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Cambio automático, travando no P.

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David Bloomfield de Mello
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Mensagem por David Bloomfield de Mello 1/9/2014, 11:17

Srs, no dia 29/08/14, peguei o meu 500 cabrio auto na ccs e ouvi as explicações do atendente, pois era a primeira vez no uso de cambio auto.

No dia seguinte fui para o emplacamento. Parei o auto e deixei em P conforme do técnico da Azzurra recomendou. Mas, ao final do emplacamento, ligar o auto e tentar mudar o seletor para drive, este travou no P, e não saiu de jeito nenhum.
Após varias tentativas como, ligar e desligar o auto, pisar no freio, elevar a rotação e reduzir, ela se soltou. Não sei o motivo.

No transito, no dia seguinte, ao parar no sinal luminoso, travou quando o sinal abriu. Varias tentativas, e este soltou. Não sei o motivo.

No momento, uso o N nas paradas, não uso mais o P, não apresentando problemas até o momento. Uso o P para estacionamento longo.

Isto realmente acontece nos Fiat 500 automático? Li o manual e não encontrei nada a respeito de como destravar o cambio.

A propósito, a ccs onde comprei o auto, me deu manual do dual logic????????????, quando o cambio é automático.

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Mensagem por Convidado 1/9/2014, 13:04

David, no acelera e pára do trânsito não existe necessidade de por o cambio automático no N (nem no P) basta manter o pé no freio, até onde sei, no trânsito por o cambio na posição N é recomendação apenas para os Dualogic em caso de trânsito pesado.
Posição P é somente para estacionamento ou paradas muito longas, tipo trânsito completamente parado.
Antes de colocar o cambio na posição P acione o freio de mão antes, pois se fizer o contrário, o cambio acaba "travar" o carro para que ele não saia do lugar, o que pode dificultar na hora de sair com o carro.
Se o problema persistir, procure a concessionária.


Última edição por Tom500 em 1/9/2014, 13:09, editado 1 vez(es)

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Mensagem por David Bloomfield de Mello 1/9/2014, 13:05

Ok, tom, mas quando ele trava , o que faço para destravar?

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Mensagem por Convidado 1/9/2014, 13:16

Não sei como é no Fiat 500 (o meu é Dualogic) mas na Mercedes aqui em casa basta você segurar o pedal do freio no fundo por uns 5 segundos, aí ele libera.

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Mensagem por b0fh 1/9/2014, 13:18

botar câmbio no P em semáforo? tenso.

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Mensagem por David Bloomfield de Mello 1/9/2014, 13:21

Obrigado Tom, vou usar esta. Este tipo de cambio é novidade para mim, só usava mecânico e não tenho experiencia neste tipo.

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Mensagem por David Bloomfield de Mello 1/9/2014, 13:24

Foi a informação que eu tive na ccs, eu não tenho experiencia neste tipo de cambio. O que eles me informaram ao entregar o auto, eu segui a risca.
Se puder me dar mais informação, agradeço, pois a ccs me colocou manual de dual logic??????
Eu estou lendo o manual para ver se esclarece alguns pontos, mas para destravar em P , no manual não explica...

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Mensagem por lucasavelar 1/9/2014, 15:06

Bom, não sei se isso vai ajudar. Mas já tive um Jetta com cambio automático e a "manha" é primeiro puxar o freio de mão, deixar o carro se estabilizar, para somente depois colocar o cambio no P. Mas se não fosse feito isso, o carro dava um tranco mesmo , mas pelo que sei é normal de carros automáticos.

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Mensagem por b0fh 1/9/2014, 15:25

inacreditável que o carinha da CC tenha dito isto, mas enfim.

cambio automático vc usa assim :

pisa no freio
liga o carro
solta o freio de mão
tira do P, passando p/ D ou R
deixar SEMPRE em D, a menos que vá ficar parado muito tempo, tipo trânsito medonho... nesses casos pise no freio e coloque no N, nunca no P!!!

ao parar o carro p/ estacionar
pise no freio
puxe o freio de mão
passe para P
desligue a chave

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Mensagem por DecomedRJ 1/9/2014, 18:57

Realmente a instrução da CSS é bizarra. Tem que ver se o seu Cabrio é de câmbio AT ou é o novo "Cult Cabrio" que se não me engano usa o sistema dualogic. 
Quanto ao uso, os colegas acima já explicaram muito bem. Eu não tenho longa experiência com câmbios AT ou automatizados, ultimamente tenho usado o PowerShift do New Fiesta do meu pai. O único senão que tivemos foi durante um longo trânsito num dia muito quente o câmbio superaquecer, pois ficamos no anda e pára direto na posição D. Nesse caso, como disse o Tom, é aconselhável colocar na posição N. 
No entanto, a questão de travar a alavanca e não se mover por nada não me parece muito normal. O sistema é pra ser intuitivo e sem muitas complicações e por isso uma dificuldade desse tipo não parece ser mal uso e sim alguma alteração. Sugiro que você volte na CSS e peça mais instruções e teste com o próprio vendedor dentro do carro o uso do câmbio. Não deixe de nos avisar caso tenha novidades, boa sorte!
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Mensagem por David Bloomfield de Mello 1/9/2014, 19:56

Obrigado DecomedRj, o carro esta com 30km e estou pesquisando, mandei um e mail para FIAT, relatando o problema e até agora, não obtive resposta. Estou no aguardo.
Se o problema persistir, com certeza vou voltar na ccs que comprei o auto.
Agradeço a todos vcs pelo relato de suas experiências com cambio auto, com certeza ira ajudar muito.
Qual for a solução, sera compartilhada com os Srs.

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Mensagem por aluizio.filho 1/9/2014, 20:42

Se tem a posição P, então é automático mesmo. O Dualogic não tem P. Ou seja, o manual do carro está errado. David, você pode baixar o manual no site da Fiat no formato PDF. Na página B4 tem a explicação de como utilizar de forma correta o câmbio automático.
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Mensagem por DecomedRJ 1/9/2014, 20:45

aluizio.filho escreveu:Se tem a posição P, então é automático mesmo. O Dualogic não tem P. Ou seja, o manual do carro está errado. David, você pode baixar o manual no site da Fiat no formato PDF. Na página B4 tem a explicação de como utilizar de forma correta o câmbio automático.

Boa Aluizio, nem tinha me ligado nisso. No Powershift tem P,R,N,D e S Twisted Evil
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Mensagem por David Bloomfield de Mello 1/9/2014, 20:57

Obrigado aluizio, vou verificar agora no site da FIAT, muito obrigado.

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Mensagem por ricogb 1/9/2014, 23:21

b0fh escreveu:inacreditável que o carinha da CC tenha dito isto, mas enfim.

cambio automático vc usa assim :

pisa no freio
liga o carro
solta o freio de mão
tira do P, passando p/ D ou R
deixar SEMPRE em D, a menos que vá ficar parado muito tempo, tipo trânsito medonho... nesses casos pise no freio e coloque no N, nunca no P!!!

ao parar o carro p/ estacionar
pise no freio
puxe o freio de mão
passe para P
desligue a chave

De acordo com minhas experiências, para que não haja tranco nenhum (principalmente em aclives) o procedimento para parada é o seguinte.

1) carro em movimento
2) parar totalmente pisando no pedal de freio
3) com o pé ainda no freio, colocar marcha N
4) com o pé ainda no freio, levantar freio de mão
5) tirar o pé toltamente do freio
6) voltar a pisar no freio
7) com o pé ainda no freio, colocar marcha P.


De resto, foi o que os amigos explicaram.
Não há necessidade de sequer tirar o carro do D ao parar no semáforo (fosse para cambiar marchas, permaneceríamos num câmbio MANUAL!)

Quando está muuuuito parado, eu coloco em Neutro e aciono o freio de mão (veículo ligado).
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Mensagem por dinoo123 2/9/2014, 04:03

Os procedimentos que os amigos passaram estão todos corretos.

Com relação ao manual, costuma ser o mesmo manual pra todas as versões e todos os opcionais (se não me engano).

Já em relação ao problema, não me parece ser normal. Tenho 2 Fiat 500 automáticos, e nenhum nunca travou no P.

Ou o senhor não está pisando no freio com a força necessária, ou pode estar sim com algum problema no carro. Estimo que consiga resolver o mais breve possível!
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Mensagem por David Bloomfield de Mello 5/9/2014, 18:50

Perfeito Sr Dino0123, eu tive um contato com a FIAT e explanei alguns problemas que tive ao retirar o auto da ccs AZZURRA Botafogo.
Um dos problemas críticos, foi o hodômetro zerado e bateria com baixa carga.

( Porque vc retirou o auto?, sou um consumidor e o consultor técnico me falou que isso era procedimento da FIAT... )

A FIAT, entrou em contato com a ccs e esta por sua vez, agendou comigo uma avaliação do auto e uma explicação ou solução sobre os fatos acima mencionados.

Quando houver uma resposta, se o srs permitirem, eu repasso no fórum...

O Fiat 500, superou as minhas expectativas, mas estes aborrecimentos para quem compra um auto de valor acima da média, me desanima...

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Mensagem por DecomedRJ 5/9/2014, 19:36

David esperamos as cenas dos próximos "capítulos". Boa sorte!
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Mensagem por gfrios 6/9/2014, 12:57

Todos os automaticos que tive nunca tive problemas, iclusive meu ex ex 500. E não tenho nenhum ritual pra ligar. Entrou, virou a chave, esperou, ligou, ponto. Não piso em freio antes nem nada. 

Eu acho que é problema da Azzura, comprei meus 2 na da Ilha e seeempre tem um probleminha, na entrega, na documentacao, volante bege com marca de dedos, carro mal lavado etc etc...
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Mensagem por lindomarjf 6/9/2014, 21:17

ricogb escreveu:
De acordo com minhas experiências, para que não haja tranco nenhum (principalmente em aclives) o procedimento para parada é o seguinte.

1) carro em movimento
2) parar totalmente pisando no pedal de freio
3) com o pé ainda no freio, colocar marcha N
4) com o pé ainda no freio, levantar freio de mão
5) tirar o pé toltamente do freio
6) voltar a pisar no freio
7) com o pé ainda no freio, colocar marcha P.


De resto, foi o que os amigos explicaram.
Não há necessidade de sequer tirar o carro do D ao parar no semáforo (fosse para cambiar marchas, permaneceríamos num câmbio MANUAL!)

Quando está muuuuito parado, eu coloco em Neutro e aciono o freio de mão (veículo ligado).

Exatamente. Assim o câmbio não faz o serviço do freio de estacionamento e não dá "tranco".
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Mensagem por andermen 7/9/2014, 12:25

lindomarjf escreveu:
ricogb escreveu:
De acordo com minhas experiências, para que não haja tranco nenhum (principalmente em aclives) o procedimento para parada é o seguinte.

1) carro em movimento
2) parar totalmente pisando no pedal de freio
3) com o pé ainda no freio, colocar marcha N
4) com o pé ainda no freio, levantar freio de mão
5) tirar o pé toltamente do freio
6) voltar a pisar no freio
7) com o pé ainda no freio, colocar marcha P.


De resto, foi o que os amigos explicaram.
Não há necessidade de sequer tirar o carro do D ao parar no semáforo (fosse para cambiar marchas, permaneceríamos num câmbio MANUAL!)

Quando está muuuuito parado, eu coloco em Neutro e aciono o freio de mão (veículo ligado).

Exatamente. Assim o câmbio não faz o serviço do freio de estacionamento e não dá "tranco".

Exatamente como descrito, mas sim eu aconselho que se coloque em N ao parar no semáforo e/ou durante congestionamentos em que se fique parado por mais de 20 segundos, principalmente nos dual que usam embreagem, pois parado no semáforo com o pé no freio e com o câmbio em D é como se estivesse parado e com o pé na embreagem de um carro manual, ou seja: vai estar queimando a embreagem. E nos automáticos também para aumentar a vida útil do conversor de torque.
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Mensagem por lucasavelar 7/9/2014, 14:26

andermen escreveu:
lindomarjf escreveu:
ricogb escreveu:
De acordo com minhas experiências, para que não haja tranco nenhum (principalmente em aclives) o procedimento para parada é o seguinte.

1) carro em movimento
2) parar totalmente pisando no pedal de freio
3) com o pé ainda no freio, colocar marcha N
4) com o pé ainda no freio, levantar freio de mão
5) tirar o pé toltamente do freio
6) voltar a pisar no freio
7) com o pé ainda no freio, colocar marcha P.


De resto, foi o que os amigos explicaram.
Não há necessidade de sequer tirar o carro do D ao parar no semáforo (fosse para cambiar marchas, permaneceríamos num câmbio MANUAL!)

Quando está muuuuito parado, eu coloco em Neutro e aciono o freio de mão (veículo ligado).

Exatamente. Assim o câmbio não faz o serviço do freio de estacionamento e não dá "tranco".

Exatamente como descrito, mas sim eu aconselho que se coloque em N ao parar no semáforo e/ou durante congestionamentos em que se fique parado por mais de 20 segundos, principalmente nos dual que usam embreagem, pois parado no semáforo com o pé no freio e com o câmbio em D é como se estivesse parado e com o pé na embreagem de um carro manual, ou seja: vai estar queimando a embreagem. E nos automáticos também para aumentar a vida útil do conversor de torque.

No meu entendimento não teria problema deixar o cambio em "D" em carros Dualogic. Pois com o carro parado e pé no freio não há transmissão nenhuma de torque para as rodas, como acontece nos carros automáticos. E para verificar isso é fácil: nos dual, o carro mesmo estando em "D" não "sai do lugar", mesmo quando se tira o pé do freio; já um automático em "D", certamente ele sairá da inércia após a retirada do pé do freio, pois já há a atuação do conversor de torque. 

São princípios diferentes, concordo em deixar os câmbios automáticos em "N" nos sinaleiros ou em congestionamentos; mas nos Dualogic, acho que isso é indiferente.

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Mensagem por DecomedRJ 7/9/2014, 14:33

lucasavelar escreveu:
andermen escreveu:
lindomarjf escreveu:
ricogb escreveu:
De acordo com minhas experiências, para que não haja tranco nenhum (principalmente em aclives) o procedimento para parada é o seguinte.

1) carro em movimento
2) parar totalmente pisando no pedal de freio
3) com o pé ainda no freio, colocar marcha N
4) com o pé ainda no freio, levantar freio de mão
5) tirar o pé toltamente do freio
6) voltar a pisar no freio
7) com o pé ainda no freio, colocar marcha P.


De resto, foi o que os amigos explicaram.
Não há necessidade de sequer tirar o carro do D ao parar no semáforo (fosse para cambiar marchas, permaneceríamos num câmbio MANUAL!)

Quando está muuuuito parado, eu coloco em Neutro e aciono o freio de mão (veículo ligado).

Exatamente. Assim o câmbio não faz o serviço do freio de estacionamento e não dá "tranco".

Exatamente como descrito, mas sim eu aconselho que se coloque em N ao parar no semáforo e/ou durante congestionamentos em que se fique parado por mais de 20 segundos, principalmente nos dual que usam embreagem, pois parado no semáforo com o pé no freio e com o câmbio em D é como se estivesse parado e com o pé na embreagem de um carro manual, ou seja: vai estar queimando a embreagem. E nos automáticos também para aumentar a vida útil do conversor de torque.

No meu entendimento não teria problema deixar o cambio em "D" em carros Dualogic. Pois com o carro parado e pé no freio não há transmissão nenhuma de torque para as rodas, como acontece nos carros automáticos. E para verificar isso é fácil: nos dual, o carro mesmo estando em "D" não "sai do lugar", mesmo quando se tira o pé do freio; já um automático em "D", certamente ele sairá da inércia após a retirada do pé do freio, pois já há a atuação do conversor de torque. 

São princípios diferentes, concordo em deixar os câmbios automáticos em "N" nos sinaleiros ou em congestionamentos; mas nos Dualogic, acho que isso é indiferente.


Cara não sei no Dual ou Imotion, mas no câmbio Powershift que é automatizado, mas de dupla embreagem se você solta o freio ele anda sim (função "creeping") e sim, quando você está com ele em D, mas com pé no freio, você está gastando o disco de embreagem como se estivesse com uma marcha engata e segurando no freio. Digo isso, pois nesse câmbio já sofremos com super aquecimento por usar ele direto no D durante longo engarrafamento.
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Mensagem por lucasavelar 7/9/2014, 14:52

DecomedRJ escreveu:
lucasavelar escreveu:
andermen escreveu:
lindomarjf escreveu:
ricogb escreveu:
De acordo com minhas experiências, para que não haja tranco nenhum (principalmente em aclives) o procedimento para parada é o seguinte.

1) carro em movimento
2) parar totalmente pisando no pedal de freio
3) com o pé ainda no freio, colocar marcha N
4) com o pé ainda no freio, levantar freio de mão
5) tirar o pé toltamente do freio
6) voltar a pisar no freio
7) com o pé ainda no freio, colocar marcha P.


De resto, foi o que os amigos explicaram.
Não há necessidade de sequer tirar o carro do D ao parar no semáforo (fosse para cambiar marchas, permaneceríamos num câmbio MANUAL!)

Quando está muuuuito parado, eu coloco em Neutro e aciono o freio de mão (veículo ligado).

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Exatamente como descrito, mas sim eu aconselho que se coloque em N ao parar no semáforo e/ou durante congestionamentos em que se fique parado por mais de 20 segundos, principalmente nos dual que usam embreagem, pois parado no semáforo com o pé no freio e com o câmbio em D é como se estivesse parado e com o pé na embreagem de um carro manual, ou seja: vai estar queimando a embreagem. E nos automáticos também para aumentar a vida útil do conversor de torque.

No meu entendimento não teria problema deixar o cambio em "D" em carros Dualogic. Pois com o carro parado e pé no freio não há transmissão nenhuma de torque para as rodas, como acontece nos carros automáticos. E para verificar isso é fácil: nos dual, o carro mesmo estando em "D" não "sai do lugar", mesmo quando se tira o pé do freio; já um automático em "D", certamente ele sairá da inércia após a retirada do pé do freio, pois já há a atuação do conversor de torque. 

São princípios diferentes, concordo em deixar os câmbios automáticos em "N" nos sinaleiros ou em congestionamentos; mas nos Dualogic, acho que isso é indiferente.


Cara não sei no Dual ou Imotion, mas no câmbio Powershift que é automatizado, mas de dupla embreagem se você solta o freio ele anda sim (função "creeping") e sim, quando você está com ele em D, mas com pé no freio, você está gastando o disco de embreagem como se estivesse com uma marcha engata e segurando no freio. Digo isso, pois nesse câmbio já sofremos com super aquecimento por usar ele direto no D durante longo engarrafamento.

Nos Dualogic que equipam o fiat 500, e também nos demais Dual da Fiat e i-motion da Volkswagem não trará problema algum em deixar o cambio no "D". 

Agora, Powershift, dupla embreagem, DSG... isso é outra história.... bem diferente...

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Mensagem por gfrios 7/9/2014, 16:52

Não sabia dessa história de superaquecimento no powershift.. O que acontece Deco? Que coisa doida!! 

Mudo as vezes pro D só pra descansar o pé no engarrafamento kkk

Meu pai trabalha de seg a sex no horario do rush ida e volta, e nunca o vi mudando D e N... O Corolla ta lá firme e forte, só abastece. Andei num civic de um amigo e nas descidas ou se aproximando de um sinal, jogava toda hora pro N, como se fosse um ponto morto, ta maluco!
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