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Barra de direção - Ação Coletiva contra FIAT para Recall

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Barra de direção - Ação Coletiva contra FIAT para Recall - Página 10 Empty Re: Barra de direção - Ação Coletiva contra FIAT para Recall

Mensagem por vbeppu 23/7/2015, 21:20

DecomedRJ escreveu:
vbeppu escreveu:Com poucos dias com o carro tambem percebi este problema na direção. Alem do toc toc parece que existe alguma folga na barra. Este problema tem solução? Se sim, basta apenas fazer alguns ajustes ou precisa trocar?

Algumas pessoas já postaram falando que existe a possibilidade de fazer um aperto na barra, mas até hoje o que se mostrou como solução definitiva é a troca do componente. Se estiver na garantia não exite em ir na CSS. Caso contrário vá até lá também, pois muitos conseguiram a troca como cortesia.
Obrigado pela ajuda parceiro, semana que vem vou ver esta questão.

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Barra de direção - Ação Coletiva contra FIAT para Recall - Página 10 Empty Eu apoio

Mensagem por mauriciolunetta 26/7/2015, 20:43

Amigos, meu 500 tambem voltou a fazer barulho mesmo após a troca. Agora eles não querem fazer na garantia.
A Fiat USA postou um comunicado para que os proprietários levem os carros para a troca

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Abraços

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Mensagem por DecomedRJ 26/7/2015, 20:48

mauriciolunetta escreveu:Amigos, meu 500 tambem voltou a fazer barulho mesmo após a troca. Agora eles não querem fazer na garantia.
A Fiat USA postou um comunicado para que os proprietários levem os carros para a troca

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O carro está em garantia e eles não querem trocar?
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Mensagem por thiagoacpires 27/7/2015, 07:40

O meu trocaram mesmo fora da garantia, então eles tem q trocar! Tem que pressionar, ligar para a Fiat...
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Mensagem por ojunior 27/7/2015, 12:40

Acho que o único lugar que pode ser que ajude é a Brilhauto na Dom Helder Camara, se eles souberem do que se trata.

A fábrica FIAT vai mandar levar em alguma css e, se eles disserem que não é problema cronico, um abraço.
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Mensagem por Convidado 28/7/2015, 00:53

Estive na semana passada em Nova York e tive a oportunidade de visitar uma concessionária Fiat, falei com dois consultores de negócios (que lá também são responsáveis pela entrada dos carros na assistência técnica) sobre o o carro e comentei sobre o problema da barra de direção, eles disseram que lá existem alguns casos do problema e na grande maioria das vezes o problema é sanado com lubrificação e ajuste de toda barra de direção, caso não seja suficiente ou o problema persista ai é feita a troca de toda a barra, segundo fui informado, os carros comprados em 2011 terão o serviço realizado sem custo até meados de 2016.

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Mensagem por Andrebussk124 29/7/2015, 00:15

Essa informação é de suma importância Tom, é mais um embasamento para o pessoal que está com o problema já fora da garantia exigir a troca do componente sem ônus, por conta da Fiat.
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Mensagem por Convidado 29/7/2015, 13:36

Andrebussk124 escreveu:Essa informação é de suma importância Tom, é mais um embasamento para o pessoal que está com o problema já fora da garantia exigir a troca do componente sem ônus, por conta da Fiat.

Concordo, mas já sabemos que não há como esperar o mesmo tratamento aqui por parte da Fiat, nos Estados Unidos é uma realidade completamente diferente, lá o consumidor sempre tem razão, aqui, bom... Aqui é o que já conhecemos...

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Mensagem por marcelo.lucio1982 18/9/2015, 11:44

Prezados,

Este tópico morreu? Foi realizada uma ação coletiva contra a FIAT?

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Mensagem por Nobre 2/10/2015, 21:36

Pessoal, esses últimos 2 meses estive dirigindo o 500 Sport Air da minha namorada e me incomodei com o estalo na direção. Resolvi eu mesmo verificar e pude notar uma minúscula folga na "árvore de direção inferior" (popularmente chamada de "coluna de direção", e as junções de "cruzetas"), mas não estava certo do diagnóstico. Até passei uma chave 17mm pra certificar que não havia folga no fresado, mas parecia que, além da cruzeta, havia algo mais frouxo abaixo.

Bom, liguei pra Fiat Bali do SIA (DF) e levei hoje pela manhã. Mostrei o estalo e falei da minha desconfiança, mas não descartei a possibilidade do buraco ser mais embaixo (a O.S. foi de "estalo na caixa de direção"). O consultor e o mecânico confirmaram que era comum a troca da árvore de direção, sendo que o último sequer quis verificar a folga quando sugeri. Colocou uma peça nova com código diferente e aparentemente mais robusta no encaixe fresado (embora os rolamentos da cruzeta pareçam ter o mesmo tamanho).

Resultado: serviço feito em garantia, árvore de direção inferior trocada no valor de R$ 1.103,11, e o barulho DIMINUIU! Sim, digo que reduziu em uns 40% a ocorrência dos estalos, mas não deixou de fazer. (engraçado que na mão do mecânico não fez, talvez por ter esterçado pouco).

Já havia tirado o carro da oficina e estavam fechando a O.S. quando chamei o consultor e mostrei que o problema persistia. Como estava perto do horário de almoço e tinha outros compromissos, não quis deixar o carro à tarde. Agora o segundo capítulo da novela ficou para segunda-feira, atacando dessa vez a caixa de direção.

Tirei algumas fotos pra esclarecer quem tiver dúvida sobre a peça. A próxima a ser fotografada será a caixa.
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PS: o Tinypic não quis carregar minhas fotos. Quando voltar eu posto corretamente.
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Mensagem por Nobre 5/10/2015, 19:24

Hoje retornei à Fiat BALI para avaliação da caixa de direção.

De início houve um pouco de resistência, tentaram "fazer uma regulagem" na coluna para reduzir os estalos (deixando um pouco forçada), porém sem sucesso. Depois de passar por mais duas pessoas, creio que supervisores, autorizaram a encomenda da caixa de direção.

Saí de lá às 10h, porém retornei 30 minutos depois. Do nada apareceu mais um ruído, dessa vez um rangido do tipo catraca vindo da coluna. Não havia percebido quando recebi o carro porque estava com os vidros abertos e tinha barulho na oficina. Só na volta com ar condicionado deu pra notar.

Depois de uns 40 minutos tentando solucionar, mudando de posição e aplicando WD-40, o mecânico desistiu e tirou a coluna fora. O barulho vinha da cruzeta superior e surgiu, provavelmente, da "regulagem" que tentou aplicar. E lá veio nova resistência por parte do mecânico, que ainda jogou uma "caô" de que a garantia não iria cobrir uma segunda coluna. Fiz ouvido de mercador e o supervisor acabou faturando uma nova peça (um milagre ter mais de uma em estoque).

Ah, esclarecendo ao pessoal, o problema nos 500 é na CAIXA de direção. Os consultores tentam empurrar barras (colunas) de direção porque às vezes ameninam o barulho e custam "apenas" R$ 1 mil (contra os mais de R$ 3 mil da caixa). Pelo que pude sentir e ouvir tateando o conjunto, o problema parece ser mesmo no pinhão ou na cremalheira. E não é coisa simples, pois debaixo do carro o estalo é alto.
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Mensagem por lucasyamamoto 5/10/2015, 22:45

Otimo saber do seu caso Nobre! Vai servir de exemplo para os que estão passando pelo mesmo problema! Obrigado!

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Mensagem por felipeclourenco 6/10/2015, 08:17

Eu liguei para o SAC da FIAT reclamando que o problema ainda não havia sido resolvido, mesmo com as duas barras novas trocadas, e eles autorizaram a substituição da caixa mesmo fora de garantia. O que eles chamam de "em cortesia". Faça o mesmo!
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Mensagem por Felipe 8/10/2015, 14:33

A minha foi trocada e desde então nenhum baruho.

Já se passaram 9000 km.
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Mensagem por Nobre 8/10/2015, 17:41

Pessoal, tenho pesquisado sobre esse problema e estou cada vez mais desconfiado de que o desgaste prematuro da caixa de direção seja ocasionado por lubrificação inadequada ou insuficiente. Talvez a graxa não seja adequada ao nosso clima e se liquefaça facilmente. Isso eu já tinha ouvido falar no Corolla Clube , quando de uma discussão sobre desgaste do conjunto tulipa/trizeta paralelos, porém só hoje acabei relacionando. Pesquisei na internet e encontrei alguns resultados positivos:

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Vou propor à concessionária engraxarem a caixa atual, mas não sei se o mecânico irá topar, pois uma nova está vindo. O ideal mesmo seria que alguém com o carro fora da garantia metesse as caras e procurasse um especializado para abri-la e verificar o problema.
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Mensagem por glauberfontora 8/10/2015, 18:33

Pessoal, estou no segundo 500 e os dois tiveram o problema, um deles eu resolvi com a dica de um dos colegas aqui do forum que é com a lubrificação da barra, ele chegou a fazer um tutorial explicando como lubrificar.

No meu caso foi usando WD40 mesmo na junção da barra onde ela "torce" para poder abaixar e levantar o volante (parece uma emenda na barra de direção).

1 - Soltei a trava do volante para levantar e abaixar. 
2 - Pedi alguém pra ficar girando o volante de um lado pro outro e ir levantando e abaixando o volante enquanto fazia isso (fazer em piso muito liso pra evitar desgaste do pneu e da caixa de direção, se for o caso usar ele elevado pra não ter atrito com o solo).
3 - Fui colocando pequenas quantidades de cada vez.

Acredito que não demorou 5 minutos e a barra não fazia mais barulhos.

No meu 500 atual o dono anterior resolveu na CSS mesmo, ainda em garantia com a troca do parafuso de junção da barra com o volante, na articulação que parece um joelho acima dessa emenda que citei anteriormente.

Não sei se todos aqui tem como fazer o mesmo, mas eu sempre acabo fazendo por minha conta o que me dar dor de cabeça demais pra resolver com terceiros.

Acho que vale a pena tentar.
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Mensagem por RILULI60 8/10/2015, 20:17

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Mensagem por Edson Tonelli 10/10/2015, 17:26

Coloquei graxa de homocinética nas duas cruzetas da barra (no interior do veículo e sob o painel).
-Suspendi a dianteira do carro com dois macacos hidráulicos para assim movimentar livremente a direção sem funcionar o motor.
- Dessa forma movimentando direcionalmente as rodas com as mãos, percebe-se que o problema não está na caixa de direção, ou barras e terminais de ligação às rodas.
- Movimentando o volante e com uma mão na barra interna, percebe-se que está nas cruzetas dessa peça a folga que origina o barulho; algo infimo, mas que em pisos ruins promove barulho.
-De posse de uma seringa (de farmácia) com um caninho no lugar da agulha. Introduzi a graxa na seringa.
- Movimentando o volante (O carro suspenso permite que ele se mova com facilidade) fui injetando a graxa nas duas cruzetas.
- Recortei um pedaço de carpete e o aloquei sob o conjunto do motor da direção e a cruzeta superior, para evitar que a graxa caia nas pernas quando estiver dirigindo.

O Barulhinho diminuiu,mas não acabou (Em pisos ruins) . Mas me sinto confiante em saber que estando lubrificada não haverá desgastes nas cruzetas.
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Mensagem por Nobre 10/10/2015, 20:30

Edson Tonelli escreveu:Coloquei graxa de homocinética nas duas cruzetas da barra (no interior do veículo e sob o painel).
-Suspendi a dianteira do carro com dois macacos hidráulicos para assim movimentar livremente a direção sem funcionar o motor.
- Dessa forma movimentando direcionalmente as rodas com as mãos, percebe-se que o problema não está na caixa de direção, ou barras e terminais de ligação às rodas.
- Movimentando o volante e com uma mão na barra interna, percebe-se que está nas cruzetas dessa peça a folga que origina o barulho; algo infimo, mas que em pisos ruins promove barulho.
-De posse de uma seringa (de farmácia) com um caninho no lugar da agulha. Introduzi a graxa na seringa.
- Movimentando o volante (O carro suspenso permite que ele se mova com facilidade) fui injetando a graxa nas duas cruzetas.
- Recortei um pedaço de carpete e o aloquei sob o conjunto do motor da direção e a cruzeta superior, para evitar que a graxa caia nas pernas quando estiver dirigindo.

O Barulhinho diminuiu,mas não acabou (Em pisos ruins) . Mas me sinto confiante em saber que estando lubrificada não haverá desgastes nas cruzetas.
Edson, com o carro suspenso a caixa não estala pelo fato da cremalheira e da bucha estarem tensionadas pelo peso da suspensão e rodas. Inclusive isso foi um dos artifícios do mecânico da Fiat BALI querendo me ludibriar e evitar a condenação da caixa. Mandei colocar na plataforma de alinhamento e, junto com o supervisor, não teve pra onde fugir.

Obviamente a coluna sofre desgaste, mas não é a principal causadora dos estalos. Veja que o nosso 500 está na terceira coluna e eu acompanhei/auxiliei tudo de perto. Cheguei até a procurar folga nas cruzetas da coluna original quando retirada e não achei. Verificando o carro na plataforma de alinhamento é que pude sentir com a mão onde estala na caixa e é bem forte.
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Mensagem por Edson Tonelli 10/10/2015, 21:02

Problema da caixa do i-30 ( no meu caso não é esse o barulho é o da cruzeta mesmo) Estaria este problema também ocorrendo no Fiat ?   

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Mensagem por Nobre 16/10/2015, 18:30

Ligaram da BALI do SIA (DF) hoje para agendar a substituição da caixa de direção mediante avaliação de um técnico da Fiat, pois disseram se tratar de um "defeito incomum" (o "comum" para eles é o da coluna). Creio que queiram dar uma última checada, pois, se o diagnótico for errado, a conta vai para a concessionária. Quero que digam pelo menos um "ai", que aí a coisa vai ficar séria.

No mais, ridículo isso de aceitarem um defeito como "comum" num componente tão trivial. Já passou da hora da Fiat fazer um recall, a exemplo da Toyota e da Honda, que trocam os airbags até de modelos fora de linha.
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Mensagem por Edson Tonelli 17/10/2015, 08:52

Nos anos 80 em um teste de longa duração do Monza pela revista Quatro Rodas, ao desmontarem o motor, constataram uma retífica feita no virabrequim sem conhecimento do proprietário. Constataram que era um recall oculto, efetuado quando o carro era levado à revisão. Mas se o carro não fosse a revisão ?
Entende-se que a preocupação da gm era manter a imagem e poupar dinheiro, é claro. Até porque naquela época não havia direitos específicos nem o Código de defesa do consumidor. E o fato só veio à tona pela reportagem da 4 Rodas. 
Penso que a Fiat está agindo da mesma forma, só que ao contrário do motor que oculta o defeito, a direção é algo visível, notório e de significativa segurança.
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Consulte o acervo digital da Quatro Rodas, onde está disponibilizadas muitas edições desta revista e seus respectivos testes.
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Mensagem por marcelcf 17/10/2015, 13:57

Senhores, fiz o que o Fabrício Mendes indicou ( na página 14). Comprei o óleo indicado por ele , passei nos dois lugares e o barulho incrivelmente parou. não sei se é pra sempre, porque acabei de passar. O meu é um Sport air 2012

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Mensagem por Convidado 17/10/2015, 21:52

Edson Tonelli escreveu:Problema da caixa do i-30 ( no meu caso não é esse o barulho é o da cruzeta mesmo) Estaria este problema também ocorrendo no Fiat ?   

Edson, problema na caixa de direção do Hyundai i30 da primeira geração são bem comuns segundo um colega de trabalho que teve por três anos um i30 CW, ele me informou sempre era feito ajuste e diziam que a folga se dava por conta da vibração excessiva causada pelo nosso péssimo asfalto, ele tentou a troca mas sem sucesso, até que um dia fizeram ajuste e nunca mais voltou no barulho.

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Mensagem por Nobre 22/12/2015, 19:00

Pessoal, o barulho do nosso 500 evoluiu durante esses meses e facilitou o diagnóstico.

Enquanto aguardava o atendimento (cheguei 7h30 e só fui atendido 11h15...descaso e falta de respeito total por parte da oficina da Bali no SIA-DF), pude verificar que boa parte do barulho vinha da junção entre a caixa de direção e a coluna intermediária, exatamente no fresado (estrias do encaixe). O parafuso estava no torque máximo e, mesmo assim, havia folga (até um pouco lateralmente). Tive que me aborrecer e bater de frente com o chefe da oficina pra aceitarem isso.

Agora, enquanto a concessionária aguarda uma posição da Fiat (estou exigindo a troca da caixa de direção e coluna intermediária), sugeri o "arranjo técnico" de passar fita isolante nas estrias pra amortecer o estalo e diminuir a folga. Por hora melhorou 80%, mas ainda estou cabreiro de ser outra coisa.


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Mensagem por Edson Tonelli 22/12/2015, 21:36

A junção faz lembrar o eixo e pedal de câmbio de moto.
E nestas o uso provoca desgaste e folga dos entalhes da alavanca e dificilmente do eixo por ser aço de maior resistência.
A solução é desbastar entre o espaço do torque do parafuso, ou a substituição do pedal. Tem gente que solda as peças - uma insanidade pois o eixo é caro e muitas vezes difícil de se achar.
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