500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

+28
frozaum
StanleyMelo
Luiz Fernando Rodrigues
Helio Junior
titogomes
marcus.vinicius.96387
marcelo.girsas
rapha2006
andermen
guchibr
tech3000
sergi paulo uzun
Rafa(el)
vilson
Taki
Fabio Askan
fhf74
Lounge
lbittencourt
Grilo
jrfol
stanaka
renato696
gcm-rs
vladimirfalcon
rhessel
Felipe
Pedro Coelho
32 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Convidad 26/6/2012, 21:27

Carro flex trabalha melhor com álcool, ele até funciona sim com gasolina, mas é um motor a álcool que é feito uma gambiarra pra rodar na gasolina.

O que vou falar é lógico que as fabricas nao vão admitir, mas se procurarem no YouTube verão o que estou falando:

Um carro flex que roda na gasolina terá sua vida útil reduzida, e podem perguntar pra um mecânico de confiança pra tirarem a prova.

Eu só rodo no álcool.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por vilson 26/6/2012, 21:39

Pernalonga escreveu:Carro flex trabalha melhor com álcool, ele até funciona sim com gasolina, mas é um motor a álcool que é feito uma gambiarra pra rodar na gasolina.

O que vou falar é lógico que as fabricas nao vão admitir, mas se procurarem no YouTube verão o que estou falando:

Um carro flex que roda na gasolina terá sua vida útil reduzida, e podem perguntar pra um mecânico de confiança pra tirarem a prova.

Eu só rodo no álcool.

a razão disto é a taxa de compressão, que num flex fica num ponto intermediário, ou sejam nem alice nem mussarela. Bate pino com gasosa pois está com valor acima do suportado pelo combustível ( a não ser gas. podium ) e abaixo do melhor desempenho do álcool. É o preço da flexibilidade. O meu já começou a bater pino em situação de esforço, subidas aos 3000 km.

Vsarto
vilson
vilson
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 51
Data de inscrição : 21/02/2012

Idade : 59
Localização : Cotia - SP

Apelido do Carro : Topolino

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Convidad 26/6/2012, 22:26

Cuidado que pode ser somente a tal válvula do canister batendo, e dá a impressão de rajada no motor.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Rafa(el) 1/7/2012, 11:16

Desculpem a ignorância, mas como saber se o carro bate pino??
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Convidad 1/7/2012, 19:33

Isso só ocorre em carros que utilizam 100% gasolina, e acontece geralmente em arrancadas e baixo RPM, dá pra ouvir de dentro do carro o barulho, parece que está batendo ferro com ferro dentro do motor.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Grilo 1/7/2012, 22:20

Tentei voltei a usar Gasolina, gosto do consumo - na faixa de 13,5Km/L em percurso misto - mas as batidas são demais, acabei desistindo. Vou voltar a usar o tanque meio a meio. Crying or Very sad
Grilo
Grilo
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 481
Data de inscrição : 20/01/2012

Idade : 35
Localização : SP

Apelido do Carro : Bimbo

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Rafa(el) 2/7/2012, 20:43

Pernalonga escreveu:Isso só ocorre em carros que utilizam 100% gasolina, e acontece geralmente em arrancadas e baixo RPM, dá pra ouvir de dentro do carro o barulho, parece que está batendo ferro com ferro dentro do motor.

Tenho escutado um "tec-tec" na frente, normalmente no começo de acelerações. A velocidade dos "tec-tec" sobe com a rotação, mas chega num ponto que vai diminuindo o volume...

Mas eu tenho abastecido 100% alcool, pois tem compensado mais (tá fazendo 7 a 7,5km/l). Seria então algo solto na frente?

Mais um item para ser verificado nas minhas férias... Vou levar na css antes da km da revisão. O carro tá com 1200km.
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Taki 3/7/2012, 01:59

Rafael, veja o que escrevi em outro tópico...o meu tinha um barulho parecido com o seu relato...espero que ajude:

"...Como havia me comprometido, seguem fotos do "meliante", que no meu caso era o responsavel pelo barulho...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se
a foto saiu nítida, percebam que esta peça fica embaixo do suporte da
bateria do Cult, parece uma letra "U", com a abertura voltada para o
lado (ou melhor, para a frente do carro).
No meu carro a parte de baixo estava batendo na parte superior
do Câmbio Dualogic, principalmente em regimes baixos de rotaão, e em
retomada de velocidade ou na saida (em 1ª...e de 1ª para 2ª marcha....de
2ª para 3ª era muito eventual, mas aconteceu tb).

Abaixo uma
foto um pouco mais próxima (desculpe mas o local para bater foto é
péssimo...se olharem no carro de vocês identificarão facilmente...)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Espero ter ajudado, e estou a disposição para esclarecimentos adicionais.

Abs,
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Taki 3/7/2012, 02:03

Para ficar mais claro, identifiquei o barulho, consegui reproduzir claramente na CSS e o pessoal afastou este suporte de chicote um pouco para cima.
No meu caso resolveu, pois o barulho parou...estou rodando bastante com o meu 500 agora para deixa-lo em observação, e até o momento está tudo OK.
Fiz o reparo na CSS com 800Km, e agora ele já está com 1115Km (rodei bastante!).
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Rafa(el) 3/7/2012, 19:24

Beleza Taki, pode ter certeza que vou falar do seu caso na css, de repente é o mesmo caso. Daqui 2 semanas estou de férias e vou levar o carro lá.

Valeu pela ajuda.
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por sergi paulo uzun 3/4/2013, 11:27

Olá a todos. O meu esta com o mesmo barulho(3000km) sempre com GAZ. Comum da Shell. Na css pediram para colocar de 3 a 5 litros de Alcool ou Mudar para a V power, estou testando a V power o barulho Diminuiu. Sergi

sergi paulo uzun
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 67
Data de inscrição : 12/03/2013

Idade : 69
Localização : ribeirao preto

Apelido do Carro : Zun 2

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por tech3000 7/4/2013, 14:13

Em resumo, tecnologia FLEX é um LIXO!
E a Volks das Auto se gaba de ter "inventado" no Brasil...

Temos essa porcaria de FLEX por lobby de vários setores industriais e políticos... hoje em pleno 2013 o Brasil IMPORTA etanol pois o que produz não suporta a demanda... do que adiantou???

Pior que acho que jamais teremos motores mono de novo, afinal essa droga flex consome mais que monos e dá mais manutenção à longo prazo, gerando muito mais dinheiro no bolso dos gananciosos e muito menos no nosso!

Políticos, usinas de etanol, montadoras, indústria de autopeças e uma gama enorme de gente ganhando rios de dinheiro em cima de nós que somos obrigados a comprar lixo flex!
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por guchibr 7/4/2013, 20:21

Taki escreveu:Rafael, veja o que escrevi em outro tópico...o meu tinha um barulho parecido com o seu relato...espero que ajude:

"...Como havia me comprometido, seguem fotos do "meliante", que no meu caso era o responsavel pelo barulho...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se
a foto saiu nítida, percebam que esta peça fica embaixo do suporte da
bateria do Cult, parece uma letra "U", com a abertura voltada para o
lado (ou melhor, para a frente do carro).
No meu carro a parte de baixo estava batendo na parte superior
do Câmbio Dualogic, principalmente em regimes baixos de rotaão, e em
retomada de velocidade ou na saida (em 1ª...e de 1ª para 2ª marcha....de
2ª para 3ª era muito eventual, mas aconteceu tb).

Abaixo uma
foto um pouco mais próxima (desculpe mas o local para bater foto é
péssimo...se olharem no carro de vocês identificarão facilmente...)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Espero ter ajudado, e estou a disposição para esclarecimentos adicionais.

Abs,

Meu bambino estava exatamente com este mesmo "meliante", o barulho fazia nas mesmas situações que você citou, 2a pra 3a marcha ou em retomadas, marcha lenta na subida. O problema foi resolvido e agora está uma beleza! Ainda bem que não foi nada dentro do motor.
guchibr
guchibr
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 90
Data de inscrição : 28/01/2012

Localização : São José dos Campos - SP


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por sergi paulo uzun 22/4/2013, 10:11

sergi paulo uzun escreveu:Olá a todos. O meu esta com o mesmo barulho(3000km) sempre com GAZ. Comum da Shell. Na css pediram para colocar de 3 a 5 litros de Alcool ou Mudar para a V power, estou testando a V power o barulho Diminuiu. Sergi
Após o uso de V Power + Etanol na Proporção de:$45,00 de Gaz + $5,00 d Etanol. O barulho do Bate Pino Diminuiu Bastante.

sergi paulo uzun
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 67
Data de inscrição : 12/03/2013

Idade : 69
Localização : ribeirao preto

Apelido do Carro : Zun 2

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por andermen 23/4/2013, 00:20

Bem em breve não será necessário adicionar o etano na gasolina, pois o governo já vai fazer isso por você.
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty kkkkkk

Mensagem por rapha2006 26/4/2013, 00:14

andermen escreveu:Bem em breve não será necessário adicionar o etano na gasolina, pois o governo já vai fazer isso por você.


Concordo plenamente!!!

rapha2006
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/04/2013

Localização : Rio de Janeiro


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty bate Pino

Mensagem por marcelo.girsas 16/6/2013, 21:34

Pedro Coelho escreveu:Olá Pessoal,

eu acabei de pegar o meu 500 já rodei 600km e notei que as vezes parece bater pino quando to em baixas velocidades e dou uma acelerada tipo quando reduzo para passar por um quebra molas e depois acelero para retomar velocidade.. só rodei com ele 100% na gasolina me disseram que esse motor EVO 1.4 bate pino até em outros carros como a nova uno e punto e novo palio...
mas o estranho é que meu pai tem um punto 2008 com esse motor 1.4 e 50mil km rodados e nunca escutei ele bater pino.

isso acontece com alguem? será que com o tempo aumentando a killometragem vai parar?

Olha só abasteço com gasolina aditivada, mesmo assim, meu 500 que esta com 6.000km´s bate pino direto. levei na concessionaria e eles disseram que o carro tem esta característica. Não consigo acreditar que isso seja característica de projeto

marcelo.girsas
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 12
Data de inscrição : 15/12/2012

Idade : 64
Localização : São José


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por andermen 16/6/2013, 21:43

marcelo.girsas escreveu:
Pedro Coelho escreveu:Olá Pessoal,

eu acabei de pegar o meu 500 já rodei 600km e notei que as vezes parece bater pino quando to em baixas velocidades e dou uma acelerada tipo quando reduzo para passar por um quebra molas e depois acelero para retomar velocidade.. só rodei com ele 100% na gasolina me disseram que esse motor EVO 1.4 bate pino até em outros carros como a nova uno e punto e novo palio...
mas o estranho é que meu pai tem um punto 2008 com esse motor 1.4 e 50mil km rodados e nunca escutei ele bater pino.

isso acontece com alguem? será que com o tempo aumentando a killometragem vai parar?

Olha só abasteço com gasolina aditivada, mesmo assim, meu 500 que esta com 6.000km´s bate pino direto. levei na concessionaria e eles disseram que o carro tem esta característica. Não consigo acreditar que isso seja característica de projeto

Use etanol e salve seu motor!
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Grilo 18/6/2013, 18:27

Como rodo muito, para mim não compensa ficar parando toda hora para abastecer por rodar com Etanol.

Assim, a melhor combinação que já testei - e a que uso regularmente, é abastecer 6 litros de Etanol (15% do tanque) e o restante com Gasolina Aditivada. Fica a dica.
Grilo
Grilo
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 481
Data de inscrição : 20/01/2012

Idade : 35
Localização : SP

Apelido do Carro : Bimbo

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por marcus.vinicius.96387 12/7/2013, 16:06

O Cinco lá de casa,em qualquer situação(só com álcool,só com gasolina,motor frio ou quente),ele bate pino,fora a borra q o motor começou a apresentar
marcus.vinicius.96387
marcus.vinicius.96387
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 39
Data de inscrição : 11/10/2012

Idade : 29
Localização : BH

Apelido do Carro : Cinco

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por titogomes 24/7/2013, 12:17

O meu fiat 500 tb está batendo pino principalmente em arrancadas e baixo RPM, dá pra ouvir de dentro do carro o barulho, parece que está batendo ferro com ferro dentro do motor. Vou levar na ccs ... 
titogomes
titogomes
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 45
Data de inscrição : 30/01/2013

Idade : 49
Localização : Natal - RN

Apelido do Carro : Le petit

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Helio Junior 17/8/2013, 08:39

Acho que todo mundo tem o barulho no motor em baixa rotação e frio. Na CSS o mecânico explicou para mim e para dona de um Uno novo que isso se dá pela mistura do alcool/gasolina que vem na gasolina normal.
Alguem ja tentou usar alem da mistura de alcool e gasolina sugerida aqui, gasolina premium tipo Podium e teve alguma melhora?
Helio Junior
Helio Junior
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 30
Data de inscrição : 11/06/2013

Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro

Apelido do Carro : Baratinha

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Batendo pino

Mensagem por Luiz Fernando Rodrigues 17/8/2013, 09:55

Pessoal,
Sou mais uma vítima da batida de pino do motor EVO 1.4 8V. O meu, Cult manual com 7.000km, apresenta desde novo um ruído metálico ao arrancar saindo em 1° marcha (aquelas saídas suaves com o motor quase tripidando). Para mim era algo solto no sistema de escapamento ou na parte inferior do veículo, portanto eu pensava ser algo simples e fiquei aguardando o momento da revisão de 7.500km para voltar com o veículo à CSS para resolver este ruído metálico já que não tinham resolvido numa visita anterior aos cerca de 3.000km.

Feita a revisão aos 7.000km (troca de óleo + filtro do óleo) recomendei resolverem este problema do grilo metálico e outros que foram sanados (folga na coluna de direção e ruído de coisa solta, aparentemente na região do estepe). Porém o grilo metálico continuava apesar de ter deixado o veículo 3 dias completos na CSS pois eu ia viajar. Retirei na 6° feira, constatei que o problema persistia e voltei na 2° feira pela manhã pela 4° vez na CSS (Sinal SBC/Rudge Ramos) reclamar do mesmo problema.

Alegaram não encontrar nada anormal, sinalizaram ser problema de combustível e colheram amostra do tanque onde observaram cerca 20% de conteúdo de álcool (normal da nossa gasolina até 25%) e descartaram o problema do combustível presente no tanque, porém insistiram que poderia ser de outros abstecimentos. Fui claro que sempre abasteci o Fiat 500 e outros 4 veículos (meu + família) no mesmo posto e se houvesse evidência de problema originado pelo combustível, para formalizarem pois exigiria ressarcimento do posto. Desconversaram...

Me colocaram em contato com o gerente da CSS o qual demonstrei o problema e o mesmo afirmou tratar-se de "batida de pino" (nome popular para a indesejável pré detonação na câmara de combustão). Confimei que abastecia apenas com gasolina comum. Não queria acreditar, pois até na demonstração que fiz o motor estava frio, mas o gerente insistiu que era "batida de pino". Demorei a acreditar e lembrei que o ruído eventualmente ocorria em velocidades constantes (por exemplo em 3° marcha entre 40 - 50 km/h) especialmente em aclives. Pediu para ficar com o veículo outra vez e comentou que traria um prestador de serviços da CSS para filmar as câmaras de combustão e verificar o nível de carbonização. Saí da CSS frustrado.

Pesquisei na internet e para minha surpreza, diversos outros casos de motor flex com batida de pino, em especial o EVO 1.4 8V da Fiat. Falei com o gerente nos dias seguintes e comentou que substituiram o sensor de pré-detonação (todo carro com injeção multiponto tem isto) e que havia melhorado, porém o problema persistia. Comentou que substituiriam os bicos injetores pois havia indícios de falha na queima do combustível. Passou a semana toda e ligaram da CSS nesta 6° feira (16-Ago-2013) às 12:00h que necessitariam ficar com o veículo para apresentar ao consultor Fiat pois o problema não foi sanado. Fiquei ainda mais frustrado e me colocaram em contato com o CONFIAT para fornecimento do carro reserva. Deixei claro a consultora da CSS para nem ousarem substituir o combustível do meu tanque total ou parcialmente com álcool, pois o carro é flex e na especificação prevê abastecimento com ambos os combustíveis (com maior % de álcool o problema deve desaparecer).

Se afeta ao meu veículo e outros, lamentavelmente estamos a frente de um problema mais grave que envolve o projeto do motor. A batida de pino compromete a vida útil do motor, especialmente válvulas e precisam resolver esta falha no meu e tantos outros veículos, incluindo aqueles que nem perceberam o problema. Gosto do estilo do Fiat 500 que serve a mim perfeitamente no dia-a-dia de trânsito intenso na Gde SP, porém já estou pensando em exigir da Fiat a substituição pela versão 16V pois tenho dúvidas da solução definitiva do caso. Nem por isto deixo de recomendar a compra do veículo, porém momentaneamente fujam do motor EVO 1.4 8V.

Manterei vocês informados quando devolverem o veículo a mim.
Luiz Fernando Rodrigues
Luiz Fernando Rodrigues
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 06/01/2013

Idade : 53
Localização : Santo André


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Convidado 17/8/2013, 13:41

Luiz Fernando,

Batida de pino é uma câncer do motor flex, eu já ouvi e li relatos de todas as marcas, VW, Fiat, Honda, Chevrolet, Hyundai, Toyota, Peugeot, Citroen, Renault...
Culpa de quem? Dos brasileiros que mesmo carecas de saber que nossa gasolina é horrível, ainda insistem em criar demanda por carro flex achando que estão fazendo um bom negocio, eu sou contra carro flex, sempre fui e deixo isso sempre muito claro, mas infelizmente, por conta do mercado, sou obrigado a ter um, nossa lei não me ampara no meu direito de escolha.
Abasteço com álcool? Raramente, as vezes que abasteci foi com intuito de observar o comportamento do carro que não julguei tão bom, prefiro gasolina por opção.
Estou no meu segundo carro com motor Fire Flex EVO 1.4 e não tive nem no anterior, nem no atual o problema de batida de pino, mas sei que infelizmente algumas unidades são "premiadas" com esse barulho chato.
Como as fabricantes encaram a batida de pino? Característica do motor, estamos calejados de saber disso, pois por mais que mexam no motor, na maioria dos casos, o problema não é sanado; Seria um problema de projeto? Com certeza! Motor flex é uma gambiarra aceita pelo nosso mercado, simples assim, ele é como um avestruz, é uma ave, tem asas mas não voa... Uma pergunta simples define o problema: Se há uma demanda de mercado gigantesca e crescente por uma gambiarra, por que gastar dinheiro aperfeiçoando se estamos em um país extremamente protecionista?
Sobre comprometer a vida útil do motor, acredito que a longo prazo seja provável, tenho um amigo que trabalha para a Vivo (antiga Telefônica) atualmente ele roda com um Novo Uno com motor EVO, ele relata que o carro tem a batida de pino, antes ele rodava com um Celta VHCE, também tinha batida de pino, rodou com o carro até os 140.000km, o Novo Uno esta com mais de 95.000km rodados, relata que nem o Celta, nem o atual apresentaram qualquer problema no motor, nunca ficaram parados, apenas necessitando de manutenção de rotina, pode ser que se você comprar um carro flex e deixar ele parado, daqui 15 anos, pode ser que de um problema no motor, reduzindo sua vida útil, agora carro pra rodar no dia-a-dia e trocar daqui no máximo 5 anos, isso é irrelevante.
Sobre exigir a substituição do veículo por um com motor Multi-Air, eu acho as chances disso acontecer quase nulas, pois a batida de pino, como já disse é aceita pelo nosso mercado, é tida como comum, não impede seu carro de rodas e nem compromete a sua segurança, se for constatado que o motor do seu carro tem problemas mais sérios, o máximo que a Fiat fará - amparada pelas nossas leis antiquadas - é trocar o motor por um novo, como a Volkswagen fez anos atras com muitos Gol G5, mas claro, não custa nada desejar, sonhar, eu mesmo desejo e sonho com que a Fiat substitua meu 500 Cult Dualogic por um 500 Cabrio já que ele tem no painel grilos, que são resolvidos na revisão, mas que voltam depois.
E mais uma coisa, acho que você sabe que a Fiat acabou de estragar o Multi-Air tornando-o flex, não me admira se logo ele também começar a apresentar batida de pino.
No Brasil tudo é possível, e como sempre, quem paga o pato é o consumidor que é obrigado a paga caro em tudo por aqui...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Rafa(el) 17/8/2013, 17:45

Como ando sempre no álcool não escuto nenhum barulho diferente no motor, graças à Deus.

Eu tb não consigo entender pq o brasileiro gosta tanto de carro flex... Primeiro que a grande maioria abastece com gasolina. Segundo, que poucos sabem quando é mais interessante abastecer com um ou com outro combustível. Vão na regra de 70% difundida pela mídia, que nem sempre é correta. O meu 500 mesmo, rende mais que 70% no álcool. Acho que é pela elevada taxa de compressão. Então eu tenho abastecido sempre com álcool, e se fosse para colocar gasolina, colocaria a aditivada. Portanto, comparo o preço do álcool com a aditivada, tornando o álcool sempre mais interessante. Além disso, menos poluente, algo que eu levo em consideração tb.

Esse é meu primeiro carro flex, tb por imposição, pois se eu pudesse escolher, teria pego um monocombustível, fosse alcool ou gasolina, por também achar que isso de flex é gambiarra. Não peguei o multiair por conta do orçamento, pois para o evo já foi difícil de conseguir a "verba"... hehe
Rafa(el)
Rafa(el)
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 461
Data de inscrição : 06/04/2012

Idade : 42
Localização : Varginha MG

Apelido do Carro : Miúdo

Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por tech3000 17/8/2013, 23:12

A questão dos Flex é muito mais política e econômica, afinal se o petróleo disparar lá fora teoricamente temos uma opção não atrelada ao preço do barril de petróleo, sem contar as emissões de poluentes que são muito menores.

O grande problema dos flex no Brasil é a falta de tecnologia dos mesmos e a falta de cobrança de melhoria por parte do governo para cima dos fabricantes, pelo motivos que todos conhecem, vide a falta de segurança, tecnologia e conforto generalizada dos carros nacionais, aumentando absurdamente o lucro das montadoras.

As montadoras ganham pois não investem em tecnologia e mesmo assim lucram pra caramba, o governo ganha pois não precisa temer drasticamente a dependência exclusiva do petróleo e pelos carros flex consumirem mais ganham ainda mais recolhendo mais impostos de gasolina e etanol, além das distribuidoras e Petrobrás venderem mais pelo mesmo motivo.

No final quem se ferra é povo, como sempre. A idéia do motor flex (ou híbrido, que seria o termo correto) é ótima e muito bem vinda, desde que fosse eficiente e confortável, o que se alcançaria com investimentos em tecnologia, que as montadoras não fazem por estar bom do jeito que está e o governo também não cobrá-las.

Jogar a "culpa" nos consumidores é meio complicada no caso dos flex, afinal praticamente não temos escolha, se houvesse escolha e todos pudessem comprar mono ao invés de flex encalhando estes então o consumidor teria no seu poder de escolha uma arma pra mudar os flex. Mas sem poder de escolha só resta o governo atuar em favor de seu povo, o que sabemos pelo lobby e conchavos políticos entre montadoras e governos é quase impossível acontecer no Brasil.

E quem acredita em Inovar Auto, por favor né, política totalmente protecionista para uma indústria defasada e ineficiente, completamente inapta de competir com outros países. Inovar Auto só servirá para as próprias montadoras manterem seus reinados de subveículos fabricados no Brasil e vendidos à preço de obras de arte.

Flex poderia ser ótimo no Brasil, mas interesses financeiros e estes políticos sujos que temos neste país só ferram o povo!

Solução? Ano que vem não reelejam ninguém! É um começo!
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

[BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic. - Página 2 Empty Re: [BATENDO PINO] 1.4 Evo Dualogic.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos