[TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Quando comprei meu carro (fiat500) na concessionária fiat Andreta de Amparo sp, acabara de ser feita a revisão dos 15 mil e eles me franquearam uma troca de óleo.
Eu é quem faço as trocas de óleo dos veículos que tenho. Isso por gosto e por zelo pela máquinas... em casa posso deixar o óleo escorrer por horas eliminando o máximo possível do óleo vencido ... Torquear com respeito os parafusos ... limpar todos os respiros ... substituir os filtros.
Mas como era "boca livre", pé na estrada e vamos lá.
Fiquei como todo velho chato acompanhando o serviço e tenho de parabenizar os profissionais pela execução do Trabalho.
Não se trata de uma carro comum. Pois há necessidade do elevador para um serviço descente. O capa plástica inferior tem de ser retirada e uma barra também para posteriormente ser retirado o bujão que é feito com chave allen 12" ... Enfim; fizeram um bom serviço.
Em casa retirar o protetor de motor é tranquilo e a barra exigira mais espaço. A não retirada da barra com certeza fará capilarizar o óleo por ela mesma ocasionando muita sujeira no piso pela impresibilidade de onde cairá o óleo.
Resumindo : Troque o óleo de seu Fiat 500 em estabelecimentos sérios e comprometidos com a qualidade dos serviços.
Eu é quem faço as trocas de óleo dos veículos que tenho. Isso por gosto e por zelo pela máquinas... em casa posso deixar o óleo escorrer por horas eliminando o máximo possível do óleo vencido ... Torquear com respeito os parafusos ... limpar todos os respiros ... substituir os filtros.
Mas como era "boca livre", pé na estrada e vamos lá.
Fiquei como todo velho chato acompanhando o serviço e tenho de parabenizar os profissionais pela execução do Trabalho.
Não se trata de uma carro comum. Pois há necessidade do elevador para um serviço descente. O capa plástica inferior tem de ser retirada e uma barra também para posteriormente ser retirado o bujão que é feito com chave allen 12" ... Enfim; fizeram um bom serviço.
Em casa retirar o protetor de motor é tranquilo e a barra exigira mais espaço. A não retirada da barra com certeza fará capilarizar o óleo por ela mesma ocasionando muita sujeira no piso pela impresibilidade de onde cairá o óleo.
Resumindo : Troque o óleo de seu Fiat 500 em estabelecimentos sérios e comprometidos com a qualidade dos serviços.
Edson Tonelli- Don
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Data de inscrição : 13/08/2015
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Edson Tonelli escreveu:Quando comprei meu carro (fiat500) na concessionária fiat Andreta de Amparo sp, acabara de ser feita a revisão dos 15 mil e eles me franquearam uma troca de óleo.
Eu é quem faço as trocas de óleo dos veículos que tenho. Isso por gosto e por zelo pela máquinas... em casa posso deixar o óleo escorrer por horas eliminando o máximo possível do óleo vencido ... Torquear com respeito os parafusos ... limpar todos os respiros ... substituir os filtros.
Mas como era "boca livre", pé na estrada e vamos lá.
Fiquei como todo velho chato acompanhando o serviço e tenho de parabenizar os profissionais pela execução do Trabalho.
Não se trata de uma carro comum. Pois há necessidade do elevador para um serviço descente. O capa plástica inferior tem de ser retirada e uma barra também para posteriormente ser retirado o bujão que é feito com chave allen 12" ... Enfim; fizeram um bom serviço.
Em casa retirar o protetor de motor é tranquilo e a barra exigira mais espaço. A não retirada da barra com certeza fará capilarizar o óleo por ela mesma ocasionando muita sujeira no piso pela impresibilidade de onde cairá o óleo.
Resumindo : Troque o óleo de seu Fiat 500 em estabelecimentos sérios e comprometidos com a qualidade dos serviços.
Essa barra atrapalha um pouco mesmo. Fiz uma troca de óleo nessa ultima semana e o mecânico usou um anteparo de papelão para direcionar o oleo e não sujar essa barra.
DecomedRJ- Moderatore
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Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Bom dia galera. Acabei de vender o meu Cult 2013 e comprar um 2014. O antigo dono acabou de fazer a revisão dos 30.000 km e pelo que a CSS colocou no adesivo de vidro, a próxima troxa de óleo e filtro só daqui a 15.000 km. Isso confere? Esse óleo não é para 10.000 km? Olhei no manual e a próxima revisão só com 45.000 km mesmo. O que acham?
Pyruka- Uomo d'onore
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Data de inscrição : 13/12/2015
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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Sim, segundo o manual, em condições normais de uso é 15 mil mesmo, ou 12 meses. E em condições severas* 7,5 mil ou 6 meses, o que ocorrer primeiroPyruka escreveu:Bom dia galera. Acabei de vender o meu Cult 2013 e comprar um 2014. O antigo dono acabou de fazer a revisão dos 30.000 km e pelo que a CSS colocou no adesivo de vidro, a próxima troxa de óleo e filtro só daqui a 15.000 km. Isso confere? Esse óleo não é para 10.000 km? Olhei no manual e a próxima revisão só com 45.000 km mesmo. O que acham?
O meu carro está com 20 mil km. Fiz essa última troca pelo tempo. O mecânico estava colocando os 15 mil na etiqueta e disse ser isso; mesmo sendo o óleo semi sintético do evo 1.4. "É o procedimento padrão indicado elo fabricante " . Ai solicitei anotar 10 mil na etiqueta, sendo que com certeza trocarei pelo tempo, pois rodo muito pouco com o F500 e somete em estradas.
* Condições severas = Uso constante em vias rurais empoeiradas, puxar reboque (imagino o 500 fazendo isso rsrs), uso diário em percursos curtos ( o mais comum ).
A condição para a longa durabilidade do óleo é o uso normal por rodovias e por médias e grandes distâncias. Pois dessa forma a substância não sofre mudanças de temperatura, preservando a estrutura química.
Como dificilmente se encontrará um 500 sendo usado em frotas, em serviços rurais, como taxi, auto escola, por caixeiros viajantes ... e sim para o uso recreativo, meio de locomoção para o trabalho e afazeres domésticos e familiares, o ideal é fazer as trocas no máximo aos 7.500 km. ou 6 meses ou pouco mais.
Acredito que o que mais deteriora o óleo são os combustíveis adulterados; que sob a pressão das câmaras passam pelos anéis e as substâncias não previstas se misturam ao óleo.
O longo tempo sem troca também pelo envelhecimento e a não substituição do filtro.
Outro bom conselho é nunca misturar óleo de especificação diferente e sempre ir pelo que diz o fabricante.
Edson Tonelli- Don
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Idade : 66
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Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
É mesmo. Também pode ser recortada uma garrafa pet fazendo assim uma calha a ser apoiada na barra e com um lado na saída de óleo e o outro no recipiente de recepção do óleo usado.DecomedRJ escreveu:Edson Tonelli escreveu:Quando...
Essa barra atrapalha um pouco mesmo. Fiz uma troca de óleo nessa ultima semana e o mecânico usou um anteparo de papelão para direcionar o oleo e não sujar essa barra.
Edson Tonelli- Don
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Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 66
Localização : campinas
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Edson Tonelli escreveu:Sim, segundo o manual, em condições normais de uso é 15 mil mesmo, ou 12 meses. E em condições severas* 7,5 mil ou 6 meses, o que ocorrer primeiroPyruka escreveu:Bom dia galera. Acabei de vender o meu Cult 2013 e comprar um 2014. O antigo dono acabou de fazer a revisão dos 30.000 km e pelo que a CSS colocou no adesivo de vidro, a próxima troxa de óleo e filtro só daqui a 15.000 km. Isso confere? Esse óleo não é para 10.000 km? Olhei no manual e a próxima revisão só com 45.000 km mesmo. O que acham?
O meu carro está com 20 mil km. Fiz essa última troca pelo tempo. O mecânico estava colocando os 15 mil na etiqueta e disse ser isso; mesmo sendo o óleo semi sintético do evo 1.4. "É o procedimento padrão indicado elo fabricante " . Ai solicitei anotar 10 mil na etiqueta, sendo que com certeza trocarei pelo tempo, pois rodo muito pouco com o F500 e somete em estradas.
* Condições severas = Uso constante em vias rurais empoeiradas, puxar reboque (imagino o 500 fazendo isso rsrs), uso diário em percursos curtos ( o mais comum ).
A condição para a longa durabilidade do óleo é o uso normal por rodovias e por médias e grandes distâncias. Pois dessa forma a substância não sofre mudanças de temperatura, preservando a estrutura química.
Como dificilmente se encontrará um 500 sendo usado em frotas, em serviços rurais, como taxi, auto escola, por caixeiros viajantes ... e sim para o uso recreativo, meio de locomoção para o trabalho e afazeres domésticos e familiares, o ideal é fazer as trocas no máximo aos 7.500 km. ou 6 meses ou pouco mais.
Acredito que o que mais deteriora o óleo são os combustíveis adulterados; que sob a pressão das câmaras passam pelos anéis e as substâncias não previstas se misturam ao óleo.
O longo tempo sem troca também pelo envelhecimento e a não substituição do filtro.
Outro bom conselho é nunca misturar óleo de especificação diferente e sempre ir pelo que diz o fabricante.
muito obrigado Edson, ótima explicação. O meu tbem ando muito pouco, apenas finais de semana. Não dá pra malhar o Bambino como se fosse um Uno.
O meu tbem é um Cult EVO 1.4. Eu tinha um manual vendi pois a minha esposa só dirige automáticos, aí comprei um Dualogic e estou gostando muito do bambino.
Um um abraço e mais uma vez agradeço pela explicação.
Pyruka- Uomo d'onore
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Data de inscrição : 13/12/2015
Localização : São Paulo
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Valeu Pyruka
Existem muitas lendas e fatos reais sobre lubrificação de motores, evidenciando o intuito comercial.
Em motos chega-se ao absurdo de indicar a troca a cada mil km. E sempre a justificativa é a cor negra do óleo drenado; seja aos 1000 km, seja aos 10 mil. A cor escura indica que o óleo está cumprindo o seu papel de também limpar o motor.
Existem muitas lendas e fatos reais sobre lubrificação de motores, evidenciando o intuito comercial.
Em motos chega-se ao absurdo de indicar a troca a cada mil km. E sempre a justificativa é a cor negra do óleo drenado; seja aos 1000 km, seja aos 10 mil. A cor escura indica que o óleo está cumprindo o seu papel de também limpar o motor.
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 66
Localização : campinas
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Eu uso a maior parte do tempo o meu carro em ambiente urbano. Faço as trocas a cada 7500 km, ou seja intercalando com as revisões.
O fabricante diz que o oleo dura 1 ano fora da embalagem, ou seja exposto a oxidação e a contaminação. Pra quem roda pouco, acho o procedimento do Edson o mais correto.
O fabricante diz que o oleo dura 1 ano fora da embalagem, ou seja exposto a oxidação e a contaminação. Pra quem roda pouco, acho o procedimento do Edson o mais correto.
DecomedRJ- Moderatore
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Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Eu trocaria sempre com 7.5 mil km, não confio de rodar 15 mil km com nossa gasolina e o mesmo óleo, no máximo 10 mil km, independente de ser uso normal ou severo.
Pode dizer que é preciosismo mas prefiro fazer isso do que ter problemas no longo prazo com borra.
Pode dizer que é preciosismo mas prefiro fazer isso do que ter problemas no longo prazo com borra.
ClaudioS- Uomo d'onore
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012
Localização : Sao Luis
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Falando em óleo, achei o Mobil 5w40 e Castrol 15w40 por atrativos 22 reais, estou pensando seriamente em colocá-lo no meu polonês 2009, pois o selenia performer 15w40 aqui no DF está custando assustadores 45 reais o litro.
Pelo que andei lendo, pode se substituir sem problemas, visto que a viscosidade é a mesma e no Brasil não sofremos de condições severas de baixa temperatura.
O que acham?
Pelo que andei lendo, pode se substituir sem problemas, visto que a viscosidade é a mesma e no Brasil não sofremos de condições severas de baixa temperatura.
O que acham?
AndreyC- Picciotto
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 04/07/2016
Localização : Sobradinho
Apelido do Carro : Mixaria
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Não terá problemas nessa substituição.AndreyC escreveu:Falando em óleo, achei o Mobil 5w40 e Castrol 15w40 por atrativos 22 reais, estou pensando seriamente em colocá-lo no meu polonês 2009, pois o selenia performer 15w40 aqui no DF está custando assustadores 45 reais o litro.
Pelo que andei lendo, pode se substituir sem problemas, visto que a viscosidade é a mesma e no Brasil não sofremos de condições severas de baixa temperatura.
O que acham?
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Alguém aqui já usou ou usa óleos Lubrax?
Vários amigos e mecânicos dizem ser um dos melhores óleos fabricados no mundo.
Sem contar que é fácil de achar e barato.
Vários amigos e mecânicos dizem ser um dos melhores óleos fabricados no mundo.
Sem contar que é fácil de achar e barato.
AndreyC- Picciotto
- Mensagens : 47
Data de inscrição : 04/07/2016
Localização : Sobradinho
Apelido do Carro : Mixaria
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Sou desconfiado com Lubrax, só acho barato.
E mais desconfiado de que um óleo brasileiro é mais top que um Mobil, Petronas, Shell ou Valvoline só pra citar alguns.
E mais desconfiado de que um óleo brasileiro é mais top que um Mobil, Petronas, Shell ou Valvoline só pra citar alguns.
ClaudioS- Uomo d'onore
- Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/04/2012
Localização : Sao Luis
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Com certeza não é um dos melhores óleos do mundo. Como o Claudio disse, existem outros óleos do mercado que passam por padrões mais rígidos de qualidade e de retirada de impurezas. Indicado por um amigo que é distribuidor de óleo: Mobil One, Motul, Shell Helix, CastrolAndreyC escreveu:Alguém aqui já usou ou usa óleos Lubrax?
Vários amigos e mecânicos dizem ser um dos melhores óleos fabricados no mundo.
Sem contar que é fácil de achar e barato.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
Idade : 37
Localização : Niterói (RJ)
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Oi pessoal. Posso substituir o Selenia Performer por outra marca, mantendo, claro, a especificação 15W40 semissintético? O litro está custando R$ 48,00 na css.
Se sim, qual sugerem?
O meu é um polaco.
Se sim, qual sugerem?
O meu é um polaco.
FERNANDA- Picciotto
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/05/2014
Localização : Brasil
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Oi Fernanda. Mantendo as mesmas especificações, não tem problema trocar a marca do óleo.
MrMaia- Picciotto
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 36
Localização : MG
Apelido do Carro : Mosca Branca
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
No começo do vídeo importante recomendação sobre o óleo do motor Fire Evo 1.4
Edson Tonelli- Don
- Mensagens : 665
Data de inscrição : 13/08/2015
Idade : 66
Localização : campinas
[TROCA ÓLEO]
Bom dia MrMaia.MrMaia escreveu:Oi Fernanda. Mantendo as mesmas especificações, não tem problema trocar a marca do óleo.
Agradeço seu retorno.
Sugere alguma marca, dentre tantas que existem?
FERNANDA- Picciotto
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/05/2014
Localização : Brasil
[TROCA ÓLEO]
Bom dia Edson.Edson Tonelli escreveu:No começo do vídeo importante recomendação sobre o óleo do motor Fire Evo 1.4
Assisti ao vídeo. Trata apenas da especificação do óleo nos motores 1.4 e 1.0.
Não quero mudar a especificação (de 15W40 p/ outra), apenas a marca.
Qualquer maneira agradeço o retorno.
FERNANDA- Picciotto
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/05/2014
Localização : Brasil
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
FERNANDA escreveu:Bom dia MrMaia.MrMaia escreveu:Oi Fernanda. Mantendo as mesmas especificações, não tem problema trocar a marca do óleo.
Agradeço seu retorno.
Sugere alguma marca, dentre tantas que existem?
Bom dia, Fernanda.
Eu particularmente gosto muito dos Castrol, Mobil, Valvoline, AC Delco e Shell (nessa ordem). Sempre dou preferência para essas marcas, que investem bastante em pesquisa e desenvolvimento. Não gosto dos Lubrax, da Petrobras. Mas teoricamente, mantendo as especificações não tem erro. O importante mesmo é sempre fazer as trocas dentro do prazo e trocar óleo+filtro.
MrMaia- Picciotto
- Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 36
Localização : MG
Apelido do Carro : Mosca Branca
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Oi Fernanda, obedecendo as especificações e a não sendo a indústria química estranha. Tudo bem
No F500 só usei o Selenia (o carro ainda é pouco rodado)
Nas motos, só uso Lubrax.
No F500 só usei o Selenia (o carro ainda é pouco rodado)
Nas motos, só uso Lubrax.
Edson Tonelli- Don
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Localização : campinas
[TROCA ÓLEO]
MrMaia escreveu:FERNANDA escreveu:Bom dia MrMaia.MrMaia escreveu:Oi Fernanda. Mantendo as mesmas especificações, não tem problema trocar a marca do óleo.
Agradeço seu retorno.
Sugere alguma marca, dentre tantas que existem?
Bom dia, Fernanda.
Eu particularmente gosto muito dos Castrol, Mobil, Valvoline, AC Delco e Shell (nessa ordem). Sempre dou preferência para essas marcas, que investem bastante em pesquisa e desenvolvimento. Não gosto dos Lubrax, da Petrobras. Mas teoricamente, mantendo as especificações não tem erro. O importante mesmo é sempre fazer as trocas dentro do prazo e trocar óleo+filtro.
Boa tarde.
Obrigada pelo retorno.
Comprei o Mobil, foi o que achei na minha cidade.
FERNANDA- Picciotto
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Data de inscrição : 02/05/2014
Localização : Brasil
[TROCA ÓLEO]
Edson Tonelli escreveu:Oi Fernanda, obedecendo as especificações e a não sendo a indústria química estranha. Tudo bem
No F500 só usei o Selenia (o carro ainda é pouco rodado)
Nas motos, só uso Lubrax.
Boa tarde.
Obrigada pelo retorno.
Seguindo a sugestão do MrMaia, comprei o Mobil, pois não achei o Castrol.
FERNANDA- Picciotto
- Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/05/2014
Localização : Brasil
Re: [TROCA DE OLEO] Especificações e prazos
Mobil é top de linha, boa compra!FERNANDA escreveu:Edson Tonelli escreveu:Oi Fernanda, obedecendo as especificações e a não sendo a indústria química estranha. Tudo bem
No F500 só usei o Selenia (o carro ainda é pouco rodado)
Nas motos, só uso Lubrax.
Boa tarde.
Obrigada pelo retorno.
Seguindo a sugestão do MrMaia, comprei o Mobil, pois não achei o Castrol.
DecomedRJ- Moderatore
- Mensagens : 2911
Data de inscrição : 13/03/2013
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Localização : Niterói (RJ)
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