500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gasolina Podium

+39
boacabelo
Fabio Askan
CaioVarela
tech3000
bludabi
mdanaguiar
Filipe_SC
felipelerin
Ricardo Fasano
andermen
DRHIP
b0fh
ClaudioS
gustavoluis.cortesbarros
ChevetteGP
Dan Schübart
zecca
leonardoro
Altamar
Felipe
jeffersonneto
gabriel500
murilopedrorosa
conchon
Equalitas
LMRC
Zolet
joliveira
Grilo
LeoPat
rafaelmsv
Lounge
rhessel
rancid
gvchagas
rreis
Nickolas Dornelles
leobt100
renato696
43 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por LMRC 31/3/2012, 21:46

Até aonde sei , a diferença da gasolina Podium/Premium para a comum na questão da "esperteza" que ela causa no carro só é perceptível em motores projetados para queimar combustível de alta octanagem como por exemplo carros como Porsche, Ferrari, resumindo, em motores de alto desempenho . Se ela for colocada em um carro feito para queimar combustível "normal" a injeção eletrônica não reconhece o combustível , assim fazendo o carro gastar mais e não ter mudanças significativas no desempenho e ainda se o carro tiver um motor com uma taxa de compressão baixa o combustível de alta octanagem pode explodir antes do ponto correto dentro do cilindro podendo inclusive fazer o veiculo "bater pino". E mesmo veículos como Porsche , Ferrari não conseguem alcançar seu rendimento máximo com a gasolina de alta octanagem vendida no Brasil pois essa possui um nível muito elevado de álcool .

LMRC
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/03/2012


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Equalitas 1/4/2012, 12:32

gosto da V-power... aqui em BH ela custa 0,10 centavos a mais que a comum... Acho que vale a pena...

Equalitas
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 335
Data de inscrição : 06/12/2011

Localização : BH/MG


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 1/4/2012, 14:50

LMRC escreveu:Até aonde sei , a diferença da gasolina Podium/Premium para a comum na questão da "esperteza" que ela causa no carro só é perceptível em motores projetados para queimar combustível de alta octanagem como por exemplo carros como Porsche, Ferrari, resumindo, em motores de alto desempenho . Se ela for colocada em um carro feito para queimar combustível "normal" a injeção eletrônica não reconhece o combustível , assim fazendo o carro gastar mais e não ter mudanças significativas no desempenho e ainda se o carro tiver um motor com uma taxa de compressão baixa o combustível de alta octanagem pode explodir antes do ponto correto dentro do cilindro podendo inclusive fazer o veiculo "bater pino". E mesmo veículos como Porsche , Ferrari não conseguem alcançar seu rendimento máximo com a gasolina de alta octanagem vendida no Brasil pois essa possui um nível muito elevado de álcool .

LMRC,

As duas ultimas informações não são necessariamente verdade.

Bater pino pode ser ocasionado com combustível com baixa octanagem e por impurezas dentro da câmara de combustão, como uma molécula de carbono: ela atinge temperaturas altas em um ponto qualquer da câmara, que não a ponta da vela, e cria uma onda de combustão na direção "errada". Então nao, motor de baixa taxa de compressão bate pino por causa de resíduos de gasolina comum, não por usar gasolina podium.

Motores de veículos de alto desempenho não atingem desempenho total com podium exatamente por causa do álcool misturado (como tu falou). Mas isso é porque a injeção deles não foi calibrada pra essa condição. O álcool inclusive funciona como agente pro motor agüentar mais taxa de compressão. Antigamente usavam chumbo na gasolina, hoje não pode mais.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 1/4/2012, 14:57

Grilo escreveu:Fiz dois tanques seguidos de Podium no começo do mês; a média ficou pior que a aditivada que uso normalmente. Deu 10,97Km/L no primeiro e 11,16Km/L no segundo, ao passo que com a aditivada faço uma média de 12Km/L.

Quanto ao desempenho, tive a impressão dele ficar mais esperto e mais silencioso também.

Grilo,

A esperteza a mais não foi da podium.

Olha o que aconteceu:

nos dois tanques que tu usou, as médias foram menores. Ou seja, nesses dois tanques tu pisou mais fundo... exatamente a esperteza a mais que tu deve te sentido!

Essa gasolina é muito boa pra motores com alta taxa de compressão e que giram alto, como motos e alguns esportivos (civic si por ex). Mas a maior vantagem que eu vejo é o fato dela ser quase livre de enxofre, o que vai fazer o motor durar muuuuuittooooo mais.

Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por LMRC 1/4/2012, 20:27

Zolet escreveu:
LMRC escreveu:Até aonde sei , a diferença da gasolina Podium/Premium para a comum na questão da "esperteza" que ela causa no carro só é perceptível em motores projetados para queimar combustível de alta octanagem como por exemplo carros como Porsche, Ferrari, resumindo, em motores de alto desempenho . Se ela for colocada em um carro feito para queimar combustível "normal" a injeção eletrônica não reconhece o combustível , assim fazendo o carro gastar mais e não ter mudanças significativas no desempenho e ainda se o carro tiver um motor com uma taxa de compressão baixa o combustível de alta octanagem pode explodir antes do ponto correto dentro do cilindro podendo inclusive fazer o veiculo "bater pino". E mesmo veículos como Porsche , Ferrari não conseguem alcançar seu rendimento máximo com a gasolina de alta octanagem vendida no Brasil pois essa possui um nível muito elevado de álcool .

LMRC,

As duas ultimas informações não são necessariamente verdade.

Bater pino pode ser ocasionado com combustível com baixa octanagem e por impurezas dentro da câmara de combustão, como uma molécula de carbono: ela atinge temperaturas altas em um ponto qualquer da câmara, que não a ponta da vela, e cria uma onda de combustão na direção "errada". Então nao, motor de baixa taxa de compressão bate pino por causa de resíduos de gasolina comum, não por usar gasolina podium.

Motores de veículos de alto desempenho não atingem desempenho total com podium exatamente por causa do álcool misturado (como tu falou). Mas isso é porque a injeção deles não foi calibrada pra essa condição. O álcool inclusive funciona como agente pro motor agüentar mais taxa de compressão. Antigamente usavam chumbo na gasolina, hoje não pode mais.

Já me falaram que em um motor de baixa compressão com a gasolina de alta octanagem ela pode explodir enquanto o pistão está na posição baixa e não quando ele está pressionando o combustível contra a vela devido a alta octanagem da gasolina que entra em combustão mais facilmente do que a normal mas realmente só estou repassando informação não sei se é verdade você poderia me responder se é verdade ou não?

LMRC
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/03/2012

Idade : 30
Localização : Santo André (SP)


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por joliveira 1/4/2012, 21:04

Achei um site que explica de forma simples a octanagem dos combustíveis, é interessante ler.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Isso "roubei" de outro site que perdi o link.

Pré-ignição é quando ocorre uma ignição ordenada, porém antes do
tempo programado. Acontece por causa de pontos quentes na câmara, sejam
eles uma vela quente demais ou arestas de carbonização, taxa alta demais
ou combustível ruim demais. Estes pontos quentes acumulam calor e
alcançam temperaturas muito mais altas que o normal para uma câmara de
combustão, causando a ignição prematura da mistura, que vai alcançar a
pressão máxima antes do PMS (ponto morto superior). Esse problema
costuma derreter peças, por causa das altíssimas temperaturas.

A detonação
é quando duas frentes de onda se chocam. Também acontece por causa de
pontos quentes na câmara, que iniciam frentes de onda em diferentes
pontos da câmara ao mesmo tempo, além da explosão iniciada pela vela.
Quando estas frentes se encontram ocorre uma onda de choque violenta,
famosa por fazer buracos em pistões e quebrar velas.

Só de olhar uma vela você já sabe se o motor está tendo problemas de
pré-ignicação ou de detonação. Velas derretidas indicam altas
temperaturas, devido ao primeiro problema, e velas quebradas alertam
para a ocorrência do segundo problema.

Isso ai pode gerar a tal Batia de pingo:

A batida de pino
é um efeito muito bem estudado, e que pode ser identificada com o uso
de sensores simples: os sensores de batida de pino (oh!). Eles nada mais
são do que microfones que escutam uma faixa de frequência limitada, ou
uma única frequência, normalmente entre 6khz e 15khz.

O módulo escuta o motor e atrasa o ponto sempre que necessário até que
ele pare de "grilar". Então, o módulo aguarda um tempo determinado e
começa a avançar o ponto pausadamente, até chegar no ponto programado ou
o motor grilar denovo. E assim intermitentemente, durante toda a
operação do motor.
joliveira
joliveira
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 337
Data de inscrição : 25/01/2012

Idade : 38
Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 1/4/2012, 21:51

LMRC escreveu:
Zolet escreveu:
LMRC escreveu:Até aonde sei , a diferença da gasolina Podium/Premium para a comum na questão da "esperteza" que ela causa no carro só é perceptível em motores projetados para queimar combustível de alta octanagem como por exemplo carros como Porsche, Ferrari, resumindo, em motores de alto desempenho . Se ela for colocada em um carro feito para queimar combustível "normal" a injeção eletrônica não reconhece o combustível , assim fazendo o carro gastar mais e não ter mudanças significativas no desempenho e ainda se o carro tiver um motor com uma taxa de compressão baixa o combustível de alta octanagem pode explodir antes do ponto correto dentro do cilindro podendo inclusive fazer o veiculo "bater pino". E mesmo veículos como Porsche , Ferrari não conseguem alcançar seu rendimento máximo com a gasolina de alta octanagem vendida no Brasil pois essa possui um nível muito elevado de álcool .

LMRC,

As duas ultimas informações não são necessariamente verdade.

Bater pino pode ser ocasionado com combustível com baixa octanagem e por impurezas dentro da câmara de combustão, como uma molécula de carbono: ela atinge temperaturas altas em um ponto qualquer da câmara, que não a ponta da vela, e cria uma onda de combustão na direção "errada". Então nao, motor de baixa taxa de compressão bate pino por causa de resíduos de gasolina comum, não por usar gasolina podium.

Motores de veículos de alto desempenho não atingem desempenho total com podium exatamente por causa do álcool misturado (como tu falou). Mas isso é porque a injeção deles não foi calibrada pra essa condição. O álcool inclusive funciona como agente pro motor agüentar mais taxa de compressão. Antigamente usavam chumbo na gasolina, hoje não pode mais.

Já me falaram que em um motor de baixa compressão com a gasolina de alta octanagem ela pode explodir enquanto o pistão está na posição baixa e não quando ele está pressionando o combustível contra a vela devido a alta octanagem da gasolina que entra em combustão mais facilmente do que a normal mas realmente só estou repassando informação não sei se é verdade você poderia me responder se é verdade ou não?

Cara, sinceramente não faz muito sentido pra mim isso ai não. Amanhã troco uma idéia com um amigo meu que fez o doutorado dele na Espanha, em motores a combustão interna, ai tiro essa dúvida a limpo...
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty na moto é psicológico e barulhentógico

Mensagem por conchon 2/4/2012, 17:12

Grilo escreveu:Fiz dois tanques seguidos de Podium no começo do mês; a média ficou pior que a aditivada que uso normalmente. Deu 10,97Km/L no primeiro e 11,16Km/L no segundo, ao passo que com a aditivada faço uma média de 12Km/L.

Quanto ao desempenho, tive a impressão dele ficar mais esperto e mais silencioso também.

Tenho uma shadow 750 e minha média com podium é sempre pior do que usando gasolina aditivada... na moto eu atribuia ao fato de acelerar mais forte pra ouvir o ronco, que usando podium fica muito, mas muito mais alto e encorpado... agora chegando o 500 da patroa farei o teste pra ver se no 500 muda alguma coisa.
conchon
conchon
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 205
Data de inscrição : 02/04/2012

Idade : 43
Localização : Ituporanga/SC

Apelido do Carro : Zoiudinho_da_mamãe

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por murilopedrorosa 3/4/2012, 18:09

Eu tinha um Subaru WRX ano 2011 e no manual, para a Subaru manter a garantia, exigiam a gasolina podium, e no começo colocava só podium, o carra era MUITOOOOOO MAIS ESPERTO, depois, o bolso começou a chorar hahahae comecei a colocar gasola normal, o rendimento dele desceu bastante, ele por ser um carro absurdamente rápido, sentiu muito a troca, depois dele amaciado, eu coloquei podium de novo e depois de uns 100 km rodados, ele volto a ser esperrtão !!! era outro carro!!!

E não era psicológico isso!

No 500 eu acredito que deve dar alguma diferença sim!!!
murilopedrorosa
murilopedrorosa
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/04/2012

Idade : 37
Localização : Ribeirão Prêto


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 3/4/2012, 19:21

Murilo,

Foi o que eu falei no outro Post, não é que a podium deixa o carro mais esperto, ela deixa como era pra ser.. a comum que deixa o carro mais manco, devido ao alto nível de enxofre e baixa octanagem. Especialmente no teu caso, tratando de carro turbinado, a podium a podium consegue uma combustão excelente pro motor.

A diferença que pode fazer no 500 é de que, como essa gasolina queima melhor o motor não precisa aumentar o avanço e melhora um pouco o rendimento. Especialmente no motor EVO, por ser flex. Já no motor MA não é de se esperar diferença nenhuma, só a psicológica.

Mas a maioria das vezes é psicológico sim, as pessoas põe gasolina achando que o carro vai dobrar de potência e pisam mais fundo pra ver se é verdade. Acaba fazendo média menor e realmente achando que o carro melhorou.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 3/4/2012, 19:28

LMRC escreveu:
Já me falaram que em um motor de baixa compressão com a gasolina de alta octanagem ela pode explodir enquanto o pistão está na posição baixa e não quando ele está pressionando o combustível contra a vela devido a alta octanagem da gasolina que entra em combustão mais facilmente do que a normal mas realmente só estou repassando informação não sei se é verdade você poderia me responder se é verdade ou não?

LMRC

Conversei hoje com meu amigo, que como falei é Eng Mecânico com doutorado em combustão interna, e realmente não faz sentido nenhum isso ai que te falaram. A alta octanagem funciona bem independente do motor. Inclusive se a gasolina explodir enquanto o pistão não estiver perto do ponto superior a chance de uma biela quebrar é muito grande, por exemplo.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por renato696 3/4/2012, 19:41

No Azera o carro tbm ficava mais esperto, e ele não tem motor de alta performance como o Subaru acima. Na Fatboy não senti diferença de performance, mas nota-se claramente os componentes do motor estarem mais limpos, depois de 3 anos de uso de Podium.

No 500 ainda estou em testes com a V-Power, que achei excelente para esse carrinho. Depois vou testar a Podium, mas já estou bem inclinado a usar V-Power no 500.
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por LMRC 3/4/2012, 20:04

Zolet escreveu:
LMRC escreveu:
Já me falaram que em um motor de baixa compressão com a gasolina de alta octanagem ela pode explodir enquanto o pistão está na posição baixa e não quando ele está pressionando o combustível contra a vela devido a alta octanagem da gasolina que entra em combustão mais facilmente do que a normal mas realmente só estou repassando informação não sei se é verdade você poderia me responder se é verdade ou não?

LMRC

Conversei hoje com meu amigo, que como falei é Eng Mecânico com doutorado em combustão interna, e realmente não faz sentido nenhum isso ai que te falaram. A alta octanagem funciona bem independente do motor. Inclusive se a gasolina explodir enquanto o pistão não estiver perto do ponto superior a chance de uma biela quebrar é muito grande, por exemplo.
Valeu !!!

LMRC
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/03/2012

Idade : 30
Localização : Santo André (SP)


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 3/4/2012, 20:56

renato696 escreveu:No Azera o carro tbm ficava mais esperto, e ele não tem motor de alta performance como o Subaru acima. Na Fatboy não senti diferença de performance, mas nota-se claramente os componentes do motor estarem mais limpos, depois de 3 anos de uso de Podium.

No 500 ainda estou em testes com a V-Power, que achei excelente para esse carrinho. Depois vou testar a Podium, mas já estou bem inclinado a usar V-Power no 500.

Cara, fica mais limpo vai com certeza, justamente por ter menos enxofre! Pela ela custar tão mais caro, senão só usaria ela.

Tenho um amigo meu que tem um Civic Si e o ultimo carro foi um Passat VR6. Em nenhum dos dois ele notou diferença. Ele era corredor de cart, ja viajei com ele, velocidade de cruzeiro nunca abaixo de 160km/h...

Quanto meu 500 chegar vou procurar usar só a V-Power. Quando morava em Floripa comecei a usar ela e o carro deu uma diferença de 1km/l de média, depois de algumas abastecidas. Recomendo fortemente.

Uma curiosidade. Quando estava na faculdade ainda, um cara que se formou lá na UFSC também veio dar uma palestra. Ele trabalhava na época na divisão de motores da F1 da equipe Renault.

Pedi sobre a gasolina. Basicamente é como uma Podium sem adição de ethanol e com alguns aditivos para acelerar a chama de combustão, devido à alta rotação do carro. Ele disse que diversas vezes sobrava gasosa do laboratório e ele colocava no Clio dele. Sobre performance, o que ele me disse foi: não da diferença nenhuma eaheah.

Sério, essa Podium é uma das melhores gasolinas do mundo e é coisa de Brasuca. Alguns amigos meus que trabalham na Petro já falaram que na real ela é vendida mais por Marketing, pois o custo de fabricação é altíssimo, comparado com a comum.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por LeoPat 4/4/2012, 11:32

Triste fato é que nossa caríssima Podium é equivalente à gasolina mais vagabunda e barata lá na gringa.
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por renato696 4/4/2012, 12:01

Zolet escreveu:Quanto meu 500 chegar vou procurar usar só a V-Power. Quando morava em Floripa comecei a usar ela e o carro deu uma diferença de 1km/l de média, depois de algumas abastecidas. Recomendo fortemente.

Então, já notei esse 1km/l a mais... tudo bem que o carro ainda está amaciando, mas minha média cidade saiu de 11km/l para 12km/l. Já chegou a 13km/l, mas entrei no centro da cidade e baixo... não queimei 1/4 do tanque de V-Power ainda, mas assim que chegar na metade, já dá para ter uma ideia melhor. Também notei melhora de performance, mas pode ser tbm o fato do carro estar mais amaciado...

De qqr modo, devo usar V-Power no 500.

renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 4/4/2012, 12:38

LeoPat escreveu:Triste fato é que nossa caríssima Podium é equivalente à gasolina mais vagabunda e barata lá na gringa.

Foi mal mas eu discordo Leo.

Ela é de fato comparável com as gasolinas premium americanas e da UE.

podium
índice de octanagem IAD 95
teor de enxofre - 30ppm

US premium
índice de octanagem IAD 91
teor de enxofre 80-150ppm (máximo 30ppm na Califórnia).

UE super-plus
índice de octanagem 98
teor de enxofre 30ppm

A única diferença é o etanol adicionado, por causa da lei.

Só pra comparativo de gasolinas comum:

Brasil comum
índice de octanagem IAD 87
teor de enxofre - até 1000 ppm!!!

US regular
índice de octanagem IAD 87
teor de enxofre 80-150ppm

A nossa comum sim que é um lixo.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por gabriel500 5/4/2012, 00:19

A gasolina Pódium tem maior octanagem e apresenta discreta melhora no desempenho em motores com taxa de compressão maior que 10:1.

Em relação a "limpeza", por ter maior octanagem, deixa menos resíduos. Mas não fica muito atrás das gasolinas aditivadas.

Em relação a consumo, a melhora é muito discreta. Não vale a pena.
Muito difícil essa comparação entre abastecimentos com gasolinas diferentes no trânsito do dia a dia, muitas variáveis para se levar em consideração. Não existem motivos para uma gasolina aditivada como a V-Power ter menor consumo que a gasolina comum.

Assim, na minha opinião, para melhora do desempenho, entre gasolina comum/aditivada ou Pódium, eu vou é de Etanol no EVO, que melhora o desempenho de maneira mais significativa e é menos "sujo" (maior octanagem, menor depósito de resíduos) que as gasolinas.

Sempre bom lembrar que é muito, muito comum hoje em dia os famosos chips que são instalados nas bombas de combustível (postos) e liberam menos combustível que o informado na bomba. Assim como adulteração de combustíveis. Ambos interferem diretamente no consumo.

Abços
gabriel500
gabriel500
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 27
Data de inscrição : 13/03/2012

Idade : 41
Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por renato696 5/4/2012, 00:31

gabriel500 escreveu:Assim, na minha opinião, para melhora do desempenho, entre gasolina comum/aditivada ou Pódium, eu vou é de Etanol no EVO, que melhora o desempenho de maneira mais significativa e é menos "sujo" (maior octanagem, menor depósito de resíduos) que as gasolinas.

Ok para os motores EVO. No caso dos MultiAir, não tem como usar Etanol.... e mais, usar Etanol significa ir mais vezes ao posto, pois a autonomia cai de modo significativo, ainda mais com o pequeno tanque do 500 - apenas 40L.
renato696
renato696
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 298
Data de inscrição : 02/03/2012

Idade : 46
Localização : Ribeirao Preto - SP


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Convidad 7/4/2012, 03:56

Putz...eu ja arrumei ate confusao com a discussão sobre a gasolina podium, mas vou relatar o que ouvi de um eng da petrobras.

Estava eu num voo da varig e ao meu lado um eng da BR com uns papeis justamente sobre a podium, começamos a conversar sobre a mesma, e pra nao estender o assunto/conversa, ele disse que a podium ja foi boa, na epoca do patrocinio da willians, hj a podium continua sendo uma gasolina mais refinada, porem o poder de octanas que ela tinha no passado deixou de existir.

No fundo no fundo ele me disse assim, a podium é GASOLINA com o benificio do alcool, tanto que se vc utilizar 100% do tempo somente podium, vc vera que o oleo nao escurece com acontece nas gasolinas tradicionais...

Venhamos, aqui em Curitiba a podium esta beirando os 3,90 o litro...absurdo!!!! Evil or Very Mad Evil or Very Mad

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por LeoPat 9/4/2012, 11:38

Zolet escreveu:
LeoPat escreveu:Triste fato é que nossa caríssima Podium é equivalente à gasolina mais vagabunda e barata lá na gringa.

Foi mal mas eu discordo Leo.

Ela é de fato comparável com as gasolinas premium americanas e da UE.

podium
índice de octanagem IAD 95
teor de enxofre - 30ppm

US premium
índice de octanagem IAD 91
teor de enxofre 80-150ppm (máximo 30ppm na Califórnia).

UE super-plus
índice de octanagem 98
teor de enxofre 30ppm

A única diferença é o etanol adicionado, por causa da lei.

Só pra comparativo de gasolinas comum:

Brasil comum
índice de octanagem IAD 87
teor de enxofre - até 1000 ppm!!!

US regular
índice de octanagem IAD 87
teor de enxofre 80-150ppm

A nossa comum sim que é um lixo.

Tudo bem, Zolet. Talvez minha afirmação tenha sido fruto mais de emoção do que razão. Mas sao as discrepâncias do nosso Brasil com o resto do mundo que me passam essa impressão. Quando lá a gasolina bateu nos 4 dólares o galão, ou seja, pouco mais de 1 dólar o litro, a confusão foi grande até que o preço voltasse ao normal. Aqui, a gente paga mais que o dobro, e ainda ouve quieto que "Nuca na instória dêssi pãiz si feiz tanto pelo povo brazilêro. A gente somos auto-sunficiente em petrólho!"
LeoPat
LeoPat
Don
Don

Mensagens : 865
Data de inscrição : 27/01/2012

Localização : São Paulo


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Zolet 9/4/2012, 12:27

É, ai concordo contigo.

Apesar dessa gasosa ser muito boa, acho que nem 1% da população brasileira tem condições de "queima-la".

Como muita coisa boa que nos temos aqui...infelizmente pra poucos. E muita coisa lixo vendida como luxo pra maioria da população (internet "rápida" por exemplo eeaeah)

Poisé, sobre nosso petroleo, a gente é suficiente mesmo. Mas nosso óleo não é bom pra fazer gasolina.

Ai ainda rola importar... com o pré-sal isso deve mudar pra melhor, pois o petroleo lá é bom pra fazer gasolina.
Zolet
Zolet
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 345
Data de inscrição : 28/02/2012

Idade : 39
Localização : Belo Horizonte

Apelido do Carro : Don Zoletone

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por jeffersonneto 10/4/2012, 00:57

Fiz o teste, com 2 tanques de Podium no meu Novo Uno com motor EVO 1.4. O consumo foi o mesmo da gasolina comum. O carro ficou um pouco mais esperto e o barulho do motor, muito mais bacana... Por falar em barulho, estranhei muito dp que voltei a usar álcool, pois o barulho é muito esquisito. De qualquer forma, prefiro usar o álcool - mesmo com menor autonomia, o custo beneficio pro meu jeito de conduzir tem sido melhor. Acho que isso vai variar de "piloto" para "piloto", bem como da topografia da cidade em que rodamos. Abraços!


Última edição por jeffersonneto em 14/4/2012, 01:12, editado 1 vez(es)
jeffersonneto
jeffersonneto
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 153
Data de inscrição : 18/02/2012

Idade : 41
Localização : Belo Horizonte


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Convidad 12/4/2012, 23:04

Se colocar a risca...o alcool tem mais octanas que a podium, consequentemente vai queimar melhor e andar melhor...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Felipe 12/4/2012, 23:11

jeffersonneto escreveu:Fiz o teste, com 2 tanques de Podium no meu Novo Uno com motor EVO 1.4. O consumo foi o mesmo da gasolina comum. O carro ficou um pouco mais esperto e o barulho do motor, muito mais bacana... Por falar em barulho, estranhei muito dp que voltei a usar álcool, pois o barulho é muito esquisito. De qualquer forma, prefiro usar o álcool - mesmo com menor autonomia, o custo beneficio pro meu jetio de conduzir tem sido melhor. Acho que isso vai variar de "piloto" para "piloto", bem como da topografia da cidade em que rodamos. Abraços!

Minhas impressões com o etanol é que o EVO 1.4 se dá melhor com ele. A não ser pelas retomadas que aparentam uma engasgada. Mas aqui em Curitiba o preço do Etanol não está valendo a pena.
Felipe
Felipe
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 1772
Data de inscrição : 26/02/2012

Idade : 48
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Joaninha

http://forum.500clube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Convidad 13/4/2012, 10:34

FelipeTippa escreveu:
jeffersonneto escreveu:Fiz o teste, com 2 tanques de Podium no meu Novo Uno com motor EVO 1.4. O consumo foi o mesmo da gasolina comum. O carro ficou um pouco mais esperto e o barulho do motor, muito mais bacana... Por falar em barulho, estranhei muito dp que voltei a usar álcool, pois o barulho é muito esquisito. De qualquer forma, prefiro usar o álcool - mesmo com menor autonomia, o custo beneficio pro meu jetio de conduzir tem sido melhor. Acho que isso vai variar de "piloto" para "piloto", bem como da topografia da cidade em que rodamos. Abraços!

Minhas impressões com o etanol é que o EVO 1.4 se dá melhor com ele. A não ser pelas retomadas que aparentam uma engasgada. Mas aqui em Curitiba o preço do Etanol não está valendo a pena.

DEPENDE...pois o preço esta girando numa media de 1,99 a 2,09 o litro, eu mesmo consigo a 2,04 e a gasolina por exemplo a V-Power 2,76 o litro, se vc for fazer aquela formula maluca que indicam quando vale a pena utilizar o alcool, realmente "quase" nao vale a pena, pooooooorem uma coisa e percebi, a diferença que tem no consumo nao é tanto assim no caso dos 500 e ai a tal regra/formula acaba indo pro espaço.

E outras coisas que tbm valem a pena em utilizar o alcool, uma delas esta relacionada ao motor do seu carro. Compare um carro que utiliza alcool e outro gasolina, o tipo que fica o oleo do motor, so este fato de me garantir que as propriedades do oleo pra quem utiliza o alcool ja é um ganho tremendo.

As velas vao durar mais, a bomba de oleo vai durar mais, os bicos vao durar mais e passar por menos serviços de limpeza, so este serviço mais uma troca de velas antecipada, ja se foi toda a "economia" feita nos km utilizando gasolina.

E o mais importante, é sabido que os motores flex tem uma taxa de compressão elevada pra justamente utilizar o alcool, consequentemente pode ocorrer batidas de pinos quando utilizado 100% gasolina, tanto que as proprias CCS recomendam vc colocar uns 10~15% de alcool pra evitar isso.

Fora que a natureza agradece tbm....rsrsrsrsrs.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium - Página 2 Empty Re: Gasolina Podium

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos