Catalisador Atenção... é FOGO !
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500 Clube :: Área Técnica :: Fiat 500 :: Dúvidas Gerais
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Catalisador Atenção... é FOGO !
Ontem ao chegar em casa percebi odor de papel queimado. Corremos para dentro da casa imaginando tratar de algo ali ocorrendo, mas após vistoria nada errado. Ai voltei para fechar o cinquecento que deixei aberto na rua. E qual a surpresa ao ver a fumaça branca saindo pelos para-lamas dianteiros além do cheiro acentuado.
Já corri com a mangueira d`água ligada e abri o capô do motor onde constatei sob o carter a fonte da fumaça e logo uma pequena chama .
Como já estava com a mangueira, dirigi o jato de água à chama e fim do fogo.
Recolhi o carro e fui investigar o que aconteceu. Mas não precisei de muito trabalho, pois entre a saída de escapamento e a chapa plástica inferior havia um pedaço de pano chamuscado.
Fiquei feliz por não ser nada sério; mas poderia ser !
Esse trapo entrou ali com o carro em movimento, provavelmente algum pedaço de adereço carnavalesco, pois havia passado por algumas avenidas onde houvera desfile de blocos e alegorias; ou, na estrada. Há janelas nas laterais desta chapa onde é possível a admissão de leves e pequenos objetos trazidos pelo fluxo do ar.
O espaço entre as partes (chapa plástica e escape ) é estreito o que facilita enroscar papel, estopa ou objetos qualquer. O catalisador está ali, gerando elevadíssima temperatura e a possibilidade de combustão é grande. Tive a felicidade de identificar o problema e soluciona-lo.
Pensei em usar o extintor, mas a água estava na mão e o pó do extintor exigiria uma boa limpeza antes de colocar o motor e funcionamento (evitando a aspiração de partículas)
Então, fica o alerta de sempre observar ao fazer a limpeza do carro se nada está enroscado. E ao passar por vias sujas observar se nada foi eventualmente colhido.
Já corri com a mangueira d`água ligada e abri o capô do motor onde constatei sob o carter a fonte da fumaça e logo uma pequena chama .
Como já estava com a mangueira, dirigi o jato de água à chama e fim do fogo.
Recolhi o carro e fui investigar o que aconteceu. Mas não precisei de muito trabalho, pois entre a saída de escapamento e a chapa plástica inferior havia um pedaço de pano chamuscado.
Fiquei feliz por não ser nada sério; mas poderia ser !
Esse trapo entrou ali com o carro em movimento, provavelmente algum pedaço de adereço carnavalesco, pois havia passado por algumas avenidas onde houvera desfile de blocos e alegorias; ou, na estrada. Há janelas nas laterais desta chapa onde é possível a admissão de leves e pequenos objetos trazidos pelo fluxo do ar.
O espaço entre as partes (chapa plástica e escape ) é estreito o que facilita enroscar papel, estopa ou objetos qualquer. O catalisador está ali, gerando elevadíssima temperatura e a possibilidade de combustão é grande. Tive a felicidade de identificar o problema e soluciona-lo.
Pensei em usar o extintor, mas a água estava na mão e o pó do extintor exigiria uma boa limpeza antes de colocar o motor e funcionamento (evitando a aspiração de partículas)
Então, fica o alerta de sempre observar ao fazer a limpeza do carro se nada está enroscado. E ao passar por vias sujas observar se nada foi eventualmente colhido.
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 66
Localização : campinas
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
Nossa imagino o nervoso na hora. Complicado! Ainda bem que resolveu!
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
o meu é baixo e pensa ser um lixero.. ahahahahah
sai arrastando tudo.. ahahahahahaha
sai arrastando tudo.. ahahahahahaha
phfranca- Uomo d'onore
- Mensagens : 61
Data de inscrição : 04/02/2013
Idade : 43
Localização : São Paulo
Apelido do Carro : Pulga
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
Edson, felizmente não passou de um susto. Mas não existe só o risco de algo prender embaixo do carro e se inflamar devido ao catalisador. No manual diz para não estacionar sobre superfícies inflamáveis. Cito como exemplo grama seca. Que sirva de alerta a todos nós para não perdermos nosso 500 por algo simples de evitar.
aluizio.filho- Coordinatore Regionale
- Mensagens : 305
Data de inscrição : 09/05/2014
Idade : 60
Localização : Rio de Janeiro
Apelido do Carro : Luigi
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
É isso Aloizio, algo simples que pode gerar grande transtorno. Bem lembrada a questão da grama seca.
Deco fiquei preocupado sim e só me tranquilizei ao reconhecer a causa e constatar que não houve dano .
Phtranca, tu não é um motorista, é um maquinista ! rsrs
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Deco fiquei preocupado sim e só me tranquilizei ao reconhecer a causa e constatar que não houve dano .
Phtranca, tu não é um motorista, é um maquinista ! rsrs
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Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 66
Localização : campinas
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
Caramba, que susto hein?
Só gostaria de relatar à todos que fumaça embaixo do capô existe um ENORME risco de graves acidentes no exato momento de levantar o capô pois alimentará com oxigênio possíveis chamas maiores, fiz curso de brigadista e é uma das primeiras coisas que os bombeiros nos ensinam. Logicamente a preocupação com o patrimônio é grande, mas sempre analisem bem a situação para abertura do capô pois podem sofrer queimaduras gravíssimas em rosto, mãos e braços.
Só gostaria de relatar à todos que fumaça embaixo do capô existe um ENORME risco de graves acidentes no exato momento de levantar o capô pois alimentará com oxigênio possíveis chamas maiores, fiz curso de brigadista e é uma das primeiras coisas que os bombeiros nos ensinam. Logicamente a preocupação com o patrimônio é grande, mas sempre analisem bem a situação para abertura do capô pois podem sofrer queimaduras gravíssimas em rosto, mãos e braços.
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
Importante informação realmente!tech3000 escreveu:Caramba, que susto hein?
Só gostaria de relatar à todos que fumaça embaixo do capô existe um ENORME risco de graves acidentes no exato momento de levantar o capô pois alimentará com oxigênio possíveis chamas maiores, fiz curso de brigadista e é uma das primeiras coisas que os bombeiros nos ensinam. Logicamente a preocupação com o patrimônio é grande, mas sempre analisem bem a situação para abertura do capô pois podem sofrer queimaduras gravíssimas em rosto, mãos e braços.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
Realmente, importante essa informação.DecomedRJ escreveu:Importante informação realmente!tech3000 escreveu:Caramba, que susto hein?
Só gostaria de relatar à todos que fumaça embaixo do capô existe um ENORME risco de graves acidentes no exato momento de levantar o capô pois alimentará com oxigênio possíveis chamas maiores, fiz curso de brigadista e é uma das primeiras coisas que os bombeiros nos ensinam. Logicamente a preocupação com o patrimônio é grande, mas sempre analisem bem a situação para abertura do capô pois podem sofrer queimaduras gravíssimas em rosto, mãos e braços.
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 66
Localização : campinas
Re: Catalisador Atenção... é FOGO !
Ah, para completar esqueci de dizer como combater, retirei este texto da pagina 100 Incendio no Facebook:
Você sabe apagar fogo em motor de carro?
1) Motivos: na maioria das vezes por panes elétricas. Cuide da manutenção do seu veículo e evite sobrecargas;
2) Desligue o carro imediatamente, assim como qualquer equipamento elétrico, a exemplo de ar condicionado;
3) Pegue rapidamente o extintor de incêndio. Obs.: MUITOS MOTORISTAS NÃO SABEM ONDE FICA O EXTINTOR DE INCÊNDIO E NEM CONFEREM A DATA DE VALIDADE. Sugiro ainda deixar um par de luvas de raspas próximo ao extintor;
4) Abra o capô no primeiro estágio, localize o princípio de incêndio e pulverize a área. NÃO ABRA TOTALMENTE O CAPÔ POIS EM CONTATO COM O AR, O FOGO PODE AUMENTAR. Sugiro calçar as luvas;
5) Após controlar o fogo, peça ajuda ao seu seguro ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193
Eles recomendam a luva de raspas por ser um equipamento de proteção e o pessoal lá da página é do ramo, confesso que nunca pensei nisso mas realmente faz todo sentido manter uma luva assim junto ao extintor.
A dica 4 é bem o que aprendemos no curso de brigadista, ou seja, abrir bem pouco o capô e com muito cuidado pois mesmo assim pode vir fogo nas mãos, abrindo bem pouco então tentar atacar o fogo assim, mas a principal coisa que sempre nos informam é o extremo cuidado na avaliação dos riscos, os próprios bombeiros (ao menos todos até hoje que nos ministraram cursos) recomendam inclusive nem tentar atacar o fogo devido aos riscos envolvidos.
Sabemos o quanto isso é complicado avaliar de maneira tão rápida, mas lembrem que não tem carro que valha uma grave queimadura no rosto por exemplo ou até a morte. No caso do post a história que bom que terminou bem em todos os sentidos, mas muito cuidado sempre pessoal!
Você sabe apagar fogo em motor de carro?
1) Motivos: na maioria das vezes por panes elétricas. Cuide da manutenção do seu veículo e evite sobrecargas;
2) Desligue o carro imediatamente, assim como qualquer equipamento elétrico, a exemplo de ar condicionado;
3) Pegue rapidamente o extintor de incêndio. Obs.: MUITOS MOTORISTAS NÃO SABEM ONDE FICA O EXTINTOR DE INCÊNDIO E NEM CONFEREM A DATA DE VALIDADE. Sugiro ainda deixar um par de luvas de raspas próximo ao extintor;
4) Abra o capô no primeiro estágio, localize o princípio de incêndio e pulverize a área. NÃO ABRA TOTALMENTE O CAPÔ POIS EM CONTATO COM O AR, O FOGO PODE AUMENTAR. Sugiro calçar as luvas;
5) Após controlar o fogo, peça ajuda ao seu seguro ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193
Eles recomendam a luva de raspas por ser um equipamento de proteção e o pessoal lá da página é do ramo, confesso que nunca pensei nisso mas realmente faz todo sentido manter uma luva assim junto ao extintor.
A dica 4 é bem o que aprendemos no curso de brigadista, ou seja, abrir bem pouco o capô e com muito cuidado pois mesmo assim pode vir fogo nas mãos, abrindo bem pouco então tentar atacar o fogo assim, mas a principal coisa que sempre nos informam é o extremo cuidado na avaliação dos riscos, os próprios bombeiros (ao menos todos até hoje que nos ministraram cursos) recomendam inclusive nem tentar atacar o fogo devido aos riscos envolvidos.
Sabemos o quanto isso é complicado avaliar de maneira tão rápida, mas lembrem que não tem carro que valha uma grave queimadura no rosto por exemplo ou até a morte. No caso do post a história que bom que terminou bem em todos os sentidos, mas muito cuidado sempre pessoal!
tech3000- Don
- Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012
Idade : 46
Localização : Curitiba
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