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Dualogic x Dualogic Plus

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Mensagem por Felipe 3/4/2013, 01:17

Vou relatar minhas experiências e algumas comparações entre o Dualogic (Linea 2010) e o Dualogic Plus (Linea 2013).

Eu tenho um Linea 2010 (que minha esposa acabou herdando) e desde o dia 28/03 estou com um Linea 2013 em razão do meu 500 estar na revisão + outros probleminhas.

Vou tentar ser objetivo.

O Dualogic Plus realmente é mais suave, mas tenho ressalvas. Talvez suave demais, as arrancadas são lentas (comparando com o meu Linea 2010). O auto creeping realmente ajuda muito nas manobras, mas atrapalha numa rampa, o carro desce DEMAIS até a embreagem resolver acoplar, achei isso bem perigoso.

Outro item, no modo Sport ativado as trocas de marcha são menos abruptas em comparação ao Linea 2010 e dificilmente você vai conseguir queimar um pouco de borracha, pois o sistema está sempre "suave" demais.

No trânsito "normal" essa suavidade toda acaba compensando a falta de "tempero" no câmbio.

Gostei do Dualogic Plus, acredito que teve uma excelente melhora em relação a primeira geração dos automatizados, mas ainda precisa de alguns refinamentos.

Quem já testou, por favor, opine!!!

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Mensagem por rancid 3/4/2013, 11:39

Bacana, o creeping ajuda muito, mas esse é o máximo que os cambios de uma embreagem podem chegar, agora é dupla embreagem.
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Mensagem por Rafa(el) 6/4/2013, 16:43

Tenho curiosidade em dirigir um dual plus, mas o Linea que me emprestaram foi um 2011, portanto não era o dual plus.

Porém, depois de ficar com o Linea e por não ter Hill Start, senti a falta para arrancar em subidas. Entao eu fiquei pensando: Acho que a Fiat poderia colocar hill start em todos automatizados e assim, possuir um sensor de inclinação. Aí, por que não usar esse mesmo sensor para ajustar o câmbio? Exemplos:
- esticar as marchas nas subidas, fazendo inclusive reduções e trocas mais rápidas;
- manter baixa rotação no plano;
- reduzir uma ou duas marchas em descidas sem acelerações.

Noto que o cambio usa apenas informações de pressão no acelerador e freio, limitando muito o seu ajuste.

O que acham?
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Mensagem por Zolet 6/4/2013, 18:44

Rafa(el) escreveu:Tenho curiosidade em dirigir um dual plus, mas o Linea que me emprestaram foi um 2011, portanto não era o dual plus.

Porém, depois de ficar com o Linea e por não ter Hill Start, senti a falta para arrancar em subidas. Entao eu fiquei pensando: Acho que a Fiat poderia colocar hill start em todos automatizados e assim, possuir um sensor de inclinação. Aí, por que não usar esse mesmo sensor para ajustar o câmbio? Exemplos:
- esticar as marchas nas subidas, fazendo inclusive reduções e trocas mais rápidas;
- manter baixa rotação no plano;
- reduzir uma ou duas marchas em descidas sem acelerações.

Noto que o cambio usa apenas informações de pressão no acelerador e freio, limitando muito o seu ajuste.

O que acham?

Rafael,

O Hill Holder (Hill Start é do concorrente! ahaha) vem no pacote do ESP. Ou seja, a chance de se ter um carro sem ESP e com Hill Holder é bem pequena.

Só a titulo de curiosidade, o sistema ESP é composto de :

ABS - Não deixa a roda travar em frenagens
EBD - regula a pressão de frenagens entre rodas dianteiras e traseiras
ASR - controle de traçao, se a roda de um lado deslizar (aquaplanar por ex) ele freia ela. Se as duas deslizarem, corta o torque do motor.
HHD - Hill Holder
HBA - em um frenagem de panico, ele faz um "pré-pressão" no sistema pois o motorista pode nao freiar tudo que o carro aguenta...

aqui tem mais specs... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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Mensagem por Felipe 6/4/2013, 22:25

Depois que nos acostumamos com o Hill Holder fica tudo mais difícil em rampas!

Mas concordo que uma variável de inclinação seria bem útil ao software do Dualogic, mesmo sem o ESP (e toda essa sopa de letrinhas que o Zolet mostrou, aliás muito interessante).

O Linea que a locadora me passou é um Linea Essence Dualogic 2013, o único item opcional é a pintura metálica!!! Tem pouco mais de 5000km rodados. Até recomendo a vocês, que estiverem em Curitiba, que quando o L'Unico oferecer um carro, prefiram a CORAL rent a car. O atendimento é bem mais pessoal do que numa Localiza.
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Mensagem por Wagner Bastos 14/4/2013, 14:48

dual da fiat muito ruim se comparado a um cambio automático de verdade.

Meus últimos 3 carros foram automáticos, sendo que os dois últimos (na verdade um é atual) com cambio CVT onde não há troca de marchas.

Eu optei pelo cambio manual exatamente por causa disso, você sente sim as trocas e elas não acompanham de verdade a necessidade do carro. o tempo de engate das marchas faz você perder muito principalmente se estiver muito acostumado a bons câmbios automáticos.

No fim estou é me divertindo muito de volta ao cambio manual, dirigir de verdade mesmo é com embreagem e passando marchas. rsss

Testei tb o cambio do sport, mas não pude testar de verdade, gostei do cambio automático da fiat, mas ainda é ultrapassado se comparado ao desempenho do CVT.

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Mensagem por Breno 14/4/2013, 16:12

Cara, andei em um Dualogic e não achei horrível como muita gente fala... Eu compraria um.

Minha impressão é que é o câmbio perfeito para estrada e razoável na cidade.

Mas por enquanto não penso em trocar meu manual por um Dualogic. O câmbio manual do 500 não é um primor de maciez, mas é bom e preciso.
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Mensagem por Rafa(el) 14/4/2013, 16:25

Zolet escreveu:Rafael,

O Hill Holder (Hill Start é do concorrente! ahaha) vem no pacote do ESP. Ou seja, a chance de se ter um carro sem ESP e com Hill Holder é bem pequena.

Opa, confundi... hehehe

Se o hill holder faz parte de um pacote fechado, acredito que um sensor de inclinação da carroceria em conjunto com o cambio seria bem interessante, como o felipe disse.
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Mensagem por Convidado 18/4/2013, 22:45

O meu é Dualogic e o cambio é muito bom, superou em 100% minhas espectativas; o problema é que muitas pessoas que não sabem utilizar o carro com esse cambio de forma correta, esquecendo que ele tem um cambio automatizado e não automático com conversor de torque, com o Dualogic você precisa dirigir sossegado, sem pressa até o carro ganhar velocidade, pisando gradativamente no acelerador, se fizer assim o carro não da tranco algum, problema é que muitos motoristas afoitos sentam a bota no carro, pisando de forma brusca no acelerador pro carro ganhar velocidade rápido, isso faz com que o cambio ou demore demais pra passar as marchas ou reduz drasticamente as marchas pra ganhar velocidade como esta sendo determinado, como não há conversor de torque no Dualogic se sente de forma clara a redução de marchas que caracteriza no famoso "tranco", se você em um carro manual a 100km/h em quinta marcha, reduzi-lo a terceira ou quarta marcha com certeza sentirá o mesmo tranco.

Considerações:

Até câmbios automáticos muitas vezes dão trancos nas mudanças de marchas, nota-se no Brasil um certo tipo de preconceito com carros automatizados por ser uma tecnologia nova, eu mesmo tinha um pouco antes de comprar o meu 500, mas ela foi embora depois que aprendi a usar o cambio.
- Lembrando que com o Dualogic você também pode mudar as marchas de forma manual a qualquer momento se julgar necessário para o ganho de velocidade ou até mesmo dirigir o tempo todo de forma manual.

Ja dirigi um Punto 2012 com cambio Dualogic Plus e não notei muita diferença com relação a "suavidade" comparado ao Dualogic do 500, apenas achei bem mais lento, mas acho que isso se da por conta do peso extra do carro.

Fit com cambio CVT é lento pra caramba nas retomadas de velocidade, igual ao Sentra, aqui em casa já tivemos ambos e a manutenção do CVT é tão ou mais cara que a de um automatizado.


Última edição por LourenzonTom em 18/4/2013, 23:11, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Rafa(el) 18/4/2013, 23:07

LourenzonTom escreveu:O meu é Dualogic e o cambio é muito bom, superou em 100% minhas espectativas; o problema é que muitas pessoas que não sabem utilizar o carro com esse cambio de forma correta, esquecendo que ele tem um cambio automatizado e não automático com conversor de torque, com o Dualogic você precisa dirigir sossegado, sem pressa até o carro ganhar velocidade, pisando gradativamente no acelerador, se fizer assim o carro não da tranco algum, problema é que muitos motoristas afoitos sentam a bota no carro, pisando de forma brusca no acelerador pro carro ganhar velocidade rápido, isso faz com que o cambio ou demore demais pra passar as marchas ou reduz drasticamente as marchas pra ganhar velocidade como esta sendo determinado, como não há conversor de torque no Dualogic se sente de forma clara a redução de marchas que caracteriza no famoso "tranco", se você em um carro manual a 100km/h em quinta marcha, reduzi-lo a terceira ou quarta marcha com certeza sentirá o mesmo tranco.
Até câmbios automáticos muitas vezes dão trancos nas mudanças de marchas, nota-se no Brasil um certo tipo de preconceito com carros automatizados por ser uma tecnologia nova, eu mesmo tinha um pouco antes de comprar o meu 500, mas ela foi embora depois que aprendi a usar o cambio.
Lembrando que com o Dualogic você também pode mudar as marchas de forma manual a qualquer momento se julgar necessário para o ganho de velocidade ou até mesmo dirigir o tempo todo de forma manual.
Ja dirigi um Punto Dualogic Plus e não notei muita diferença com relação ao Dualogic do 500, apenas achei bem mais lento, mas acho que isso se da por conta do peso extra do carro.
Fit com cambio CVT é lento pra caramba, igual ao Sentra, CVT de bom rendimento é o dos Audi A4 antigos, esses sim.

Concordo plenamente. Acredito que, com poucos ajustes, o Dualogic ficaria perfeito para mim.
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Mensagem por Convidado 18/4/2013, 23:16

Eu adicionei umas considerações no post acima e com relação ao CVT utilizado nos Audi, nesses carros sim o cambio CVT tem ótimas retomadas de velocidade pois possuem motor de boa potência.

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Mensagem por daniela.gonzaga 19/9/2013, 17:05

Enfim, vai comprar um Audi com câmbio CVT! Tem que ter mesmo ótimas retomadas e ótimas considerações em tudo tendo em vista o valor do bicho né?
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