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Fluído do radiador

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Mensagem por guibw 24/7/2013, 11:28

Galera,

Final de semana passado fui abastecer num posto ipiranga aqui da Ricardo Jafet, e os dois frentistas me alertaram que o nível do fluído do radiador estava abaixo do mínimo requerido.
Me chamaram pra olhar e realmente, constatei que tava abaixo do limite mínimo, além do que comentaram sobre a cor do fluído, que estava um laranja escuro, e com algumas sujeiras/ferrugens dentro.

O carro tem 18.500km, a concessionária deveria ter trocado ou ao menos informado sobre isso nas trocas de óleo e revisão dos 15.000km, não ?
Vou levar o carro na concessionária mas queria ter certeza de que isso era uma obrigação deles terem verificado.
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Mensagem por Convidado 24/7/2013, 23:32

Na revisão dos 15.000km geralmente não se troca esse fluído pois é pra ele ainda estar rosa (em bom estado) se antes dos 30.000km estragar é falha da concessionária onde você comprou seu carro.  Todo carro vem de fabrica com uma quantidade mínima desse fluido no reservatório que serve apenas pra evitar a oxidação no período que o carro ficara parado no estoque, ou seja, o carro não roda, ao fazer a revisão de entrega do veículo, a concessionária deve esvaziar todo o sistema, fazer a limpeza com água corrente, completar com água limpa e encher o reservatório de fluído novo, porém muitas concessionárias não seguem essa orientação afim de maximizar os lucros, então na revisão de entrega apenas completam o nível de fluído ou as vezes nem isso, ai acontece a oxidação do sistema e só se repara isso quando a oxidação atinge o reservatório de fluído, pode ser que na revisão de 15.000km o fluído ainda estava aparentemente bom e por isso não trocado - já que isso só esta predefinido pra revisão dos 30.000km - como já estava contaminado com partículas que sobem do radiador, oxidou posteriormente, pois o processo de oxidação faz o nível do fluído do reservatório baixar.
Pra evitar que o carro super-aqueça, complete com água e leve seu carro a concessionária e solicite a limpeza do sistema de aforrecimento, não esqueça de verificar na entrega se não há marcas de ferrugem no reservatório, se houver solicite a troca do mesmo na garantia, pois geralmente a ferrugem contamina o plástico do reservatório e assim sempre que trocar o fluído o mesmo será contaminado e oxidara rapidamente, sendo necessário uma nova limpeza do sistema.
Dica de quem já trabalhou em concessionária Smile

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Mensagem por cavalhieri 25/7/2013, 02:26

Engraçado, ia comentar algo parecido. O meu está na casa dos 6000km e já tive que completar 2x. Engraçado que com o meu antigo Punto, eu nunca precisei fazer isso. Característica do carro será? A cor do meu está ok.
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Mensagem por Convidado 25/7/2013, 03:05

cavalhieri escreveu:Engraçado, ia comentar algo parecido. O meu está na casa dos 6000km e já tive que completar 2x. Engraçado que com o meu antigo Punto, eu nunca precisei fazer isso. Característica do carro será? A cor do meu está ok.
Rolling Eyes 

Se o fluído ainda estiver rosa e precisar completar não tem problema pois pode haver evaporação natural por conta da alta temperatura, o problema é quando há oxidação, ela anula as propriedades do fluído, ai tem de limpar mesmo.

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Mensagem por Zolet 25/7/2013, 12:23

Um detalhe muito importante pessoal

Nunca completem com água da torneira, muito menos agua mineral.

A alta temperatura de trabalho do fluido faz com que os minerais presentes na água se juntem em pequenas particulas solidas. Em médio/longo prazo elas podem virar incrustações nas paredes da tubulação do radiador, as quais são bem pequenas. Esse processo aumentara a força que a bomba dágua precisará pra bombear o fluido, ocasionando sua quebra antecipada. Alem disso a performance de arrefecimento será comprometida, com aumento da temperatura do vão motor e consequentemente consumo maior de combustivel.

O certo é completar com a mistura pronta que vende na concessionária (água desmineralizada/destilada + aditivo).

Ou então um jeitinho brasileiro é comprar agua destilada/desmineralizada e completar com ela. É dificil de achar, já achei na internet em um site que vendia produtos pra fazer sabonete!!!! Porém essa segunda opção não contém o aditivo, o qual é anti-congelamento (para cidades frias essencial) e também anti-cavitação, o que novamente garante que as pas da bomba dágua não sofram quebra prematura (devido à cavitação)
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Mensagem por guibw 25/7/2013, 16:19

Vou na concessionária reclamar disso o mais breve possível.

Obrigado pessoal.
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Mensagem por Vinicius Andrade 30/7/2013, 15:25

Eu to com o problema da agua baixar.. 
ta meio rosa ainda..
porem o nivel saiu do maximo para o minimo em uma semana
pode isso arnaldo..?
o carro por volta dos 15 mil, deu um aviso no computador de bordo q estava super aquecido, detalhe q a agual estava na altura exata, entre o maximo e o minimo. porem o marcador da temperatura do pailnel continuou no msm lugar.. 
levei na CCs e fui informado ao qual teria sido um possivel erro do computador de bordo.. atualizado, o PC nao acusou mais nada..
porem o carro vem cada dia mais cedo diminuindo a aguaa..
que me chamou atencao na ultima semana q diminiu bruscamente a baixo do minimo..
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Mensagem por Vinicius Andrade 6/8/2013, 18:42

descobri que a valvula termostatica estava com problema.. 
fluido trocado e a valvula tbm.. 
uma facada de 300 reais..
o carro ja roda normal sem baixar a agua..
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Mensagem por grilokko 8/8/2013, 17:14

fiz merda ! 

fui ler o forum apenas hoje, porem fiz a merda onten ! reparei que o fluido estava no MIN, rosinha, original, eis que o genio aqui, completou com agua comun, e rodei normal, hoje eu li esse topico, resolvi ir la conferir, a agua esta marrom !!!! AHHHHHHHHHHHH SOCORROOO !!!!!

5000 km.
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Mensagem por Vinicius Andrade 8/8/2013, 19:05

grilokko escreveu:fiz merda ! 

fui ler o forum apenas hoje, porem fiz a merda onten ! reparei que o fluido estava no MIN, rosinha, original, eis que o genio aqui, completou com agua comun, e rodei normal, hoje eu li esse topico, resolvi ir la conferir, a agua esta marrom !!!! AHHHHHHHHHHHH SOCORROOO !!!!!

5000 km.
 rapaaaz... todas as vezes que completei foram com agua mineral, e nunca com agua direta da torneira.. 
tbm nunca comprei adtivo pra repor.. 
o detalhe é o porq do marrom..? msm com agua mineral sempre continuou rosa.. 
se tá com medo leve o carro na CCS.. DÊ uma de joão sem braço e diga ao pessoal q o fluido ficou marrom do nada.. 
veja o q eles possam fazer.. se nao resolver vc desenbolsa uma quantia em torno de 300 reais pra trocar o fluido na CCS .. em oficina comum voce vai economizar um pouco, o serviço é simples e nao tem dor de cabeça.
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Mensagem por grilokko 8/8/2013, 19:34

Vinicius Andrade escreveu:
grilokko escreveu:fiz merda ! 

fui ler o forum apenas hoje, porem fiz a merda onten ! reparei que o fluido estava no MIN, rosinha, original, eis que o genio aqui, completou com agua comun, e rodei normal, hoje eu li esse topico, resolvi ir la conferir, a agua esta marrom !!!! AHHHHHHHHHHHH SOCORROOO !!!!!

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 rapaaaz... todas as vezes que completei foram com agua mineral, e nunca com agua direta da torneira.. 
tbm nunca comprei adtivo pra repor.. 
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se tá com medo leve o carro na CCS.. DÊ uma de joão sem braço e diga ao pessoal q o fluido ficou marrom do nada.. 
veja o q eles possam fazer.. se nao resolver vc desenbolsa uma quantia em torno de 300 reais pra trocar o fluido na CCS .. em oficina comum voce vai economizar um pouco, o serviço é simples e nao tem dor de cabeça.
 sim sim ! vou la amanha mesmo dps conto qual foi a bucha 

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Mensagem por Fabio Askan 22/8/2013, 20:55

grilokko escreveu:
Vinicius Andrade escreveu:
grilokko escreveu:fiz merda ! 

fui ler o forum apenas hoje, porem fiz a merda onten ! reparei que o fluido estava no MIN, rosinha, original, eis que o genio aqui, completou com agua comun, e rodei normal, hoje eu li esse topico, resolvi ir la conferir, a agua esta marrom !!!! AHHHHHHHHHHHH SOCORROOO !!!!!

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Mensagem por Zolet 23/8/2013, 15:35

Vinicius Andrade escreveu:
grilokko escreveu:fiz merda ! 

fui ler o forum apenas hoje, porem fiz a merda onten ! reparei que o fluido estava no MIN, rosinha, original, eis que o genio aqui, completou com agua comun, e rodei normal, hoje eu li esse topico, resolvi ir la conferir, a agua esta marrom !!!! AHHHHHHHHHHHH SOCORROOO !!!!!

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Vinícius,

Agua mineral não resolve, é um veneno "menos pior" que agua de torneira. O certo é completar com agua destilada/desmineralizada ou então a mistura pronta que vende da concessionária.
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Mensagem por DecomedRJ 21/9/2013, 21:26

Galera, vou fazer uma pergunta meio idiota, mas é que não gosto de forçar nenhuma peça com medo de quebrar e ter um problema maior pra achar a reposição. Bom, vi que água do liq de arrefecimento está um cadinho abaixo do min e fui tentar abrir pra completar. Bom, primeiro tentei ela rodou um cadinho e n abriu. O meu é um Cult 12/12. Notei que ela não é de rosca e parece ter uns dentinhos. Enfim, peguei o manual pra ler e ele fala pra fazer uma pressão pra baixo e rodar. Fiz o que manual mandou ela rodou um pouco, mas n abriu. Depois dessa rodada, tentei puxar e n abria de jeito nenhum. Resolvi n fazer muita força pra não quebrar ou empenar (a tampa parece ser de alumínio).
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Mensagem por guibw 27/9/2013, 10:23

Levei na FIAT Ventuno da Vila Mariana (Vergueiro, próx a Ricardo Jafet) e o consultor me disse que o correto é a cor do fluído estar marrom, com cor de lama.

Pode isso ?!
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Mensagem por Breno 27/9/2013, 13:12

guibw escreveu:Levei na FIAT Ventuno da Vila Mariana (Vergueiro, próx a Ricardo Jafet) e o consultor me disse que o correto é a cor do fluído estar marrom, com cor de lama.

Pode isso ?!
PUts, quero morrer! Não acredito que a concessionária teve coragem de dizer isso... Mad
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Mensagem por DecomedRJ 28/9/2013, 00:27

Ta de sacanagem hahhaahhahaua, cara sem palavras pra isso
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Mensagem por Fabio Askan 17/10/2013, 10:02

duahsdihaushdiahsduiduhasuihda, fala pra ele, que cor de lama é oq ele esta saindo pela boca dele.... como pode???

Pq sera q o meu é vermelho/rosa??? Sera quem tem algo errado?? sAHUIshUAHsuasuuishuish
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Mensagem por Ayrlan 24/3/2014, 20:02

Pessoal, Boa Noite! O 500 de vcs baixa muito o nível do líquido? O meu está com 5600 kms, qnado comprei estava no min, completei até o máximo e baixou um poquinho de nada, na verdade saiu um pouco pelo suspiro do reservatório, será que é normal? Abraço a todos!
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Mensagem por Fabio Askan 24/3/2014, 20:41

Ayrlan escreveu:Pessoal, Boa Noite! O 500 de vcs baixa muito o nível do líquido? O meu está com 5600 kms, qnado comprei estava no min, completei até o máximo e baixou um poquinho de nada, na verdade saiu um pouco pelo suspiro do reservatório, será que é normal? Abraço a todos!


O normal é baixar um pouco durante as rodagens, o fluido circula pelo radiador/motor e também fica sobre pressão (1.4bar), sendo assim, ele fica um pouco mais baixo que a marcação de quando o carro esta parado e frio a (1atm).
Com o tempo o fluido vai baixar, o que é normal. o que não é normal é o nível baixar bruscamente em intervalos muito pequenos de 10mil em 10mil kms ou menos.
certifique-se que isso não esta acontecendo, e caso esteja, leve a css e peça para que façam o teste para ver se ele não esta escapando (evaporando) por algum lugar.


espero ter ajudado.
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Mensagem por Ayrlan 24/3/2014, 21:39

Fabio Askan escreveu:
Ayrlan escreveu:Pessoal, Boa Noite! O 500 de vcs baixa muito o nível do líquido? O meu está com 5600 kms, qnado comprei estava no min, completei até o máximo e baixou um poquinho de nada, na verdade saiu um pouco pelo suspiro do reservatório, será que é normal? Abraço a todos!


O normal é baixar um pouco durante as rodagens, o fluido circula pelo radiador/motor e também fica sobre pressão (1.4bar), sendo assim, ele fica um pouco mais baixo que a marcação de quando o carro esta parado e frio a (1atm).
Com o tempo o fluido vai baixar, o que é normal. o que não é normal é o nível baixar bruscamente em intervalos muito pequenos de 10mil em 10mil kms ou menos.
certifique-se que isso não esta acontecendo, e caso esteja, leve a css e peça para que façam o teste para ver se ele não esta escapando (evaporando) por algum lugar.


espero ter ajudado.
Vlw Fábio, ajudou muito!
Mas me ajuda aqui: Comprei o carro esse mês, na verdade troquei o meu antigo 500 por esse, resumindo...
Me entregaram o carro revisado na concessionária e na entrega reparei que o nível estava um pouco acima do mínimo, esqueci de questionar...Dai resolvi completar por minha conta, comprei o fluído e coloquei no reservatório e fiquei observando, hj notei que vazou um pouco pelo suspiro do resrvatório, dai a pergunta...Será que está normal? Baixou bem puquinho em mais ou menos 100km, é tolerável? Obrigado pelo apoio!
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Mensagem por Fabio Askan 25/3/2014, 20:13

Ayrlan escreveu:
Fabio Askan escreveu:
Ayrlan escreveu:Pessoal, Boa Noite! O 500 de vcs baixa muito o nível do líquido? O meu está com 5600 kms, qnado comprei estava no min, completei até o máximo e baixou um poquinho de nada, na verdade saiu um pouco pelo suspiro do reservatório, será que é normal? Abraço a todos!


O normal é baixar um pouco durante as rodagens, o fluido circula pelo radiador/motor e também fica sobre pressão (1.4bar), sendo assim, ele fica um pouco mais baixo que a marcação de quando o carro esta parado e frio a (1atm).
Com o tempo o fluido vai baixar, o que é normal. o que não é normal é o nível baixar bruscamente em intervalos muito pequenos de 10mil em 10mil kms ou menos.
certifique-se que isso não esta acontecendo, e caso esteja, leve a css e peça para que façam o teste para ver se ele não esta escapando (evaporando) por algum lugar.


espero ter ajudado.
Vlw Fábio, ajudou muito!
Mas me ajuda aqui: Comprei o carro esse mês, na verdade troquei o meu antigo 500 por esse, resumindo...
Me entregaram o carro revisado na concessionária e na entrega reparei que o nível estava um pouco acima do mínimo, esqueci de questionar...Dai resolvi completar por minha conta, comprei o fluído e coloquei no reservatório e fiquei observando, hj notei que vazou um pouco pelo suspiro do resrvatório, dai a pergunta...Será que está normal? Baixou bem puquinho em mais ou menos 100km, é tolerável? Obrigado pelo apoio!

Eu recomendo você rodar um tempo com ele, quando o fluido do radiador do meu foi trocado... ele baixou um pouco durante um tempo, pois havia ar no sistema, depois de um tempo o normal é parar de baixar, e somente baixar depois de vários kms rodados como eu comentei.
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Mensagem por DecomedRJ 25/3/2014, 20:53

guibw escreveu:Levei na FIAT Ventuno da Vila Mariana (Vergueiro, próx a Ricardo Jafet) e o consultor me disse que o correto é a cor do fluído estar marrom, com cor de lama.

Pode isso ?!


Lama só se for dentro da cabeça dele uiahauihiuhaiuahaiuhauai tá de sacanagem né? Corre dessa CSS, depois de uma dessas rssss. Apesar que consultor nunca sabe de merda nenhuma.
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Mensagem por Ayrlan 25/3/2014, 21:00

Fábio, como fica o nível do seu? Entre o máximo e o mínimo? Abraço e obrigado pela força.
O meu novo veio um pouco acima do mínimo.
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Mensagem por Fabio Askan 25/3/2014, 21:10

Ayrlan escreveu:Fábio, como fica o nível do seu? Entre o máximo e o mínimo? Abraço e obrigado pela força.
O meu novo veio um pouco acima do mínimo.

O meu costuma ficar próximo do meio, um pouco abaixo. sempre que fica muito próximo do minimo eu dou uma completada.
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