500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gasolina Podium

+39
boacabelo
Fabio Askan
CaioVarela
tech3000
bludabi
mdanaguiar
Filipe_SC
felipelerin
Ricardo Fasano
andermen
DRHIP
b0fh
ClaudioS
gustavoluis.cortesbarros
ChevetteGP
Dan Schübart
zecca
leonardoro
Altamar
Felipe
jeffersonneto
gabriel500
murilopedrorosa
conchon
Equalitas
LMRC
Zolet
joliveira
Grilo
LeoPat
rafaelmsv
Lounge
rhessel
rancid
gvchagas
rreis
Nickolas Dornelles
leobt100
renato696
43 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Gasolina Podium

Mensagem por renato696 19/3/2012, 09:41

Alguem já usou Podium no 500? Principalmente nos Multi Air. Como a taxa de compressão é acima de 10, na teoria, deve dar diferença com relação a gasolina aditivada em termos de desempenho e economia.
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por leobt100 19/3/2012, 10:16

Renato,

Concerteza a gasolina podium proporciona uma maior qualidade para o desempenho do veículo, a maior octanagem da mesma proporciona um maior poder de combustão e teoricamente um maior desempenho, além de emitir menos enxofre na atmosfera que os demais combustiveis.

Agora somente testando no 500 para afirmar, ainda não fiz esse teste...
leobt100
leobt100
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 249
Data de inscrição : 16/02/2012

Localização : Caxias do Sul


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Nickolas Dornelles 19/3/2012, 11:16

Já usei e senti diferença, mas como usei a muito tempo não posso opinar muito. Lembro que fez uma diferença grande na época (cerca de uns 2 meses atrás).
Ps.: meu carro é o 1.4 16v multiair
Nickolas Dornelles
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 154
Data de inscrição : 13/02/2012

Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Apelido do Carro : Tico-Teco

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por rreis 19/3/2012, 11:32

nickolas.d escreveu:Já usei e senti diferença, mas como usei a muito tempo não posso opinar muito. Lembro que fez uma diferença grande na época (cerca de uns 2 meses atrás).
Ps.: meu carro é o 1.4 16v multiair

Nickolas, essa diferença não foi psicológica? Confesso que tenho dó de pagar tão caro no litro de gasolina só para "testar" isso...
rreis
rreis
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/03/2012

Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Nickolas Dornelles 19/3/2012, 11:35

rreis escreveu:
nickolas.d escreveu:Já usei e senti diferença, mas como usei a muito tempo não posso opinar muito. Lembro que fez uma diferença grande na época (cerca de uns 2 meses atrás).
Ps.: meu carro é o 1.4 16v multiair

Nickolas, essa diferença não foi psicológica? Confesso que tenho dó de pagar tão caro no litro de gasolina só para "testar" isso...

Pois é, no começo eu achava que era psicológico também. Porém o tempo de resposta e de aceleração em sinais muda bastante. Mas uma dica pra quem tem dó do bolso como eu também tenho.
Não coloque mais a podium. Compre uma "garrafinha" de octano que eles vendem nos postos Ipiranga (garrafa laranja) e adicione na sua gasolina comum. Melhor que podium e mais em conta.
Nickolas Dornelles
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 154
Data de inscrição : 13/02/2012

Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Apelido do Carro : Tico-Teco

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por renato696 19/3/2012, 11:45

No Azera eu senti diferença... mas era outro motor....

Com relação a Podium, além da maior octanagem, o efeito limpeza dela é muito visivel. Por exemplo, nas nossas motos, quando colocamos o dedo dentro do escape em motos que não usam Podium, o dedo sai preto de foligem... quando fazemos o mesmo procedimento nas motos que usam Podium, sai limpo! ou seja, o poder de limpeza dela é muito grande.

Tem o fator da durabilidade de gasolina... a Podium é bem maior....

A diferença entre um tanque de gasolina aditivada e um de Podium, aqui em Ribeirao Preto - SP, contando 40 litros de combustivel, é R$ 20,00! É de se pensar....

Mas uma dica que recebi da Petrobras, para aqueles que querem usar Podium. Depois de um longo tempo de uso de gasolina normal ou aditivada, nunca encher o tanque com Podium. Sempre fazer a mistura de 1/4 em 1/4 até ter um tanque 100% Podium. Isso se deve pelo alto poder de limpeza da gasolina, que pode acabar entupindo os bicos do carro que nunca usou Podium.

Quinta vou fazer a primeira viagem com meu 500. Vou usar gasolina aditivada para ver como é o comportamento dele. Depois, vou usar Podium para ver os numeros e posto aqui.

abs
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por gvchagas 19/3/2012, 14:29

Eu estou usando a Podium sempre... percebo que o carro não engasga ele reage melhor mesmo... Percebo isso, pois quando retirei o carro da CSS fui direto no posto Ipiranga e coloquei comum (tanque cheio = R$ 95), o carro dava umas engasgadas, então pensei que fosse barbeiragem minha ou a gasolina vagabunda, então usei o tanque inteiro e abasteci novamente de comum, em um BR, e novamente as engasgadas... então no tanque seguinte, para testar, abasteci de Podium - R$3,39 (um tiro no pâncreas) deu R$130,00 mas as engasgadas sumiram. Acredito que a longo prazo vai compensar o uso da Podium. Já fiz 1400Km com ela e está bem tranquilo.
Meu 500 é um Cult
gvchagas
gvchagas
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 161
Data de inscrição : 11/12/2011

Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul - Porto Alegre


http://www.guilhermechagas.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Nickolas Dornelles 19/3/2012, 14:54

Colocar Podium sempre é um desperdício, já que a gasolina limpa os bicos do motor e sempre estariam limpos. Claro que tem o lado maior octanagem, fazendo o carro voar baixo, mas usar sempre podium é como trocar o óleo de mil em mil kms.
Nickolas Dornelles
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 154
Data de inscrição : 13/02/2012

Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Apelido do Carro : Tico-Teco

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por rancid 19/3/2012, 16:28

Podium só funcionam em motor que utilize as octanas a mais. A única coisa nos 500 é o melhor consumo e o melhor trato nas peças.
rancid
rancid
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por gvchagas 19/3/2012, 16:32

Sempre que for possível ($$$) é bom "mimar" o carro...
gvchagas
gvchagas
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 161
Data de inscrição : 11/12/2011

Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul - Porto Alegre


http://www.guilhermechagas.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por renato696 19/3/2012, 16:33

Quem usa Podium, pode nos passar alguns numeros de consumo? É interessante fazer a conta, pois a maior autonomia pode compensar o preço mais caro do combustivel.

Não concordo com o amigo que usar Podium seja desperdicio. Uso em minha moto e estou mto satisfeito com o resultado. Para aqueles que pretendem ficar com o carro por um longo tempo, vale a pena. Para os que trocam a cada ano, talvez não compense mesmo...
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por gvchagas 19/3/2012, 16:38

Em relação ao consumo... não se altera. Acredito que o fator que pode alterar o consumo é apenas o modo de dirigir... já que a gasolina comum e a Podium têm a mesma porcentagem de Álcool anidro na mistura. (20%-25%) o que muda é a mistura de aditivos para limpeza é a adição de mais octanas.
gvchagas
gvchagas
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 161
Data de inscrição : 11/12/2011

Idade : 34
Localização : Rio Grande do Sul - Porto Alegre


http://www.guilhermechagas.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por rhessel 19/3/2012, 20:16

renato696 escreveu:
Com relação a Podium, além da maior octanagem, o efeito limpeza dela é muito visivel. Por exemplo, nas nossas motos, quando colocamos o dedo dentro do escape em motos que não usam Podium, o dedo sai preto de foligem... quando fazemos o mesmo procedimento nas motos que usam Podium, sai limpo! ou seja, o poder de limpeza dela é muito grande.
abs

Será?

No meu entendimento: Se a gasolina de alta octanagem limpa melhor, não seria o caso de o escapamento ficar mais sujo? Afinal, para onde vai a sujeira que ela supostamente removeu?

No entanto, a gasolina comum - teoricamente - possui mais impurezas, como o enxofre, e por consequência a queima desta gasolina libera estas impurezas no sistema de escapamento, tornando-o mais sujo.

Considerando estes contrapontos, e a falta de evidências da real vantagem em se usar a gasolina de alta octanagem em motores com taxa de compressão baixas a médias, eu prefiro continuar abastecendo com gasolina comum ou aditivada o meu carro, e economizando meu dinheiro.

Somente uso gasolina premium/pódium em casos onde a gasolina fica muito tempo parada - tanque de partida a frio e carro de coleção - , pois o envelhecimento sim, já comprovei, é menor.

Abraços,
Rafael.
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Lounge 19/3/2012, 21:59

Como já disse noutro tópico rodo no Cinquecento somente nos finais de semana, na diária preciso de um carro maior, com motor mais potente.
Assim, somente uso no 500 gasolina podium e confesso que estou absolutamente satisfeito; não somente com o desempenho, mas também com o consumo.
Lounge
Lounge
Don
Don

Mensagens : 547
Data de inscrição : 18/12/2011

Apelido do Carro : Miudinho

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por renato696 19/3/2012, 22:03

rhessel escreveu:
Será?

No meu entendimento: Se a gasolina de alta octanagem limpa melhor, não seria o caso de o escapamento ficar mais sujo? Afinal, para onde vai a sujeira que ela supostamente removeu?

É exatamente por ser mais limpa que ela não deixa sujeira no sistema de exaustão do carro. E veja, não é a alta octanagem que limpa melhor, mas sim os aditivos da Podium. A maior octanagem serve para evitar a explosão antecipada.
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por rhessel 20/3/2012, 08:23

renato696, volto a comentar, a limpeza do sistema de escapamento está relacionada ao menor teor de enxofre da gasolina premium - ou gasolina aditivada de alta-octanagem - e não ao fato de ela limpar mais. Ou seja, ela não limpa mais, apenas suja menos! E há de concordar comigo, a sujeira que ela remove tem que ir para o escapamento.

Retirado do site da petrobrás:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Concluindo, as únicas diferenças são o teor de enxofre e octanagem. Wink
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Nickolas Dornelles 20/3/2012, 09:51

rhessel escreveu:renato696, volto a comentar, a limpeza do sistema de escapamento está relacionada ao menor teor de enxofre da gasolina premium - ou gasolina aditivada de alta-octanagem - e não ao fato de ela limpar mais. Ou seja, ela não limpa mais, apenas suja menos! E há de concordar comigo, a sujeira que ela remove tem que ir para o escapamento.

Retirado do site da petrobrás:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Concluindo, as únicas diferenças são o teor de enxofre e octanagem. Wink

São diferenças que, se saindo da gasolina comum, faz uma grande diferença!
Nickolas Dornelles
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 154
Data de inscrição : 13/02/2012

Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Apelido do Carro : Tico-Teco

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por rafaelmsv 20/3/2012, 12:02

acho legal darem uma lida nisso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
rafaelmsv
rafaelmsv
Coordinatore Regionale
Coordinatore Regionale

Mensagens : 470
Data de inscrição : 01/03/2012

Idade : 38
Localização : Brasília


http://medium.com/@rafaelvale

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Nickolas Dornelles 20/3/2012, 12:09

rafaelmsv escreveu:acho legal darem uma lida nisso:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
reportagem boa, porém irá reparar a resposta do motor com gas. comum e com gas. podium se utilizá-la. Smile
Nickolas Dornelles
Nickolas Dornelles
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 154
Data de inscrição : 13/02/2012

Idade : 30
Localização : Porto Alegre

Apelido do Carro : Tico-Teco

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por LeoPat 20/3/2012, 12:16

Acho que a diferença em consumo e desempenho vai depender muito de cada carro, e cada um precisa fazer os testes e tirar suas próprias conclusões.

Já a parte da sujeira, não entendo muito bem como é a coisa, mas sei que em carros antigos as pessoas costumam usar só Podium, porque pode ficar mais tempo sem usar e não causando problemas...

Vou testar meu carro com Podium e comum pra ver a diferença no desempenho e consumo.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Grilo 20/3/2012, 17:18

Fiz dois tanques seguidos de Podium no começo do mês; a média ficou pior que a aditivada que uso normalmente. Deu 10,97Km/L no primeiro e 11,16Km/L no segundo, ao passo que com a aditivada faço uma média de 12Km/L.

Quanto ao desempenho, tive a impressão dele ficar mais esperto e mais silencioso também.
Grilo
Grilo
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 481
Data de inscrição : 20/01/2012

Idade : 35
Localização : SP

Apelido do Carro : Bimbo

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por renato696 28/3/2012, 19:43

Pelo jeito, a Podium não compensa, assim como não compensa a Ipiranga Premium... vamos ver se alguem posta resultados com a V-Power da Shell.
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por joliveira 31/3/2012, 19:37

Opa, V-power é comigo.

Desde que saiu da css só v-power nele.

Pra não falar que não usei a gas. comum e álcool, só um tanque de cada, na vez quando teve greve dos entregadores de combustível em sp.

Dados de cidade com tecla sport e a/c 100% do tempo (modelo Cult 1.4 8v) a km na época era semelhante, cerca de 3500km

No álcool ele fez 9.3km/L

Na comum fez 12.1 km/L

Na V-power sempre faz 12,5 km/L, algumas vezes menos outras mais, mas na média geral é 12.5.

Com álcool obviamente ele fica mais esperto que de gas. v-power, mas não é aquela diferença gritante, prefiro gasolina.

Na comum é quase a mesma diferença da v-power para o álcool, fica um pouco mais fraco de comum, mas nada impressionante, mas ainda assim prefiro V-power pelos aditivos.

Só uso V-power pq prefiro postos shell, mas acho que não tem muita diferença de uma bandeira para a outra, muda um aditivo ou outro, nada extraordinário.

Não sei o comportamento com gasolina podium, logo menos eu faço essa caridade pra ele e vejo se ele gosta, hehhehe.

Ahhh, um detalhe, não sei se outros Cult's tem esse "problema", em baixa rotação (soltando a embreagem para sair do farol, por exemplo) o motor dá uma "griladinha", já li que é característico do motor evo, curioso que com alcool ele não "grila" devido às características do alcool.
Mais alguém de cult notou isso?
joliveira
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 337
Data de inscrição : 25/01/2012

Idade : 38
Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 31/3/2012, 20:45

Gasolina Podium NÃO vai deixar o carro mais esperto... vai no máximo deixar como era pra ele ser mesmo... as impurezas da gasolina comum é que deixam o carro mais manco.

Um xxemplo: o Civic SI da uns 5cv a mais com Podium... bom, 5cv num motor de ~190cv... não vai ser perceptível... de boa.

A questão é, o motor do Sí corta gira lá perto de 8200rpm com uma taxa de compressão de 11:1!! Uma gasolina com maior octanagem e menor nível de impureza é ótima pra um motor como esse, pra evitar "bater pino" a altas rotações. O mesmo vale pra motos esportivas. Exemplo CBR 600, taxa de compressão 12:1, 13000rpm max.

A justificativa de usar uma gasolina como essa no 500, na minha visão, é só uma: maior vida útil do motor.

Qualquer aumento de "esperteza" do carro é puramente psicologico.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por LMRC 31/3/2012, 21:46

Até aonde sei , a diferença da gasolina Podium/Premium para a comum na questão da "esperteza" que ela causa no carro só é perceptível em motores projetados para queimar combustível de alta octanagem como por exemplo carros como Porsche, Ferrari, resumindo, em motores de alto desempenho . Se ela for colocada em um carro feito para queimar combustível "normal" a injeção eletrônica não reconhece o combustível , assim fazendo o carro gastar mais e não ter mudanças significativas no desempenho e ainda se o carro tiver um motor com uma taxa de compressão baixa o combustível de alta octanagem pode explodir antes do ponto correto dentro do cilindro podendo inclusive fazer o veiculo "bater pino". E mesmo veículos como Porsche , Ferrari não conseguem alcançar seu rendimento máximo com a gasolina de alta octanagem vendida no Brasil pois essa possui um nível muito elevado de álcool .

LMRC
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/03/2012

Idade : 30
Localização : Santo André (SP)


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos