500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmbio Automático

+7
GuiPR
David Bloomfield de Mello
Rafael Frutal
lmacedoi
JPM
Zolet
Eloisio
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Câmbio Automático

Mensagem por Eloisio 7/7/2012, 11:18

Amigos, eu já havia procurado sem achar.
Hoje, no momento da troca do óleo do motor, com o carro elevado procurei o bujão do câmbio automático, sem sucesso.
Também procurei a vareta de medição do óleo da caixa, sem achar.

Alguém sabe onde estão?

Curiosidade: o mecânico também não sabia e não achou. Foi no computador e no sistema não tem a caixa automática só mecânica.
Como diz minha mãe: durma com um barulho desse.
Eloisio
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 69
Localização : Recife-PE


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Eloisio 8/7/2012, 21:02

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Pelo que pesquisei, esta pode ser a nossa caixa automática.
Segundo a Wikpédia, seu fluido é vitalício, não troca.
Por isso não achei nem a vareta de medição nem o bujão de escoamento.

"Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
A Aisin AW TF-8 # SC série é uma transmissão de 6 velocidades automática projetado para uso em motores transversais aplicações. Ele é projetado para lidar com um máximo de 440 N · m (324,5 pés lbf) de torque. É construído em Anjo, Japan . É também chamado de o TF-80SC (AWF21, AF40-6, AM6, AW6A-EL) e TF-81SC (AF21).
A equipe de projeto se propôs a criar uma velocidade de 6 automático que se encaixa no mesmo espaço que uma caixa de câmbio manual. Mede 358 mm (14,1 polegadas) de comprimento e pesa 90 kg (198 lb). Seu uso combinado de uma convencional 5-pinhão planetário gearset e um composto Ravigneaux gearset torna incrivelmente leve e compacto. Esta combinação é conhecido como um arranjo Lepelletier. A mudança de marchas é gerenciada por um programa de computador sofisticado que supervisiona uma atuação de embreagem-para-embreagem. As mudanças de marcha são realizados por uma embreagem envolver o instante em que a embreagem dos desengata artes anteriores. O módulo de controlo de transmissão (TCM) está localizado dentro da caixa de transmissão, em vez de estar localizado fora dela. A vantagem disto é para reduzir a fiação externo, bem como para proporcionar um ambiente constante para TCM operação que encoraja a longevidade. Um aspecto da natureza avançada do sistema eletrônico está em idle, ele seleciona automaticamente ponto morto para reduzir as temperaturas internas e economia de combustível melhora.
Ele utiliza um fluido AW-1 transmissão especial que é rotulado como sendo isento de manutenção. Tem uma capacidade de 8,0 litros de fluido (1,8 imp gal, 2,1 gal EUA).
Todas as rodas casos de transferência do disco pode ser montado no AWTF SC-80, tornando-o ideal para uso em veículos utilitários esportivos tipo cruzado."


Beleza, aprendi a inserir as imagens diretamente no texto.
Eloisio
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 69
Localização : Recife-PE


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Zolet 9/7/2012, 08:35

Eu sinceramente acho que essa função de colocar ponto morto quando parada não funciona direito...

Sinto inclusive uma leve vibração do pedal quando parado, como se a caixa estivesse brigando com os freios.

Alguém sente o mesmo?
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Eloisio 9/7/2012, 08:45

Quando vc coloca no N o câmbio se descola do eixo e não mais fica empurrando o carro. É como nos câmbios mecânicos, nessa hora.
Não é para ter nenhum sintoma desse já que não existe energia - só gravidade - tentando mover o carro.
Eu, pessoalmente só uso esse recurso se a parada for muito grande, um interrupção da via por exemplo. Em meras paradas no semáforo, ficar colocando o câmbio no N, na minha visão rasga os objetivos do câmbio automático: conforto.
Eloisio
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 69
Localização : Recife-PE


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Zolet 9/7/2012, 12:18

Eloisio escreveu:Quando vc coloca no N o câmbio se descola do eixo e não mais fica empurrando o carro. É como nos câmbios mecânicos, nessa hora.
Não é para ter nenhum sintoma desse já que não existe energia - só gravidade - tentando mover o carro.
Eu, pessoalmente só uso esse recurso se a parada for muito grande, um interrupção da via por exemplo. Em meras paradas no semáforo, ficar colocando o câmbio no N, na minha visão rasga os objetivos do câmbio automático: conforto.

Eloisio,

Ali fala que o câmbio AUTOMATICAMENTE coloca em ponto morto quando o veículo está parado.

Quando paro o carro sinto que isso não acontece, pois sinto a vibração no pedal. Já fiz o teste: parei o carro no sinal, a vibração começou, coloquei no ponto N manualmente e a vibração parou, ou seja, o carro estava parado com o D na 1a engatada e não ponto morto como diz ali no texto.

No geral também não fico colocando em N manualmente cada vez que paro.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Eloisio 9/7/2012, 12:43

então esse não é o nosso câmbio. Como disse no início, acho que é esse mas não tenho certeza.
Nosso câmbio não coloca em N quando o carro para. Continua engatado, aliás, como em todos os automáticos que conheço pois essa a característica do conversor de torque, sistema padrão dos automáticos e completamente ausente nos automatizados.
Eloisio
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 69
Localização : Recife-PE


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Zolet 9/7/2012, 14:34

O cambio é Aisin sim, certeza absoluta.

Talvez não o mesmo modelo do texto...
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por JPM 10/7/2012, 17:31

Pelo que vi em sites americanos o câmbio é o Aisin F21-250. Mas não consegui informações sobre ele.
Mas pelo pouco que vi, é um câmbio automático com conversor de torque, então pode ser que em D, parado, ele deixe o conversor de torque com "pouca tração", para que não demore a se mover quando tiramos o pé do freio. Colocando em N fica com tração nenhuma, portanto não vibra. Se bem que eu raramente sinto alguma coisa no pedal quando paro em um semáforo.

JPM
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/03/2012

Localização : Ribeirão Preto


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Eloisio 10/7/2012, 18:25

Também não sinto. Vou pesquisar esse câmbio para atualizar esse post com o câmbio do nosso 500. Como informei logo no início, eu achava que era esse mas não tinha certeza.



Última edição por Eloisio em 10/7/2012, 18:46, editado 2 vez(es)
Eloisio
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 69
Localização : Recife-PE


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por JPM 10/7/2012, 18:29

Eloisio escreveu:Também não sinto. Vou pesquisar esse câmbio para atualizar esse post com o câmbio do nosso 500. Como informei logo no início, eu achava que era esse mas não tinha certeza.

Eu também não tenho certeza absoluta não...

JPM
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/03/2012

Localização : Ribeirão Preto


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Eloisio 10/7/2012, 18:47

Pesquisei e continuo achando que é esse. Observem no texto da wikpedia que fala que esse cambio também tem outras codificações, uma delas como A que de ser de Asin+21. O resto deve ser variações para um fabricante específico como a fiat.

Esse tem tudo pra ser o nosso câmbio.
No site da Aisin tem apenas dois câmbios que podem ser o nosso. Digo isso pois estive debaixo do carro, ele elevado para trocar o óleo e observei o câmbio. Ele tem esse reservatório redondo, com duas saídas que se conectam a mangueiras que não deu pra saber se é para o óleo que fica fora refrigerando ou se é para água do radiador circular por aí também.
Os únicos modelos que podem ser, no site são o TF-80SC ou o TF-60SC. Todos os demais não batem com o desenho que eu vi. Deduzi por um deles pois o outro é para médio torque e imaginei carros com maior cilindrada que o nosso 500 já que esses câmbios são instalados em um tuia de fabricantes diferentes e modelos diferentes.
Eloisio
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 69
Localização : Recife-PE


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por lmacedoi 3/8/2012, 21:35

Eu não sinto nada de vibração no pedal!!
Agora já percebi que esse cambio forma muito a primeira e segunda marcha. Apesar de considerá-lo bem inteligente, não trocando marcha em subidas.
Já aprendi a aliviar um pouquinho o pé para ele avançar a marcha antes do normal e não esticar a marcha. Deixando ele mais economico

lmacedoi
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 93
Data de inscrição : 24/06/2012

Idade : 43
Localização : Anápolis-Go

Apelido do Carro : 01

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Rafael Frutal 11/1/2016, 09:11

Bom dia, Galera!

Para não abrir outro post vou postar neste mesmo que já fala do mesmo cambio que tenho no meu 500 sport Air. 

na alavanca do cambio tem aquele sistema de grelha para trocar as posições do cambio, toda vez que passa cada posição ele da um estralinho (tec) para R N D  certo. O meu carro essa semana parou, e ficou muito leve o cambio, como se estive quebrado algo na alavanca não fazendo mais os (tecs) de cada troca de posição.

Com alguém já aconteceu?

Obrigado!

Rafael
Rafael Frutal
Rafael Frutal
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2015

Idade : 36
Localização : São lourenco


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Convidado 11/1/2016, 10:33

Rafael Frutal escreveu:Bom dia, Galera!

Para não abrir outro post vou postar neste mesmo que já fala do mesmo cambio que tenho no meu 500 sport Air. 

na alavanca do cambio tem aquele sistema de grelha para trocar as posições do cambio, toda vez que passa cada posição ele da um estralinho (tec) para R N D  certo. O meu carro essa semana parou, e ficou muito leve o cambio, como se estive quebrado algo na alavanca não fazendo mais os (tecs) de cada troca de posição.

Com alguém já aconteceu?

Obrigado!

Rafael
Quando comprei meu carro a alavanca estava muito dura. O carro estava imundo por dentro e por hora. Primeira providência foi aquela mega limpeza. Removi bancos, forros de portas e partes plásticas. O que inclui remover a manopla do câmbio, grelha é aquele forro em frente ao console central e o próprio console. Tudo desmontado, tive acesso ao câmbio. Estava muito sujo. Fiz uma limpeza com calma e lubrifiquei tudo. Ficou bem mais mole e sem nenhum barulho.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Rafael Frutal 11/1/2016, 11:59

Então Tom, Terei que desmontar todo console para ver se o meu pode ter soltado alguma coisa. Pois a Unica posição que parou foi de N Para R Ou N para D. Quando tiro do P ele da o TEC e quando coloco no TIPtronic ele tb faz.
Rafael Frutal
Rafael Frutal
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2015

Idade : 36
Localização : São lourenco


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Rafael Frutal 11/1/2016, 12:06

O cambio esta mole, nao tem mais a precisão dos engates. Antes cada Tec era certeza do engate, Agora parece um cambio cansado. Não sei se tem algo dentro da manopla que tenha quebrado. Vou procurar fotos ou videos do cambio em funcionamento.
Rafael Frutal
Rafael Frutal
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2015

Idade : 36
Localização : São lourenco


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por David Bloomfield de Mello 11/1/2016, 13:05

Sr Rafael, Tiptronic? , automático do 500 possui este sistema?

David Bloomfield de Mello
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 263
Data de inscrição : 23/08/2014

Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro


http://davidbmello@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Rafael Frutal 11/1/2016, 13:21

sim, no D você coloca para esquerda consegue fazer as trocas manualmente.
Rafael Frutal
Rafael Frutal
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 31/10/2015

Idade : 36
Localização : São lourenco


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Convidado 11/1/2016, 13:26

David Bloomfield de Mello escreveu:Sr Rafael, Tiptronic? , automático do 500 possui este sistema?
Tiptronic é o nome que o grupo VW dava aos seus câmbios automáticos com opção de troca de marchas de forma manual, seja na alavanca ou por meio das famosas borboletas no volante. Com o tempo esse tipo de câmbio também passou a ser utilizado por outras marcas, tornando-se mais comum. Hoje é o tipo mais utilizado é o que oferece melhor rendimento e economia.
O Fiat 500 automático não oferece trocas no volante (infelizmente) mas conta com o recurso na alavanca. Basta deslocar a seletora para esquerda quando estiver na posição D e ir trocando manualmente. 
Segundo uma publicação da Revista 4 Rodas, vale salientar que as trocas manuais no câmbio automático não deixam o carro mais esperto. Essa informação é difundida de forma errada. A troca de marchas continua sendo controlada pelo conversor de torque e leva o mesmo tempo. O que muda é que o motorista passa a ter mais controle sobre o carro, como por exemplo, dirigir na serra ou subidas muito acentuadas.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por David Bloomfield de Mello 12/1/2016, 12:36

Obrigado pela informação, eu pensava que este sistema só era usado nos carros da vw, de qualquer forma, valeu pela informação e atualização Sr Tom e Rafael...

David Bloomfield de Mello
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 263
Data de inscrição : 23/08/2014

Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro


http://davidbmello@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por GuiPR 21/4/2016, 21:17

Eloisio escreveu:Amigos, eu já havia procurado sem achar.
Hoje, no momento da troca do óleo do motor, com o carro elevado procurei o bujão do câmbio automático, sem sucesso.
Também procurei a vareta de medição do óleo da caixa, sem achar.

Alguém sabe onde estão?

Curiosidade: o mecânico também não sabia e não achou. Foi no computador e no sistema não tem a caixa automática só mecânica.
Como diz minha mãe: durma com um barulho desse.
Revivendo este tópico, alguém viu domingo passado o autodestroem falando sobre troca de óleo de câmbio automático? E aí o que acham? O óleo do nosso é eterno mesmo?

GuiPR
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 83
Data de inscrição : 15/02/2014

Idade : 41
Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Convidado 21/4/2016, 22:52

GuiPR escreveu:[...]O óleo do nosso é eterno mesmo?
Não é. Já mandei trocar o do meu 500. Óleo bem caro e difícil de ser encontrado. Estava bem limpo, deu dó de trocar, mas preferi não arriscar.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por David Bloomfield de Mello 22/4/2016, 08:51

Sr Tom, desculpe a minha preguiça em procurar no manual, mas já que mencionou o assunto. Qual é o momento de troca do óleo do da transmissão do automático? É por tempo também?

David Bloomfield de Mello
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 263
Data de inscrição : 23/08/2014

Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro


http://davidbmello@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Convidado 22/4/2016, 21:57

David Bloomfield de Mello escreveu:Sr Tom, desculpe a minha preguiça em procurar no manual, mas já que mencionou o assunto. Qual é o momento de troca do óleo do da transmissão do automático? É por tempo também?
David, a Fiat diz que a troca deve ser feita aos 150.000km. Eu sinceramente não esperaria tanto. Se comprasse o carro 0km trocaria por volta dos 60.000km. Como comprei o meu usado (com 11.000km) e ele rodou muito pouco, preferi fazer a troca. 
Ao escorrer deu até dó, estava limpo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por David Bloomfield de Mello 23/4/2016, 10:05

Obrigado pela informação Sr Tom, farei isto também, me pareceu o mais lógico...Abraços.

David Bloomfield de Mello
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 263
Data de inscrição : 23/08/2014

Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro


http://davidbmello@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Câmbio Automático Empty Re: Câmbio Automático

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos