500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

+3
andre911ts
Ana F
David Bloomfield de Mello
7 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:14

Encaixou tudo de volta e, como (claro!) não tinha em estoque o anel, ele fez a vedação com uma cola especial de cor preta (meio emborrachada...)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ana Cardoso
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/04/2013


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:29

Nessa abertura de onde sai o óleo, é encaixada essa tampa aí, à direita nessa  foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ana Cardoso
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/04/2013

Localização : Brasilia


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:46

Moral da história:

1) Há um vazamento externo (não sei o nome do tal buraco de onde sai o óleo Laughing ). 
2) O anel de vedação daquela parte externa não está bom.
3) Não sei se entendi bem, mas eles suspeitam dos anéis internos (dentro dos recipientes das velas)  também,  de não estarem bons, pois estão permitindo a entrada do óleo.

Daqui 15 dias, prazo para a chegada dos anéis que vão solicitar, eles vão ver se a solução de vedação do anel externo provisória solucionou o problema do óleo nas velas. 

Se precisarem trocar os anéis internos, disseram que só precisarão remover a tampa de válvulas ( e não "abrir o motor").  Disseram que é um serviço simples. Se tiver funcionado, vão trocar só o anel externo (aquele de onde estava vazando o óleo).

Bem é isso. Desculpem a falta de vocabulário mecânico. Ainda não sou versada nesse complexo idioma (he he). Mas eu acho que pelas fotos dará para vocês terem uma idéia do que eu estou tentando explicar com o meu parco "leiguês".

Aguardo pareceres e espero que a lavagem que o mecânico fez, tenha sido adequada (e o cotonete também). 

Me pareceram muito profissionais e com muita boa vontade para resolver o problema. Não cobraram nada! CCs Fiat Bali do Sia.

Ana Cardoso
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/04/2013

Localização : Brasilia


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 09:51

Há, e estou usando esse outro nome porque não consegui entrar com o de sempre. Dizem que há problema nos dados de entrada (senha ou usuário). E eu fiz tudo igualzinho...   Question Será que é porque eu continuei a usar a senha que me deram por email?

Ana Cardoso
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/04/2013

Localização : Brasilia


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por andre911ts 6/3/2016, 12:38

Parece ser a saída do respiro do óleo mesmo, a diferença é que o meu estava trincada a mangueira e o seu danificou a base do sistema. Me parece que ambos os diagnósticos foram oriundos de um baixo cuidado pelos manutentores no momento da retirada da caixa e mangueiras do sistema de admissão (provavelmente nas manutenções preventivas).

O que me espanta um pouco é o alto volume de óleo que está saindo por alí. É um forte sinal de que está precisando viajar mais com ele =P   Seu óleo está se contaminando demais com combustível que escapa entre os anéis de vedação (normal para carros em circuito travado com baixa rotação) e de tanto contaminante está jorrando por esse orifício.  O meu que estava com a mangueira trincada, não percebi quase nenhum vazamento, pois 1 vez por semana trabalho com regimes a cima de 4500rpm em estradas, fazendo que os contaminantes do óleo evaporem sem ter necessidade de sairem por esse orifício na forma de "espuma" e sim em forma de "vapor".

Obs: o que o mecânico utilizou para estancar a conecção foi um silicone para altas temperaturas, como aí é uma área de baixos esforços de pressão, ele vai resolver bem.
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 35
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Edson Tonelli 6/3/2016, 13:25

Ana, maravilha o serviço, é por ai mesmo.
A cola preta usada com certeza é cola de junta. Eu sempre mantenho um tubo dessas da 3M. Ela faz milagres, veda tudo formando uma película emborrachada. Já usei em borracha de para brisas, coletor de moto... até em solado de bota.
Pelo que se constata você está em excelente mãos. bacana isso Smile
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana F 6/3/2016, 15:54

André e Edson, que bom que vocês  aprovaram o serviço feito. Estou mais confiante em voltar  e finalizar o tratamento. Entendo, André, o que você diz sobre a importância de andar com o carro em rotação mais alta, mas nunca tive esse tipo de consequência   com carro nenhum, andando no mesmo ritmo...   É estranho essa fragilidade na vedação... 
Muito obrigada pela força. Assim que eu tiver novidade, passo pra vocês.
flower
Ana F
Ana F
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 373
Data de inscrição : 19/03/2012

Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Edson Tonelli 6/3/2016, 18:30

O motor é projetado para funcionar dentro do regime de rotações que se observa no contagiros do painel do carro. O mínimo é a marcha lenta e o máximo na marca vermelha da grafia dos numerais. 
As peças internas móveis do motor quando em movimento tem o óleo a circular entre elas e quanto maior a velocidade das peças, maior o fluxo do óleo e consequentemente a pressão dele sobre as superfícies.
Óbvio que andar sempre "no pau" não pode ser uma regra, até porque a legislação e o bom senso nos impede de fazer isso. Como motorista eu sou bem pacato, já como motociclista não. 
Ai você me perguntara : E eu ai com isso ?
Respondo então : No carro pacatamente conduzido a troca de óleo e filtros é feita a cada três mil km e na moto que é só usada em rodovias a troca é a cada cinco mil km's. ou de 6 em 6 meses

Ana, quanto a fragilidade é decorrente da falta de qualidade das borrachas usadas. Isso está acontecendo com produtos de fabricantes inconsequentes e de fabricantes consagrados. Há lotes com peças problemáticas e se ocorre em um motor no caso, provavelmente estará acontecendo em outros do mesmo período de manufatura. Eu não confio em borrachas chinesas, já vi muitas literalmente esfarelarem e hoje todo mundo compra da China Sad
 

o óleo no motor do seu carro





Oi eu tocando a 1000 no limite ...  Smile Smile Smile sou o cara que fala no final
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana F 6/3/2016, 19:06

Basketball Aí Edson, batendo um bolão em cima dessa máquina maravilhosa!! Parabéns! 

Vejo que você conhece muito mesmo de motor!! Muito instrutiva a sua explicação e também o vídeo sobre o mecanismo de lubrificação. Bem didático. Obrigada!

Vou me organizar pra pisar o pé mais vezes no meu carrinho, em distâncias mais longas. Bom seria em um autódromo desses...kkkkk  Very Happy
Ana F
Ana F
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 373
Data de inscrição : 19/03/2012

Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por DecomedRJ 6/3/2016, 20:48

Eu confesso que não sou profundo conhecedor de mecânica e tudo o que sei foi após alguns poucos anos como usuário cuidadoso dos meus veículos e do que me interessei em pesquisar.
Sendo isso, não entendo como usar o carro no "limite" possa se tornar um fator protetor para o bom funcionamento de partes mecânicas. 
Na verdade, acredito que a manutenção preventiva e quando não suficiente, a corretiva, sejam a melhor forma de resolver esse problema. 
Obviamente que um carro que anda majoritariamente no circuito urbano preso em congestionamentos terá um desgaste precoce de alguns componentes. Até por isso o manual recomenda a troca do óleo do motor, por exemplo, em menor tempo. 
Na estrada você consegue manter o carro em velocidade próxima da constante por mais tempo impedindo o desgaste desses componentes, ma se andar com o carro no limite haverá desgaste da mesma forma ou até pior. Basta olhar os carros de corrida em que as peças são trocadas muito precocemente pelo estresse submetido. 
Sei que meu xará acima não recomendou que se andasse só pé em baixo a todo momento, mas confesso que não sei até aonde esse uso intermitente no limite do veículo poderia ajuda. 
Ana, seu veículo é polonês então deve ser um 2009-2010, visto isso acredito que alguns componentes com o tempo vão necessitar de manutenção. Não digo que seja exatamente o seu caso nesse momento, mas isso pode vir a acontecer com maior frequência. Recomendo ler o manual e checar se cada item da manutenção está em dia por km ou tempo para não ter outras surpresas. Aguardo cenas dos próximos capítulos e boa sorte Ana!

Edson seus posts são sempre muito bacanas e ensinam muito para todos nós. Tenho um grande amigo (considero um irmão) que é motociclista e grande entusiasta no meio. Ele tem uma Tiger Sport 1050 e confesso que vendo seu vídeo e relato consigo entender um pouco a sensação. Tenho carteira de moto (fiz adição ano passado), mas ainda não tive coragem de me aventurar pelo trânsito do RJ. Talvez no futuro isso mude até por adorar a liberdade que a moto traz, inclusive pela interação que ela te proporciona com o meio. Bem bacana o vídeo! Abraço!
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por andre911ts 6/3/2016, 20:53

Lembrando que usar no limite SEMPRE é ruim, as vezes é ótimo. (Estando com a manutenção em dia é claro).
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 35
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por andre911ts 6/3/2016, 21:08

Só esclarecendo como deve ser feito de forma segura esse "amaciamento".
Pegue uma rodovia com trechos longos e planos (bandeirantes, castelo branco), e durante as retas e descidas, mantenha entre 100 e 120 km\h porém em marcha baixa para segurar alta rotação, 3 ou 4 são ideais. Com isso vocês terão uma ótima refrigeração devido ao fluxo de ar nos radiadores e ao mesmo tempo farão o aquecimento completo e uniforme do motor e componentes ao redor. Fazendo descolar depósitos de carbono nas válvulas, dutos de entrada e saída de ar, limpeza do catalizador (tudo devido a alta temperatura). 1 hora rodando alguns trechos nessa condição já fará a limpeza de todo o sistema, inclusive a evaporação dos contaminantes depositados no cárter junto com o óleo. Se vocês rodarem no limite em autódromo, cidade ou qualquer circuito travado, além de danificar o motor pois não terá bom fluxo de ar e constância da temperatura do conjunto, você ferrará com os freios, suspensão, direção, etc
...
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 35
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana Cardoso 6/3/2016, 23:39

Decomed e André, meu carro é 2011/2012. Comprei em final de fevereiro de 2012, se não me engano. É cucaracho mesmo, made in Mexico!
A idéia que captei de todos vocês é a de  pilotar o carro por mais tempo e mais solto, deixar ele rodar... Sem o pára, anda, pára, anda... Não vou botar ele prá gritar, mas prá cantar, certo? Muito bom "ouvir" todas essas ponderações e sugestões. Aguardem cenas dos próximos capítulos!

Ana Cardoso
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 20
Data de inscrição : 02/04/2013

Localização : Brasilia


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Edson Tonelli 7/3/2016, 09:26

Deco, moto é bem legal, é uma terapia curtir estradas e suas paisagens; a gente fica o tempo todo com a mente em constante agradecimento ao Universo Smile .
Outra coisa deliciosa em motos é fazer curvas. Eu tomo o labirim (labirintite rsrs) e vou para o contra esterço. Mas o Fiat 500 também é emocionante em curvas e eu também curto uma estrada sinuosa com ele.

O André está certo em suas afirmações, pois o motor tem de trabalhar em todas as faixas de rotações respeitados os limites ( excesso de rotações causa flutuação das válvulas pelo limite operante das molas e ao flutuarem as válvulas essas podem tocar o pistão ). Fazer o motor girar mais não necessariamente implica em velocidade elevada, pois isso pode ser feito com marchas reduzidas. dar uma esticada na terceira antes de acionar a quarta por exemplo. E em câmbios automáticos, pisar um pouco mais ainda quando em velocidades menores.
Eu pessoalmente embora sabendo disso não costumo fazer . Mas o que realmente é danoso a qualquer motor é rodar em baixo giro, pois a carga é muita aos pontos da resultante das forças e a pressão do óleo é pequena ocasionando assim desgaste prematuro de peças como bronzinas do virabrequim por ex. . O ideal é ver no manual a faixa de torque do motor e  trabalhar com ela. Por ex. no motor 1.4 evo (Uno) o torque máximo de 12,5 kgfm ocorre aos 3.500 rpm, portanto rodar nos 3500 rpm é o que há de mais saudável ao motor.
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Edson Tonelli 7/3/2016, 09:50

Fiat 500 Sport MultiAir 1.4 16V Flex
 
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.368 cm³, com quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando variável de válvulas na admissão e comando simples no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 107 cv e 105 cv a 6.250 rpm com etanol e gasolina.
Torque máximo: 13,8 kgfm e 13,6 kgfm a 3.850 rpm com etanol e gasolina.
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2 segundos e 12,6 segundos com etanol e gasolina.
Velocidade máxima: 180 km/h e 179 km/h com etanol e gasolina
Diâmetro e curso: 72,0 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 11,7:1.
Suspensão: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores a geometria triangular e barra estabilizadora. Traseira do tipo semi-independente, eixo de torção, com barra estabilizadora. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 195/45 R16.
Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Oferece ABS com EBD e BAS.
Carroceria: Hatch subcompacto em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 3,54 metros de comprimento, 1,62 m de largura, 1,50 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais e laterais de série.
Peso: 1.153 kg.
Capacidade do porta-malas: 185 litros.
Tanque de combustível: 40 litros.
Produção: Toluca, no México.
fonte : 
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por andre911ts 7/3/2016, 10:37

De grande riquesa suas informações Edson!! Parabéns também pela paixão por motos Smile Ainda não consegui comprar a minha esportiva, quem sabe um dia!!
andre911ts
andre911ts
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 96
Data de inscrição : 04/01/2016

Idade : 35
Localização : Santo Andre

Apelido do Carro : "Purguerinha"

Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Edson Tonelli 7/3/2016, 11:36

Legal Smile , Mas sou só um curioso fuçador que aprende a custas dos muitos erros que levam aos poucos acertos, rsrs.
Gosto de sempre que possível fazer eu mesmo os serviços e hoje com o auxílio da internet onde há uma rica troca de informações a coisa ficou bem facilitada. E pela falta de pessoas em oficinas, comprometidas com o bom trabalho.
   Agora as 7,30h. fui levar o gol de minha filha na CC para troca de guarnições do vidro da porta que apresentou problemas de passagem de água ( qualidade das borrachas) e que serão substituídas na garantia. Bem lá presenciei a queixa do chefe da oficina do não comparecimento de alguns mecânicos; entrei na conversa e ele me disse do total desinteresse dos jovens pelo ofício e da dificuldade de encontrar pessoas dispostas a aprender e bem desenvolver este  trabalho. Dessa forma está acontecendo o que todos estão observando nas concessionárias, ou, a queda na qualidade dos serviços.
É uma pena, pois como disse lá, é um ofício muito prazeroso, pois o profissional trabalha com resultados imediatos e vê a satisfação do cliente ao sair com o carro redondinho; mas como ele disse, " eles não se sujeitam a sujarem suas mãos com graxa, só querem a parte da eletrônica embarcada " e a gente sabe que não é assim que a coisa funciona.
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana F 7/3/2016, 13:06

Nossa, pessoal, isso é um curso! Valeu Edson! Essa troca de informações entre vocês é muito rica e ajuda não só a mim, mas a outros curiosos perdidos também.

Meu carro é um lounge automático e vou tentar entender tudo isso aplicado à ele. Vou começar a prestar atenção a coisas que não presto. Tento manter o giro na faixa dos 3000, pois me disseram que era o mais econômico, mas muitas vezes acabo passando, pois gosto de sentir o carro e sou meio apressadinha. Quando eu entender bem essa lógica, eu vou adaptando o meu jeito de dirigir a um mais saudável pra máquina e mais econômico pra mim. Brigadão!!
Ana F
Ana F
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 373
Data de inscrição : 19/03/2012

Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por DecomedRJ 7/3/2016, 21:08

Poxa Ana você tem um Lounge Air Very Happy:D:D talvez uma das mais belas versões vendidas aqui do 500, parabéns!

Edson, sou maluco nas bigtrail! Tinha vontade de ter uma SuperTenere, mas tenho que me acostumar a guiar uma tenere 250 primeiro rsssss. 
Sobre curvas eu adoro e quando tinha no meu outro 500 molas h&r + rodas 17" o carro era um kart, me diverti muito nas curvas da serra das araras rssss.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por eugenions 13/3/2016, 01:21

então galera eu tinha mostrado o vazamento de óleo na parte superior do cabeçote do meu 500 e tinha também uma bobina de ignição rachada.
quanto ao vazamento de óleo eu tinha desconfiado da mangueira do respiro do óleo, porém eu descobri que o óleo vinha deste ponto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

a princípio eu achava que era só um suporte do corpo de admissao do carro, mas ao desmontar o parafuso descobri que passa óleo por ali e inclusive tem uma pecinha bem curiosa dentro, além de uma borrachinha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
ao desmontar o parafuso eu notei que estava com pouco aperto, então eu recoloquei dando um pouco mais de aperto e espero que seja o bastante para parar o vazamento. limpei direitinho para observar se ainda vai vazar, e caso isso aconteça vou tentar aplicar uma cola de junta para resolver de vez.

quanto à bobina de ignição eu troquei a bobina danificada e aproveitei para desmontar as outras para fazer uma verificação.

quando fui tirar a bobina trincada ela foi logo esfarelando na minha mão:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
detectei que na parte que encaixa na vela tinha um pó branco, parecendo de algo queimado.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] 

as outras bobinas eu verifiquei e estavam todas limpas, só que detectei que em uma delas está com uma parte um pouco enferrujada: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

só de ter trocado a bobina eu senti uma melhora significativa na potencia do carro, em marcha lenta ele ficou mais estável, to sentindo que o motor ta bem mais redondo.

então galera, vcs que manjam bastante de conhecimento técnico, gostaria de ouvir a opinião de vcs.
quanto ao vazamento de óleo, o que exatamente é aquele buraco ali? o que sao as pecinhas tipo uma arruela só que com esses 3 cortes curiosos? 
quanto à bobina, o que era o pó branco na ponta dela? será que pode ter danificado a vela?
e a bobina que está enferrujada, isso ali atrapalha em algo no funcionamento?
valeu

eugenions
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 63
Data de inscrição : 15/06/2015

Localização : São Luis


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Edson Tonelli 13/3/2016, 10:50

Riqueza em informações Smile
Eu não conheço o motor sport air, exceto pelas informações dos catálogos da fiat ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  )
Mas o que é notório é falta de qualidade presente nos plásticos e borrachas de muitos produtos atuais. Antigamente quando não se dizia que borrachas duravam somente cinco anos elas duravam muito mais que isso. Mas hoje ... ???
O pó branco provável ser zinabre comum em terminais de baterias, que se retira com escova e água, mas é um pó corrosivo e deve evitar o contato dele com tecidos, pintura do carro e lataria.
Sua bobina ( creio ser de baquelite ) realmente estava imprestável e só lhe restaria a substituição mesmo.

Acredito que os procedimentos que vc fez sanaram os problemas.
Edson Tonelli
Edson Tonelli
Don
Don

Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015

Idade : 65
Localização : campinas


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana F 21/5/2016, 08:34

Bom dia, pessoal,  
cá estou novamente para um "update" da situação do meu carrinho. Os ventos mudaram, e trago boas notícias, finalmente!! cheers
Os últimos capítulos da novela:
Bem, enquanto eu dava um tempo para ver se o reparo feito na outra concessionária havia surtido efeito (o da cola especial na outra possível fonte de vazamento de óleo), voltei na primeira CCS, onde tudo começou,  para trocar o apoio do braço do motorista, quebrado durante a última revisão do carro. Daí, mais um probleminha: A Fiat no México, trocou o fornecedor da bendita peça. Moral da história, para trocar o apoio do braço, foi necessário mudar toda a estrutura do encosto do banco, por causa de uma diferença no encaixe do novo apoio à essa estrutura. Na troca, depois de desmontado e remontado o banco, viram que uma peça fundamental para finalização do serviço, não tinha vindo no pacote. Coitado do mecânico, o desapontamento dele foi quase maior que o meu. E eu lá, dentro do carro, por 4 horas, esperando um serviço que teve que ser desfeito. Teríamos que aguardar a chegada da peça faltante. 2 semanas depois eu volto e, outras 4 horas mais tarde, finalmente o problema do banco foi resolvido. Devo admitir que, desde o meu retorno a essa CCS para o conserto do banco, o tratamento a mim dispensado, mudou completamente. Fui bem recebida e escolheram um mecânico fantástico pra fazer o serviço. Super meticuloso e responsável. Pedi, então, nessa confiança renovada, que ele olhasse no motor, se a tal vedação feita com cola   havia sanado o problema do vazamento de óleo pra dentro da sede das velas. Não havia! O óleo estava de volta... E na saída onde foi posta a cola, não havia mais vazamento. O problema era mesmo nas outras juntas.
Do box onde estávamos, fui direto ao gerente apelar novamente para o reparo gratuito, uma vez que não foi feita essa verificação durante as primeiras revisões, me dando o benefício da dúvida quanto ao defeito ser de fábrica. Ele, mais acolhedor, disse que faria uma nova solicitação aos seus superiores. Uma semana depois me ligaram dizendo que o serviço havia sido autorizado!! Essas seriam as peças principais a serem trocadas:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Ana F
Ana F
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 373
Data de inscrição : 19/03/2012

Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana F 21/5/2016, 08:49

Continuando...3 semanas depois, volto lá, e entrego o meu neném para os últimos reparos. Eu havia pedido que o mecânico fosse o mesmo que trocou o apoio do braço. Tive que confiar e deixar o carro por um dia e meio com eles. Aparentemente deu tudo certo, o carrinho voltou lindinho e com ar de saúde. Daqui uns 40 dias voltarei lá para verificar se não houve novo vazamento.O rapaz me garantiu que testou e que trocou todas as peças que poderiam comprometer o reparo. Enfim, acho que todo o transtorno foi recompensado e espero que ninguém tenha que passar por todo esse perrengue que eu passei. Se me perguntarem se eu voltaria a levar meu carro nessa CCS eu diria que sim. Eles souberam resgatar a minha confiança. Obrigada a todos aqui do Forum que me deram esse HELP nessa situação pra lá de chata. Um abraço grande e feliz! flower
Ana F
Ana F
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 373
Data de inscrição : 19/03/2012

Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por DecomedRJ 21/5/2016, 09:36

Bacana Ana, são relatos desse tipo que fortalecem e engradecem o fórum permitindo que troquemos experiências. 
Bom, imagino a frustração na troca do apoio de braço que não foi concluído num primeiro momento. No entanto, com a sua explicação pude entender o porque desta peça ter subido de 200 reais para quase 800. Fui tentar encomendar e em mais de 3 CSS diferentes me informaram que eles só vendiam o apoio com outras peças para poder ser instalado. 
Que bom que tudo foi resolvido quanto a questão do vazamento. Na verdade era bem simples mesmo, pois trocar as juntas é um serviço relativamente simples para um bom mecânico. 
Enfim, é isso...desejo felicidades e não deixe de participar! Abraço!
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Ana F 21/5/2016, 11:01

DecomedRJ escreveu:Bacana Ana, são relatos desse tipo que fortalecem e engradecem o fórum permitindo que troquemos experiências. 
Bom, imagino a frustração na troca do apoio de braço que não foi concluído num primeiro momento. No entanto, com a sua explicação pude entender o porque desta peça ter subido de 200 reais para quase 800. Fui tentar encomendar e em mais de 3 CSS diferentes me informaram que eles só vendiam o apoio com outras peças para poder ser instalado. 
Que bom que tudo foi resolvido quanto a questão do vazamento. Na verdade era bem simples mesmo, pois trocar as juntas é um serviço relativamente simples para um bom mecânico. 
Enfim, é isso...desejo felicidades e não deixe de participar! Abraço!
Obrigada, Decomed! Incrível pensar que um conserto tão simples me sairia tão caro. Cruzes!
Fiquei mais animada em permanecer mais tempo com meu Ticotico. Tá muito novo ele. Não aparenta a idade que tem...kkk... E não consigo achar um carro que o substitua em graça, conforto, praticidade,  etc, etc, etc...
Ana F
Ana F
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 373
Data de inscrição : 19/03/2012

Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por DecomedRJ 21/5/2016, 11:34

Ana F escreveu:
DecomedRJ escreveu:Bacana Ana, são relatos desse tipo que fortalecem e engradecem o fórum permitindo que troquemos experiências. 
Bom, imagino a frustração na troca do apoio de braço que não foi concluído num primeiro momento. No entanto, com a sua explicação pude entender o porque desta peça ter subido de 200 reais para quase 800. Fui tentar encomendar e em mais de 3 CSS diferentes me informaram que eles só vendiam o apoio com outras peças para poder ser instalado. 
Que bom que tudo foi resolvido quanto a questão do vazamento. Na verdade era bem simples mesmo, pois trocar as juntas é um serviço relativamente simples para um bom mecânico. 
Enfim, é isso...desejo felicidades e não deixe de participar! Abraço!
Obrigada, Decomed! Incrível pensar que um conserto tão simples me sairia tão caro. Cruzes!
Fiquei mais animada em permanecer mais tempo com meu Ticotico. Tá muito novo ele. Não aparenta a idade que tem...kkk... E não consigo achar um carro que o substitua em graça, conforto, praticidade,  etc, etc, etc...

Então Ana essa é uma dificuldade para os donos do 500. Pra quem pensa em migrar pra outro veículo acaba esbarrando na falta de opções com preços viáveis, até porque o mercado deu uma enlouquecida. Quando você pára e pensa em algum carro para substituir o 500 acaba pensando em carros que passam da casa dos 100 mil reais em valor.
DecomedRJ
DecomedRJ
Moderatore
Moderatore

Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013

Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)


Ir para o topo Ir para baixo

Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição  do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição - Página 4 Empty Re: Help! vazamento (suspeito) de óleo na guarnição do cabeçote superior, próximo ao alojamento das velas de ignição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos