Protetor do carter
+7
Leopoldo
Fabio Askan
ricogb
Zolet
DecomedRJ
GusLott
claudia fajersztajn
11 participantes
Página 1 de 1
Protetor do carter
Boa tarde, sou nova no grupo...vamos ver se podem me ajudar. Peguei meu 500 na sexta-feira e já na garagem de casa (que é uma rampa) o carro bateu no fundo, e amassou o protetor do carter. Coloquei este na concessionaria. Voltei lá e trocaram para mim. Perguntei se não tinha outro mais colado a carroceria e me disseram que para o Fiat 500 o modelo foi o adequado. Saí da css e no degrau da saída raspou de novo! Acho que não dirijo tão mal assim...É necessário mesmo colocar o protetor? Será que existe outro modelo de protetor mais adequado? Agradeço a ajuda.
claudia fajersztajn- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/08/2013
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro
Apelido do Carro : pulguinha
Re: Protetor do carter
Claudia, posso estar falando besteira mas pelo projeto do carro ele nao usa protetor de carter. Acho que esse seria o problema. Todo protetor que voce colocar seria uma adaptação e por isso ficaria baixo. Esse carro foi projetado para quando houver uma colisão de frente o motor cair. O que nao aconteceria caso houvesse um protetor de cárter.
GusLott- Consigliere
- Mensagens : 218
Data de inscrição : 20/11/2012
Idade : 47
Localização : Rio de Janeiro
Re: Protetor do carter
O meu saiu com protetor de carter da CSS, mas outro dia qd levantei o carro no elevador notei q ele não é de metal como os outros, mas de um plastico grosso. O de vcs tb é assim?
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
dúvida para a fabricante
Olá ! Enviei um email para a Fiat questionando a necessidade de instalar um protetor do carter de metal e também encaminhei para a revista Quatro Rodas. Vamos ver se eles respondem.DecomedRJ escreveu:O meu saiu com protetor de carter da CSS, mas outro dia qd levantei o carro no elevador notei q ele não é de metal como os outros, mas de um plastico grosso. O de vcs tb é assim?
claudia fajersztajn- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/08/2013
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro
Apelido do Carro : pulguinha
Re: Protetor do carter
Todos são assim, mas essa peça tem função aerodinâmica e acústica.Não é um protetor de cárter.DecomedRJ escreveu:O meu saiu com protetor de carter da CSS, mas outro dia qd levantei o carro no elevador notei q ele não é de metal como os outros, mas de um plastico grosso. O de vcs tb é assim?
Totalmente não recomendado colocar o protetor de cárter da CCS, pois se for uma peça de aço só vai aumentar o peso do carro e piorar a segurança. Como nosso amigo falou, o motor em um batida deve "cair".
Ai nos compramos um carro com duzentas mil estrelas em crash test e vamos lá, com nosso jeitinho brasileiro, fazer gambiarra que o consultor da CCS jura que vai fica ótimo mas só ta fu@#%#dendo com o trabalho que a engenharia de segurança fez.
Serio, protetor de carter é coisa do tempo do "epa".
Hoje em dia só teria necessidade em carros que vão pra fora de estrada, e olhe lá.
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Protetor do carter
Será que o decomed tá se referindo ao bigodinho mesmo?Zolet escreveu:Todos são assim, mas essa peça tem função aerodinâmica e acústica.Não é um protetor de cárter.DecomedRJ escreveu:O meu saiu com protetor de carter da CSS, mas outro dia qd levantei o carro no elevador notei q ele não é de metal como os outros, mas de um plastico grosso. O de vcs tb é assim?
Totalmente não recomendado colocar o protetor de cárter da CCS, pois se for uma peça de aço só vai aumentar o peso do carro e piorar a segurança. Como nosso amigo falou, o motor em um batida deve "cair".
Ai nos compramos um carro com duzentas mil estrelas em crash test e vamos lá, com nosso jeitinho brasileiro, fazer gambiarra que o consultor da CCS jura que vai fica ótimo mas só ta fu@#%#dendo com o trabalho que a engenharia de segurança fez.
Serio, protetor de carter é coisa do tempo do "epa".
Hoje em dia só teria necessidade em carros que vão pra fora de estrada, e olhe lá.
Pelo que ouvi, os 500 saem com um protetor de plástico (deixando o bigodinho de lado). Mas me deram um de ferro na concessionária.. De fato, lá na empresa temos um uno com 125k rodados e aparentemente nenhum problema causado por impactos embaixo do motor. E olha que é cada cavalo que dirige o carro
Me faz refletir mesmo se essa peça é necessária...
ricogb- Don
- Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 32
Localização : São Bernardo / SP
Re: Protetor do carter
ricogbricogb escreveu:Será que o decomed tá se referindo ao bigodinho mesmo?Zolet escreveu:Todos são assim, mas essa peça tem função aerodinâmica e acústica.Não é um protetor de cárter.DecomedRJ escreveu:O meu saiu com protetor de carter da CSS, mas outro dia qd levantei o carro no elevador notei q ele não é de metal como os outros, mas de um plastico grosso. O de vcs tb é assim?
Totalmente não recomendado colocar o protetor de cárter da CCS, pois se for uma peça de aço só vai aumentar o peso do carro e piorar a segurança. Como nosso amigo falou, o motor em um batida deve "cair".
Ai nos compramos um carro com duzentas mil estrelas em crash test e vamos lá, com nosso jeitinho brasileiro, fazer gambiarra que o consultor da CCS jura que vai fica ótimo mas só ta fu@#%#dendo com o trabalho que a engenharia de segurança fez.
Serio, protetor de carter é coisa do tempo do "epa".
Hoje em dia só teria necessidade em carros que vão pra fora de estrada, e olhe lá.
Pelo que ouvi, os 500 saem com um protetor de plástico (deixando o bigodinho de lado). Mas me deram um de ferro na concessionária.. De fato, lá na empresa temos um uno com 125k rodados e aparentemente nenhum problema causado por impactos embaixo do motor. E olha que é cada cavalo que dirige o carro
Me faz refletir mesmo se essa peça é necessária...
Sinto lhe informar (nada pessoal), mas em relação a ter tirado a peça plastica (aerodinâmica) e ter colocada a de aço ("protetor"):
Malefícios:
1. A aerodinâmica piorou
2. O peso do veículo aumentou
3. A segurança em caso de batidas diminuiu
1+2 = aumento de consumo.
3 = nem quero saber a diferença em caso de uma batida!
Benefícios:
1. nenhum
Zolet- Consigliere
- Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012
Idade : 40
Localização : Belo Horizonte
Apelido do Carro : Don Zoletone
Re: Protetor do carter
Bom dia Galera,
As coberturas, (Defletores inferior dos Fiat 500) São feitos em plastico rigido, consultei o catalogo de peças da fiat, e não consta nenhuma proteção metalica.
Esse protetor que você colocou, não me parece ser original do carro, pois os mesmos tem PARTNUMBER's
e caracteristicas como Logomarca FIAT / LANCIA / ALFA ROMEO.
Mexicano: (O Mesmo anteparo para todos)
Cult 1.4 8v MT/DUAL: K68073805AB
SPORT Air 1.4 16v MT/AT: K68073805AB
Loung Air 1.4 16v AT: K68073805AB
Capriolet Air AT: K68073805AB
Polones: (Mesmo anteparo para todos)
SPORT 1.4 16v AT/DUAL: 51802070
Loung 1.4 16v AT/DUAL: 51802070
No caso de batidas frontais, se não forem os originais, podem acabar comprometendo o desempenho da absorção da energia do impacto de outros componentes. hoje se tem anteparos de plastico como também os de aço.... nos carros em que são de aço, costumasse ter o ponto de quebra na parafusação, os de plastico tem fratura fragil por não suportar a carga do motor, colocar um de aço aonde deveria estar um de plastico, não é uma boa ideia.
As coberturas, (Defletores inferior dos Fiat 500) São feitos em plastico rigido, consultei o catalogo de peças da fiat, e não consta nenhuma proteção metalica.
Esse protetor que você colocou, não me parece ser original do carro, pois os mesmos tem PARTNUMBER's
e caracteristicas como Logomarca FIAT / LANCIA / ALFA ROMEO.
Mexicano: (O Mesmo anteparo para todos)
Cult 1.4 8v MT/DUAL: K68073805AB
SPORT Air 1.4 16v MT/AT: K68073805AB
Loung Air 1.4 16v AT: K68073805AB
Capriolet Air AT: K68073805AB
Polones: (Mesmo anteparo para todos)
SPORT 1.4 16v AT/DUAL: 51802070
Loung 1.4 16v AT/DUAL: 51802070
No caso de batidas frontais, se não forem os originais, podem acabar comprometendo o desempenho da absorção da energia do impacto de outros componentes. hoje se tem anteparos de plastico como também os de aço.... nos carros em que são de aço, costumasse ter o ponto de quebra na parafusação, os de plastico tem fratura fragil por não suportar a carga do motor, colocar um de aço aonde deveria estar um de plastico, não é uma boa ideia.
Fabio Askan- Don
- Mensagens : 540
Data de inscrição : 25/12/2011
Idade : 35
Localização : Jundiaí - São Paulo
Apelido do Carro : Mosquinha Branca
Re: Protetor do carter
Poxa pessoal bom saber, pois essa informação não foi me passada na CSS quando comprei o carro. Eu acho que nem eles tem conhecimento que o motor cai. Se não me engano os carros da Ford usam tem um tempo essa tecnologia já. Digo isso, pois quando foram entregar o carro a mulher tipo abriu o capô e mandou olhar la embaixo mostrando que tava com protetor de carter, dando a entender que fosse pra proteção, mas pelo o que falaram realmente não acho que vale a pena tirar esse e botar uma de metal. Sou sempre à favor da originalidade do carro. Vlw pela dica.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Protetor do carter
Tem como vc postar uma foto da peça??DecomedRJ escreveu:Poxa pessoal bom saber, pois essa informação não foi me passada na CSS quando comprei o carro. Eu acho que nem eles tem conhecimento que o motor cai. Se não me engano os carros da Ford usam tem um tempo essa tecnologia já. Digo isso, pois quando foram entregar o carro a mulher tipo abriu o capô e mandou olhar la embaixo mostrando que tava com protetor de carter, dando a entender que fosse pra proteção, mas pelo o que falaram realmente não acho que vale a pena tirar esse e botar uma de metal. Sou sempre à favor da originalidade do carro. Vlw pela dica.
Fabio Askan- Don
- Mensagens : 540
Data de inscrição : 25/12/2011
Idade : 35
Localização : Jundiaí - São Paulo
Apelido do Carro : Mosquinha Branca
Re: Protetor do carter
Putz cara só da pra ver bem com o carro no elevador pra ver embaixo bem. Quando tiver oportunidade de botar no elevador aproveito e tiro e posto aqui.Fabio Askan escreveu:Tem como vc postar uma foto da peça??DecomedRJ escreveu:Poxa pessoal bom saber, pois essa informação não foi me passada na CSS quando comprei o carro. Eu acho que nem eles tem conhecimento que o motor cai. Se não me engano os carros da Ford usam tem um tempo essa tecnologia já. Digo isso, pois quando foram entregar o carro a mulher tipo abriu o capô e mandou olhar la embaixo mostrando que tava com protetor de carter, dando a entender que fosse pra proteção, mas pelo o que falaram realmente não acho que vale a pena tirar esse e botar uma de metal. Sou sempre à favor da originalidade do carro. Vlw pela dica.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Protetor do carter
Puxa zolet, agora não tem mais volta, só comprando um novo.. Nem quero saber quanto custa um de plástico. Deixo o de ferro lá mesmo então?
ricogb- Don
- Mensagens : 735
Data de inscrição : 01/09/2012
Idade : 32
Localização : São Bernardo / SP
ainda o protetor do carter
Bom dia pessoal ! A Fiat fábrica me telefonou dizendo que vai resolver o meu problema. Disse que é importante a colocação do protetor do carter. Um tempo depois, a css onde comprei o carro me telefonou e disse que a fábrica está enviando um novo protetor para substituir o que está no meu carro (de metal instalado pela css). Deve ser por volta de 4 de setembro. Vou aguardar e depois escrevo o que aconteceu. Será que é o produto original certificado pela fabricante? Vamos ver.....ricogb escreveu:Puxa zolet, agora não tem mais volta, só comprando um novo.. Nem quero saber quanto custa um de plástico. Deixo o de ferro lá mesmo então?
claudia fajersztajn- Não-iniciado
- Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/08/2013
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro
Apelido do Carro : pulguinha
Re: Protetor do carter
Pegue os números da peça que você receber e compare com aqueles discriminados pelo Fábio alguns posts acima antes de instalar. Só assim pra saber se é o modelo correto, pq depender da informação vir da css é roubada.claudia fajersztajn escreveu:Bom dia pessoal ! A Fiat fábrica me telefonou dizendo que vai resolver o meu problema. Disse que é importante a colocação do protetor do carter. Um tempo depois, a css onde comprei o carro me telefonou e disse que a fábrica está enviando um novo protetor para substituir o que está no meu carro (de metal instalado pela css). Deve ser por volta de 4 de setembro. Vou aguardar e depois escrevo o que aconteceu. Será que é o produto original certificado pela fabricante? Vamos ver.....ricogb escreveu:Puxa zolet, agora não tem mais volta, só comprando um novo.. Nem quero saber quanto custa um de plástico. Deixo o de ferro lá mesmo então?
abs
Re: Protetor do carter
Quando comprei o segundo 500, o Cult, o vendedor cismou que ia me dar de brinde um protetor, eu disse: NÃO INSTALA ! Ele nem me escutou e tacou o bagulho de ferro lá. Resultado: primeiro quebra-molas e raspouuuuuuuuuuuuu e isso com o carro original. Quando levei pra colocar as molas H&R 3 dias depois mandei arrancar pois senão não iria nem sair do lugar.
O carro já tem o de plástico original e não precisa de outro
O carro já tem o de plástico original e não precisa de outro
andermen- Moderatore Senior
- Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011
Idade : 50
Localização : São Gonçalo
Re: Protetor do carter
A gente tem umas manias de proteção. É protetor de carter, alarme, film anti-vandalismo, friso em portas e para-choque, enfim...
Eu nunca instalo protetor de carter no carro, por achar desnecessário. Fico imaginando o que pode ser lançado de baixo para cima no carter com força suficiente para causar dano. Uma pedra pesada, por exemplo, não sai do chão fácil não. E pancada do carro em alguma lombada, o cara tem que ser "artista" para danificar o carter.
Um tempo atrás eu tinha um Mille franciscano (basicão), sem proteção alguma embaixo e eu cai numa vala aberta pela querida Copasa, que deixou sem sinalização e cheia de água. Era tão funda que as rodas dianteiras ficaram suspensas, o carro foi no chão e só saiu puxado pelo guincho, mas não danificou nada...
Eu, particularmente, não me preocupo com isso...
Eu nunca instalo protetor de carter no carro, por achar desnecessário. Fico imaginando o que pode ser lançado de baixo para cima no carter com força suficiente para causar dano. Uma pedra pesada, por exemplo, não sai do chão fácil não. E pancada do carro em alguma lombada, o cara tem que ser "artista" para danificar o carter.
Um tempo atrás eu tinha um Mille franciscano (basicão), sem proteção alguma embaixo e eu cai numa vala aberta pela querida Copasa, que deixou sem sinalização e cheia de água. Era tão funda que as rodas dianteiras ficaram suspensas, o carro foi no chão e só saiu puxado pelo guincho, mas não danificou nada...
Eu, particularmente, não me preocupo com isso...
Rafa(el)- Consigliere
- Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 43
Localização : Varginha MG
Apelido do Carro : Miúdo
Re: Protetor do carter
Pessoal, estou adquirindo um 500 Cult 2015 e estou com uma dúvida:
a Concessionaria obviamente está me oferecendo o protetor de metal, mas eu questionei se já existe um protetor de plástico, pois quero manter se houver. Mas disseram que ele não tem protetor nenhum.
Vocês sabem se o carro passou a vir de fábrica sem o carter de plástico?
abs
a Concessionaria obviamente está me oferecendo o protetor de metal, mas eu questionei se já existe um protetor de plástico, pois quero manter se houver. Mas disseram que ele não tem protetor nenhum.
Vocês sabem se o carro passou a vir de fábrica sem o carter de plástico?
abs
zederbli- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2016
Localização : araraquara
Re: Protetor do carter
acredito de venha com a peça plástica mesmo.
Não sei a Fiat, mas na wv os motores se liberam da estrutura em uma colisão para que este não se projete para o interior da cabine. Dessa forma não instalam a peça
Não sei a Fiat, mas na wv os motores se liberam da estrutura em uma colisão para que este não se projete para o interior da cabine. Dessa forma não instalam a peça
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 66
Localização : campinas
tá certo, porém alguém informa com certeza?
Edson Tonelli escreveu:acredito de venha com a peça plástica mesmo.
Não sei a Fiat, mas na wv os motores se liberam da estrutura em uma colisão para que este não se projete para o interior da cabine. Dessa forma não instalam a peça
obrigado, Edson. Eu também espero que já venha com ele.
Mas alguém saberia dizer com certeza se ele tem que vir com o protetor de plástico?
obrigado
zederbli- Não-iniciado
- Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2016
Localização : araraquara
Re: Protetor do carter
Já vem de fabrica com protetor de plástico que serve para evitar entrada de sujeiras pesadas no cofre do motor. Não protege contra batidas. Aliás, no manual do proprietário está escrito que não se deve nunca usar protetor de aço. A plataforma do Fiat 500 possui deformação programada que libera o motor em caso de colisão sérias. Porém as concessionárias insistem a todo custo em empurrar essa peça paralela que compromete a segurança. Pra se ter uma ideia, não há se quer onde fixar tal "acessório" no 500. Quem insistir nisso terá de fazer adaptação. Protetor de cárter é coisa de mercados emergentes. Ficam inventando moda pra tirar mais grana do consumidor.zederbli escreveu:obrigado, Edson. Eu também espero que já venha com ele.Edson Tonelli escreveu:acredito de venha com a peça plástica mesmo.
Não sei a Fiat, mas na wv os motores se liberam da estrutura em uma colisão para que este não se projete para o interior da cabine. Dessa forma não instalam a peça
Mas alguém saberia dizer com certeza se ele tem que vir com o protetor de plástico?
obrigado
Convidado- Convidado
Tópicos semelhantes
» Vazamento na junta do carter do motor etorq?
» Barulho no "protetor do cárter"?
» Protetor de Carter
» pneus, o que eu faço?
» Vazamento no carter
» Barulho no "protetor do cárter"?
» Protetor de Carter
» pneus, o que eu faço?
» Vazamento no carter
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
2/1/2021, 18:15 por DecomedRJ
» Peças de outros veículos compatíveis com o 500
11/3/2020, 08:48 por alexandre_pir
» [FIXO] Grupo do WhatsApp
9/3/2020, 22:16 por Max Gontijo
» [VENDO] jogo de molas originais FIAT 500 abarth R$ 1.500,00
27/2/2020, 01:05 por NonMano
» VENDO 500 LOUNGE AIR COM TETO 36.500 KM REVISADO
26/2/2020, 23:49 por mavalves
» Troca Volante Simples pelo Volante com Comandos - Cult Duo
20/2/2020, 11:50 por Adão Filho
» Câmbio Automático TRAVADO - 500 sport at multiair 11/12
19/2/2020, 10:45 por Viviane Lemos
» FIAT 500 Elétrico no Brasil
17/2/2020, 21:05 por crj2000
» Multimidia com comando no volante?
31/1/2020, 14:34 por drigo2004