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Carro de garage - Inatividade

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Mensagem por Edson Tonelli 14/11/2015, 17:36

Um carro que fica a semana toda, ou mais que isso parado corre o risco de quando for utilizado a bateria não ter carga suficiente para girar e funcionar o motor.
Os carros atuais agregam um conjunto eletrônico amplo e complexo que por sua vez consomem energia da bateria quando parados. É certo que esse consumo é muito baixo, mas de pouquinho e pouquinho a energia vai se esvaindo da bateria.
Quando se usa o carro regularmente, o alternador cumpre a missão de recarregar a bateria; mas quando muito tempo parado, as vezes tem de solicitar o socorro do auto elétrico ou se houver um carro próximo, fazer uma "chupeta" 
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Para evitar transtornos e quando o período de inatividade for muito grande, o ideal é seguir a orientação do fabricante a esse respeito :

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Mas se a inatividade for por tempo menor, o ideal é desconectar o cabo negativo da bateria do cinquecento. Esse procedimento é indicado pela Fiat antes de qualquer intervenção mecânica, elétrica ou outros serviços no carro, conforme consta no site do reparador Fiat ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ).

Eu ha muito tempo faço isso em outro carro e motos e a grande vantagem é a conservação de todo o circuito elétrico que fica desativado e da bateria que comprovadamente passa a ter a vida útil estendida (e poe estendida nisso ).

Neste mês, pela primeira vez fiz isso com o Cinquecento, pois tinha receio de alguma desconfiguração, mas depois de observar a postagem da troca da bateria do carro do colega de forum "Tom500" e que o fabricante indicava o procedimento quando da inatividade ou quando efetuar serviços; resolvi fazer, pois pouco uso o carro; somente em passeios de finais de semana e nem em todos.
Depois de dez dias inativo, após verificação dos líquidos, reconectei o polo negativo da bateria, acionei a chave, esperei aproximadamente um minuto para possíveis leituras do sistema e ai acionei a ignição e de imediato o motor funcionou redondinho.
Andei com o carro e tudo funcionando perfeitamente.
Exceto a necessidade de acertar a data e a hora. Mas é só entrar no "menu" e o procedimento é rápido e fácil.
Também os dados da trip  A e B e os de consumo, são zerados. No mais tudo é mantido.
O meu rádio não desconfigurou, mas pode ocorrer, como relatou o Tom500 quando da substituição da bateria do carro dele. Mas caso isso ocorra, o rádio solicitará o código dele, que está em um cartão junto ao estojo dos manuais do carro, também o procedimento está no manual deste sistema se som. 

Caso não possua esse código (quatro números), creio que a concessionária possa obtê-lo.
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Mensagem por David Bloomfield de Mello 15/11/2015, 12:29

Valeu pela dica Sr Edson, para mim, que uso o auto com uma certo espaço de tempo, será muito útil.

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Mensagem por Edson Tonelli 15/11/2015, 16:46

David Bloomfield de Mello escreveu:Valeu pela dica Sr Edson, para mim, que uso o auto com uma certo espaço de tempo, será muito útil.
Legal Smile  E esqueci de citar que o Blue & Me manteve a configuração. Portanto, só data e hora e dados da trip são zerados.
Lembrando sempre que o cabo a ser desconectado ( usando uma chave de boca de 10 mm. ) é o cabo negativo.

Abraços.

Aproveitando o espaço:
Acabo de chegar de um giro pelo circuito das águas paulista (muitas curvas) e aproveito para reafirmar a paixão por esse carro. Ele é muito prazeroso, principalmente em estradas com muitas curvas e belas paisagens. O danadinho gruda no chão ... é um Kart de luxo ! Smile
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Mensagem por CaioVarela 30/11/2015, 23:13

As vezes eu viajo e deixo o carro até um mês parado. Nunca tive problemas pra ligar (mas nunca passei de um mês). O único cuidado que tomo nesse intervalo é de não deixar o freio de mão puxado. Mas claro, bom desconectar a bateria mesmo.
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