500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luz da Placa Queimada

+38
Arvoredo
yurifranzoni
fredluis
David Bloomfield de Mello
Edson Tonelli
glauberfontora
Rodrigo de Barros
ipostnak3d
tami405
Markim
flcmed
DecomedRJ
Davide
aluisiosaboya
conchon
Felipe
fporto_br
andermen
LuizMa
Haas132
tech3000
jrfol
Ncfneto
Vitor Wagner
ricogb
vladimirfalcon
felipelerin
luizmarchetti
Rafa(el)
Lippes
zecca
rancid
CaioVarela
leolima.bdl
Grilo
Adailton
Galdino
Nickolas Dornelles
42 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por tech3000 11/1/2014, 00:26

Luiz, também pretendo converter pra duas torpedos inclusive de led mesmo...

A voltagem vou medir esse final de semana com um multímetro emprestado.

É um absurdo a Fiat praticamente nos empurrar pra esses artesanatos por causa de uma bobagem de luz de placa que não deveria custar mais que R$ 50,00 o par!

É um absurdo uma mera lâmpada custar quase o IPVA de um veículo!

tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por tech3000 11/1/2014, 22:58

Só passando pra dizer que vou adiar um pouco me projeto de luz de placa pois a minha voltou a funcionar somente de desencaixar e encaixar de novo no suporte.

Então muito cuidado à todos quando a concessionária dizer que está queimado pois pode ser um simples mal contato, basta desencaixar o led do suporte com uma simples chave de fenda, verificar os cabos e dar uma apertadinha em todo conjunto pra garantir e tentar acender de novo. Senão levem em uma eletrônica pra garantir mesmo que com certeza vai ficar muito mais barato!

Com um simples gesto (que as gananciosas CSSs deveriam fazer) podemos "salvar" mais de R$ 400 em nossas carteiras. É um mau caratismo das concessionárias Fiat não verificar mal contato somente pra ganhar em cima do cliente, tudo bem que vivemos em um sistema sustentado pelo lucro, agora lucrar a qualquer custo inclusive enganando o cliente ou sendo omisso é uma total falta de ética!

Se uma CSS fizer isso comigo um dia eu entro aqui e posto o nome dela, recomendo à todos fazerem isso e usar os meios eletrônicos cabíveis pra divulgação de más práticas de CSS, como aqui no fórum, Facebook e Reclame Aqui.

Quero ver se todos começaram a jogar o nome de CSSs sujas na Internet não param de fazer sujeira rapidinho! #indignado
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por andermen 12/1/2014, 17:24

Mau caratismo é em qualquer css de qualquer marca E
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 13/1/2014, 12:49

Bem, companheiros... também fui acometido por esse problema. Apenas 1 semana depois da revisão de 15.000kms, onde tudo foi minusciosamente verificado (e pude acompanhar de perto TODO o procedimento, incluindo check de luzes), o LED de placa esquerdo apagou.

Imediatamente removi o pequeno conjunto da moldura, utilizei um multímetro para verificar se a energia chegava corretamente no encaixe do plug (12 volts, tudo OK), fiz uma limpeza e aplicação de removedor de umidade mas, infelizmente, não teve jeito: realmente, o LED bichou.

Por ser uma pequena lâmpada, que trabalha em média a 3 volts, acredito que, dentro do conjunto do LED, deve haver uma resistência para diminuir a voltagem de trabalho e proteger a lâmpada. Se umidade entrou neste pequeno conjunto, estragou a resistência e permitiu que uma voltagem superior atingisse o LED, inutilizando-o.

Infelizmente, por problemas de saúde, tive que ficar em casa por 1 semana mas, hoje, fui à autorizada conversar com o consultor técnico. Nada se falou sobre a necessidade de substituir toda a moldura traseira, tendo em vista que é possível remover apenas o pequeno conjunto do LED com uma chave de fenda. O problema é conseguir a peça...

Ao falar com o atendente do setor de peças, ele encontrou e me passou o código da lâmpada que procuro (K68212035AA) e informou o valor da peça: R$ 81,87.

Só deixou de fornecer a peça em si pois, segundo o mesmo, nenhuma loja do RJ a tem em estoque... e nem mesmo a Fiat tem para fornecer!!!

Me restou fazer o pedido através da autorizada e, para dar um pouco mais de pressão, entrei em contato com a Fiat através de seu atendimento online, repassando os dados do pedido e pedindo agilidade, tendo em vista que se trata de um item de segurança. Rodar à noite sem iluminação de placa correta é garantia de multa! Por isso mesmo, não pretendo dirigir à noite enquanto a peça não aparecer.

Vamos lá, Fiat!!! Tô deixando de viajar e aproveitar minhas férias porque vocês não tem as peças do carro que produz!!!

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por Felipe 14/1/2014, 21:30

R$ 81,87 por uma luz de placa ainda é muito caro, mas pelo menos não é necessário trocar toda a moldura da tampa traseira.

Muito bom ter o código da peça.

Obrigado pela sua contribuição, Fábio (fporto_br)
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por tech3000 16/1/2014, 13:27

Putz, a minha apesar de ter voltado à vida percebi que está mais fraca e falhando um pouco, então vou voltar ao projeto de trocar por algo melhor e mais prático (e com custo sensato).

Estou pensando em algum soquete que caiba naquela moldura de plástico retangular transparente e uma lâmpada de led que caiba neste teórico soquete.

Ou ir numa eletrônica pedir pra fazerem um esquema com led aproveitando a moldura retangular e protegendo tudo com cola quente pra não molhar mais, depois só chegar em casa e ligar no 500.
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por LuizMa 16/1/2014, 17:21

tech3000 escreveu:Putz, a minha apesar de ter voltado à vida percebi que está mais fraca e falhando um pouco, então vou voltar ao projeto de trocar por algo melhor e mais prático (e com custo sensato).

Estou pensando em algum soquete que caiba naquela moldura de plástico retangular transparente e uma lâmpada de led que caiba neste teórico soquete.

Ou ir numa eletrônica pedir pra fazerem um esquema com led aproveitando a moldura retangular e protegendo tudo com cola quente pra não molhar mais, depois só chegar em casa e ligar no 500.

Olá tech3000
estou observando os sistema de iluminação das placas na linha Fiat, o Pálio tem um soquete interno para fixar a lâmpada torpedo e ligar a fiação. Existe um sistema completo no Fiat Strada Adventure com fixação nas pontas através de parafusos...
Vou continuar a minha pesquisa.
Um abraço a todos.
LuizMa
LuizMa
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2013

Idade : 67
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Topogigio

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por tech3000 16/1/2014, 20:49

Veja essa por aí que por aqui vejo uma adaptação com led+resistor que deve ficar muito barato em qualquer eletrônica... o resto é trabalho com pistola de cola quente só pra dar acabamento e não entrar humidade... o lance é conseguir encaixar naqueles buracos retangulares do suporte de placa sem ficar um buraco feio ou com espaço...
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por jrfol 30/1/2014, 13:12

Hoje foi feita a troca do conjunto de iluminação da placa, depois de quase 3 meses esperando a peça chegar.... deixei o carro de manhã e busquei agora na hora do almoço, feito na garantia  Wink
jrfol
jrfol
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 435
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 40
Localização : Guarujá

Apelido do Carro : pqno

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 6/2/2014, 16:58

Bem, companheiros... a saga da luz de placa do meu Guido continua... agora com uma novidade interessante.

Recebi às 10:30 da manhã de hoje uma ligação do Gênesis, atendente do setor de peças da autorizada (Roma Fiat Maracanã) informando sobre a chegada da lâmpada. Imediatamente me dirigi até lá e apanhei a peça. Ainda tive a agradável surpresa de um desconto de pouco mais de R$ 20,00 no preço final, ficando a mesma em R$ 61,40 (ante os R$ 81,87 originalmente indicados).

Peguei a peça e, por estar próximo ao horário do almoço, decidi deixar para trocá-la na parte da tarde. Depois de um breve descanso, decidi fazer o serviço. Nada demais, por sinal... a peça é muito simples de ser substituída.

O problema é quando a peça sofre uma alteração de projeto não-informada.

Exatamente isso. A peça mudou. Meu Guido foi produzido no início de 2012 e adquirido por mim em setembro. O código da peça não sofreu alteração (K68212035AA). Mas o soquete do carro e o encaixe da lâmpada foram alterados. Ao sacar a lâmpada para colocar a nova é que eu reparei: a peça que antes era retangular com encaixe interno agora é arredondada e a trava de encaixe é externa. Todo o resto permanece inalterado (design do case, posição do LED)...

Uma MEGA-PISADA DE BOLA da Fiat! Como é possível a peça sofrer uma alteração e a mesma não ter seu código alterado? Como ficam os carros produzidos em 2012 se a nova peça tem o mesmo código da antiga? E por quanto tempo mais terei de esperar e correr o risco de ser multado por dirigir à noite por causa de uma lâmpada "queimada"?

O Gênesis, atendente de peças, foi extremamente solícito. Inclusive tirou fotos de ambas as peças (a antiga retirada do meu carro e a nova) e disse que vai entrar em contato com a Fiat para explicar a situação e me dar uma resposta o mais breve possível. Bem, assim espero pois, se eu tomar uma multa por falta de luz de placa, vou tomar uma atitude contra o fabricante. O carro ainda está em garantia, não quero fazer nenhuma alteração ou adaptação neste período. Mas um mínimo de respeito e comunicação entre fábrica, fornecedores e setores de peças PRECISAM existir para que situações como essas não se repitam no futuro.

Para referência, cá estão as imagens que fiz hoje, após a compra da peça e do momento em que eu tentei fazer a troca.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ao menos o valor da peça foi extornado para minha conta. Vamos a mais um período de espera...

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por Convidado 6/2/2014, 19:21

Que merda, heim?
Pode ser que a peça tenha sido alterada em decorrência de grande numero de reclamações de queima dos leds, talvez pelo encaixe do novo led disponível ser diferente e não fabricarem mais o antigo algumas concessionárias informaram ser necessário a substituição de todo suporte ao invés de apenas a lâmpada.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 9/2/2014, 20:22

Tom500 escreveu:Que merda, heim?
Pode ser que a peça tenha sido alterada em decorrência de grande numero de reclamações de queima dos leds, talvez pelo encaixe do novo led disponível ser diferente e não fabricarem mais o antigo algumas concessionárias informaram ser necessário a substituição de todo suporte ao invés de apenas a lâmpada.
Concordo. Esse novo conector deve proteger melhor a lâmpada, evitando a queima antes do tempo.

O problema é que já existem centenas, senão milhares de carros que utilizam o plugue antigo, retangular. Como ficam esses casos no momento da troca? A Fiat poderia oferecer um plug adaptador que permitisse a conversão de um para outro... uma peça pequena, que ficaria escondida dentro da régua da placa traseira, permitindo o uso dessa nova lâmpada nos carros 2012.

Mas não... a peça muda, o código não muda, a dúvida se instala e a gente vai ficando sem peça de reposição. Muito ruim.

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por conchon 10/2/2014, 11:42

Estou com o mesmo problema.
A atendente da Fiat nem quis me passar o preço por telefone, porque sabia que eu ia endoidar... Disse que vai tentar uma extensão da garantia...
Agora é rezar...
conchon
conchon
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/04/2012

Idade : 43
Localização : Ituporanga/SC

Apelido do Carro : Zoiudinho_da_mamãe

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por aluisiosaboya 10/2/2014, 22:02

Aconteceu o mesmo comigo. Mas me fizeram a proposta de remover de um 500 zero e colocar no meu sem trocar o socket.

Aceitei! Mas 1 mês depois? Está intermitente, todo santo dia ao chegar em casa confiro a luz da placa, se estiver apagada tenho que dar uns tapas para voltar a funcionar.

Vou removê-la completamente em breve e conferir o estado dos contatos. Mas estou sentindo que vou ter que ir ao balcão maldito novamente solicitar um peça e uma inspeção elétrica.

E lá se vão mais R$70 com desconto do peixe.
aluisiosaboya
aluisiosaboya
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 53
Data de inscrição : 13/07/2013

Localização : Fortaleza

Apelido do Carro : Balotelli

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por conchon 11/2/2014, 08:31

Nossa.. mas daí é triste hein... Fiquei curioso e fui olhar ontem novamente... e de dia vi que a coisa é pior do que pensava. A lâmpada que tá queimada no meu tá com uma espécie de zinabre... dá pra ver que tem umas partes esverdeadas... (deve ter entrado água algumas vezes, mas já secou)... e a outra, que à noite eu achei que tava boa, ontem vi que tá cheia de água...
só não queimou ainda, mas é só questão de tempo....
conchon
conchon
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/04/2012

Idade : 43
Localização : Ituporanga/SC

Apelido do Carro : Zoiudinho_da_mamãe

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 14/2/2014, 10:05

Tom500 escreveu:Que merda, heim?
Pode ser que a peça tenha sido alterada em decorrência de grande numero de reclamações de queima dos leds, talvez pelo encaixe do novo led disponível ser diferente e não fabricarem mais o antigo algumas concessionárias informaram ser necessário a substituição de todo suporte ao invés de apenas a lâmpada.
Bem, é exatamente isso.

Acabo de receber uma ligação do atendente do setor de peças da minha autorizada de "confiança". Segundo informação dada pela Fiat, a mesma alterou o desenho do encaixe das lâmpadas, fazendo-se necessária a troca de todo o suporte traseiro. E, segundo ele, a peça está disponível para troca imediata...

... por R$ 581,00.

Eu agora não sei realmente o que fazer. O carro ainda está na garantia. Uma peça tão cara deveria estar coberta por ela. Eu acho inconcebível o cliente ter de pagar por um erro do fabricante, ainda mais quando o carro ainda está coberto pela garantia de fábrica. Se a Fiat não se responsabilizar por essa troca, vou partir pra solução caseira: compro a lâmpada de 81 reais e ataco a parte interna do encaixe com uma Dremel pra poder encaixá-la no plugue que já está lá, protegendo tudo com fita isolante auto-fusível.

Mas esse preço? Por causa de uma mísera lâmpada? Por culpa de um erro de projeto do fabricante? De jeito algum!

E podem contar: por causa disso, a Fiat acaba de perder um cliente no futuro. Se esse é o tipo de tratamento que irei receber enquanto proprietário da marca, prefiro adquirir outro automóvel.

Ah, e a lâmpada que ilumina o conjunto do ar-condicionado que está com mal-contato? Vou resolver em casa mesmo. Não boto mais esse carro dentro de uma autorizada PRA NADA, NEM MESMO REVISÃO! Não pago mais 200+ reais numa troca de óleo e filtros!

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por Convidado 14/2/2014, 10:52

Experimentou ligar no L'Unico para registrar uma reclamação exigindo a troca da peça na garantia com base nos argumentos citados? Seria interessante fazer isso, anotar o número do protocolo, caso a resposta seja negativa, procure o PROCON, eu todas as vezes que tive de aciona-lo sempre tive meus problemas resolvidos dentro do prazo legal e com base nos direitos do consumidor.
Lembrando que caso decida aciona-los no órgão, não deve fazer a adaptação pois aí eles podem alegar que você perdeu a garantia.
Sobre deixar de comprar um Fiat no futuro, sinto de informar, mas as concorrentes não terão atitudes muito diferentes caso o carro apresente problemas, sejamos realistas, como as leis de defesa do consumidor quase nunca são de fato cobradas nesse país, eles deitam e rolam no consumidor.
Eu não gosto da rede assistencial Fiat, mas não deixei de comprar o 500 por isso e penso em ter um 500C no futuro.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 14/2/2014, 13:25

Bem, Tom... eu entrei em contato com a Fiat (já tinha o protocolo a respeito da falta da lâmpada) nesta manhã e expliquei toda a situação nos mínimos detalhes para a atendente, em especial na questão do custo imposto ao cliente levando em consideração que a alteração de uma peça de 80 reais gera um aumento expressivo na reposição de algo que, convenhamos, foi alterado por um erro de projeto do próprio fabricante e num carro que ainda se encontra em garantia.

Portanto, nada mais justo que esse tipo de problema seja resolvido em garantia. Não se trata de uma mera lâmpada.

A atendente da Central Fiat irá repassar toda a situação e retornar o contato. Se a resposta for negativa, irei sim entrar com representação no PROCON buscando meus direitos. Veremos no que dá. Vou evitar fazer a tal adaptação que citei enquanto isso.

E no que tange aos "concorrentes": tive dois Fords, um Ka XR 1.6 e um Fiesta 1.6. Todos os problemas ocorridos nos dois carros tiveram solução rápida e barata, tanto dentro da rede Ford (que sempre me tratou muitíssimo bem, com rapidez e presteza) quanto depois da garantia, usando peças originais encontradas com facilidade em lojas de autopeças. Meu irmão teve um Palio HLX 1.8 completo de fábrica (incluindo airbags e ABS, interior em veludo e muito mais) que, com 6 meses de uso, começou a apresentar inúmeros problemas mecânicos que a Fiat simplesmente ignorou durante meses. Ele acabou vendendo tal carro (o "melhor" que ele teve até então) e comprou um Ford Focus 2007 usado... que ele usa até hoje sem nenhum problema apenas fazendo a manutenção preventiva.

Ou seja: experiências assim geram um "ranço", um preconceito com relação à marca. Meu irmão e meu pai disseram que eu havia enlouquecido ao comprar um Fiat. Eu nunca tive ranço contra a marca. Pelo contrário, o 500 é um projeto internacional, produzido fora de nosso país. Isso contou a favor na hora de escolhê-lo. Mas se o fabricante não tem condições de dar a assistência e o suporte adequado ao produto que vende nem tratar o seu público com o respeito que merece (ainda hoje, dentro de autorizadas, sou visto como "riquinho" por ter um 500 e a equipe de peças se refere ao carro como um "top de linha", o que é um absurdo), fica difícil me imaginar como cliente por mais tempo.

Já estava fazendo meu suadíssimo pé de meia para um 500 Abarth. Mas estou repensando essa decisão.

Lamento muito desvirtuar o tópico com tanta reclamação... precisava apenas ventilar um pouco essa frustração.

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por Davide 14/2/2014, 13:35

Fábio, torço para um desfecho positivo,

mas este ranço Fiat posso te assegurar que existe em todas as demais marcas, apenas varia estatisticamente, conforme a sorte ou azar com o qual somos premiados. Haja vasta caso de inúmeras Captivas que geraram processos de troca e dores de cabeça absurdas para os proprietários.

Infelizmente este problema na luz de placa acontece também nos 500 italianos, há um longo tópico no fórum Cinquecentisti que relata o sofrimento por problemas como o teu.

Bola pra frente, aperta os caras e resolve o problema sem ônus, NMHO o carro em si e no geral é muito bom e acima da média na faixa de preços dele,

abraços
Davide
Davide
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/12/2013

Localização : Sorocaba


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 14/2/2014, 14:33

Davide escreveu:Fábio, torço para um desfecho positivo,

mas este ranço Fiat posso te assegurar que existe em todas as demais marcas, apenas varia estatisticamente, conforme a sorte ou azar com o qual somos premiados. Haja vasta caso de inúmeras Captivas que geraram processos de troca e dores de cabeça absurdas para os proprietários.

Infelizmente este problema na luz de placa acontece também nos 500 italianos, há um longo tópico no fórum Cinquecentisti que relata o sofrimento por problemas como o teu.

Bola pra frente, aperta os caras e resolve o problema sem ônus, NMHO o carro em si e no geral é muito bom e acima da média na faixa de preços dele,

abraços
Muito agradecido pelas palavras, Davide. Não estou aqui criticando o carro que, no último 1 ano e 5 meses não me deu absolutamente nenhum problema sério. Nem mesmo a conhecida e recorrente reclamação de estalos na direção parece ter me afetado pois tal problema não se manifestou no veículo até hoje, com mais de 16000 quilômetros rodados.

Essa situação apenas nos tira o gosto pela marca. O veículo foi comprado justamente por se tratar de um projeto moderno e consagrado. Talvez a Fiat realmente não esteja preparada para lidar com uma linha de produtos importada (vide o fiasco chamado Alfa Romeo no Brasil).

Quanto à questão da lâmpada, gostaria que você explicasse melhor o problema que aparece na Itália, tendo em vista que no 500 mexicano/norte-americano, as lâmpadas de placa são LED enquanto no italiano, são lâmpadas torpedo comuns. Creio que os torpedos ficam muito mais expostos dentro do suporte da placa, dando margem à queima mais rápida. As lâmpadas LED usadas no mexicano ficam encapsuladas... tal tipo de lâmpada, portanto, deveria ter uma durabilidade MUITO maior.

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por Davide 14/2/2014, 14:41

Fábio, pelo que leio no fórum italiano, e pela grande variedade de modelos em fabricação há muito mais tempo, existem ambos os modelos, eles tem tanto o torpedo como o led e são recorrentes problemas em ambos, até porque a quantidade de 500 rodando lá é bem grande.

Te confesso que não me aprofundei tanto na leitura mas há muitas reclamações de pequenos defeitos também e o descaso das concessionárias de lá parece ser um problema universal.

Te desejo sorte, mas brigue mesmo pelos teus direitos, já tive problema com um Bravo fora de garantia e a Fiat me atendeu por saber que havia um problema oculto ali iniciado em período garantia mas só detectado depois,

abraços
Davide
Davide
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/12/2013

Localização : Sorocaba


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por conchon 17/2/2014, 11:43

Bom dia colegas. Tive resposta semelhante quanto ao problema com a queima dos leds da iluminação de Placa. Solicitei então o orçamento por escrito e estou apenas no aguardo deste documento para ingressar no Procon acionando a FIAT e a concessionária envolvida por prática de Crime previsto no código de Defesa do Consumidor, já que aqui nem mesmo me deram a opção de compra da lâmpada, mas apenas do conjunto completo por valor em torno de 600 reais.
Pretendo ir já hoje à tarde. O código de defesa do consumidor é claro quanto à venda casada.

"3. O QUE DIZ A LEI: A Venda Casada é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor - CDC (art. 39, I), constituindo inclusive crime contra as relações de consumo (art. 5º, II, da Lei n.º 8.137/90).
A Lei 8.137 / 90, artigo 5º, II, III tipificou essa prática como crime, com penas de detenção aos infratores que variam de 2 a 5 anos ou multa.
E a Lei 8.884 / 94, artigo 21º, XXIII, define a venda casada como infração de ordem econômica. A prática de venda casada configura-se sempre que alguém condicionar, subordinar ou sujeitar a venda de um bem ou utilização de um serviço à aquisição de outro bem ou ao uso de determinado serviço.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, a Lei 8078 / 90, artigo 39º, “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”.
E pela Resolução do Banco Central nº 2878/01 (alterada pela nº 2892/01), Artº 17, “é vedada a contratação de quaisquer operações condicionadas ou vinculadas à realização de outras operações ou à aquisição de outros bens e serviços”.
conchon
conchon
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/04/2012

Idade : 43
Localização : Ituporanga/SC

Apelido do Carro : Zoiudinho_da_mamãe

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por conchon 17/2/2014, 14:21

fporto_br escreveu:Bem, Tom... eu entrei em contato com a Fiat (já tinha o protocolo a respeito da falta da lâmpada) nesta manhã e expliquei toda a situação nos mínimos detalhes para a atendente, em especial na questão do custo imposto ao cliente levando em consideração que a alteração de uma peça de 80 reais gera um aumento expressivo na reposição de algo que, convenhamos, foi alterado por um erro de projeto do próprio fabricante e num carro que ainda se encontra em garantia.

Portanto, nada mais justo que esse tipo de problema seja resolvido em garantia. Não se trata de uma mera lâmpada.

A atendente da Central Fiat irá repassar toda a situação e retornar o contato. Se a resposta for negativa, irei sim entrar com representação no PROCON buscando meus direitos. Veremos no que dá. Vou evitar fazer a tal adaptação que citei enquanto isso.

E no que tange aos "concorrentes": tive dois Fords, um Ka XR 1.6 e um Fiesta 1.6. Todos os problemas ocorridos nos dois carros tiveram solução rápida e barata, tanto dentro da rede Ford (que sempre me tratou muitíssimo bem, com rapidez e presteza) quanto depois da garantia, usando peças originais encontradas com facilidade em lojas de autopeças. Meu irmão teve um Palio HLX 1.8 completo de fábrica (incluindo airbags e ABS, interior em veludo e muito mais) que, com 6 meses de uso, começou a apresentar inúmeros problemas mecânicos que a Fiat simplesmente ignorou durante meses. Ele acabou vendendo tal carro (o "melhor" que ele teve até então) e comprou um Ford Focus 2007 usado... que ele usa até hoje sem nenhum problema apenas fazendo a manutenção preventiva.

Ou seja: experiências assim geram um "ranço", um preconceito com relação à marca. Meu irmão e meu pai disseram que eu havia enlouquecido ao comprar um Fiat. Eu nunca tive ranço contra a marca. Pelo contrário, o 500 é um projeto internacional, produzido fora de nosso país. Isso contou a favor na hora de escolhê-lo. Mas se o fabricante não tem condições de dar a assistência e o suporte adequado ao produto que vende nem tratar o seu público com o respeito que merece (ainda hoje, dentro de autorizadas, sou visto como "riquinho" por ter um 500 e a equipe de peças se refere ao carro como um "top de linha", o que é um absurdo), fica difícil me imaginar como cliente por mais tempo.

Já estava fazendo meu suadíssimo pé de meia para um 500 Abarth. Mas estou repensando essa decisão.

Lamento muito desvirtuar o tópico com tanta reclamação... precisava apenas ventilar um pouco essa frustração.

Somos 2 na mesmíssima... eu também já estava me preparando pra chegada do Abarth, e esses probleminhas (problemões) me deixam com os 2 pés atrás... estou tendendo para o fusca tsi.
alguma novidade no seu caso? no meu a novidade é que me passaram o orçamento por escrito, e vou no procon.
conchon
conchon
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/04/2012

Idade : 43
Localização : Ituporanga/SC

Apelido do Carro : Zoiudinho_da_mamãe

Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 17/2/2014, 18:46

conchon escreveu:Somos 2 na mesmíssima... eu também já estava me preparando pra chegada do Abarth, e esses probleminhas (problemões) me deixam com os 2 pés atrás... estou tendendo para o fusca tsi.
alguma novidade no seu caso? no meu a novidade é que me passaram o orçamento por escrito, e vou no procon.
Caro conchon, desde a meu último contato com a Central Fiat na última sexta-feira, não obtive contato direto do fabricante.

Mas, para compensar, no início da tarde de hoje, enquanto eu estava dirigindo (obrigado Blue&Me), recebi contato de uma representante da Roma Fiat, a rede de concessionárias onde adquiri meu carro. Segundo essa representante (chamada Ludmilla), a fábrica não vai honrar a troca do suporte de placa em garantia, pois o problema é da lâmpada e, como a mesma teve o design alterado (mentira - apenas o encaixe do soquete foi mudado), será necessário trocar todo o conjunto. E, como lâmpadas tem garantia de apenas 90 dias (como manda a lei... aham, sei - todos apregoam o quando LEDs tem maior resistência e durabilidade e me vem com essa estória), sou obrigado a trocar o conjunto por conta própria.

Taí algo que não consigo entender... muitos (senão a esmagadora maioria) dos usuários do 500 Clube tiveram de trocar a coluna de direção dos seus carros, pois as mesmas começavam a estalar (e a Fiat faz questão de dizer que tal estalo não afeta a dirigibilidade nem a segurança do veículo). Mas ainda assim, troca as colunas e vários já voltaram a apresentar esse problema. Mas a Fiat faz sua parte e troca esse componente que, convenhamos, deve ser MUITO mais caro que esse suporte de placa por reconhecer que, nele, há um vício oculto. É realizado o "recall branco" e fica tudo acertado.

Mas com o suporte, dá pra perceber claramente que a alteração no encaixe da lâmpada é uma alteração devido a um erro de projeto após detectado o problema de entrada de umidade causando dano na mesma. A Fiat SABE que se trata de um vício oculto mas, como se trata de uma peça de acabamento e, claro, todo proprietário de Fiat 500 é "riquinho", obviamente não vai reclamar em gastar uma fortuna em algo que deveria ser tão trivial: uma peça de plástico moldada com um cromado falso e 2 LEDS ridículos (que no computador do setor de peças da Fiat custa R$ 24,00 cada (sim, o preço de cada LED para a concessionária é de vinte e quatro reais - qualquer valor acima disso é o quanto a autorizada lucra na venda da peça).

So não vou entrar ainda no PROCON pois vou aguardar contato da Bruna, atendente da Central Fiat. Se ela também der resposta negativa quanto a essa questão, aí sim vou me armar. O advogado já está de sobreaviso.

Uma pena eu não ter condições de fazer como você e passar para algo superior na troca deste carro... 48k é oficialmente o meu limite para adquirir um carro novo (com o 500 como parte no pagamento). Nem sei o que comprarei para substituí-lo.

Mas com certeza, não será outro Fiat.

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por DecomedRJ 17/2/2014, 19:24

fporto_br escreveu:
conchon escreveu:Somos 2 na mesmíssima... eu também já estava me preparando pra chegada do Abarth, e esses probleminhas (problemões) me deixam com os 2 pés atrás... estou tendendo para o fusca tsi.
alguma novidade no seu caso? no meu a novidade é que me passaram o orçamento por escrito, e vou no procon.
Caro conchon, desde a meu último contato com a Central Fiat na última sexta-feira, não obtive contato direto do fabricante.

Mas, para compensar, no início da tarde de hoje, enquanto eu estava dirigindo (obrigado Blue&Me), recebi contato de uma representante da Roma Fiat, a rede de concessionárias onde adquiri meu carro. Segundo essa representante (chamada Ludmilla), a fábrica não vai honrar a troca do suporte de placa em garantia, pois o problema é da lâmpada e, como a mesma teve o design alterado (mentira - apenas o encaixe do soquete foi mudado), será necessário trocar todo o conjunto. E, como lâmpadas tem garantia de apenas 90 dias (como manda a lei... aham, sei - todos apregoam o quando LEDs tem maior resistência e durabilidade e me vem com essa estória), sou obrigado a trocar o conjunto por conta própria.

Taí algo que não consigo entender... muitos (senão a esmagadora maioria) dos usuários do 500 Clube tiveram de trocar a coluna de direção dos seus carros, pois as mesmas começavam a estalar (e a Fiat faz questão de dizer que tal estalo não afeta a dirigibilidade nem a segurança do veículo). Mas ainda assim, troca as colunas e vários já voltaram a apresentar esse problema. Mas a Fiat faz sua parte e troca esse componente que, convenhamos, deve ser MUITO mais caro que esse suporte de placa por reconhecer que, nele, há um vício oculto. É realizado o "recall branco" e fica tudo acertado.

Mas com o suporte, dá pra perceber claramente que a alteração no encaixe da lâmpada é uma alteração devido a um erro de projeto após detectado o problema de entrada de umidade causando dano na mesma. A Fiat SABE que se trata de um vício oculto mas, como se trata de uma peça de acabamento e, claro, todo proprietário de Fiat 500 é "riquinho", obviamente não vai reclamar em gastar uma fortuna em algo que deveria ser tão trivial: uma peça de plástico moldada com um cromado falso e 2 LEDS ridículos (que no computador do setor de peças da Fiat custa R$ 24,00 cada (sim, o preço de cada LED para a concessionária é de vinte e quatro reais - qualquer valor acima disso é o quanto a autorizada lucra na venda da peça).

So não vou entrar ainda no PROCON pois vou aguardar contato da Bruna, atendente da Central Fiat. Se ela também der resposta negativa quanto a essa questão, aí sim vou me armar. O advogado já está de sobreaviso.

Uma pena eu não ter condições de fazer como você e passar para algo superior na troca deste carro... 48k é oficialmente o meu limite para adquirir um carro novo (com o 500 como parte no pagamento). Nem sei o que comprarei para substituí-lo.

Mas com certeza, não será outro Fiat.

Cara essas situações são bem complicadas realmente. A fábrica joga pra CSS e a CSS devolve pra fábrica e o consumidor fica que nem otário na história. Cobrarem o valor absurdo pra uma lampada é foda realmente, vi alguns comentários falando em torno de 200 ou 400 reais sei la...um valor bem exorbitante. Cara o meu trocou 2 vezes a coluna de direção na garantia. Questionei na CSS o porquê disso se sabiam a razão e óbvio que falaram que a fábrica não justificava nada, só falava que era pra trocar a peça. No entanto, quando indaguei o que eu deveria fazer se acabasse a garantia e eu tivesse que trocar a peça o cara realmente não soube o que dizer. Cara gosto muito do 500, mas esses detalhes ("falhas") já me fazem a pensar de no próximo carro não ser outro 500 e atualmente sem ser o 500, na Fiat não tem nada que me encha os olhos.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por fporto_br 17/2/2014, 20:03

DecomedRJ escreveu:Cara essas situações são bem complicadas realmente. A fábrica joga pra CSS e a CSS devolve pra fábrica e o consumidor fica que nem otário na história. Cobrarem o valor absurdo pra uma lampada é foda realmente, vi alguns comentários falando em torno de 200 ou 400 reais sei la...um valor bem exorbitante. Cara o meu trocou 2 vezes a coluna de direção na garantia. Questionei na CSS o porquê disso se sabiam a razão e óbvio que falaram que a fábrica não justificava nada, só falava que era pra trocar a peça. No entanto, quando indaguei o que eu deveria fazer se acabasse a garantia e eu tivesse que trocar a peça o cara realmente não soube o que dizer. Cara gosto muito do 500, mas esses detalhes ("falhas") já me fazem a pensar de no próximo carro não ser outro 500 e atualmente sem ser o 500, na Fiat não tem nada que me encha os olhos.
Caro Deco,

pelo que pude perceber ao ler esse tópico mais atentamente, a Fiat já vem efetuando a troca de todo o suporte de placa ao invés da lâmpada queimada a bastante tempo. Essa tomada de decisão já vinha ocorrendo antes mesmo da lâmpada sofrer a alteração de design do encaixe, indicando que a própria Fiat já sabia do problema antes mesmo dessa alteração e vinha simplesmente enganando os proprietários do carro, já mudando todo o conjunto do suporte e os LEDs. Certamente, essa alteração ainda chegou tarde, mas muita gente (que talvez não conheça este clube e fórum) talvez tenha gasto seus 400, 500 reais imaginando que se tratava apenas do valor de uma lâmpada, quando o conjunto do suporte foi trocado por completo. Pura má-fé do fabricante e das autorizadas que se aproveitaram durante muito tempo da ignorância dos donos de 500.

Mas agora estou realmente intrigado com uma postagem feita pelo forista Vitor Wagner, que reproduzo aqui:

Vitor Wagner escreveu:Alguém mais conseguiu essa troca em garantia? Estou brigando há 30 dias com a CSS e eles insistem que a garantia é de apenas três meses e já terminou. Começaram me pedindo 634 reais e depois ofereceram um desconto, empurrando a troca por 412 reais. NÃO FIZ.
Tenho como pedir uma avaliação da FIAT?!

Nos EUA e Canadá essa troca virou um "recall branco". Eles trocam mesmo fora da garantia porque MUITA gente está com o mesmo problema...

"Recall branco" nos EUA e Canadá? Gostaria muito de obter informação sólida sobre isso. Certamente pode ser usada num processo contra a Fiat e beneficiar todos os companheiros de clube e fórum futuramente. Com essa informação confirmada, seria fácil dobrar a Fiat e abrir precedente para que colegas do fórum possam também exigir a troca do suporte de placa sem ônus. Afinal, se o produto é idêntico ao vendido no mercado norte-americano, a Fiat do Brasil não pode se negar a efetuar a mesma alteração aqui: o carro de lá e o carro daqui saem da exata mesma fábrica!

fporto_br
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 43
Data de inscrição : 07/09/2012

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

Luz da Placa Queimada - Página 3 Empty Re: Luz da Placa Queimada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos