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Mensagem por Grilo 10/1/2013, 02:03

Meu carro passou os últimos dias na concessionária Maggi para fazer um diagnóstico (sem sucesso) da suspensão jogando para os lados e a revisão dos 30mil km.

Quando fui para o caixa para fazer o pagamento e percebi que constava na ordem de serviço o Óleo Helix 5W30 sintético.

Fui para o carro, peguei o manual e surpresa: colocaram o óleo destinado ao 500 MultiAir.
O com motor EVO, o óleo correto é o Selenia 15W40 semi-sintético.

Voltei ao consultor e questionei o óleo. O mesmo foi até a oficina e confirmou que foi colocado o 5W30, mas que esse era muito superior. Disse que não, que deveriam colocar o óleo correto. Nisso, juntou pessoal da oficina
tentando me convencer, até que alguém soltou “trata-se de uma recomendação interna da Fiat”.

Liguei na central L’único, onde confirmaram que não existe nenhuma recomendação, que o óleo estava errado, que não era para retirar o carro e que iriam intervir.

Aguardei o gerente voltar do almoço (praticamente 1h), enquanto isso, abri reclamação no L’único.
Chegando, felizmente aceitou o grave erro e providenciou a troca do óleo - fiz questão de acompanhar.

Bom, esse é um resumo dos diversos problemas que enfrentei com essa concessionária essa semana. Tentei levar nessa css, justamente porque não estava satisfeito com a anterior.

Chegando em casa, fui guardar a ordem de serviço/nota fiscal e fiquei espantado; Shocked
Ao comparar as últimas notas ficais, vi que a concessionária Sinal, nas últimas três trocas de óleo (7.500km, 15.000km e 22.500km) utilizou o óleo 5W30, novamente destinado somente ao MultiAir.

Sendo assim rodei pelo menos 22mil km com o óleo errado! Mad

Existe alguma possibilidade de dano ao motor?
Caso positivo, mais um motivo para acelerar a venda do Cinque que tanto me deu dor de cabeça.
Fica a dica para quem for trocar o óleo!
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Mensagem por ricogb 10/1/2013, 08:47

Que zica hein! Tem que ficar esperto com essas CSS.. Eu mesmo estou preocupado quando for fazer a revisão.. Gostaria de acompanhar pra que ninguém faça arte.

Bom, sobre o uso desse óleo, já li aqui mesmo no fórum que os multiair só devem usar ele pois ele é mais fino que os outros. Creio que não seja grande problema. Lembrando que não sou especialista, se tiver falado bobagem que me corrijam, por favor! E guarde bem essas notas e se possível questione a sinal sobre isso.
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Mensagem por José Antonio 10/1/2013, 09:58

Em minha humilde opinião, não foi o óleo recomendado, mas também não está tão fora assim. Não acho que causaria algum dano ao motor. Teria que ser um óleo muuuuuuito diferente ou contaminado para provocar danos.
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Mensagem por Brns 10/1/2013, 12:22

Qual Fiat Sinal você levou seu 500?
Estou pensando em deixar o meu para fazer a troca de óleo na Sinal de Alphaville.
Quando for trocar, já ficarei de olho em relação ao óleo que irão colocar.

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Mensagem por Grilo 10/1/2013, 23:06

Brns escreveu:Qual Fiat Sinal você levou seu 500?
Estou pensando em deixar o meu para fazer a troca de óleo na Sinal de Alphaville.
Quando for trocar, já ficarei de olho em relação ao óleo que irão colocar.

As três trocas anteriores foram feitas na Sinal Alphaville.
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Mensagem por Adailton 10/1/2013, 23:13

No meu antigo Fiat 500 (preto), colocaram sintético também. Argumentei e eles disseram que era recomendação interna...putz, se eu soubesse disso. O mecânico disse que a Fiat do Brasil recomenda o óleo sintético por ser mais fino e aumentar a vida útil do motor (na partida), visto que não desce totalmente no cárter.
Vou dizer o que né? Agora vou cuidar na próxima troca. E reclamar se for preciso!
Abração.


Última edição por Adailton em 11/1/2013, 09:02, editado 1 vez(es)
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Mensagem por angelforce 11/1/2013, 07:08

na verdade o sintético é um óleo mais elaborado.
Isso que fizeram, também fazem demais com o pessoal do Novo Uno que usa o mesmo motor 1.4

A questão é que engenheiros quando desenvolvem motores em carros populares pensam no custo benefício e na especificação mínima. A troca por um sintético em detrimento de um semi sintético não traz nenhum prejuízo ao motor, apenas ao bolso já que ele é mais caro.

Sobre a especificação de viscosidade não se recomenda baixar a faixa em regime quente, porém, a viscosidade de lubrificação em regime frio pode se baixar até zero sem problemas . É até recomendável.
Isso significa que baixar de 15w pra 5w é como o pessoal da CCS disse, vai proteger mais o motor quando ele estiver em regime frio por ser mais fino. Já baixar de 40 pra 30 pode dar alguma diferença, mas que nesse motor deve ser mínima.. Entretanto, muitos donos de Uno afirmam que essa redução de uma dezena já é o suficiente pra deixar o carro mais barulhento a 100km, com uma resposta pior e com alguns grilinhos. Muitos tem usado por conta própria, apesar da questão da garantia, óleos com especificação 0w40/50/60.
Todavia, o preço por litro chega a 60 reais, mas os resultados tem sido bons.


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Mensagem por Brns 11/1/2013, 13:28

Grilo escreveu:
Brns escreveu:Qual Fiat Sinal você levou seu 500?
Estou pensando em deixar o meu para fazer a troca de óleo na Sinal de Alphaville.
Quando for trocar, já ficarei de olho em relação ao óleo que irão colocar.

As três trocas anteriores foram feitas na Sinal Alphaville.

Hum, entendi. Mas você recomenda levar o carro la? Pois levarei para sanar alguns problemas que estou enfrentando, como os "estalos" no volante ( caixa de direção)...
Eu ja levei na Fiat Ventuno, e foi péssima a experiência com eles rs.

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Mensagem por joederfarma 12/1/2013, 17:20

Fui levar meu 500 na css pra trocar o óleo hoje e aconteceu o contrário.
Meu carro é Sport air e eles iriam colocar o óleo 15W40. Descobri pelo valor.

Graças a este tópico do nosso excelente forum, eu já estava ciente desta confusão.
Perguntei a eles sobre o óleo, deixando claro que o meu era o 16V e o óleo deveria ser o 5W30.
Eles: "É mesmo, o seu é o óleo sintético. Então é mais caro um pouco"

Mesmo assim estava de olho para confirmar o óleo que eles iriam colocar.

Mas não consegui trocar, pois eles não tinham o filtro necessário para a troca. Brincadeira, né! Mas é verdade !!!

Vou voltar lá, semana que vem para trocar!

Valeu
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Mensagem por angelforce 12/1/2013, 19:29

joederfarma escreveu:Fui levar meu 500 na css pra trocar o óleo hoje e aconteceu o contrário.
Meu carro é Sport air e eles iriam colocar o óleo 15W40. Descobri pelo valor.

Graças a este tópico do nosso excelente forum, eu já estava ciente desta confusão.
Perguntei a eles sobre o óleo, deixando claro que o meu era o 16V e o óleo deveria ser o 5W30.
Eles: "É mesmo, o seu é o óleo sintético. Então é mais caro um pouco"

Mesmo assim estava de olho para confirmar o óleo que eles iriam colocar.

Mas não consegui trocar, pois eles não tinham o filtro necessário para a troca. Brincadeira, né! Mas é verdade !!!

Vou voltar lá, semana que vem para trocar!

Valeu

hehe... isso é que é o bacana do forum... show...
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Mensagem por adailator 12/1/2013, 20:20

Boa noite Amigos.
Eu, particularmente, tenho utilizado o óleo 5W30. Não que eu goste, porque aqui no Brasil não temos temperaturas tão baixas que justifiquem o seu uso. Utiliso porque ambos os carros estão na garantia. O Cabrio, zero quilometro e com motor justo e amaciando, já demonstrou que a viscosidade 30 é insuficiente para nosso clima, cheguei de viagem e aquela barulheira em marcha lenta. Imaginem, como vai ser quando o motor estiver mais velho e com mais folgas? Da mesma forma com o meu PT Cruiser. Na minha opinião uma viscosidade tão baixa, em alta temperatura, acaba prejudicando e aumentando o desgaste e não protegendo o motor. Todos os óleos de boa qualidade, desde que atendam as especificações técnicas dos fabricantes do seu carro, são bons. Todos os semi-sintéticos, assim como os sintéticos, costumam deixar uma camada aderida nas superfícies metálicas que lubrificam para a próxima partida. Eu particularmente prefiro, para o nosso clima, os semi-sintéticos que possuem as boas qualidades, tanto do sintético, quanto do mineral.
Grande abraço
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Mensagem por Convidad 12/1/2013, 22:01

Grilo;

Vou te falar até onde ouço e até onde tenho conhecimento:

O óleo colocado anteriormente no seu carro (100% sintético) não é ruim, ao contrário, é melhor que o utilizado por padrão nos Cult (semi-sintético), então mau não vai fazer, PORÉM o que muitos dizem é o seguinte: NUNCA MISTURE ÓLEO SINTÉTICO COM SEMI-SINTÉTICO, E VICE E VERSA, e quando você usar óleo 100% sintético, o recomendável é sempre utilizar o mesmo.

Ou seja, já que utilizaram das outras vezes o 100% sintético, que então continue utilizando ele.

Sinceridade eu voltaria na concessionária e conversaria com o gerente e mostraria as notas (diga que ligou pra Fiat, não fez reclamação, pois acredita que consiga resolver o problema sem precisar reclamar lá) e pediria então que seja colocado o óleo "errado" que foi utilizado das outras vezes POR CULPA DA PRÓPRIA CONCESSIONÁRIA.

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Mensagem por angelforce 12/1/2013, 22:20

adailator escreveu:Boa noite Amigos.
Eu, particularmente, tenho utilizado o óleo 5W30. Não que eu goste, porque aqui no Brasil não temos temperaturas tão baixas que justifiquem o seu uso. Utiliso porque ambos os carros estão na garantia. O Cabrio, zero quilometro e com motor justo e amaciando, já demonstrou que a viscosidade 30 é insuficiente para nosso clima, cheguei de viagem e aquela barulheira em marcha lenta. Imaginem, como vai ser quando o motor estiver mais velho e com mais folgas? Da mesma forma com o meu PT Cruiser. Na minha opinião uma viscosidade tão baixa, em alta temperatura, acaba prejudicando e aumentando o desgaste e não protegendo o motor. Todos os óleos de boa qualidade, desde que atendam as especificações técnicas dos fabricantes do seu carro, são bons. Todos os semi-sintéticos, assim como os sintéticos, costumam deixar uma camada aderida nas superfícies metálicas que lubrificam para a próxima partida. Eu particularmente prefiro, para o nosso clima, os semi-sintéticos que possuem as boas qualidades, tanto do sintético, quanto do mineral.
Grande abraço
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Também acho o 5w30 mais ou menos. Aquilo ali é uma água de batata que a Fiat coloca.
Ele protege mais nos minutos iniciais de funcionamento enquanto o motor está frio, mas acho que em altas temperaturas não é o sufuciente... por isso alguns grilinhos, uma retomada ruim do EVO, e um barulho chato acima de 100 KM/h.
Como o original para o EVO é o 15w40, o interessante seria manter a viscosidade em alta temperatura (referente ao número 40) e abaixar somente a viscosidade em baixa (referente ao valor 15w).
A Castrol tem um óleo 5w40 API SM que caíria como uma luva sem alterar em nada o funcionamento normal e limites dada a especificação do motor, que leva em consideração o tamanho de seus dutos de lubrificação e folgas etc. Na verdade, protegeria o motor enquanto frio e melhoraria a resposta em retomadas, alta velocidade, etc. Porém, a gente não pode trocar o óleo por conta-própria sob o risco de perder a garantia. Sad
No caso dos EVO 1.4, dizem alguns experts, que alterar de 15w40 SemiSintético para um 5w30 Sintético dá elas por elas. Até por isso que os engenheiros da FIAT e as CSS fazem isso sem medo.

Mas no caso da galera dos Multi-Air 16V que possuí delicadas galerias de lubrificação, se a CSS colocar um 15w40 Semi ao invés de um 5w30 Sintético, acho que no longo prazo haverá problemas como maior carbonização. Por isso a galera dos modelos SPORT, Lounge e Cabrio tem mesmo que ficar experta com as CSS.

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Mensagem por Ferraz 1/2/2013, 22:05

Vendo este tópico fui checar a nota fiscal da revisão do meu 500 Sport Air, feita na Sinal Alphaville. Não deu outra: óleo errado!! 15w40.
Haja incompetência! Se não conseguem sequer trocar o óleo, imagine o restante da revisão... Roubada total.

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Mensagem por Convidad 1/2/2013, 22:18

Ferraz escreveu:Vendo este tópico fui checar a nota fiscal da revisão do meu 500 Sport Air, feita na Sinal Alphaville. Não deu outra: óleo errado!! 15w40.
Haja incompetência! Se não conseguem sequer trocar o óleo, imagine o restante da revisão... Roubada total.

Sinto muito em te falar uma coisa, mas no seu caso a probabilidade de dar um problema é grande.

Quando se coloca o oleo 5w30 no Cult não tem problema, no fundo no fundo é um oleo muito melhor, agora se colocar o 15w30 (oleo do Cult) no multi air as coisas complicam, pois é um oleo muito mais grosso, e o sistema de solenóides que trabalham sob pressão acabam sofrendo, e pode ocorrer uma falha.

Lógico que não vai acontecer isso hoje ou amanhã, mas lembro perfeitamente do gerente comentar que no Sport isso era algo de extrema importância devido ao sistema de funcionamento.

Eu no seu caso ligaria pra fiat e mandaria um email pra registrar, juntamente com uma cópia da nota, faria a reclamação e EXIGIRIA uma verificação se ocorreu algum dano e pediria que se efetuasse a substituição do óleo correto SEM CUSTO.

Definitivamente as concessionárias andam completamente perdidas.

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Mensagem por angelforce 1/2/2013, 22:43

Ferraz escreveu:Vendo este tópico fui checar a nota fiscal da revisão do meu 500 Sport Air, feita na Sinal Alphaville. Não deu outra: óleo errado!! 15w40.
Haja incompetência! Se não conseguem sequer trocar o óleo, imagine o restante da revisão... Roubada total.

Poatz... o perna tem razão... corre pra resolver isso...
as galerias de lubrificação do Multi Air são mais finas e delicadas... esse óleo pode prejudicar bastante seu motor...

Em geral não há riscos quando você reduz a especificação fria do óleo para menor por exemplo de 15w para 5w (na verdade isso é até melhor), mas o inverso disso é perigoso.
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Mensagem por Convidad 1/2/2013, 23:07

Eu tive a oportunidade de ver os dois óleos abertos, na verdade na concessionária estavam trocando o óleo de um Sport e do meu Cult, e visivelmente o óleo do Sport (multi air) é bem mais fino. E o mecânico comentou que se invertesse os óleos o risco de perder o cabeçote e até mesmo o motor seria grande.

Muitos talvez não saibam como funciona um motor multi air, vou tentar explicar (tem várias matérias sobre ele na net):

O sistema de válvula de escape tem possui um comando de válvulas, o funcionamento é feito por solenóides eletro-hidraulicas, e caso uma falha neste sistema, o cilindro pode bater nas válvulas fazendo entortar ou quebrar, e é aí que o negócio pode complicar. Vejam o video:


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Mensagem por angelforce 2/2/2013, 01:12

bacana o vídeo
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Mensagem por Ferraz 2/2/2013, 09:48

Pernalonga escreveu:
Ferraz escreveu:Vendo este tópico fui checar a nota fiscal da revisão do meu 500 Sport Air, feita na Sinal Alphaville. Não deu outra: óleo errado!! 15w40.
Haja incompetência! Se não conseguem sequer trocar o óleo, imagine o restante da revisão... Roubada total.

Sinto muito em te falar uma coisa, mas no seu caso a probabilidade de dar um problema é grande.

Quando se coloca o oleo 5w30 no Cult não tem problema, no fundo no fundo é um oleo muito melhor, agora se colocar o 15w30 (oleo do Cult) no multi air as coisas complicam, pois é um oleo muito mais grosso, e o sistema de solenóides que trabalham sob pressão acabam sofrendo, e pode ocorrer uma falha.

Lógico que não vai acontecer isso hoje ou amanhã, mas lembro perfeitamente do gerente comentar que no Sport isso era algo de extrema importância devido ao sistema de funcionamento.

Eu no seu caso ligaria pra fiat e mandaria um email pra registrar, juntamente com uma cópia da nota, faria a reclamação e EXIGIRIA uma verificação se ocorreu algum dano e pediria que se efetuasse a substituição do óleo correto SEM CUSTO.

Definitivamente as concessionárias andam completamente perdidas.

Agora fiquei preocupado. Reclamei com a Fiat e com a Sinal, por e-mail. Não vou rodar com o carro neste fds e segunda vou à Sinal Alphaville trocar o óleo e o filtro (olhando fazer...). Vamos ver se eles têm um mínimo de responsabilidade por lá. Valeu pelo alerta.

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Mensagem por angelforce 2/2/2013, 10:13

Ferraz escreveu:
Agora fiquei preocupado. Reclamei com a Fiat e com a Sinal, por e-mail. Não vou rodar com o carro neste fds e segunda vou à Sinal Alphaville trocar o óleo e o filtro (olhando fazer...). Vamos ver se eles têm um mínimo de responsabilidade por lá. Valeu pelo alerta.

infelizmente tem que ser o cliente exigente e ficar de olho. Se até em hospitais que os erros deveriam ser ZERO os caras trocam medicamentos. Imagina onde o cara as vezes não está nem aí...
duro mesmo....

Só uma dica... peça para eles fazer a super troca, que nada mais é que deixar o motor ficar bem quente e aí imediatamente trocar o oléo. Esse procedimento é mais eficaz na troca.
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Mensagem por joederfarma 2/2/2013, 19:54

No meu, como disse anteriormente eles iriam colocar o óleo errado, mas aí não tinha o filtro. Sendo assim, o serviço nem foi feito.

Já estou a 20 dias esperando o filtro do Sport Air (que segundo a css é diferente) e nada.

Nem em BH eles conseguiram o tal filtro.

E o pequeno já está com quase 10.000 km.

Tô quase deixando pra trocar só quando completar 15.000 km

Tá difícil viu !!!!!!!!!!

Benditas css..........
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Mensagem por adailator 2/2/2013, 20:05

joederfarma escreveu:No meu, como disse anteriormente eles iriam colocar o óleo errado, mas aí não tinha o filtro. Sendo assim, o serviço nem foi feito.

Já estou a 20 dias esperando o filtro do Sport Air (que segundo a css é diferente) e nada.

Nem em BH eles conseguiram o tal filtro.

E o pequeno já está com quase 10.000 km.

Tô quase deixando pra trocar só quando completar 15.000 km

Tá difícil viu !!!!!!!!!!
Benditas css..........

Bom saber, vou atras desse filtro com antecedencia.
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Mensagem por zecca 2/2/2013, 20:31

Pernalonga escreveu:Eu tive a oportunidade de ver os dois óleos abertos, na verdade na concessionária estavam trocando o óleo de um Sport e do meu Cult, e visivelmente o óleo do Sport (multi air) é bem mais fino. E o mecânico comentou que se invertesse os óleos o risco de perder o cabeçote e até mesmo o motor seria grande.

Muitos talvez não saibam como funciona um motor multi air, vou tentar explicar (tem várias matérias sobre ele na net):

O sistema de válvula de escape tem possui um comando de válvulas, o funcionamento é feito por solenóides eletro-hidraulicas, e caso uma falha neste sistema, o cilindro pode bater nas válvulas fazendo entortar ou quebrar, e é aí que o negócio pode complicar. Vejam o video:


show..

não deve flutuar válvula nem a pau!
qual o corte de giro desse motor?



sabe o que eu nao entendo? fazem um motor bem tecnológico e relativamente novo com 105cvs


aí vem a GM com seu 1.4 8v Econo.Flex arcaico e DIZ ter 105 cv tb...


na boa... pra mim não tem
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Mensagem por Muryllo 2/2/2013, 21:41

caramba... que confusao.. rs
por si so os motores 16 V sao mais exigentes com os oleos.. lembro que o Gol 1.0 16V teve muitos problemas em funcao da ma especificacao de troca de oleo...

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Mensagem por Convidad 2/2/2013, 23:52

Um erro de certa forma besta que resultou num recall gigante da VW.

Hoje conversei com um mecânico de uma oficina especializada em Fiat, ele disse que se colocar um óleo grosso, por exemplo um 20w50 num multi air, o motor não vai durar 1000km, pois haverá uma deficiência no acionamento das solenóides.

Cogitei a colocação do óleo 15w30 no multiair, ele disse que este erro na ccs jamais iria acontecer (eu ri kkkkk), e ele disse que funcionar ate vai, as consequências a curto prazo seria irreversível com o cabeçote e com os pistões.

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