco de quando for utilizado a bateria não ter carga suficiente para girar e funcionar o motor.
Os carros atuais agregam um conjunto eletrônico amplo e complexo que por sua vez consomem energia da bateria quando parados. É certo que esse consumo é muito baixo, mas de pouquinho e pouquinho a energia vai se esvaindo da bateria.
Quando se usa o carro regularmente, o alternador cumpre a missão de recarregar a bateria; mas quando muito tempo parado, as vezes tem de solicitar o socorro do auto elétrico ou se houver um carro próximo, fazer uma "chupeta"
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Para evitar transtornos e quando o período de inatividade for muito grande, o ideal é seguir a orientação do fabricante a esse respeito :
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Mas se a inatividade for por tempo menor, o ideal é desconectar o cabo negativo da bateria do cinquecento. Esse procedimento é indicado pela Fiat antes de qualquer intervenção mecânica, elétrica ou outros serviços no carro, conforme consta no site do reparador Fiat ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ).
Eu ha muito tempo faço isso em outro carro e motos e a grande vantagem é a conservação de todo o circuito elétrico que fica desativado e da bateria que comprovadamente passa a ter a vida útil estendida (e poe estendida nisso ).
Neste mês, pela primeira vez fiz isso com o Cinquecento, pois tinha receio de alguma desconfiguração, mas depois de observar a postagem da troca da bateria do carro do colega de forum "Tom500" e que o fabricante indicava o procedimento quando da inatividade ou quando efetuar serviços; resolvi fazer, pois pouco uso o carro; somente em passeios de finais de semana e nem em todos.
Depois de dez dias inativo, após verificação dos líquidos, reconectei o polo negativo da bateria, acionei a chave, esperei aproximadamente um minuto para possíveis leituras do sistema e ai acionei a ignição e de imediato o motor funcionou redondinho.
Andei com o carro e tudo funcionando perfeitamente.
Exceto a necessidade de acertar a data e a hora. Mas é só entrar no "menu" e o procedimento é rápido e fácil.
Também os dados da trip A e B e os de consumo, são zerados. No mais tudo é mantido.
O meu rádio não desconfigurou, mas pode ocorrer, como relatou o Tom500 quando da substituição da bateria do carro dele. Mas caso isso ocorra, o rádio solicitará o código dele, que está em um cartão junto ao estojo dos manuais do carro, também o procedimento está no manual deste sistema se som.
Caso não possua esse código (quatro números), creio que a concessionária possa obtê-lo.
Os carros atuais agregam um conjunto eletrônico amplo e complexo que por sua vez consomem energia da bateria quando parados. É certo que esse consumo é muito baixo, mas de pouquinho e pouquinho a energia vai se esvaindo da bateria.
Quando se usa o carro regularmente, o alternador cumpre a missão de recarregar a bateria; mas quando muito tempo parado, as vezes tem de solicitar o socorro do auto elétrico ou se houver um carro próximo, fazer uma "chupeta"
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Para evitar transtornos e quando o período de inatividade for muito grande, o ideal é seguir a orientação do fabricante a esse respeito :
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Mas se a inatividade for por tempo menor, o ideal é desconectar o cabo negativo da bateria do cinquecento. Esse procedimento é indicado pela Fiat antes de qualquer intervenção mecânica, elétrica ou outros serviços no carro, conforme consta no site do reparador Fiat ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ).
Eu ha muito tempo faço isso em outro carro e motos e a grande vantagem é a conservação de todo o circuito elétrico que fica desativado e da bateria que comprovadamente passa a ter a vida útil estendida (e poe estendida nisso ).
Neste mês, pela primeira vez fiz isso com o Cinquecento, pois tinha receio de alguma desconfiguração, mas depois de observar a postagem da troca da bateria do carro do colega de forum "Tom500" e que o fabricante indicava o procedimento quando da inatividade ou quando efetuar serviços; resolvi fazer, pois pouco uso o carro; somente em passeios de finais de semana e nem em todos.
Depois de dez dias inativo, após verificação dos líquidos, reconectei o polo negativo da bateria, acionei a chave, esperei aproximadamente um minuto para possíveis leituras do sistema e ai acionei a ignição e de imediato o motor funcionou redondinho.
Andei com o carro e tudo funcionando perfeitamente.
Exceto a necessidade de acertar a data e a hora. Mas é só entrar no "menu" e o procedimento é rápido e fácil.
Também os dados da trip A e B e os de consumo, são zerados. No mais tudo é mantido.
O meu rádio não desconfigurou, mas pode ocorrer, como relatou o Tom500 quando da substituição da bateria do carro dele. Mas caso isso ocorra, o rádio solicitará o código dele, que está em um cartão junto ao estojo dos manuais do carro, também o procedimento está no manual deste sistema se som.
Caso não possua esse código (quatro números), creio que a concessionária possa obtê-lo.
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Carro de garage - Inatividade
Valeu pela dica Sr Edson, para mim, que uso o auto com uma certo espaço de tempo, será muito útil.
Re: Carro de garage - Inatividade
Legal E esqueci de citar que o Blue & Me manteve a configuração. Portanto, só data e hora e dados da trip são zerados.David Bloomfield de Mello escreveu:Valeu pela dica Sr Edson, para mim, que uso o auto com uma certo espaço de tempo, será muito útil.
Lembrando sempre que o cabo a ser desconectado ( usando uma chave de boca de 10 mm. ) é o cabo negativo.
Abraços.
Aproveitando o espaço:
Acabo de chegar de um giro pelo circuito das águas paulista (muitas curvas) e aproveito para reafirmar a paixão por esse carro. Ele é muito prazeroso, principalmente em estradas com muitas curvas e belas paisagens. O danadinho gruda no chão ... é um Kart de luxo !
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 65
Localização : campinas
Re: Carro de garage - Inatividade
As vezes eu viajo e deixo o carro até um mês parado. Nunca tive problemas pra ligar (mas nunca passei de um mês). O único cuidado que tomo nesse intervalo é de não deixar o freio de mão puxado. Mas claro, bom desconectar a bateria mesmo.
CaioVarela- Capodecina
- Mensagens : 163
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Idade : 32
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Apelido do Carro : Cicciolina
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