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Luz de Placa Traseira - Modificação para uso em modelos 2011/2012

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Mensagem por fporto_br 27/2/2014, 19:53

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Caros companheiros do clube, decidi por bem criar este simples tutorial pois sei que será, possivelmente, de muita utilidade para vários proprietários do 500 mexicano ano/modelo 2012 (e, creio eu, 2011 também).

No final de 2012, a Fiat efetuou uma alteração nas lâmpadas da placa traseira do modelo, utilizando uma conexão mais robusta e menos proeminente à entrada de umidade e detritos no interior das mesmas (que são unidades LED, teoricamente muito mais resistentes e com vida útil maior que as lâmpadas "torpedo" utilizadas na grande maioria de outros veículos do mercado - incluindo o restante da linha Fiat). A imagem abaixo demonstra a diferença entre a nova lâmpada (esquerda) e a versão anterior (direita):

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Infelizmente, no caso da "queima" de uma dessas lâmpadas, proprietários de 500 ano 2012 e anteriores se vêem numa situação ruim: a Fiat encara isso como troca de lâmpada (que é coberta por garantia apenas durante os 90 dias de garantia previstos pelo CDC) e EXIGE que seja feita a substituição de todo o suporte de placa traseiro (a peça cromada que cobre toda a placa traseira e inclui o chicote elétrico, botão para destravamento elétrico da tampa do porta-malas e as duas lâmpadas LED que iluminam a placa traseira). E, dependendo da concessionária (já que tal componente não tem valor tabelado), os preços podem variar entre 400 e 600 reais. Mesmo que o veículo ainda esteja em garantia, a fábrica entende que não é responsabilidade dela efetuar a troca pois o que queimou é a lâmpada não produz mais a mesma com o encaixe antigo. Ou seja: vire-se no dinheiro, atualize seu carro e ponto final.

Pois bem, nada de ponto final. Ao invés de gastar uma fortuna comprando um componente através de venda casada (forçando a compra do suporte de placa apenas para substituir uma lâmpada), decidi fazer melhor: substituir apenas a lâmpada. Na verdade, a alteração efetuada no desenho da lâmpada envolve apenas o encaixe do soquete na mesma. O restante (encapsulamento, travas no suporte, lente) é exatamente igual à peça que não é mais produzida.

Depois de estudar a foto mostrada acima e fazer algumas medições na lâmpada antiga, cheguei à conclusão que, com um pouquinho de trabalho manual, ela caberia sem esforço. Então, fica aqui um DIY (faça você mesmo) para adaptar a atual lâmpada disponível para venda nas concessionárias Fiat a todas as versões do 500 produzidas até o final de 2012. Primeiro, claro, verifique se seu carro utiliza a lâmpada antiga ou a nova. Retire-a do seu carro. Observe a foto abaixo:

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O primeiro quadro mostra como retirar a lâmpada do suporte. Com uma pinça, solte a pequena trava e utilize-a para puxar este lado para baixo. Depois, movimente-o para o lado oposto ao que ficou preso no suporte. Sairá sem fazer nenhuma força. Para remontar, basta encaixar o conjunto fazendo o movimento inverso.

O segundo quadro já deixa claro qual é o tipo de soquete que faz parte do seu suporte. A lâmpada dos modelos pré-novembro 2012 tem esse desenho em que o pino de alinhamento e de trava se encaixam por dentro da carcaça da lâmpada. Apertar o pino-trava pra remover é impossível. Por isso, use a mesma pinça que usou para retirar a unidade danificada do suporte de placa e erga a ponta, conforme a imagem mostra.

No terceiro quadro, o soquete antigo. Veja que as setas indicam as posições do pino-trava e de alinhamento (que será modificado).

Com a lâmpada antiga removida, vá na autorizada Fiat e peça por uma nova. Mesmo depois da alteração, o código da peça no banco de dados da Fiat permaneceu o mesmo (K68212035AA - Luz de Sinalização). Portanto, dirija-se ao balcão de peças e adquira uma. O preço pode variar e, no momento em que adquiri a minha, o valor cheio era de R$ 84,99. Mas como o atendente de peças da autorizada foi legal comigo, acabou me vendendo por R$ 59,49. O preço mínimo dessa peça na Fiat (pude olhar para a tela do computador do setor) é de R$ 24,00. Qualquer valor acima disso é o lucro da autorizada. Portanto, pechinchem!

Vamos agora à parte boa: alterando a lâmpada na qual você acaba de pagar uma boa grana. Afinal, um pouco de pressão psicológica não faz mal à ninguém!  Laughing 

O importante aqui foi estudar as dimensões do encaixe da lâmpada e o posicionamento dos pinos que se conectam ao soquete do suporte de placa. A nova peça tem o encaixe arredondado, com um diâmetro pouco maior que o do encaixe anterior, retangular. Mas isso no ponto mais largo do encaixe. Na parte mais estreita, seria necessário desbastar um pouco. Além disso, o soquete atualmente presente no carro tem uma guia de encaixe que também precisará sofrer uma alteração insignificante para o encaixe funcionar. É mais ou menos assim:

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Depois de chegar a essa conclusão, foi hora de pôr a mão na massa. Fiz uso de um micromotor Dentec, do tipo que odondologistas e protéticos utilizam para trabalhar em moldes de dentes, dentaduras e próteses dentárias. Um equipamento equivalente disponível no mercado para entusiastas de trabalhos manuais seria uma ferramenta rotativa Dremel. Ela possui as mesmas características e é muito conhecida por todos que trabalham com produção de pequenas peças artesanais, modelos em escala (miniaturas) e muitos outros. Com a broca adequada girando a 15000 rpm, foi possível desbastar toda a seção da peça, como indicado na imagem abaixo.

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Com a lâmpada devidamente desbastada, o último trabalho é a redução da altura do pino-guia do soquete, no carro.

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Após essa última mudança, o soquete se encaixou sem problemas na lâmpada. Liguei as luzes do meu Guido para conferir, a lâmpada se acendeu sem surpresas. Hora de encerrar o procedimento: proteger a conexão. Para isso, fiz uso de fita isolante de auto-fusão. Esta fita tem por características a elasticidade (você pode esticá-la e ela se comprime um pouco após a colocação, segurando bem todo o conjunto) e a capacidade de se contrair com o calor, comprimindo o conjunto um pouco mais e garantindo um isolamento seguro, impedindo a entrada de sujeira e umidade. Este último detalhe se mostra importante pois, como não há mais um pino-trava segurando a lâmpada ao soquete, a compressão da fita é que irá impedir que ambos os componentes se separem.

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E é só. Consegui a luz que eu tanto precisava (xô, multas) com um pouco de estudo e um pouco de trabalho manual simples. E todo o processo (do desbaste da peça à montagem final) levou menos de 30 minutos. Estou satisfeito e, se a lâmpada direita apagar, basta repetir o procedimento.

Depender da boa vontade da Fiat? NUNCA MAIS!

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Mensagem por Convidado 6/3/2014, 19:48

Fábio, parabéns pelo tutorial, pode ter certeza que ele será de grande utilidade para pessoas que sofrem do mesmo problema graças a negligência na Fiat com seus consumidores.

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Mensagem por DecomedRJ 6/3/2014, 20:10

Caraca ainda deu um Up no tutorial! Maneiro cara, parabéns ai! No maior estilo DIY!
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Mensagem por tech3000 13/3/2014, 01:03

Parabéns 10 vezes! Atitude digna de um autêntico forista!

Foi atrás, descobriu e compartilhou com todos o conhecimento adquirido!

Parabéns, exemplo pra comunidade!
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Mensagem por Pedro de oliveira 4/2/2015, 14:14

Mano, salvou a pátria!!!comprei a peça e vou tentar fazer. Digo, vou fazer!!!

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Mensagem por Vitor Rocha 10/2/2015, 17:45

Parabéns pelo tutorial cara!! Muito bom mesmo! Uma das minhas lâmpadas também queimou, vou tentar fazer isto!
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Mensagem por Convidado 10/2/2015, 20:16

Vitor Rocha escreveu:Parabéns pelo tutorial cara!! Muito bom mesmo! Uma das minhas lâmpadas também queimou, vou tentar fazer isto!
Raramente esqueço de alguma informação que li aqui no fórum, eu avisei que tinha esse tópico.

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Mensagem por Leandro França França 12/5/2015, 17:54

Boa tarde,
Acabei de compra um fiat 500 2011 modelo 2012 e veio com uma das lâmpadas da placa queimada de primeiro fui ate a loja quando vi que ia ter que trocar o suporte me assustei e comecei a procura matéria na net,foi ai que vi essa matéria e já me cadastrei no 500 CLUBE gostaria de parabenizar pelo tutorial
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Mensagem por Adailton 12/5/2015, 21:29

Show! Bom saber...Obrigado pelo tutorial! Smile Wink
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Mensagem por tech3000 27/6/2015, 00:25

Pessoal, pra facilitar quem quiser nem precisa fazer o desgaste nas bordas internas do encaixe, basta remover o pino guia e na real sem o desgaste fica bem apertado o encaixe, o que acaba servido pra ajudar à segurar.

Enfim, é súper fácil mesmo, só tirar as antigas, remover o pino guia e colocar as novas (cuidando com a correta polaridade, claro).

De novo parabéns ao Fábio pelo tutorial!
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Mensagem por Yeda Félix 19/7/2015, 10:51

Olá Amigos! Sou nova por aqui e estou adorando os debates e as ajudas. 

Ao colega do tutorial, muito obrigada e parabéns! Irá me ajudar, é muito!!

Meu 500, ano 2012, tb passa por este problema. 

Vou tentar resolver fazendo isso que nos ensinou aqui!

Com a Fiat realmente não teve conversa. Os atendentes/vendedores são despreparados, para não dizer espertos. Porque eles sabem dessa dificuldade e tentam empurrar a troca do que na verdade são três peças: duas lâmpadas e a maçaneta da porta traseira. Afinal, é isso não é mesmo? 

Bom domingo a todos!
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Mensagem por Convidado 20/7/2015, 14:37

Yeda Félix escreveu:[...]
Com a Fiat realmente não teve conversa. Os atendentes/vendedores são despreparados, para não dizer espertos. Porque eles sabem dessa dificuldade e tentam empurrar a troca do que na verdade são três peças: duas lâmpadas e a maçaneta da porta traseira. Afinal, é isso não é mesmo? [...]
Sim, eles sabem que não é mais fabricado os leds que vinham no 2011/2012, se não tem mais a peça a venda e para encaixar o novo modelo é preciso trocar a maçaneta da tampa do porta malas, o que eles poderiam recomendar alem da troca integral da peça? O que o colega do tutorial teve uma mega boa idéia de compartilhar é uma adaptação e não é de se esperar que isso seja feito na concessionária uma vez que os fabricantes só recomendam a troca de componentes completos.

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Mensagem por fporto_br 23/8/2015, 21:26

Nossa... tem pra mais de 1 ano que não compareço ao fórum, justamente por não ter mais meu pequeno Guido comigo (o troquei por um New Fiesta Powershift em setembro de 2014... mas a saudade permanece). É muito bom ver que meu esforço não foi em vão e outros usuários estão conseguindo se livrar do péssimo atendimento da Fiat e resolvendo essa situação através do próprio esforço. Só lembrando que esse problema foi alvo de um "recall branco" da Fiat americana, que efetuou a troca do suporte de placa traseiro completo sem nenhum custo adicional aos proprietários do pequenino. Claro, estamos falando de um procedimento que só ocorre em países realmente civilizados, onde o respeito ao consumidor está acima da ganância, ainda mais de uma marca que retornou aos EUA a pouco tempo e tem muito a perder se fizer besteira.

Fico feliz em saber que, mesmo afastado, ainda posso ser útil a essa comunidade. Até pensei em trocar o Fiesta por um novo 500 quando o facelift chegar ao Brasil, mas com o recente (e estúpido) aumento de preço promovido pela fábrica italiana, essa vontade não deixará de ser isso: uma vontade.

Mesmo quando fui trocar de carro, pensei num 500 Cult Dual, mas a diferença de preço dele para o Fiesta com seu câmbio automatizado de dupla embreagem era irrisória e acabei pegando o modelo norte-americano. Digo isso porque eu compro carros de maneira racional. Em 2012, quando comprei o Guido, ele era a escolha mais racional dentre os compactos mais bem-equipados pelo devido ao seu preço convidativo e conteúdo de segurança e comodidade agregados. Em 2014, isso já não era mais verdade. E agora, com um Cult 1.4 básico por 56 mil reais, ele está muito longe de sequer poder ser recomendado.

Bem, reclamações a parte, continuem lutando a boa luta e tirando da Fiat a oportunidade de se aproveitar dessa nossa situação. Abraços a todos!

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Mensagem por Mardem 25/8/2015, 16:17

Queimou a do meu carro, modelo 2011/12. Liguei em duas css: Na primeira, a ligação caiu "misteriosamente" duas vezes, assim que eu mencionei as keywords luz de placa queimada + fiat 500. A segunda só vende o kit completo, por apenas 600 dinheiros brasileiros. Alguém sabe onde vende só o led (K68212035AA)?

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Mensagem por Larissabc 15/9/2015, 17:21

Sucesso! Obrigada pelo tutorial! queriam me cobrar 950 reais da peça cromada... Coisas que a gente nem imagina antes de comprar um 500. Já avisei às amigas que tem!

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Mensagem por Pedro A M 3/2/2016, 22:47

Perfeito, Fábio. Tive que trocar para fazer a vistoria e não sabia que a Fiat vendia só a luz para os modelos mais novos. Só precisei desbastar a pequena aba no soquete do fio e encaixar. Também usei a fita de auto-fusão para firmar e vedar. Valeu, abraços!

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Mensagem por ylehmkuhl 27/3/2016, 23:09

Boa noite amigos,
Tenho um 11/12 e ele já veio com LED na placa.
Vocês sabem me informar quando que a Fiat trocou essas lampadas? 
obrigado
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Mensagem por Convidado 28/3/2016, 16:21

ylehmkuhl escreveu:Boa noite amigos,
Tenho um 11/12 e ele já veio com LED na placa.
Vocês sabem me informar quando que a Fiat trocou essas lampadas? 
obrigado
Todo Fiat 500 mexicano possui leds na iluminação da placa; que são os 2011 em diante.

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Mensagem por ylehmkuhl 28/3/2016, 16:41

Tom500 escreveu:
ylehmkuhl escreveu:Boa noite amigos,
Tenho um 11/12 e ele já veio com LED na placa.
Vocês sabem me informar quando que a Fiat trocou essas lampadas? 
obrigado
Todo Fiat 500 mexicano possui leds na iluminação da placa; que são os 2011 em diante.
Bom não entendi mais nada hehehe
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Mensagem por Edson Tonelli 28/3/2016, 17:28

Pena as fotos do tutorial não estarem abrindo.
Hoje cedo fui a uma cc para saber do preço da peça. E me trouxeram uma pequena lâmpada incandescente. Expliquei... ai pediram para trazer o carro  ...  Evil or Very Mad
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Mensagem por ddanbrazil 13/6/2016, 18:35

não aparecem as fotos.... Exclamation

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Mensagem por angferrari 29/8/2016, 11:36

fporto_br escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Caros companheiros do clube, decidi por bem criar este simples tutorial pois sei que será, possivelmente, de muita utilidade para vários proprietários do 500 mexicano ano/modelo 2012 (e, creio eu, 2011 também).

No final de 2012, a Fiat efetuou uma alteração nas lâmpadas da placa traseira do modelo, utilizando uma conexão mais robusta e menos proeminente à entrada de umidade e detritos no interior das mesmas (que são unidades LED, teoricamente muito mais resistentes e com vida útil maior que as lâmpadas "torpedo" utilizadas na grande maioria de outros veículos do mercado - incluindo o restante da linha Fiat). A imagem abaixo demonstra a diferença entre a nova lâmpada (esquerda) e a versão anterior (direita):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Infelizmente, no caso da "queima" de uma dessas lâmpadas, proprietários de 500 ano 2012 e anteriores se vêem numa situação ruim: a Fiat encara isso como troca de lâmpada (que é coberta por garantia apenas durante os 90 dias de garantia previstos pelo CDC) e EXIGE que seja feita a substituição de todo o suporte de placa traseiro (a peça cromada que cobre toda a placa traseira e inclui o chicote elétrico, botão para destravamento elétrico da tampa do porta-malas e as duas lâmpadas LED que iluminam a placa traseira). E, dependendo da concessionária (já que tal componente não tem valor tabelado), os preços podem variar entre 400 e 600 reais. Mesmo que o veículo ainda esteja em garantia, a fábrica entende que não é responsabilidade dela efetuar a troca pois o que queimou é a lâmpada não produz mais a mesma com o encaixe antigo. Ou seja: vire-se no dinheiro, atualize seu carro e ponto final.

Pois bem, nada de ponto final. Ao invés de gastar uma fortuna comprando um componente através de venda casada (forçando a compra do suporte de placa apenas para substituir uma lâmpada), decidi fazer melhor: substituir apenas a lâmpada. Na verdade, a alteração efetuada no desenho da lâmpada envolve apenas o encaixe do soquete na mesma. O restante (encapsulamento, travas no suporte, lente) é exatamente igual à peça que não é mais produzida.

Depois de estudar a foto mostrada acima e fazer algumas medições na lâmpada antiga, cheguei à conclusão que, com um pouquinho de trabalho manual, ela caberia sem esforço. Então, fica aqui um DIY (faça você mesmo) para adaptar a atual lâmpada disponível para venda nas concessionárias Fiat a todas as versões do 500 produzidas até o final de 2012. Primeiro, claro, verifique se seu carro utiliza a lâmpada antiga ou a nova. Retire-a do seu carro. Observe a foto abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O primeiro quadro mostra como retirar a lâmpada do suporte. Com uma pinça, solte a pequena trava e utilize-a para puxar este lado para baixo. Depois, movimente-o para o lado oposto ao que ficou preso no suporte. Sairá sem fazer nenhuma força. Para remontar, basta encaixar o conjunto fazendo o movimento inverso.

O segundo quadro já deixa claro qual é o tipo de soquete que faz parte do seu suporte. A lâmpada dos modelos pré-novembro 2012 tem esse desenho em que o pino de alinhamento e de trava se encaixam por dentro da carcaça da lâmpada. Apertar o pino-trava pra remover é impossível. Por isso, use a mesma pinça que usou para retirar a unidade danificada do suporte de placa e erga a ponta, conforme a imagem mostra.

No terceiro quadro, o soquete antigo. Veja que as setas indicam as posições do pino-trava e de alinhamento (que será modificado).

Com a lâmpada antiga removida, vá na autorizada Fiat e peça por uma nova. Mesmo depois da alteração, o código da peça no banco de dados da Fiat permaneceu o mesmo (K68212035AA - Luz de Sinalização). Portanto, dirija-se ao balcão de peças e adquira uma. O preço pode variar e, no momento em que adquiri a minha, o valor cheio era de R$ 84,99. Mas como o atendente de peças da autorizada foi legal comigo, acabou me vendendo por R$ 59,49. O preço mínimo dessa peça na Fiat (pude olhar para a tela do computador do setor) é de R$ 24,00. Qualquer valor acima disso é o lucro da autorizada. Portanto, pechinchem!

Vamos agora à parte boa: alterando a lâmpada na qual você acaba de pagar uma boa grana. Afinal, um pouco de pressão psicológica não faz mal à ninguém!  Laughing 

O importante aqui foi estudar as dimensões do encaixe da lâmpada e o posicionamento dos pinos que se conectam ao soquete do suporte de placa. A nova peça tem o encaixe arredondado, com um diâmetro pouco maior que o do encaixe anterior, retangular. Mas isso no ponto mais largo do encaixe. Na parte mais estreita, seria necessário desbastar um pouco. Além disso, o soquete atualmente presente no carro tem uma guia de encaixe que também precisará sofrer uma alteração insignificante para o encaixe funcionar. É mais ou menos assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de chegar a essa conclusão, foi hora de pôr a mão na massa. Fiz uso de um micromotor Dentec, do tipo que odondologistas e protéticos utilizam para trabalhar em moldes de dentes, dentaduras e próteses dentárias. Um equipamento equivalente disponível no mercado para entusiastas de trabalhos manuais seria uma ferramenta rotativa Dremel. Ela possui as mesmas características e é muito conhecida por todos que trabalham com produção de pequenas peças artesanais, modelos em escala (miniaturas) e muitos outros. Com a broca adequada girando a 15000 rpm, foi possível desbastar toda a seção da peça, como indicado na imagem abaixo.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com a lâmpada devidamente desbastada, o último trabalho é a redução da altura do pino-guia do soquete, no carro.

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Após essa última mudança, o soquete se encaixou sem problemas na lâmpada. Liguei as luzes do meu Guido para conferir, a lâmpada se acendeu sem surpresas. Hora de encerrar o procedimento: proteger a conexão. Para isso, fiz uso de fita isolante de auto-fusão. Esta fita tem por características a elasticidade (você pode esticá-la e ela se comprime um pouco após a colocação, segurando bem todo o conjunto) e a capacidade de se contrair com o calor, comprimindo o conjunto um pouco mais e garantindo um isolamento seguro, impedindo a entrada de sujeira e umidade. Este último detalhe se mostra importante pois, como não há mais um pino-trava segurando a lâmpada ao soquete, a compressão da fita é que irá impedir que ambos os componentes se separem.

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E é só. Consegui a luz que eu tanto precisava (xô, multas) com um pouco de estudo e um pouco de trabalho manual simples. E todo o processo (do desbaste da peça à montagem final) levou menos de 30 minutos. Estou satisfeito e, se a lâmpada direita apagar, basta repetir o procedimento.

Depender da boa vontade da Fiat? NUNCA MAIS! Very Happy



Poderia por gentileza postar as fotos.
Muito obrigado

angferrari
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Mensagem por angferrari 29/8/2016, 11:36

Não consigo ver as fotos.
Poderia por gentileza postar as fotos.

Grato

angferrari
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Mensagem por Edson Tonelli 16/9/2016, 07:34

Creio que só o autor do tópico, Sr. Fábio é quem pode corrigir o problema das fotos não abrirem. Ou o problema está no hospedeiro das imagens.
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Mensagem por Guime 21/9/2016, 12:43

Tambem estou com o mesmo problema, do LED e de ver as fotos aqui, essenciais para um DIY

Guime
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