500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema no Termostato

3 participantes

Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Problema no Termostato

Mensagem por stanaka 24/3/2014, 20:58

Galera, 

Ando sumido do fórum mas queria uma opinião de vocês.

Ontem eu estava na Via Anchieta e na troca da última marcha vi uma nuvem branca surgindo atrás do carro, na hora não senti nenhuma diferença de rendimento ou barulho estranho, só essa nuvem - e comecei a choramingar hahahah... Seguindo à frente o carro começou a esquentar... na hora eu parei, com medo de queimar as juntas do cabeçote.

Abri o capô e tinha fluído de radiador pra todo lado, o reservatório estava vazio e havia muita, muita fumaça/vapor, provavelmente por conta do contato do fluído com o motor quente. Esperei um pouco esfriar e fui verificar onde era o tal vazamento.

Foi aí que o guincho do seguro chegou e descobrimos o problema, a mangueira do termostato! É aquela que conecta o termostato ao circuito de aquecimento interno do carro. Ela estava solta, na verdade o conector do termostato quebrou dentro da mangueira. Vai ver o aquece, esfria, aquece, esfria estressou o material, o fez ressecar e pimba, quebrou.

Conversando com o Leopoldo (coitado, qdo acontece algo eu sempre vou choramingar pra ele hehehe) me sugeriu entrar no Reparador da Fiat (eu nunca tinha entrado lá, mas é animal o material huh?) e fuçando no material inteiro achei a peça maldita.

Pelo que entendi o termostato em si é de metal (provavelmente alumínio) e o encaixe maledeto da mangueira é de plástico! Pq não fazem tudo de metal?!? Deve haver um porquê, só espero que não seja por economia ou a tal da "obsolescência programada".

Bom, como meu carro não está dentro da garantia, meu irmão tinha sugerido comprar no MercadoCar a peça e deixar na mão do sogro dele que é um mecânico aposentado. Como acho chato ficar pedindo favor, levei hoje de manhã na Fiat Sinal, Av. Miguel Estefano aqui de SP - na boa, nunca mais passo por lá. Os caras ficaram o dia todo para me enviar um orçamento - recebi agora ao fim do expediente. Mandaram algo completamente diferente do problema relatado. No orçamento consta: Mão de Obra/Serviço + troca da BOMBA?!?! d'água + fluído = R$ 627,00 sendo que ainda iriam fazer o pedido da peça e só iria chegar na concessionária em 7 dias! Que eficiência Fiat Sinal, huh?!

Hoje, na parte da manhã logo que cheguei da concessionária, entrei no reparador fiat, procurei o termostado e peguei os códigos: 55202176 ou 55239819.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Liguei para o MercadoCar e também procurei no Mercado Livre, preços das peças:
MercadoCar = R$ 137,41
Mercado Livre = R$ 88,00

Ambas com pronta entrega, fiz o maldito orçamento das peças em 5 minutos, nem isso.

Aí eu fico pensando: eu lá tenho cara de trouxa?!?

Soluções para amanhã de manhã, ir direto na Fiat Sinal, pedir o guincho novamente e levar na oficina da Porto Seguro - segundo o cara do guincho a Porto quer mais é que o serviço fique bem feito e o carro não volte a dar problema, pq seria mais custo pros caras, o que até faz sentido. Quero comprar a peça e pedir para instalarem.

Vocês aí que estão na mesma situação do que eu, com garantia vencida, onde levam qdo rola algum problema mecânico?

A troca do termostato é até fácil e simples de resolver, no orçamento da Sinal deram 1h20mins pra efetuar a troca.

Alguma outra sugestão dos amigos?!

Poxa Fiat Sinal (pra não dizer outra coisa)! 

Fiquei decepcionado:
- o consultor Douglas me prometeu o orçamento às 14h e não recebi, se não cumpre, não dê prazo.
- feedback somente ao fim do dia com impossibilidade de conversar com o consultor (mandou, ligou na minha residência, não ligou no meu celular e foi embora) resumindo, atendimento nota zero.
- peças quase que 3x vezes mais caras.
- sem peças em estoque (essa peça é comum em outros modelos fiat)
- prazo de serviço surreal (7 dias a 8 dias por falta de peça)

De manhã eu notei uma coisa estranha, vi no board dos mecânicos os trabalhos em andamento, vários mecânicos sem nada pra fazer, NADA, NADA! Em compensação havia no fim havia uma linha com diversas fichas de carros, qual era o nome do mecânico? Não era de um mecânico, era a fila "esperando peças", ou seja, mecânico lá só coça o saco por falta de peças em estoque ou eles jogam isso pra dar uma relaxada na oficina, pra trabalharem numa boa. 

Vai entender... só sei que jamais levo na Fiat Sinal novamente.

Abs,

Tanaka


Última edição por silvio.tanaka em 24/3/2014, 22:31, editado 2 vez(es)
stanaka
stanaka
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 43
Localização : Sao Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por stanaka 24/3/2014, 21:02

Na gringa:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Aqui no Brasil (o termostato não tem o conector de plástico!):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Só estou na dúvida agora, o terminal parece diferente no nacional.
stanaka
stanaka
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 43
Localização : Sao Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por Convidado 24/3/2014, 21:34

Que merda esse tipo de situação.
Ótima dica essa de pesquisar a peça no reparador Fiat.
Falando em Fiat, acho digno você ligar e registrar uma reclamação mesmo o carro não estando mais na garantia, exigindo uma explicação.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por Davide 25/3/2014, 08:28

Termostatos são feitos para durarem a vida útil toda do motor, infelizmente tem os premiados, 

certa vez fui premiado duas vezes em curtíssimo espaço de tempo com um carro Fiat em garantia, algum tempo atrás, mas depois descobri que era uma série de peças bichadas, na prática algo que resultaria em recall,

o fato ser de plástico ou não, ou pelo menos ter algumas partes de plástico, não quer dizer absolutamente nada,

boa sorte, abraços
Davide
Davide
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/12/2013

Localização : Sorocaba


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por stanaka 25/3/2014, 11:22

A peça nacional é de metal, sinceramente eu acho que faz mais sentido não ser de plástico, uma vez que o motor vibra, há movimento, esquenta, esfria, há sim um estresse do material e foi justamente na troca de marcha, onde provavelmente o motor deu aquele solavanco que houve a fratura do conector de plástico e assim causou o vazamento, se fosse de um material mais resistente acredito que eu não estaria a pé, mas concordo que tudo isso pode ter influenciado em um lote de peças bichadas.
stanaka
stanaka
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 43
Localização : Sao Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por stanaka 25/3/2014, 13:52

Atualização, liguei em outra concessionária, a Ventuno, dei o código 55239819 que consta no reparador Fiat, preço? R$ 115,76.

Resolvi ligar na concessionária que deixei o carro, Fiat Sinal Miguel Estéfano, o cara disse que o preço é tabelado R$ 115,76.

Me diz pq me cobraram R$ 300,00?!
stanaka
stanaka
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 43
Localização : Sao Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por Davide 25/3/2014, 16:39

Sílvio, há termostáticas usando plástico há muitos anos em marcas alemãs também e pelo plástico apenas nada tem a denegrir no componente, é defeito sim, mas não pelo projeto ou matéria prima.
Infelizmente você foi premiado nisso, bola pra frente,
abraço
Davide
Davide
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 18/12/2013

Localização : Sorocaba


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por DecomedRJ 25/3/2014, 17:08

Po Tanaka, na Sinal cobram mais de 600 e na Vetuno quase 160? q doideira em!
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por stanaka 26/3/2014, 11:37

Atualizando.

Ontem eu fui na Fiat Sinal, pedi para pegar o carro do jeito que estava, não iria fazer o serviço. Enquanto o consultor ia buscar o carro eu fui na área de peças e pedi a válvula do termostática cód. 55239819, a peça constava em estoque e custou R$ 115,76 (diferente dos 7 dias e R$ 300,00). 

Na hora de pagar o consultor veio trazer a folha para assinar a saída do veículo, foi que eu perguntei a ele:

- Amigo, pq vc me cobrou 300 por uma peça e mais a troca de outra que não era necessária? Eu acabei de comprar aqui a válvula por 115, o que aconteceu? 

O Douglas ficou furioso, disse que havia pedido a peça correta (me mostrou um outro código, diferente do que consta no reparador Fiat) e que se houvesse algum problema com a mangueira a trocar eu poderia reclamar (galera ele queria trocar uma mangueira que estava intacta, vai ver que o mecânico estava com preguiça de remover o conector de plástico que havia quebrado dentro, era tirar a abraçadeira e com um alicate remover o pedaço de dentro, enfim).

Resumindo, eu não curti o atendimento, ele me prometeu dar um orçamento às 14h, não me retornou no celular, liguei 3 vezes durante o dia o cobrando, foi me passar só ao fim do expediente e algo que não condizia com o meu pedido. 

O consultor Douglas disse que eu não estava no agendamento e estava me fazendo um favor - no caso cobrar mais caro pela urgência e ser mal atendido por não ter agendado a quebra do carro, aham!

Assim que entrei na Fiat Sinal, me adiantei e liguei para a Porto pedindo o guincho. Ao receber o carro do consultor e pagar a válvula, o guincho já estava na porta pra me receber.

Levei em um CAPS (Centro Automotivo Porto Seguro) expliquei o ocorrido, o mecânico foi super tranquilo, foi comigo na oficina, desmontou parte da tubulação e foi me explicando... e eu estava certo, era apenas o conector da válvula termostática que havia quebrado, nisso tinha q trocar a peça inteira e adicionar novo fluído.

Galera dica: a válvula termostática do polonês é a mesma utilizada no Novo Uno, Palio e etc... Se você for comprar qualquer peça, entre no reparador Fiat e mande o código pro vendedor, se você diz que a peça é do Fiat 500, dependendo do lugar que você vai, alguns vendedores malandros metem um valor adicional, foda.

Outra coisa, o mecânico da Porto me disse que os mecânicos de concessionária ganham por hora, então muitas vezes o cara diz que o serviço vai demorar 2 horas e não é bem verdade, o cara pode até terminar antes mas dá baixa só depois de 2 horas, pq se ele entrega o serviço antes do prometido, eles não recebem o que foi combinado. Já na Porto eles são assalariados, rola auditoria, a oficina tem milhares de câmeras pra avaliar os caras, a ideia é manter a qualidade do atendimento e serviço prestado, pq eles não querem que o carro dê problema e volte a usar o guincho gratuito que consta na tua apólice, é mais custo pros caras.

Resumindo, a Porto me ligou agora pra buscar o carro, fiquei super satisfeito com o tratamento do mecânico, recepção e tempo de serviço, nota 10 pra Porto. 

Orçamento Fiat: R$ 672,48
Orçamento Porto: R$ 280,00 + a peça que comprei R$ 115,76

Foi trocada a válvula termostática, feito a sangria do fluído, desmontagem e montagem, novo fluído do radiador e testes do sistema.

Uma economia de R$ 276,72.

Acho que eu mesmo poderia ter feito o serviço mas como não sou mecânico e tinha que desmontar mais coisa do que simplesmente a válvula, resolvi pagar. Sabe aquela coisa de você não cortar cabelo com quem não é profissa, então...

Bambino de volta às ruas! Fim Wink
stanaka
stanaka
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 283
Data de inscrição : 10/04/2012

Idade : 43
Localização : Sao Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por DecomedRJ 26/3/2014, 12:47

Cara ja tinha notado esse fato de cobrarem mais caro pela peça só pq é do 500. Sobre o CAPS eu provavelmente vou passar fazer serviços lá depois q acabar a garantia,pois vc n é o primeiro que da boas referências de lá. Que bom que deu tudo certo e agora só aproveitar!
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Problema no Termostato Empty Re: Problema no Termostato

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos