500 Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONSUMO CIDADE x ESTRADA

+8
Taitson
elainebarrosni
JPM
rancid
Taki
rhessel
Eloisio
LUIS ALBERTO
12 participantes

Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por LUIS ALBERTO 10/7/2012, 18:14

Ola amigos, não estou entendendo o consumo do meu 500 cult dualogic . O carrinho está mais econômico na cidade. Na estrada dirijo a uns 110 ~130 Km/h, com 50% do ar ligado e 50% no modo sport. O consumo médio com gasolina em estrada está em 8,9 e na cidade esta em 10,1. Alguem explica isto?(o carro esta com 1890Km) affraid
LUIS ALBERTO
LUIS ALBERTO
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 76
Data de inscrição : 09/05/2012

Idade : 61
Localização : caratinga mg


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Eloisio 10/7/2012, 18:24

explica: velocidade.
motores pequenos precisam girar mais para oferecer determinada potência que gere determinada velocidade aí, consomem como um motor maior. Um Azera 3.3 faz 10 km na estrada a 120 km. Seu motor esta a pouco mais de 2 mil giros. Um motor 1.0 pra chegar a isso vai a quase 6 mil giros e aí consome o mesmo que um moto de 3.3 litros.

No modo sport então vc está esticando as marchas, mantendo o giro mais elevado e isso é mais consumo pois os canecos carecer de ser enchidos mais vezes num mesmo tempo dado.

Na cidade vc está entre 1 e 2 mil giros. O câmbio dual é um câmbio normal, robotizado. Ele não tem as perdas típicas de um conversor de torque do automáticos. Aqui tem um sport manual da minha filha. Ele faz mais de 10 na cidade. O meu soprt auto, faz quase 9.

Eu não sei o que é ar desligado nesse calorzão do nordeste. Então compro o carro, ligo e pronto. Só desliga quando quebra ou quando vende.
Eloisio
Eloisio
Consigliere
Consigliere

Mensagens : 339
Data de inscrição : 13/01/2012

Idade : 69
Localização : Recife-PE


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por rhessel 10/7/2012, 22:38

Sinceramente, o modo Sport não faz diferença alguma no consumo, ainda mais em estrada plana e em velocidade acima de 80km/h quando o câmbio se mantem em quinta marcha. Digo isto por experiência própria. O modo como você conduz influencia muito!
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taki 11/7/2012, 00:03

Não sei se ajuda as informações, mas segue o que consegui fazer nas ultimas médias:

Alcool
Cidade - 6,5Km/l
Estrada - N/D

Gasolina
Cidade - 11Km/l
Estrada - 16,2Km/l

Meu carro está com pouco mais de 1200Km...vale ressaltar que em usei a tecla Sport apenas umas 5 vezes em pequenos trajetos, e dirigi muito na boa...pé encima deixando embalar, principalmente na estrada.
E como o colega Eloisio colocou, meu ar condicionado só não trabalha se estiver quebrado, ou seja, todas as médias com ar ligado.
Com tudo isso, próximo tanque será de gasolina...
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por rancid 11/7/2012, 00:17

O problema de beber muito na estrada é que a fiat fez as relações de marchas do 500 em especial a quinta muito curta! Em 120 km/h a 4100 rpm, é muita coisa.
rancid
rancid
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taki 11/7/2012, 01:28

As relações de marcha diferem do cambio manual para o Dualogic?
Pergunto porque se não me engano o meu Cult Dualogic a 120km/h esta a 3500rpm, aproximadamente...amanhã cedo vou pegar estrada e confirmar o rpm a 120km/h, depois posto o resultado.
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por rhessel 11/7/2012, 07:33

As relações do câmbio são as mesmas para Manual e Dualogic. E se não me engano a 120km/h o motor gira ~4000rpm.
rhessel
rhessel
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 99
Data de inscrição : 06/02/2012

Idade : 37
Localização : Indaiatuba - SP


http://rph95octanas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por JPM 11/7/2012, 10:46

No MultiAir Automático, a 120Km/h o contagiros nem chegou em 3500rpm ainda. Se a estrada for plana, o marcador de Consumo Instantâneo fica em 20~22km/l, mas quase toda subida ele muda para 5a. marcha, justamente porque o motor ainda não está numa faixa com boa potência. Acho que 130 a 140km/h seria uma velocidade boa para viajar com o MultiAir, porque o motor estaria entre 3500 e 4000 rpm, e provavelmente conseguiria manter a 6a. marcha o tempo todo. Como viajei em um feriadão, com a estrada cheia de policiais e radares, não deu para testar isso.

Em Abril, quando o carro ainda estava com 1500km rodados, fui de Ribeirão Preto à Caraguatatuba, com o condicionador de ar ligado o tempo todo. Fez 14,5Km/l. E na cidade estava fazendo 11,5Km/l.

Agora ele está com 5500Km rodados, e na cidade tem feito 12Km/l (com ar). Na estrada imagino que tenha melhorado um pouco, mas ainda não viajei novamente.

JPM
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/03/2012

Localização : Ribeirão Preto


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taki 11/7/2012, 13:00

Errei longe!!!
Hoje peguei um trecho de estrada, e a 120Km/h o meu 500 marcava 4000rpm(!!!). Nossa...
Achei muito alto o regime de rotação, poderia ter uma 6ª marcha (como no manual Polonês), ou um reescalonamento de 4ª e 5ª marcha.
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por rancid 11/7/2012, 16:02

JPM escreveu:No MultiAir Automático, a 120Km/h o contagiros nem chegou em 3500rpm ainda. Se a estrada for plana, o marcador de Consumo Instantâneo fica em 20~22km/l, mas quase toda subida ele muda para 5a. marcha, justamente porque o motor ainda não está numa faixa com boa potência. Acho que 130 a 140km/h seria uma velocidade boa para viajar com o MultiAir, porque o motor estaria entre 3500 e 4000 rpm, e provavelmente conseguiria manter a 6a. marcha o tempo todo. Como viajei em um feriadão, com a estrada cheia de policiais e radares, não deu para testar isso.

Olha que maravilha! 3500 a 120 km/l é perfeito para o carrinho.


Taki escreveu:Errei longe!!!
Hoje peguei um trecho de estrada, e a 120Km/h o meu 500 marcava 4000rpm(!!!). Nossa...
Achei muito alto o regime de rotação, poderia ter uma 6ª marcha (como no manual Polonês), ou um reescalonamento de 4ª e 5ª marcha.

Terrível, nessa velocidade o carro pede.
Tudo bem que o carro não foi feito para isso, mas eu achei pessimo.
rancid
rancid
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 121
Data de inscrição : 18/01/2012


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taki 11/7/2012, 19:12

Veja, parece que o motor 1.4 suporta bem o peso do carro...uma 5ª marcha mais longa caira bem, além de proporcionar conforto e economia.
A 120Km/h o carro só não "berra" muito pelo excelente isolamento acustico do projeto. Não chega a incomodar, mas dá prá sentir que o carro está "sendo exigido" além do necessário...
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por elainebarrosni 13/7/2012, 11:44

Taki escreveu:Veja, parece que o motor 1.4 suporta bem o peso do carro...uma 5ª marcha mais longa caira bem, além de proporcionar conforto e economia.
A 120Km/h o carro só não "berra" muito pelo excelente isolamento acustico do projeto. Não chega a incomodar, mas dá prá sentir que o carro está "sendo exigido" além do necessário...



Meninos,

Devemos lembrar também que a proposta desse carrinho não é andar a mais de 120km/h, não é?!

O meu manual é PERFEITO!

15km/l gasolina

Nos 2500km que já rodei ele está fazendo uam média de 15 km/l. Nunca viajei com ele, mas como moro em Brasília e moro a 20km do meu trabalho, meu percurso é um misto de estrada e cida com encarrafamento... rss

elainebarrosni
Não-iniciado
Não-iniciado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/07/2012

Idade : 44
Localização : Brasilia

Apelido do Carro : Carrinho

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taitson 13/7/2012, 13:47

Essa "falta" da 6ª marcha não é exclusividade do 500. Tinha um celta 1.0 que também pedia a 6ª. Meu pai tem uma montana que não é 1.0 (não sei qual cilindrada) e também pede a 6ª. O gol 1.0 também pede a 6ª.
Fia uma viagem com o cinque e concordo com o Taki que o isolamento ajuda muito mas descordo quanto a ser exigido além do necessário. O projeto contempla rotações maiores e o incomodo a 4000 rpm é o mesmo a 5000 rpm onde chega a 140 Km/h.
E o carro foi feito sim para andar a mais de 120km/h; aliás acima desta velocidade o carro continua super estável e seguro.
Taitson
Taitson
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 165
Data de inscrição : 18/04/2012

Idade : 47
Localização : Uberlândia

Apelido do Carro : Cinque

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por JPM 13/7/2012, 14:59

E meu Sport Automático TEM a 6a. hehehe. Cool

JPM
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 65
Data de inscrição : 27/03/2012

Localização : Ribeirão Preto


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taki 13/7/2012, 18:13

Taitson,
Não sei se consegui me expressar bem, e a idéia de explicar melhor abaixo não é de convence-lo...rsrsrs...apenas ilustrar melhor o que penso sobre o que coloquei no post:
Quando me referi a "sendo exigido", me refiro a uma rotação muito alta para o peso/potência do 500.
Uma 5ª marcha mais longa, ou mesmo uma 6ª marcha, cairia muito bem pois a 100Km/h estou proximo dos 3100rpm e com o motor ainda "tranquilo", sem a sensação de força-lo.
Esta configuração do Cult me passa a clara impressão de que sustentaria 120km/h a 3200rpm fácil, o que traria ainda mais economia e conforto.
O Multiair então, nem se fala.
É isso.

Agora já andei a 140Km/h num trecho curto, e o 500 (apesar da alta rotação, desnecessária a meu ver) se saiu muito bem, passando a sensação de que é só continuar pisando para chegar fácil a 180km/h...êta carrinho bom esse!!!!

Elainebarrosni,
Comparar consumo obtido em Brasilia é covardia!!! Cidade praticamente 100% plana, eu tenho um colega que morou ai e conseguia quase o consumo de estrada no trajeto urbano!
Mesmo assim, pontos para o 500, 15km/l é muito bom...minha melhor marca em SP ficou proximo a 12Km/l, que eu achei excelente (lembrando que foi na gasolina)!
A proposta do 500 é mais urbana, até pelo seu tamanho, mas não exclusiva...seu projeto previu estradas no roteiro tb!
Não sei quem foi que disse que o brasileiro não gosta de marchas com relação longa...todo projeto adaptado para o Brasil tem sua relação de marchas "encurtada", evitando assim trocas mais constantes no anda-e-para e nas lombadas e quebra-molas. Mas isso deveria ficar restrito as 3 primeiras marchas, tendo 4ª e 5ª mais longas.
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por m.souza91 13/7/2012, 19:04

Taki, não sou de comentar muito, mas seu comentário me fez lembrar algo persistente na minha cabeça a muito tempo.

as montadoras adaptam o carro para o que o brasileiro quer, mas brasileira não sabe o que quer ou o que é bom.

câmbio curto, alto consumo, carro flex, falta de itens de segurança, etc...

o câmbio curto muitas vezes eu vejo como para dar uma sensação de velocidade, só ver os câmbios curtíssimos de carros que deveriam ter câmbios longos pra aproveitar melhor o motor, exemplo são os câmbios e motores GM, que tem a primeira extremamente curta, o motor tá se esgoelando, e a velocidade baixa, vc tem a sensação que o carro tá rápido por conta do giro e ele está rastejando, e isso é deveras perigoso.

carro flex eu nem falo nada, antigamente tinhamos excelentes carros fazendo 15/16 km/l na cidade, encostando nos 18 km/l quando na estrada, isso na gasolina, no álcool eu lembre de uma Elba velha que um amigo tinha, motor com bom torque, 1.5, e fazia 12,5 km/l no álcool, hoje o Brasileiro tem carros que fazem 12 na gasolina e 7 no álcool e acha o máximo pq o seu carro é fréquis.

acho um absurdo as montadoras fazerem carros pra quem não entende e não sabe o que é melhor, mas infelizmente, eles são a maioria

m.souza91
Uomo d'onore
Uomo d'onore

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/07/2012

Idade : 32
Localização : Brasília


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taki 13/7/2012, 20:54

Mario, eu concordo plenamento com o que colocou...
Tinhamos veiculos em que conseguiamos extrair o maximo do combustivel, seja alcool ou gasolina.
Eu acredito que o carro flex seja um avanço, mas pagamos um penalty grande por este avanço, pois o consumo em qualquer combustivel é muito pior do que se o sistema de injeção fosse projetado e regulado para apenas um combustivel. O real avanço, para mim, seria caso no carro flex o consumo fosse sempre menor, qualquer que fosse a escolha. E carro flex deveria ser opcional, mas está quase que obrigatório...meu irmão só compra carro a gasolina, ele tem que encomendar e esperar até 60 dias para a chegada.
O mesmo se aplica ao câmbio...relações de marcha muitissimo curtas, sem a real necessidade disso existir, porque fizeram algumas pesquisas e a maioria gosta do câmbio com relações mais curtas para não trocar com mais frequência.
Você me fez lembrar do meu glorioso chevette hatch, cuja 1ª marcha era tão curta, mas tão curta que meus amigos chamavam de 1/2 (meia), ou reduzida...rsrs.
Lamentável...
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por maurinhuh 15/7/2012, 22:34

Peguei meu carro sexta, como é o primeiro carro, to pisando bastante até me acertar com a embreagem e tal... Ando pouco com o ar ligado... Tem feito uma média de 10.5 km/l, estou adorando Very Happy

maurinhuh
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 15
Data de inscrição : 27/05/2012

Idade : 30
Localização : Curitiba

Apelido do Carro : Branquinho

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por rangelsp 15/7/2012, 23:11

O meu mau peguei e já esta com 250 km e esta fazendo 13,3 km/l em um circuito misto que fiz...nada mal para o primeiro tanque.
rangelsp
rangelsp
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 152
Data de inscrição : 07/03/2012

Idade : 50
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Tico

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Taki 15/7/2012, 23:30

A tendencia é que a partir dos 5000Km o consumo passe a melhorar, chegando nas marcas médias entre 11/12Km/l cidade e 15/17Km/l na estrada...cambio manual / Dualogic no Cult (8v).
Isso dependendo muito do pé de quem dirige...
Eu consegui somente uma vez média de 11/12 na cidade...depois coloquei alcool. Agora voltei prá gasolina, vou medir de novo.
Taki
Taki
Capodecina
Capodecina

Mensagens : 124
Data de inscrição : 10/06/2012

Idade : 57
Localização : São Paulo

Apelido do Carro : Luigi (dado pelos filhos)

Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por dougleonardo 16/7/2012, 00:22

Fala pessoal!

Vou compartilhar com vcs uma foto que tirei neste fim de semana pois fiquei bastante orgulhoso do consumo do carrinho (foi a minha melhor marca em estradas).

Dei um pulo em Santos-SP, saindo de Sampa. Zerei o tripB num posto na Av. dos Bandeirantes, pra ver quanto que ele faria nos +- 60km de percurso de estrada. A foto foi tirada quando parei no primeiro semáforo, chegando em Santos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O cmB (Consumo médio do tripB) chegou a marcar 19km/l pouco antes, ainda na estrada. Durante todo o percurso, permaneci nos limites estipulados para cada trecho (120, 110 e 100 na maior parte e 80 na serra).

Pra subir a serra, subi com o tanque cheio (na descida já estava quase na metade). O consumo ficou nos 14,5 km/l de média, no máximo. Mas exigi um pouco mais do bichinho na subida...

O meu 500 é o polonês, portanto só bebe gasosa. Está com +- 21000 km. Abasteço somente com Podium. Apesar dos beneficios desse tipo de gasolina, não acredito que essa escolha interfira muito no consumo. De qualquer forma, acho que torna o funcionamento do motor mais eficiente por preservá-lo mais. Isso também só é viável pois não uso o carro no dia-a-dia, no transito de São Paulo (graças a Deus).

Na cidade, o consumo costuma ficar entre 11 e 12,5 km/l. Chega a beirar os 10 / 10,5 se fico pisando um pouco mais ou se pego muito transito.

Já fiz uma viagem de 2000 km com ele (SC) e a minha melhor média tinha sido 17,5 km/l em estrada.

Mais do que economia, esses números mostram eficiência. Nós brasileiros, de forma geral, deveríamos ser mais exigentes nesse sentido.

Grd abraço e sorte a todos!
dougleonardo
dougleonardo
Picciotto
Picciotto

Mensagens : 23
Data de inscrição : 27/02/2012

Idade : 39
Localização : SP


Ir para o topo Ir para baixo

CONSUMO CIDADE x  ESTRADA Empty Re: CONSUMO CIDADE x ESTRADA

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos