500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo errado!

+24
gustavoluis.cortesbarros
Fabricio Mendes
tech3000
StanleyMelo
dr_carro
TORTUGAAM
ChevetteGP
andermen
GuiRS
rafaeldba
allisonveras
Liu Bittencourt
mig_akira
Muryllo
zecca
Ferraz
adailator
joederfarma
angelforce
Adailton
Brns
José Antonio
ricogb
Grilo
28 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por andermen 16/3/2013, 14:31

Um tópico sobre óleos para tirar as dúvidas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por tech3000 17/3/2013, 02:04

andermen escreveu:Um tópico sobre óleos para tirar as dúvidas:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Excelente tópico Andermen, me ajudou a entender ainda mais sobre lubrificantes e após ler todo o texto de quebra ainda reforçou o motivo do uso e recomendação atual para os sintéticos nos motores EVO... não é obrigatório mas ao que parece com base no texto apresentado é melhor, ainda que mais caro.
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por andermen 17/3/2013, 10:25

No resumo, vc pode usar mineral, semi ou sintético desde que as especificações de viscosidade sejam mantidas. Eu dou preferência aos totalmente sintéticos.
andermen
andermen
Moderatore Senior
Moderatore Senior

Mensagens : 2483
Data de inscrição : 30/11/2011

Idade : 49
Localização : São Gonçalo


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por tech3000 2/4/2013, 21:27

O consultor da Fiat que me atendeu nem tentou me convencer do contrário, disse que a fábrica recomendou à toda rede colocar somente sintético em todos os motores, inclusive os 1.0.

Eu achei de boa o óleo, não sei se tem a ver mas em trânsito urbano parece que ficou até mais "macio", o que também creio devido o óleo ser novo, sei lá, não manjo muito de lubrificação...
tech3000
tech3000
Don
Don

Mensagens : 530
Data de inscrição : 16/12/2012

Idade : 45
Localização : Curitiba


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por joederfarma 26/7/2013, 13:44

A saga continua..........

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
joederfarma
joederfarma
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 128
Data de inscrição : 18/09/2012

Localização : Conselheiro Lafaiete - MG

Apelido do Carro : Chaveirinho

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por gustavoluis.cortesbarros 27/7/2013, 21:47

Olá pessoal!!

Eu coloquei o 5W40 no meu 1.4 EVO Flex agora na troca de 22.500 por conta própria. Na revisão de 15.000 os IDIOTAS da Fiori aqui em Salvador-Ba tinham colocado 5W30 e eu só vi depois qdo fui lançar a revisão na planilha.

Problema não dá, mas achei o motor rodando mais macio com um Oleo 40. Quanto ao valor em regime frio, quanto menor, melhor

gustavoluis.cortesbarros
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 35
Data de inscrição : 03/08/2012

Localização : Sao Salvador


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por dantonvb 29/7/2013, 19:16

E no caso de usar óleos de outras marcas, mas mantendo a mesma especificação: 15w40, base sintetica, API SM. Acham que pode ter problemas? Isso para o caso de trocas após a garantia.

dantonvb
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/05/2013

Idade : 61
Localização : sjcampos


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por linux66 2/8/2013, 08:22

Bom dia, Caros!

Quando se fala de um fluido lubrificante API SM, SAE 15W40, fala-se de um fluido que atende a estas especificações, que na verdade são atingidas por aditivação de diversos elementos químicos por faixas.

Para atingir a classificação API SM, empiricamente falando, o fluido deve ter valor entre X e Y do elemento Z, e assim sucessivamente. Cada fabricante fará seu blend (mistura) e atingirá a mesma classificação API.


Quando falamos em API, estamos falando principalmente na propriedade detergente do fluído, ou seja, propriedade de limpeza interna do motor, considerando a capacidade de manter em suspensão o material particulado gerado pelo atrito interno das diversas partes do motor.


Assim, é possível trocar de fluído lubrificante, mantendo ou excedendo as especificações técnicas previstas pelo fabricante do equipamento. O que não é recomendado e repetir essa troca seguidamente.

Já em relação a SAE, falamos em fluidez (5W, 10W, 15W - Winter - Inverno) e comportamento da viscosidade em temperatura de operação (30, 40, 50, 60). Assim, um fluido 10W30 possui uma curva de viscosidade x temperatura mais plana que um fluido 15W40. Falar em "óleo mais fino" é um conceito equivocado.

Seria necessário analisar as curvas de viscosidade x temperatura dos dois fluidos para se chegar a uma conclusão mais acertada, e, se possível, realizar análises físico-químicas dos fluidos nas trocas para checkar a eficiência dos dois tipos de fluídos.

Grosseiramente diria que você pode "abrir" a faixa SAE, ou seja, substituir um 15W40 por um 5W50, mantendo ou superando a classificação API, ou seja, se a especificação for API SM, pode-se usar API SN (Se é que já existe... rs), observando-se a demanda por recompletamento.

Num motor com nível de desgastes acentuado, a substituição de um fluido API SM por um API SN, pode gerar uma limpeza mais profunda, que pode remover material acumulado entre as partes móveis e permita passagem de óleo entre anéis e cilindros, gerando queima e consumo do fluído.

No caso de quem como eu roda pouco, aconselha-se trocas por período, substituindo filtro. Como sou conservador, prefiro fazer trocas a cada 06 meses. O custo de alguns litros de óleo e um filtro é infinitamente inferior ao custo de uma retífica, isso se estivermos falando de um bloco em ferro, pois, se for em alumínio, até onde conheço, não há retifica. É outro novo!

Trabalhei cinco anos no mercado, e foi basicamente isso que aprendi.

Espero poder ter ajudado.

Saudações!
linux66
linux66
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/03/2013

Idade : 57
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Rosebound

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por StanleyMelo 2/8/2013, 19:39

linux66 escreveu:Bom dia, Caros!

Quando se fala de um fluido lubrificante API SM, SAE 15W40, fala-se de um fluido que atende a estas especificações, que na verdade são atingidas por aditivação de diversos elementos químicos por faixas.

Para atingir a classificação API SM, empiricamente falando, o fluido deve ter valor entre X e Y do elemento Z, e assim sucessivamente. Cada fabricante fará seu blend (mistura) e atingirá a mesma classificação API.


Quando falamos em API, estamos falando principalmente na propriedade detergente do fluído, ou seja, propriedade de limpeza interna do motor, considerando a capacidade de manter em suspensão o material particulado gerado pelo atrito interno das diversas partes do motor.


Assim, é possível trocar de fluído lubrificante, mantendo ou excedendo as especificações técnicas previstas pelo fabricante do equipamento. O que não é recomendado e repetir essa troca seguidamente.

Já em relação a SAE, falamos em fluidez (5W, 10W, 15W - Winter - Inverno) e comportamento da viscosidade em temperatura de operação (30, 40, 50, 60). Assim, um fluido 10W30 possui uma curva de viscosidade x temperatura mais plana que um fluido 15W40. Falar em "óleo mais fino" é um conceito equivocado.

Seria necessário analisar as curvas de viscosidade x temperatura dos dois fluidos para se chegar a uma conclusão mais acertada, e, se possível, realizar análises físico-químicas dos fluidos nas trocas para checkar a eficiência dos dois tipos de fluídos.

Grosseiramente diria que você pode "abrir" a faixa SAE, ou seja, substituir um 15W40 por um 5W50, mantendo ou superando a classificação API, ou seja, se a especificação for API SM, pode-se usar API SN (Se é que já existe... rs), observando-se a demanda por recompletamento.

Num motor com nível de desgastes acentuado, a substituição de um fluido API SM por um API SN, pode gerar uma limpeza mais profunda, que pode remover material acumulado entre as partes móveis e permita passagem de óleo entre anéis e cilindros, gerando queima e consumo do fluído.

No caso de quem como eu roda pouco, aconselha-se trocas por período, substituindo filtro. Como sou conservador, prefiro fazer trocas a cada 06 meses. O custo de alguns litros de óleo e um filtro é infinitamente inferior ao custo de uma retífica, isso se estivermos falando de um bloco em ferro, pois, se for em alumínio, até onde conheço, não há retifica. É outro novo!

Trabalhei cinco anos no mercado, e foi basicamente isso que aprendi.

Espero poder ter ajudado.

Saudações!










Veja o bruto aí.
Vou colocar no Meu Picolinno assim que completar 30.000km ( faltam 2.000 km  e 03 meses de garantia ).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

R$ 32,00 o lito e o melhor, é produzido pela Chevron na Bélgica.

Twisted Evil 
StanleyMelo
StanleyMelo
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/02/2013

Idade : 54
Localização : Goiânia-GO

Apelido do Carro : Picolino

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por linux66 5/8/2013, 09:17

StanleyMelo escreveu:
linux66 escreveu:Bom dia, Caros!

Quando se fala de um fluido lubrificante API SM, SAE 15W40, fala-se de um fluido que atende a estas especificações, que na verdade são atingidas por aditivação de diversos elementos químicos por faixas.

Para atingir a classificação API SM, empiricamente falando, o fluido deve ter valor entre X e Y do elemento Z, e assim sucessivamente. Cada fabricante fará seu blend (mistura) e atingirá a mesma classificação API.


Quando falamos em API, estamos falando principalmente na propriedade detergente do fluído, ou seja, propriedade de limpeza interna do motor, considerando a capacidade de manter em suspensão o material particulado gerado pelo atrito interno das diversas partes do motor.


Assim, é possível trocar de fluído lubrificante, mantendo ou excedendo as especificações técnicas previstas pelo fabricante do equipamento. O que não é recomendado e repetir essa troca seguidamente.

Já em relação a SAE, falamos em fluidez (5W, 10W, 15W - Winter - Inverno) e comportamento da viscosidade em temperatura de operação (30, 40, 50, 60). Assim, um fluido 10W30 possui uma curva de viscosidade x temperatura mais plana que um fluido 15W40. Falar em "óleo mais fino" é um conceito equivocado.

Seria necessário analisar as curvas de viscosidade x temperatura dos dois fluidos para se chegar a uma conclusão mais acertada, e, se possível, realizar análises físico-químicas dos fluidos nas trocas para checkar a eficiência dos dois tipos de fluídos.

Grosseiramente diria que você pode "abrir" a faixa SAE, ou seja, substituir um 15W40 por um 5W50, mantendo ou superando a classificação API, ou seja, se a especificação for API SM, pode-se usar API SN (Se é que já existe... rs), observando-se a demanda por recompletamento.

Num motor com nível de desgastes acentuado, a substituição de um fluido API SM por um API SN, pode gerar uma limpeza mais profunda, que pode remover material acumulado entre as partes móveis e permita passagem de óleo entre anéis e cilindros, gerando queima e consumo do fluído.

No caso de quem como eu roda pouco, aconselha-se trocas por período, substituindo filtro. Como sou conservador, prefiro fazer trocas a cada 06 meses. O custo de alguns litros de óleo e um filtro é infinitamente inferior ao custo de uma retífica, isso se estivermos falando de um bloco em ferro, pois, se for em alumínio, até onde conheço, não há retifica. É outro novo!

Trabalhei cinco anos no mercado, e foi basicamente isso que aprendi.

Espero poder ter ajudado.

Saudações!










Veja o bruto aí.
Vou colocar no Meu Picolinno assim que completar 30.000km ( faltam 2.000 km  e 03 meses de garantia ).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

R$ 32,00 o lito e o melhor, é produzido pela Chevron na Bélgica.

Twisted Evil 

Bom dia, Stanley!

A princípio, atende API SM e SAE 5W40.

Esse lubrificante atende também a VW 502.00, que é a especificação do óleo utilizado no Jetta 2.5.

Compro Castrol Edge diretamente do distribuidor por R$ 44,92 por litro.

Esse preço de R$ 32,00 por litro é campeão.

Onde tem esse preço?
linux66
linux66
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/03/2013

Idade : 57
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Rosebound

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por LustosaIC 5/8/2013, 15:46

Mais um aqui que teve problemas, sendo que no meu caso não adiantou se certificar antes com o pessoal do atendimento. Ligaram da Estação Fiat em Brasília pro meu celular e me perguntaram com quantos kms estavam, como meu carro já está com 6.800km eu achei que seria bom já realizar a primeira troca, agendei com eles pra sábado passado.

Chegando lá, me certifiquei na recepção de que usariam o oleo correto (justamente por ja ter visto aqui os problemas com as concessionárias), a moça me garantiu que usariam o que está no manual. Pois bem, deixei o carro lá e fiquei dando uma olhada nos outros carros da concessionária... quando me chega a nota-fiscal pra pagar, eu olho a especificação do motor e tá lá: 05W30 (paciência...), chamei o mecânico e disse pra ele que aquele óleo estava errado e que no manual constava que deveriam utilizar o 15W40, ele me pediu um tempo para checar o manual e depois voltou com ele em mãos, me dizendo "Então, aqui recomenda os dois ó... 15W40 ou 05W30", nisso eu respondi dizendo que ele estava errado, que o 05W30 era recomendado pros 16V e não que você podia usar um ou outro. Ele ainda insistiu dizendo que na falta de um poderia se usar outro sem problemas, aí pedi pra ele me informar no manual onde que isso está escrito. Ele ficou sem resposta e só se limitou a dizer que a concessionária estava sem o Selenia Perfomer 15W40 em estoque - nessa hora eu fiquei muito indignado, como que a concessionária me convida pra ir fazer a troca de óleo e não tem nem o óleo do meu carro em estoque? Nessa hora liguei no L'unico e a resposta que recebi foi de rir, tive que confirmar alguma vezes pra saber se era isso mesmo que estavam sugerindo.

De início a moça que me atendeu sugeriu que eu deixasse o oleo 05W30 mas pegasse com a concessionaria uma declaração de que tinham utilizado esse oleo por conta propria e que assumiriam com os prejuizos. Como assim vou esperar dar problema pra reclamar? Questionei a ela sobre questões de consumo e comportamento do motor e ela me pediu um tempo pra falar com um supervisor... esse ultimo me recomendou que eu não andasse com o carro sem o oleo indicado no manual sob hipotese alguma e disse que contactaria a concessionaria pra me dar uma resposta em até 2 dias uteis. Perguntei o que eu faria nesse período e ele disse que nao poderia ficar com carro reserva porque era sábado e nao tinha como abrir o pedido entao eu teria que deixar o carro lá e ir embora pra casa sabe-se la como, falei que eu nao iria ficar sem carro por 2 dias por um erro da concessionária e aí ele me perguntou se eu nao tinha como comprar o oleo correto e entregar na concessionaria. É de lascar mesmo, falei que nao tinha como justamente por conta do meu carro estar parado no elevador e com o óleo errado... acabamos sem solução e a unica coisa que fizeram foi registrar uma reclamação lá.

Nesse tempo me chega um outro funcionario da concessionaria e me avisa que conseguiram um óleo lá na concessionaria que atende as especificações, era um Selenia K 15W40, não sei a diferença desse oleo pro Selenia Perfomer 15W40, mas bom... pelo menos ja tendo as especificações corretas já tava de bom tamanho. Falei pra colocarem ele mesmo mas deixei registrado a reclamação la no Confiat. Pesquisei depois se tem diferença do Selenia K pro Selenia Performer e nao encontrei nada, entao acho que tá de bom tamanho.

Pra resumir, fiquei das 09:30h a 12:00 na concessionaria pra conseguir uma simples troca de oleo e ainda tive que comprar briga com uma galera lá. Pelo menos não me cobraram a mão-de-obra e paguei 100 e poucos na troca de oleo. Da proxima vez eu já vou é levar o oleo correto logo porque nao da pra confiar nesses caras, o mecanico que me atendeu disse que desde que ele trabalha lá ele NUNCA usou o 15W40 num fiat 500.
LustosaIC
LustosaIC
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/04/2013

Idade : 36
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por StanleyMelo 5/8/2013, 21:23

linux66 escreveu:
StanleyMelo escreveu:
linux66 escreveu:Bom dia, Caros!

Quando se fala de um fluido lubrificante API SM, SAE 15W40, fala-se de um fluido que atende a estas especificações, que na verdade são atingidas por aditivação de diversos elementos químicos por faixas.

Para atingir a classificação API SM, empiricamente falando, o fluido deve ter valor entre X e Y do elemento Z, e assim sucessivamente. Cada fabricante fará seu blend (mistura) e atingirá a mesma classificação API.


Quando falamos em API, estamos falando principalmente na propriedade detergente do fluído, ou seja, propriedade de limpeza interna do motor, considerando a capacidade de manter em suspensão o material particulado gerado pelo atrito interno das diversas partes do motor.


Assim, é possível trocar de fluído lubrificante, mantendo ou excedendo as especificações técnicas previstas pelo fabricante do equipamento. O que não é recomendado e repetir essa troca seguidamente.

Já em relação a SAE, falamos em fluidez (5W, 10W, 15W - Winter - Inverno) e comportamento da viscosidade em temperatura de operação (30, 40, 50, 60). Assim, um fluido 10W30 possui uma curva de viscosidade x temperatura mais plana que um fluido 15W40. Falar em "óleo mais fino" é um conceito equivocado.

Seria necessário analisar as curvas de viscosidade x temperatura dos dois fluidos para se chegar a uma conclusão mais acertada, e, se possível, realizar análises físico-químicas dos fluidos nas trocas para checkar a eficiência dos dois tipos de fluídos.

Grosseiramente diria que você pode "abrir" a faixa SAE, ou seja, substituir um 15W40 por um 5W50, mantendo ou superando a classificação API, ou seja, se a especificação for API SM, pode-se usar API SN (Se é que já existe... rs), observando-se a demanda por recompletamento.

Num motor com nível de desgastes acentuado, a substituição de um fluido API SM por um API SN, pode gerar uma limpeza mais profunda, que pode remover material acumulado entre as partes móveis e permita passagem de óleo entre anéis e cilindros, gerando queima e consumo do fluído.

No caso de quem como eu roda pouco, aconselha-se trocas por período, substituindo filtro. Como sou conservador, prefiro fazer trocas a cada 06 meses. O custo de alguns litros de óleo e um filtro é infinitamente inferior ao custo de uma retífica, isso se estivermos falando de um bloco em ferro, pois, se for em alumínio, até onde conheço, não há retifica. É outro novo!

Trabalhei cinco anos no mercado, e foi basicamente isso que aprendi.

Espero poder ter ajudado.

Saudações!










Veja o bruto aí.
Vou colocar no Meu Picolinno assim que completar 30.000km ( faltam 2.000 km  e 03 meses de garantia ).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

R$ 32,00 o lito e o melhor, é produzido pela Chevron na Bélgica.

Twisted Evil 

Bom dia, Stanley!

A princípio, atende API SM e SAE 5W40.

Esse lubrificante atende também a VW 502.00, que é a especificação do óleo utilizado no Jetta 2.5.

Compro Castrol Edge diretamente do distribuidor por R$ 44,92 por litro.

Esse preço de R$ 32,00 por litro é campeão.

Onde tem esse preço?


Aqui em Goiânia-GO.
A loja não tem página na net, Você pode verificar nos Postos Texaco ou Distribuidores.
Este óleo atende SN, este do link é o Ultra S o SM é somente Ultra. Reveja na embalagem e especificações na página da Texaco.
Inté
StanleyMelo
StanleyMelo
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 47
Data de inscrição : 18/02/2013

Idade : 54
Localização : Goiânia-GO

Apelido do Carro : Picolino

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por linux66 6/8/2013, 07:23

LustosaIC escreveu:Mais um aqui que teve problemas, sendo que no meu caso não adiantou se certificar antes com o pessoal do atendimento. Ligaram da Estação Fiat em Brasília pro meu celular e me perguntaram com quantos kms estavam, como meu carro já está com 6.800km eu achei que seria bom já realizar a primeira troca, agendei com eles pra sábado passado.

Chegando lá, me certifiquei na recepção de que usariam o oleo correto (justamente por ja ter visto aqui os problemas com as concessionárias), a moça me garantiu que usariam o que está no manual. Pois bem, deixei o carro lá e fiquei dando uma olhada nos outros carros da concessionária... quando me chega a nota-fiscal pra pagar, eu olho a especificação do motor e tá lá: 05W30 (paciência...), chamei o mecânico e disse pra ele que aquele óleo estava errado e que no manual constava que deveriam utilizar o 15W40, ele me pediu um tempo para checar o manual e depois voltou com ele em mãos, me dizendo "Então, aqui recomenda os dois ó... 15W40 ou 05W30", nisso eu respondi dizendo que ele estava errado, que o 05W30 era recomendado pros 16V e não que você podia usar um ou outro. Ele ainda insistiu dizendo que na falta de um poderia se usar outro sem problemas, aí pedi pra ele me informar no manual onde que isso está escrito. Ele ficou sem resposta e só se limitou a dizer que a concessionária estava sem o Selenia Perfomer 15W40 em estoque - nessa hora eu fiquei muito indignado, como que a concessionária me convida pra ir fazer a troca de óleo e não tem nem o óleo do meu carro em estoque? Nessa hora liguei no L'unico e a resposta que recebi foi de rir, tive que confirmar alguma vezes pra saber se era isso mesmo que estavam sugerindo.

De início a moça que me atendeu sugeriu que eu deixasse o oleo 05W30 mas pegasse com a concessionaria uma declaração de que tinham utilizado esse oleo por conta propria e que assumiriam com os prejuizos. Como assim vou esperar dar problema pra reclamar? Questionei a ela sobre questões de consumo e comportamento do motor e ela me pediu um tempo pra falar com um supervisor... esse ultimo me recomendou que eu não andasse com o carro sem o oleo indicado no manual sob hipotese alguma e disse que contactaria a concessionaria pra me dar uma resposta em até 2 dias uteis. Perguntei o que eu faria nesse período e ele disse que nao poderia ficar com carro reserva porque era sábado e nao tinha como abrir o pedido entao eu teria que deixar o carro lá e ir embora pra casa sabe-se la como, falei que eu nao iria ficar sem carro por 2 dias por um erro da concessionária e aí ele me perguntou se eu nao tinha como comprar o oleo correto e entregar na concessionaria. É de lascar mesmo, falei que nao tinha como justamente por conta do meu carro estar parado no elevador e com o óleo errado... acabamos sem solução e a unica coisa que fizeram foi registrar uma reclamação lá.

Nesse tempo me chega um outro funcionario da concessionaria e me avisa que conseguiram um óleo lá na concessionaria que atende as especificações, era um Selenia K 15W40, não sei a diferença desse oleo pro Selenia Perfomer 15W40, mas bom... pelo menos ja tendo as especificações corretas já tava de bom tamanho. Falei pra colocarem ele mesmo mas deixei registrado a reclamação la no Confiat. Pesquisei depois se tem diferença do Selenia K pro Selenia Performer e nao encontrei nada, entao acho que tá de bom tamanho.

Pra resumir, fiquei das 09:30h a 12:00 na concessionaria pra conseguir uma simples troca de oleo e ainda tive que comprar briga com uma galera lá. Pelo menos não me cobraram a mão-de-obra e paguei 100 e poucos na troca de oleo. Da proxima vez eu já vou é levar o oleo correto logo porque nao da pra confiar nesses caras, o mecanico que me atendeu disse que desde que ele trabalha lá ele NUNCA usou o 15W40 num fiat 500.

Bom dia, Lustosa!

O Selenia K 15W40 (SAE) SJ (API).

O Seleina Performer 15W40 (SAE) SM (API).

Ou seja, você continua utilizando o fluído errado.

Particularmente, registraria a ocorrência junto a FIAT mas manteria o 5W30 SM (API).

Chequei em algumas concessionárias no Rio de Janeiro, e não encontrei o Seleina Performer 15W40 (SAE) SM (API) disponível.

A continuar dessa forma, vou eleger um outro lubrificante para uso e solicitar a troca na concessionária, pagando apenas o serviço e o filtro de óleo.

Muito legal o posicionamento da FIAT... Nada além do esperado... Fui Cliente da FIAT por mais de 10 anos, e, depois de ter sido Cliente Toyota fiquei MUITO mal acostumado... rs
linux66
linux66
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/03/2013

Idade : 57
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Rosebound

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Aditivos para óleos lubrificantes

Mensagem por linux66 6/8/2013, 07:35

Bom dia, pessoal!

Vou pedir licença para repassar um pouco do que aprendi em 05 anos de trabalho no setor de lubrificantes automotivos e industriais de uma multinacional petrolífera.

Os óleos lubrificantes automotivos para motores são formulados e certificados pela SAE (Sociedade Americana de Engenharia) e API (American Petrolium Institute).

Como disse anteriormente, cada empresa elabora sua mistura (blend) para atingir os parâmetros de certificação SAE e API.

Há no mercado diversas empresas (STP, Bardahl, Militec, etc...) que oferecem "aditivos" para "melhora" da performance dos lubrificantes.

A maioria desses aditivos não passa de aumentadores de IV (Índice de viscosidade) e sua adição não garante nenhuma melhora na performance do lubrificante.

Não lhes parece um tanto mágico que um produto possa ser combinado a diferentes formulações e obter ganho de performance?

O caso do Militec então me provoca vontade de queimar todos os conhecimentos que adquiri na faculdade de engenharia. Remetalização? Retífica? Só pode ser piada...

Então, recomendo que selecionem fluídos lubrificantes de acordo com a especificação mínima do fornecedor do equipamento. Pode exceder a especificação, nunca ficar abaixo dela.

Não adianta economizar no lubrificante e esbanjar no aditivo, pois não há como garantir nenhum resultado.

Faça o comparativo do custo do lubrificante x custo de retífica para se certificar da economia feita.

Um abraço!
linux66
linux66
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/03/2013

Idade : 57
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Rosebound

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por LustosaIC 6/8/2013, 08:30

Lino, no meu caso, que já estou com o Selenia K 15W40, voce acha que haveria grande prejuizo? Seria melhor deixar o 05W30 nesse caso? Eu abri reclamação junto a Fiat mas não me retornaram ainda (esperado, né...)
LustosaIC
LustosaIC
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/04/2013

Idade : 36
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por LustosaIC 6/8/2013, 10:11

Bom, acabaram de me ligar do controle de qualidade da Estação Fiat e solicitaram que eu vá hoje a concessionária pra que coloquem o Perfomer 15W40. Espero que esses dois dias rodando com o K 15W40 não venha a causar nenhum problema. Achei que por a especificação ser a mesma, nao teria tanta diferença assim.

Resumo da ópera: 3 oleos diferentes por uma unica troca... é de lascar, viu.
LustosaIC
LustosaIC
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/04/2013

Idade : 36
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por linux66 6/8/2013, 12:56

LustosaIC escreveu:Lino, no meu caso, que já estou com o Selenia K 15W40, voce acha que haveria grande prejuizo? Seria melhor deixar o 05W30 nesse caso? Eu abri reclamação junto a Fiat mas não me retornaram ainda (esperado, né...)

Lustosa,

A especificação SAE é a mesma, mas, a API é diferente.

O Selenia K é um API SJ enquento que o Selenia Performer é um API SM, com poder detergente muito superior.

Não acredito que possa haver impacto significativo por utilizar o primeiro por 2 dias.

A concessionária convidou a retornar para troca por reconhecer que o produto aplicado está em desacordo com o recomendado pelo fabricante.

Me parece mais um caso de desatenção da rede concessionária.

Por aqui, vou começar a caçar uma concessionária que disponha do lubrificante correto, e, vou solicitar acompanhar a troca.
linux66
linux66
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 55
Data de inscrição : 08/03/2013

Idade : 57
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Rosebound

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Fiat 500 1.4 8v: confusão no óleo usado pelas concessionárias

Mensagem por kraucer 12/8/2013, 00:17

Vergonhoso o que consta neste link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:



Meu carro passou os últimos dias na concessionária Maggi para fazer um diagnóstico (sem sucesso) da suspensão jogando para os lados e a revisão dos 30mil km.

Quando fui para o caixa para fazer o pagamento e percebi que constava na ordem de serviço o Óleo Helix 5W30 sintético.

Fui para o carro, peguei o manual e surpresa: colocaram o óleo destinado ao 500 MultiAir.
O com motor EVO, o óleo correto é o Selenia 15W40 semi-sintético.

Voltei ao consultor e questionei o óleo. O mesmo foi até a oficina e confirmou que foi colocado o 5W30, mas que esse era muito superior. Disse que não, que deveriam colocar o óleo correto. Nisso, juntou pessoal da oficina
tentando me convencer, até que alguém soltou “trata-se de uma recomendação interna da Fiat”.

Liguei na central L’único, onde confirmaram que não existe nenhuma recomendação, que o óleo estava errado, que não era para retirar o carro e que iriam intervir.

Aguardei o gerente voltar do almoço (praticamente 1h), enquanto isso, abri reclamação no L’único.
Chegando, felizmente aceitou o grave erro e providenciou a troca do óleo - fiz questão de acompanhar.

Bom, esse é um resumo dos diversos problemas que enfrentei com essa concessionária essa semana. Tentei levar nessa css, justamente porque não estava satisfeito com a anterior.

Chegando em casa, fui guardar a ordem de serviço/nota fiscal e fiquei espantado;  Shocked
Ao comparar as últimas notas ficais, vi que a concessionária Sinal, nas últimas três trocas de óleo (7.500km, 15.000km e 22.500km) utilizou o óleo 5W30, novamente destinado somente ao MultiAir.

Sendo assim rodei pelo menos 22mil km com o óleo errado!  Mad

Existe alguma possibilidade de dano ao motor?
Caso positivo, mais um motivo para acelerar a venda do Cinque que tanto me deu dor de cabeça.
Fica a dica para quem for trocar o óleo!

kraucer
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 33
Data de inscrição : 10/07/2013

Idade : 45
Localização : Brasília

Apelido do Carro : Bibiti

http://kraucer.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo errado! - Página 4 Empty Re: Óleo errado!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos